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Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 15, 2011 11:02 am
por jmal
Quanto à alteração, tudo é possível, mas é conveniente verificar se ambos os equipamentos aguentam, porque ela fica com 60v nominais, quando carregada deve ser subir até aos 72v, e o
material quando queima por excesso de tensão é mais caro.
PS: a minha chinesinha de origem era a 64v e neste momento já vai em 80v, mas ainda vai subir mais.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 15, 2011 4:38 pm
por zointz
jmal Escreveu:Quanto à alteração, tudo é possível, mas é conveniente verificar se ambos os equipamentos aguentam, porque ela fica com 60v nominais, quando carregada deve ser subir até aos 72v, e o
material quando queima por excesso de tensão é mais caro.
PS: a minha chinesinha de origem era a 64v e neste momento já vai em 80v, mas ainda vai subir mais.

LOL
Gosto dos teus concelhos.... não aumentem a tenção porque pode estragar.
A minha já tem mais 25% (normalmente a tolerância anda pelos 5%-10%) , mas ainda vou por mais !
Não façam o que eu faço mas façam o que eu digo.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 15, 2011 8:29 pm
por jmal
zointz Escreveu:jmal Escreveu:Quanto à alteração, tudo é possível, mas é conveniente verificar se ambos os equipamentos aguentam, porque ela fica com 60v nominais, quando carregada deve ser subir até aos 72v, e o
material quando queima por excesso de tensão é mais caro.
PS: a minha chinesinha de origem era a 64v e neste momento já vai em 80v, mas ainda vai subir mais.

LOL
Gosto dos teus concelhos.... não aumentem a tenção porque pode estragar.
A minha já tem mais 25% (normalmente a tolerância anda pelos 5%-10%) , mas ainda vou por mais !
Não façam o que eu faço mas façam o que eu digo.

Acho que estás a fazer confusão em relação ao que disse.
Se vai estragar ??? as probabilidades são muito maiores, e quando feitas por pessoas que não têm conhecimentos de electrónica suficientes para o fazer, então as probabilidades de rebentar são enormes.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 15, 2011 8:51 pm
por lopes
jmal Escreveu:Acho que estás a fazer confusão em relação ao que disse.
Se vai estragar ??? as probabilidades são muito maiores, e quando feitas por pessoas que não têm conhecimentos de electrónica suficientes para o fazer, então as probabilidades de rebentar são enormes.

Epá não se chateiem!
Neste momento estou mais preocupado com as "probabilidades" de a coisa funcionar.
Com a parte da eléctrica até vou dando uns toques
Estava aqui a continuar a investigação no referido forum inglês e continuo a não encontrar ninguém a que tenha corrido mal a coisa... para já as probabilidades de sucesso ainda são de 100%

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 15, 2011 10:13 pm
por O_volt
Por acaso, já andei com uma mota de 48v,mas com um pack de 24 celulas de litio (76nominais, com 82v em final de carga após repouso)....com os acertos todos ela foi para o Algarve e andou por lá (ainda por cima sem BMS)...
Se te sentires à vontade com a coisa, tudo bem...mas se tiveres dúvidas, não aconselho!
Agora se fores um cromo com luzes, a conversa é outra

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 16, 2011 12:12 am
por jmal
O_volt Escreveu:Por acaso, já andei com uma mota de 48v,mas com um pack de 24 celulas de litio (76nominais, com 82v em final de carga após repouso)....com os acertos todos ela foi para o Algarve e andou por lá (ainda por cima sem BMS)...
Se te sentires à vontade com a coisa, tudo bem...mas se tiveres dúvidas, não aconselho!
Agora se fores um cromo com luzes, a conversa é outra

