a Flaviense.

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por Jorge Rocha »

sugarstorm Escreveu:...
EO - Equalização. Pode durar uma eternidade. Literalmente! As Vectrix Nimh fazem normalmente uma equalização regular de 30 minutos, uma hora, hora e meia. Depende muito do pack. De vez em quando, após X horas de utilização, ela faz uma equalização longa, que pode prolongar-se por muitas horas mesmo. 6/7/8 horas em casos extremos. É a 3 amperes; Nas Vectrix Lítio há relatos de motos que passaram dias na fase de equalização!!! :o Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!...

Desculpem o off-topic,
Sugarstorm, imagino que tenhas visto este paragrafo em algum lado, mas não faz qualquer sentido no que diz respeito a baterias de lítio LiFePO4.
É do "conhecimento geral" que as baterias de LiFePO4 apresentam um auto-descarga quase nula.

Numa condução diária, mesmo que com uma das células com uma auto-descarga brutal (algo muito raro e bem muito fora do normal), inserida num pack, poderia proporcionar ao final de um dia um obrigatório sangramento as restantes células de 300mAh.

Se os sangradores forem de 300mA, demorará precisamente uma hora a completar o equilíbrio ao pack.

Claro que se a mota está parada 100 dias, essa auto-descarga já desgastou 30Ah nessa célula anormal (para não lhe chamar de defeituosa).

Só neste caso (um caso anormal) é que poderia ser necessário um balanceamento durante 100 horas.

Mas nada disso colocaria em rico as restantes células danificarem-se. Suas protecções estão lá para fazer o seu trabalho sempre que necessário for.

Se isso acontecer a alguém, penso que poderá reclamar à marca pois ela deverá assumir a troca do pack ou da célula "deficiente".

Se não for problema da célula, então pode ser problema electrónico, que também terá direito a garantia da marca.
Muitos dos problemas electrónicos, mesmo em caso de garantia ultrapassada, tendo um bom histórico de manutenções efectuadas na marca, poderão facilmente ser suportados pela marca (ou pelo menos já me aconteceu em minhas viaturas 4 rodas).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
sugarstorm Escreveu:...
EO - Equalização. Pode durar uma eternidade. Literalmente! As Vectrix Nimh fazem normalmente uma equalização regular de 30 minutos, uma hora, hora e meia. Depende muito do pack. De vez em quando, após X horas de utilização, ela faz uma equalização longa, que pode prolongar-se por muitas horas mesmo. 6/7/8 horas em casos extremos. É a 3 amperes; Nas Vectrix Lítio há relatos de motos que passaram dias na fase de equalização!!! :o Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!...

Desculpem o off-topic,
Sugarstorm, imagino que tenhas visto este paragrafo em algum lado, mas não faz qualquer sentido no que diz respeito a baterias de lítio LiFePO4.
É do "conhecimento geral" que as baterias de LiFePO4 apresentam um auto-descarga quase nula.

Numa condução diária, mesmo que com uma das células com uma auto-descarga brutal (algo muito raro e bem muito fora do normal), inserida num pack, poderia proporcionar ao final de um dia um obrigatório sangramento as restantes células de 300mAh.

Se os sangradores forem de 300mA, demorará precisamente uma hora a completar o equilíbrio ao pack.

Claro que se a mota está parada 100 dias, essa auto-descarga já desgastou 30Ah nessa célula anormal (para não lhe chamar de defeituosa).

Só neste caso (um caso anormal) é que poderia ser necessário um balanceamento durante 100 horas.

Mas nada disso colocaria em rico as restantes células danificarem-se. Suas protecções estão lá para fazer o seu trabalho sempre que necessário for.

Se isso acontecer a alguém, penso que poderá reclamar à marca pois ela deverá assumir a troca do pack ou da célula "deficiente".

Se não for problema da célula, então pode ser problema electrónico, que também terá direito a garantia da marca.
Muitos dos problemas electrónicos, mesmo em caso de garantia ultrapassada, tendo um bom histórico de manutenções efectuadas na marca, poderão facilmente ser suportados pela marca (ou pelo menos já me aconteceu em minhas viaturas 4 rodas).


