BMS FoundingPower

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por jmal »

BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Marco, peço que tomes uma atitude. Esta discussão não serve os interesses do fórum nem dos VE nem da NovaEnergia!. Assusta qualquer pessoa de "bem". Abra-se um tópico para esta discussão.

A questão resume-se ao que diz o Celestino
Celestino Escreveu:Não Jorge Rocha.
Acho que não é isso.
Parece-me é que tem sido alvo de tentativa de "trucidação".
Mesmo que quem o ataca tão ferozmente tenha toda a razão do mundo, haveria sempre outras formas de o interpelar...
Só porque apareceu um novo produto, levantaram-se as vespas. Isto não faz sentido. Estão a destruir o fórum. Isto não é partilha... :evil: :evil: :evil: por causa de interesses comerciais. Deixem que cada um escolha. Informem mas não se metam na minha carteira! ...arre! :(

BondadeSua

depois de resolvida a questão, (aí sim) removam o meu comentário

Ok, da parte que me toca, irei apagar todos os meus comentários, e num futuro proximo darei opinião quando um produto/serviço for 100 % perfeito.

Tá de acordo ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

jmal Escreveu:Ok, da parte que me toca, irei apagar todos os meus comentários, e num futuro proximo darei opinião quando um produto/serviço for 100 % perfeito.

Tá de acordo ?
Não, penso que não tá de acordo.
Acho que o jmal está a enfiar um barrete que não é concretamente a ele direccionado... (pelo menos da minha parte não é).

PS: Se quiserem, também podem retirar daqui os meus desabafos e mau feitio...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Em relação ao topico, gostava de saber qual o funcionamento ou comportamento do bms quando a percentagem das baterias é reduzida.
É que a aceleração que chega ao controlador não é a que sai do acelerador. É o próprio bms que disponibiliza esse comando, e com muita curiosidade estou de saber o que acontecerá. Seria bom que quando a capacidade fosse reduzida a aceleração também fosse diminuída, fazendo assim o alerta de modo reserva.
Também refere fazer um sinal acústico de alarme, e não sei se é audível em andamento e em qual fase de descarga ou de tensões começa!?

MarcoPNS, trata lá de fazer uma descarga completa para depois informar seus comportamentos!
Grato :)
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Ora hoje foi dia de testes de culinária :lol:

Fiz 125kms até o medidor de carga mostrar 0%. A mota continuava a andar mas decidi parar por ali porque as células estavam todas entre os 2,8V-2,9V.

Abaixo dos 5% o BMS deu aviso no visor, aviso sonoro que se houve com alguma dificuldade em andamento, reduziu o desempenho para metade a mota não passava dos 50km/h, e dava cortes no motor. Entretanto quando a mota indicava 1% de carga também apareceu o aviso de célula baixa que eu programei para os 2,8V (aos 2,5V desliga).
O melhor de tudo isto é que posso desactivar esta função e a mota dá o desempenho máximo ate morrer... mas é bom para os distraídos!

Imagem

Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Fantástico :-)
Live long and prosper!

Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

Acabou agora mesmo de carregar 5,75kw.
A mota fazia mais uns kms, sabendo que ela nova carregava 6kw, acho que ainda não posso falar em degradação de baterias!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

existe algumas perdas no carregamento mas mesmo assim 8-)
fantástico e ja tem 40 000 em cima certo ?
Live long and prosper!

Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

visitante2 Escreveu:existe algumas perdas no carregamento mas mesmo assim 8-)
fantástico e ja tem 40 000 em cima certo ?
Certo, 41 230kms e 3 anos feitos em Agosto, porque a idade também conta...

Nos carros usam outras químicas com uma enorme degradação nos primeiros anos que depois estabiliza. Mas as Life são diferentes...

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Tenho andado fora do Forum e só hoje vi este fantástico tópico!

Infelizmente já está cheio de comentários que em nada ajudam quem vem à procura de informação. Devo confessor que nem paciência tive para ler a maior parte do posts para trás, mas o mais importante li e devo dar os parabéns ao Marco por esta descoberta e por ter avançado para a montagem na sua mota! ;)

Parece-me ser um produto muito bom e se mantiver as células bem balanceadas é perfeito. Só pela informação que dá no visor e pelas configurações, já vale o dinheiro que pedem.