Sim, mas existem diferenças, normalmente os controladores de 48v estão dimensionados para o máximo de 75v, devido aos condensadores e mosfets, as de 64v já estão dimensionadas para 100v. Se qualquer um destes valores for alcançado de certeza que vai queimar, logo é preciso ter a noção de que a carga nunca chega a estes valores, de resto é preciso ter cuidado com o aumento de potência, porque se a mota tem por exemplo 1500w de potência a 48v, a 60v vai ter 1816 w, obviamente que vai "puxar" mais pelos diversos componentes.
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 16, 2011 8:25 am
por O_volt
Por isso, aconselhei:
Agora se fores um cromo com luzes, a conversa é outra
Porque isso de verem os feitos que por aí se fazem e quererem imitar, não é assim tão simples.
Olha era uma boa ideia para ensinares o pessoal num workshop!
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 16, 2011 10:36 am
por RuFuS
O_volt Escreveu:Por acaso, já andei com uma mota de 48v,mas com um pack de 24 celulas de litio (76nominais, com 82v em final de carga após repouso)....com os acertos todos ela foi para o Algarve e andou por lá (ainda por cima sem BMS)...
Se te sentires à vontade com a coisa, tudo bem...mas se tiveres dúvidas, não aconselho!
Agora se fores um cromo com luzes, a conversa é outra

Nunca nos contaste essa aventura para o Algarve nessa mota...
Grande O_Volt...quer dizer que vieste de Leiria ao Algarve numa mota transformada de 48v para 82v e não disseste nada à malta? Conta lá conta...que tal correu? Onde carregaste? Quantos kms conseguiste entre carregamentos? Quanto tempo carregaste? Vieste sozinho? Agora fiquei muito curioso...
Cumps
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 16, 2011 10:40 am
por jmal
O_volt Escreveu:Por isso, aconselhei:
Agora se fores um cromo com luzes, a conversa é outra
Porque isso de verem os feitos que por aí se fazem e quererem imitar, não é assim tão simples.
Olha era uma boa ideia para ensinares o pessoal num workshop!
OK Orlango, até posso dar dicas, mas sou apologista dos bons costumes e acho que devemos ensinar a poupar material e não a derreter material, penso que este tipo de "mexidas" apenas para quem tem luzes, porque o mais certo é derreter material. Ensinar isso à malta era a mesma coisa que pedir ao Volt para nos ensinar a fazer aquelas razias que ele faz na ponte. LOL
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 16, 2011 10:49 am
por Volt
Rufus, é favor não fazer publicidade a bombas de gasolina...

A maneira como se dizem certas coisas e dão-se a entender outras, é uma arte. Arte Macaca*, mas arte...
* - Isto é uma expressão que aprendi na minha terra.
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 16, 2011 1:02 pm
por lopes
Como diz o Orlando, sou mais um "Cromo com luzes"...
Tenho feito algumas invenções, por enquanto não têm corrido mal, até porque gosto de me documentar muito bem antes de fazer alguma coisa do género, mas tenho noção dos meus limites de conhecimento!
Por isso não sou daqueles cromos que primeiro experimenta e depois vem dizer... epá, correu mal! o que faço agora para arranjar?? (o que não quer dizer que não venha a acontecer um dia), por isso tenho pedido alguns concelhos aqui à malta e acho que há por aqui boa gente capaz de me ajudar nesta possivel conversão

