Carregamento: dicas e novidades
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Carregamento: dicas e novidades
450kw....phonix...não tenho palavras...a Efacec não brinca!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro
- Mensagens: 5
- Registado: quinta jun 11, 2015 9:08 pm
Re: Carregamento: dicas e novidades
Talvez mas na realidade a questão tem mais a ver com a procura (actualmente com carros com uma autonomia de apenas 150km em média) e Mobi.e espalhados quase não existe procura de carregamento rápido (os que compram EVs carregam em casa nas suas garagens ou parados no emprego).danielbranco Escreveu:Se essa electricidade fosse cobrada, certamente verias.
No meu caso que faço uma média de 3.000km por mês com um EV já fui à Galp da A5 umas 6 vezes em mês e meio para carregar rapidamente e quase sempre gasto um valor significativo em comida comparado com os wats que consumo.
Se houver procura muitos outros postos vão começar a comprar carregadores rapidos (com painéis solares e baterias usadas de carros como a Tesla) para terem clientes parados 30 minutos a olhar para uma montra de snacks, revistas e outros bens que havendo consumo darão margem para compensar a energia quase gratuita que se pode tirar do sol.
Só que para haver procura tem de haver mais locais com carregadores rápidos por forma a convencer quem não tem garagem que a opção de carro eléctrico é viável na mesma lógica de um carro com combustível e também tem de haver mais pontos de carregamento espalhados nos parques (com a mesma lógica nos centros comerciais e supermercados) ou nos arruamentos perto de restaurantes, lojas e escritórios.
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Carregamento: dicas e novidades
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro
- Mensagens: 15
- Registado: segunda mar 15, 2010 11:40 am
Re: Carregamento: dicas e novidades
Alguém que tenha a experiencia em carregar o VE frequentemente com extensão pela janela para rua ?e se ja teve algum problema devido a isso?
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Carregamento: dicas e novidades
É provavel que tenhas problemas de carregamento caso o cabo seja longo e de baixo calibre. Por exemplo se tentares carregar com uma extensão de 20m e que seja de 2,5mm2 vais ter problemas com certeza
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro
- Mensagens: 15
- Registado: segunda mar 15, 2010 11:40 am
Re: Carregamento: dicas e novidades
visitante1 Escreveu:É provavel que tenhas problemas de carregamento caso o cabo seja longo e de baixo calibre. Por exemplo se tentares carregar com uma extensão de 20m e que seja de 2,5mm2 vais ter problemas com certeza
A extensão será de de 18m e secção de 4mm2, tecnicamente uma questão pacifica.
O que gostava também de saber é se o facto de colocar a extensão pendurada pela janela até ao VE na rua se tiveram algum problema com autoridade\força policial\vizinhança\condomínio.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: Carregamento: dicas e novidades
É muito provável que venhas a encontrar algum preconceito, que, vindo de vizinhos que não são afectados directamente, suporta-se, agora de vizinhos que têm a janela mesmo ao lado do cabo... convém informar primeiro antes de os confrontares com essa situação.nmarques Escreveu:A extensão será de de 18m e secção de 4mm2, tecnicamente uma questão pacifica.
O que gostava também de saber é se o facto de colocar a extensão pendurada pela janela até ao VE na rua se tiveram algum problema com autoridade\força policial\vizinhança\condomínio.
Mesmo que consigas a aprovação dos vizinhos afectados (sugiro que, depois da aprovação verbal, fales nisso numa reunião de condomínio para que fique escrito); tens como garantir o lugar de estacionamento sempre perto da extensão?
Se houver problemas, a autoridade\força policial\vizinhança\condomínio ... vão te todos cair em cima.
sergiomms
-
- Membro
- Mensagens: 15
- Registado: segunda mar 15, 2010 11:40 am
Re: Carregamento: dicas e novidades
Garantias nem por isso!! Tenho é mais hipóteses de ter estacionando perto da extensão, o prédio é de esquina tenho janela/varanda de um lado e do outro. Em último caso em cima do passeio (esquina).
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Carregamento: dicas e novidades
E esta hein!!
tesla charging snake?? mas já ouvi chamar outros nomes alguns bem eróticos até
enfim, a mente de cada um é que conduz!! a ver pelos comentários!!!
parece ser ainda um prototipo, o que a malta faz para não ter que fazer nada!!!
https://www.youtube.com/watch?v=uMM0lRfX6YI
tesla charging snake?? mas já ouvi chamar outros nomes alguns bem eróticos até

parece ser ainda um prototipo, o que a malta faz para não ter que fazer nada!!!
https://www.youtube.com/watch?v=uMM0lRfX6YI
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Carregamento: dicas e novidades
Pode ser q seja desta q haja boas novidades...
http://dre.tretas.org/dre/2043672/
Portaria 854/2015, de 19 de Novembro
http://dre.tretas.org/dre/2043672/
Portaria 854/2015, de 19 de Novembro
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento: dicas e novidades
Boas notícias aparentemente!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Re: Carregamento: dicas e novidades
Os pontos de carga são instalados pelos parceiros, neste caso a EDP, Galp e Prio.E. Quem suporta a instalação é o Fundo de Carbono? Como é distribuído esse investimento? Ou os novos comercializadores que agora podem participar, também têm aceso?
Ainda há muita coisa por esclarecer, parece.