????? desculpa, mas só estás a dar informações erradas. Não são esses valores, como já disse antes, esses problemas foram resolvidos com novas baterias e sw como aconteceu com um user aqui do fórum, daqui para a frente não sabemos como vai funcionar a garantia das que ainda estão em garantia, mas até agora foram todos resolvidos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por MRider »

Mas se a Vectrix faliu/fechou que é que vai assumir eventuais garantias ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

visitante2 Escreveu:Mas se a Vectrix faliu/fechou que é que vai assumir eventuais garantias ?
Segundo soube, os representantes continuam a assumir as garantias.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por MRider »

jmal Escreveu:
visitante2 Escreveu:Mas se a Vectrix faliu/fechou que é que vai assumir eventuais garantias ?
Segundo soube, os representantes continuam a assumir as garantias.
Ainda bem . É de louvar :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por Jorge Rocha »

Peço-te jmal, como moderador/administrador, que te moderes a ti mesmo e retires a afirmação "...só estás a dar informações erradas.", pois não corresponde ao que eu escrevi e sinto minha imagem prejudicada. Aproveitando, podes retirar este mesmo paragrafo, para não estar ainda mais offtopic. Obrigado

A única informação e afirmação que fiz, (que corresponde a 100% verdade) é que com baterias de LiFePO4 não haverá necessidade de grandes tempos de balanceamentos, pois as auto-descargas são muito parecidas entre células e quase nulas. Todo o resto foram minhas suposições, baseadas no paragrafo que citei do Sugarstorm.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Peço-te jmal, como moderador/administrador, que te moderes a ti mesmo e retires a afirmação "...só estás a dar informações erradas.", pois não corresponde ao que eu escrevi e sinto minha imagem prejudicada. Aproveitando, podes retirar este mesmo paragrafo, para não estar ainda mais offtopic. Obrigado

A única informação e afirmação que fiz, (que corresponde a 100% verdade) é que com baterias de LiFePO4 não haverá necessidade de grandes tempos de balanceamentos, pois as auto-descargas são muito parecidas entre células e quase nulas. Todo o resto foram minhas suposições, baseadas no paragrafo que citei do Sugarstorm.
Admito que o "só" tornou a frase mais agressiva e está ali a mais, mas por vezes escrevemos depressa e sem ler, no geral não estou errado no que disse, e lamento que te sintas prejudicado, eu tb porque já tinha dito ao MVS que o numero era superior e voltas a usar o número menos certo, não leste ou não acreditas-te, não interessa.

Quanto aos restantes parágrafos, a auto descarga não é nula, é bem real e evidente, alguns fabricantes falam em valores de 2 a 3% ao mês e ate deixam instruções bem claras de como as armazenar durante grandes períodos, normalmente a 50% da capacidade com temperatura e humidade controlada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por Jorge Rocha »

Posso afirmar (porque tenho feito muitos testes nesse sentido) que das que tenho usado, só as cilíndricas "Hife Green Power 15Ah" é que não seguem um padrão de descarga muito parecido, e mesmo estas têm uma descarga inferior a 1%/mês.

Se for falar das outras (Sinopoly,Winston, Calb, GBS, Wina, de vários modelos) posso dizer que suas descargas ficam abaixo dos 0,5%/mês.
Daí eu lhe chamar auto-descargas quase nulas!

Com isto se torna possível, mesmo um bms com sangramentos baixos (inferiores a 100mA) obter um rápido balanceamento.
Tenho controlado muitos packs sem bms, e alguns deles, mesmo ao fim de 1 ano sem balanceamentos, mantêm-se bem balanceados.
Prova que suas auto-descargas são muito idênticas entre si!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Posso afirmar (porque tenho feito muitos testes nesse sentido) que das que tenho usado, só as cilíndricas "Hife Green Power 15Ah" é que não seguem um padrão de descarga muito parecido, e mesmo estas têm uma descarga inferior a 1%/mês.

Se for falar das outras (Sinopoly,Winston, Calb, GBS, Wina, de vários modelos) posso dizer que suas descargas ficam abaixo dos 0,5%/mês.
Daí eu lhe chamar auto-descargas quase nulas!