e até se pode tornar interessante!
Abraços,
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 16, 2011 2:41 pm
por O_volt
Se tens essa noção então sabes muito bem o que podes fazer.
Boa sorte e vai documentando a coisa e fotos também!
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 16, 2011 7:20 pm
por tavares
A minha está fora de questão ser alterada para 60V com o controlador de origem , os condensadores electroliticos são de 64V, não me apetece trocá-los por outros de maior voltagem porque em tamanho também são maiores , quanto aos Mosfets ainda não vi nos Datashets a tolerancia de voltagem. Por enquanto fica assim.
Para mudar para 60V , há ainda a possibilidade de compra de um controlador para esta voltagem ( 119 $ ).
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 16, 2011 11:15 pm
por lopes
tavares Escreveu:A minha está fora de questão ser alterada para 60V com o controlador de origem , os condensadores electroliticos são de 64V, não me apetece trocá-los por outros de maior voltagem porque em tamanho também são maiores , quanto aos Mosfets ainda não vi nos Datashets a tolerancia de voltagem. Por enquanto fica assim.
Para mudar para 60V , há ainda a possibilidade de compra de um controlador para esta voltagem ( 119 $ ).
Também já andei a ver preços de controladores, ou seja, coisas que corro o risco de "estragar" - não quiz correr riscos sem antes saber os respectivos valores. Encontrei preços mais em conta que esses que referes... Existe até uma boa solução para uma possivel conversão para 72v:
CONTROLADOR 72V 1500w 
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sábado set 17, 2011 7:59 am
por O_volt
Já vi que não perdes tempo!
Boa sorte!
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sábado set 17, 2011 11:10 am
por lopes
Para que tiver interessado, também encontrei o DC-DC a bons preços
Este vendedor tem varios tipos de conversores, consoante a voltagem usada.
Lembro que este tipo de equipamento pode estar sujeito a despesas alfandegárias, mas pelo baixo custo dos mesmos não será muita a diferença.
DC-DC 72v para 12v
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sábado set 17, 2011 7:38 pm
por O_volt
Bem, então aqui vai, se quiseres saber tudo sobre o litio, aconselho este workshop:
http://www.ev-power.eu/index.php?p=prod ... roduct=381
Pena ser tão longe
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: segunda set 19, 2011 3:45 pm
por lopes
Espero que tenham passado um bom fim-de-semana, de preferência com as mãos nos respectivos guiadores!

Eu confesso que ao fim-de-semana não consigo arranjar muito vagar para isso...
Quanto a modificações, está tudo em standby, ainda para mais porque a Spider mudou de comportamento desde o final da semana passada... hum... e claro, como as baterias foram colocadas com garantia da respectiva marca, não quero comprometer a mesma e para já vai ficar tudo como está.
Já agora uma pergunta meio estupida... uma bateria pode circular "deitada"? Ou tem que ter os bornes sempre para cima?

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: terça set 20, 2011 4:39 pm
por lopes
Tal como tinha dito, de um momento para o outro a Spider mudor de comportamento.
Poderei dizer que de um dia para o outro fiquei com cerca de 2/3 da autonomia.
Ontem fiz medição às baterias à chegada a casa (que chegou a muito custo) e tinha as baterias assim:
Medição em vazio:
Bat1: 12.2V
Bat2: 11.8V
Bat3: 12.2V
Bat4: 12.2V
Medição com mota ligada e motor em rotação máxima (roda levantada):
Bat1: 12.0V
Bat2: 11.1V
Bat3: 12.0V
Bat4: 12.0V
Cheira-me que se passa qualquer coisa com a bat2... verifiquei bornes, e todas as ligações estão bem. Poderá ser apenas questão de balancear baterias, ou esse procedimento apenas se faz no litio?
Como se não bastasse o carregador ontem deu o berro! Aparentemente foi apenas o fusivel que logo já vou sustituir. Coincidência?
Para todos os efeitos o vendedor já assegurou que caso se confirme algum problema com a bateria e/ou carregador, a mesma será substituída. Falámos também sobre a possibilidade de colocar a mota com 40Ah, e aparentemente é o que vai acontecer com a colocação de outro pack de 4 baterias ligadas em paralelo com o pack actualmente instalado (basicamente o mesmo tipo de instalação da EcoLiberty).
Assim evitam-se complicações com outro tipo de alterações e riscos para os restantes componentes da mota, ainda para mais porque o que realmente me interessa neste momento é a autonomia.
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: terça set 20, 2011 10:19 pm
por tavares
Eu e outros users já tinhamos avisado que tal ia acontecer.
Essas baterias estavam a ser muito espremidas , 12,2 V é muito perigoso para as baterias se for atingido muitas vezes , sem duvida que a bateria 2 é a que mais está a sofrer e por arrasto vai levar as outras atrás.
Quanto ao fusivel do carregador , penso mesmo ser coincidencia.
Caso mudes para 40A , troca também o carregador por um que debite mais corrente.