Queria perguntar ao Marco se notou alguma diferença de performance na mota após a montagem, isto porque diziam que o BMS original cortava um pouco na potência da mota.
Como é que conseguiste que não parasse na Alfandega? Nunca comprei nada no Aliexpress, é seguro comprar lá?

Eu ainda tenho o BMS original e por enquanto não vou investir noutro, mas se for necessário trocar, esta parece-me uma boa opção.

Obrigado pela partilha! ;)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

O bms original da mota do Marco era igual ao que ainda tens na tua, e que devido a alguma falha de contacto, deverá ter assumido tensão a mais numa célula e a menos na outra que se segue. Esta diferença, num bms com transferência de cargas feita com a ajuda dos condensadores, deve-o ter danificado. A partir desse momento ele retirou-o e tem feito os últimos milhares de km sem bms, até à compra deste, que já faz de CB e de relé sólido de chamada ao mesmo tempo.

Em relação ao que diziam dos bms cortarem a potencia da mota, a não ser que o mesmo tivesse ligação com o acelerador, que não é o caso desse que tens, só poderia baixar um pouco a sua potencia por uma ligeira perda de tensão na condução pelos mosfets, coisa inferior a 1V. Penso não ser perceptível.

Verificamos, eu e o MarcoPNS, que existe um pequeno consumo de 0,01A (10mA) sobre a primeira célula, que será para alimentar o processador (digo eu). Apenas se verifica esse consumo quando a mota está ligada ou a carregar.
Pelas minhas contas isto fará um consumo energético extra, pelo sangramento das restantes células para o balanceamento do pack, de aproximadamente 4Wh a cada 100Km (6 horas de ligado X 23 células X 3,2V X 0,01A).
Este foi até agora, embora que pequeno, o único defeito que lhe encontramos. Fora isto, quanto mais o conhecemos mais nos damos conta de que é de muito conforto te-lo, para nos dar conta do estado de saúde e acompanhar todas as células e seus comportamentos nas mais adversas situações.
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

sugarstorm Escreveu:Boas,

Eu sou um leigo em BMS's, mas aquela 1ª célula não está um pouco em baixo?
Descobri o gato... é o fio de balanceamento que está literalmente por um fio... já veio assim da SW... :( eu é que cometi o erro de ligar o bms aos fios já exististes... preguiçoso...

Não há mesmo nada de anormal com a primeira célula e a voltagem em repouso ou em trabalho está perfeita.

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

marcopns Escreveu:
sugarstorm Escreveu:Boas,

Eu sou um leigo em BMS's, mas aquela 1ª célula não está um pouco em baixo?
Descobri o gato... é o fio de balanceamento que está literalmente por um fio... já veio assim da SW... :( eu é que cometi o erro de ligar o bms aos fios já exististes... preguiçoso...

Não há mesmo nada de anormal com a primeira célula e a voltagem em repouso ou em trabalho está perfeita.
Fico uns tempos sem aparecer no fórum e revejo novamente comentários à vendedor de esquina e depois felizmente o jmal e o Jorge a falar do que sabem estejam ou não de acordo aprendo sempre com estes 2.

Quanto ao bms existe tudo o problema é arranjar quando precisamos.

Se um dia o meu queimar vou optar por algo parecido mas o minha mota não é chinesa porque Nunca nada avariou deve ser japonesa pelos vistos pois todas as chinesas tem que avariar.... Enfim...

Parabéns marco pela descoberta

ICEM4N

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

Obrigado Icem4n.
Há tanto tempo...

Hoje resolvi o problema de leitura da primeira célula que como esperado, era um fio partido.
Fiz testes de carga a 26ah... muito bom, 2,5kwh por hora :lol:
No final ficaram todas as células entre os 3,6V e os 3,7V. A 1ª imagem mostra o estado 20 minutos após a carga...
A segunda imagem mostra as configurações finais do software que vou usar na minha mota...
Temperaturas: T1 - Célula mais fria ; T2 - Célula mais quente; T3 - Controlador; T4 - Ambiente

Imagem
Imagem

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Já não me lembrava disto. Espetáculo! Mucho "Like".

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

serges Escreveu:Quando os tópicos ficam cheios deste tipo de comentários perdem o interesse ao que sinceramente querem lavar a roupa vão para outro lado.