Com isto se torna possível, mesmo um bms com sangramentos baixos (inferiores a 100mA) obter um rápido balanceamento.
Tenho controlado muitos packs sem bms, e alguns deles, mesmo ao fim de 1 ano sem balanceamentos, mantêm-se bem balanceados.
Prova que suas auto-descargas são muito idênticas entre si!

Ok, não vamos continuar com este off-topic no db do jasmim, não te esqueças que diferença de capacidade entre células é provocada por vários fatores, temperatura, capacidade individual, temperatura,etc. Podemos discutir estes assuntos noutro tópico. :)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por ricardocruzs2 »

Se o Jorge Rocha e o jmal criassem uma empresa em conjunto... Seria qualquer coisa de extraordinário... 8-)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por serges »

Nem comento Ricardo seria algo de fantástico mas...

No entanto quanto ao Jasmim que vá contando novidades da sua mota e quero mais fotos...

Com style...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

jasmim Escreveu:
Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
Alguém sabe responder a esta pergunta?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por galt »

jasmim Escreveu:
jasmim Escreveu:
Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
Alguém sabe responder a esta pergunta?
Eu normalmente não carrego se faço apenas 5 ou 10kms. Mas se ao fim de 2 dias não andar mais, coloco-a à carga.
Não deixo estar a bateria vazia mais de 2 dias.
Se sei que vou fazer 20 ou 30 ou 40 kms não carrego. Quando chegar coloco com a bateria mais vazia.
Outra coisa não descarrego muito a bateria, nunca inferior a 20%.
Mas 2 vezes num ano descarrego mais para resolver algum efeito de memória.

Outros elementos do fórum têm o mesmo tipo de baterias da tua moto, logo podem fornecer-te dicas mais precisas.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

jasmim Escreveu:
jasmim Escreveu:
Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
Alguém sabe responder a esta pergunta?
O que te foi aconselhado a fazer ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

Tenho lido bastante no fórum e creio que chego à conclusão que se deve manter tanto quanto possível as baterias carregadas e fazer descargas completas de 1000 em 1000 quilómetros. Talvez carregar após 5 km seja um exagero...
Faço diariamente (quando não chove :P ) 15 km. Ou seja, creio que devo então carregar todos os dias. É também essa a opinião dos vectrixianos?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

Nem tudo o que tá aqui escrito tá correto, essa não é a minha opinião.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

jmal Escreveu:Nem tudo o que tá aqui escrito tá correto, essa não é a minha opinião.
Então, na sua opinião, e no meu caso específico, seria carregar de 2 em 2 dias (de 30 em 30 km)?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por Mumia »

jasmim Escreveu:
jasmim Escreveu:
Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
Alguém sabe responder a esta pergunta?
Bom a mim foi-me dito pelo Dr. (e eu no meu dia a dia faço mt poucos kms...) para a carregar dia sim dia nao... isto se fizer os poucos Km's, senão carregar smp ;)

Conclusão elas nao gostam de andar descarregadas e a sua auto-descarga não ajuda.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

Eu deixei aqui uma pergunta à qual você não respondeu (ou não lhe interessa responder) antes para saber minimamente como as baterias foram tratadas. Apesar da mota ter poucos kms, pelas fotos que postas não estão com comportamento normal para esses kms, e os kms que a mota tem não quer dizer que seja o das baterias. Já vi 2 casos onde um vendedor trocou as baterias e os números de serie não estavam conforme as etiquetas pois uma mota delas veio parar às minhas maos para ser reparada e a outra foi devolvida pelo comprador por perceber que foi enganado e nada estava conforme o que tinha comprado, ou seja, apesar de terem poucos kms, as baterias não eram delas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

jmal Escreveu:
jasmim Escreveu:
jasmim Escreveu:
Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
Alguém sabe responder a esta pergunta?
O que te foi aconselhado a fazer ?
O antigo proprietário fazia 30kms por dia e carregava todos os dias. Como eu faço 15kms pretendia que me aconselhassem para o meu caso específico.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”