Rufus ou começas a evitar certos comentários...
Certo Serges...

Mas o ICEM4N tem vindo a tomar uma posição provocatória e difamatória sem fundamento relativamente à minha pessoa...limito-me a defender-me...evitar-se-ia se o user tivesse sido alertado para tal linguagem sem fundamento ou motivo pela vossa parte...

Quanto ao comentário por mim encerro por aqui a participação nesta thread pois já acrescentei muita informação útil e que pode esclarecer todos sem excepção...quem quiser, aprende, quem não quiser é livre como qualquer pessoa.

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

RuFuS Escreveu:
ICEM4N Escreveu:
marcopns Escreveu: Descobri o gato... é o fio de balanceamento que está literalmente por um fio... já veio assim da SW... :( eu é que cometi o erro de ligar o bms aos fios já exististes... preguiçoso...

Fico uns tempos sem aparecer no fórum e revejo novamente comentários à vendedor de esquina e depois felizmente o jmal e o Jorge a falar do que sabem estejam ou não de acordo aprendo sempre com estes 2.

Quanto ao bms existe tudo o problema é arranjar quando precisamos.

Se um dia o meu queimar vou optar por algo parecido mas o minha mota não é chinesa porque Nunca nada avariou deve ser japonesa pelos vistos pois todas as chinesas tem que avariar.... Enfim...

Parabéns marco pela descoberta

ICEM4N

Não estou a ver aqui vendedor de esquina nenhum...deves estar a fazer confusão com outra pessoa...

ICEM4N (Ou Sr. Bancário como preferires)...Deves ter a memória curta, já não te deves lembrar onde compraste a tua SW Predator que te deixou agarradinho com o menino nas mãos e sem garantia passados poucos meses de teres comprado...esse sim um verdadeiro negócio de esquina que nunca deu a cara neste fórum pelo negócio que faliu...enfim...

Mas já agora...que de útil acrescentaste ao tópico para além de tentar ofender e desrespeitar?

Quanto ao tópico, aproveita e dá uma vista de olhos por aqui:

http://fuelfreemotos.wordpress.com/powe ... -fuelfree/

Aproveita e vê isto:

http://fuelfreemotos.wordpress.com/id/

Pode ser que assim fiques mais esclarecido sobre quem realmente participa por interesse ainda que tenha a legitimidade para ter um negócio...

Quanto à tua scooter que tem avariado os carregadores lentos todos, até desconfio o motivo para tal avaria mas como calculas...boa sorte!

Cumps ICEM4N... ;)
Bom
RuFuS também não curto muito esse ICEM4N, tem a mania as vezes que é bancário.
Mas ele contou uma história engraçada,
Era uma vez um rapaz aqui há uns 2 anos que estava sempre a criar conflitos no fórum, entretanto, ganhou juízo e desapareceu, até que montou uma empresa e voltou ao fórum como se de um menino de coro se tratasse.

É a única boa história que esse ICEM4N tem em condições.

De resto sei que teve uma mota sem garantia mas que não avariou apesar de não valer nada e ser chinesa.

"Faz como o sol e eclipsa-te"

Marco o Soutor ICEM4N mandaste um abraço e quer ver essa peça chinesa de qualidade duvidosa ao vivo. Temos que ir a ovar e leva o portátil para vermos isso em condições.

Há mais testes?

A cantar desde 17 setembro 2011

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Na minha opinião algum moderador ou administrador deveria limpar este tópico de todo o offtópic.
E deixar o que realmente importa.

Incluindo este post .

Obrigado
Live long and prosper!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Bem quando chegar a casa. Com a autorização do Marco vou fazer uma limpeza pois já é de parte a parte os exageros... Nada ganhou o topico , nem o Fórum muito menos os utilizadores...

Enfim...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

eu só pergunto a todos se isto é realmente preciso?!?!?!?!?!?!!? Sinceramente..... as atitudes ficam com quem as pratica!!!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Há aqui muito comentário que mais não é do que um ataque pessoal por razões pessoais. Ainda bem que vem aí limpeza...

PS: Mas porque é que quem nada percebe de um determinado assunto resolve opinar de forma a ofender e incendiar o tópico? Jezzz. Pensem nas vossas palavras, arrependam-se do que têm para se arrepender e evitem a próxima discussão. Simples.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”