Como este governo está de saída, finalmente deram destino aos quase 9M € do FPC...
Ainda há muita coisa por esclarecer, parece.
Como este governo está de saída, finalmente deram destino aos quase 9M € do FPC...
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Carregamento: dicas e novidades
Esse dinheiro será para desbloquear o impasse que impede o funcionamento da rede. E com isso pagar o que já foi feito, que ao contrário do que já tinhas referido nunca foi pago. Estava a marinar no fundo de carbono.meira78 Escreveu:Os pontos de carga são instalados pelos parceiros, neste caso a EDP, Galp e Prio.E. Quem suporta a instalação é o Fundo de Carbono? Como é distribuído esse investimento? Ou os novos comercializadores que agora podem participar, também têm aceso?
Ainda há muita coisa por esclarecer, parece.
Como este governo está de saída, finalmente deram destino aos quase 9M € do FPC...
Acho q não sobra nenhum para futuros investimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Re: Carregamento: dicas e novidades
visitante1, eu sempre me referi ao facto de as contas não estarem em dia relativamente às instalações e falta de manutenção como sendo o principal problema. Não partilho de outra ideia. Aliás, não fazia sentido terem gasto o dinheiro e ao mesmo tempo não haver investimentos. Isso para mim está esclarecido.
Mas parece que investimentos futuros até completar os 1.200 pontos de carga lenta e os 50 PCR ainda serão suportados pelos quase 9 M €.
Apartir daí já não, claro.
Mas parece que investimentos futuros até completar os 1.200 pontos de carga lenta e os 50 PCR ainda serão suportados pelos quase 9 M €.
Apartir daí já não, claro.
-
- Membro
- Mensagens: 15
- Registado: segunda mar 15, 2010 11:40 am
Re: Carregamento: dicas e novidades
Deixo aqui resposta dada pela Câmara de Alcochete em relação a colocação de uma extensão pela janela para carregar o VE .... Não a qualquer inconveniente do ponto de vista regulamentar.
Aqui fica email completo:
“Considerando que, por via do investimento público /orçamento municipal, não existe disponibilidade financeira para, quer a curto, quer a médio prazo, venha a ser possível implementar nos espaços públicos do Concelho de Alcochete soluções relacionadas com o carregamento de veículos eléctricos, designadamente a instalação de postos de carregamento.
Considerando ainda que, não obstante os esforços realizados pelo Município, os potenciais parceiros e promotores privados, designadamente a EDP Comercial – “energy2move”, não têm revelado grande interesse em implementar esse tipo de soluções (no espaço público), uma vez que, de acordo com o entendimento dos mesmos, os indicadores de mercado – número de habitantes, taxa de população motorizada e número de potenciais clientes – não apresentam uma perspectiva de rentabilidade face ao investimento necessário à construção e manutenção dos mesmos.
Não há qualquer inconveniente do ponto de vista regulamentar em proceder ao carregamento do veículo nos termos propostos, desde que salvaguardadas todas as condições de mobilidade e segurança para os demais utilizadores do espaço público, designadamente no que se refere à existência de obstáculos via pública e ao perigo de eletrocussão.”
O mesmo tipo de resposta foi dada por parte das autoridades (GNR), falei pessoalmente com um agente.
Só falta na reunião de condómino dar conhecimento, para não haver chatices mais tarde.
Aqui fica email completo:
“Considerando que, por via do investimento público /orçamento municipal, não existe disponibilidade financeira para, quer a curto, quer a médio prazo, venha a ser possível implementar nos espaços públicos do Concelho de Alcochete soluções relacionadas com o carregamento de veículos eléctricos, designadamente a instalação de postos de carregamento.
Considerando ainda que, não obstante os esforços realizados pelo Município, os potenciais parceiros e promotores privados, designadamente a EDP Comercial – “energy2move”, não têm revelado grande interesse em implementar esse tipo de soluções (no espaço público), uma vez que, de acordo com o entendimento dos mesmos, os indicadores de mercado – número de habitantes, taxa de população motorizada e número de potenciais clientes – não apresentam uma perspectiva de rentabilidade face ao investimento necessário à construção e manutenção dos mesmos.
Não há qualquer inconveniente do ponto de vista regulamentar em proceder ao carregamento do veículo nos termos propostos, desde que salvaguardadas todas as condições de mobilidade e segurança para os demais utilizadores do espaço público, designadamente no que se refere à existência de obstáculos via pública e ao perigo de eletrocussão.”
O mesmo tipo de resposta foi dada por parte das autoridades (GNR), falei pessoalmente com um agente.
Só falta na reunião de condómino dar conhecimento, para não haver chatices mais tarde.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento: dicas e novidades
Informação muito importante para todos os utilizadores.
A CM de Alcochete foi clara na resposta e informa a sua posição quanto ao médio prazo. Penso que foram muito corretos ao abordarem o assunto com outras entidades sem prejudicar os utilizadores de VE (os que fazem a mobilidade eléctrica avançar).
A CM de Alcochete foi clara na resposta e informa a sua posição quanto ao médio prazo. Penso que foram muito corretos ao abordarem o assunto com outras entidades sem prejudicar os utilizadores de VE (os que fazem a mobilidade eléctrica avançar).
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 3322
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
- Localização: Região norte
Re: Carregamento: dicas e novidades
Como referi uns tempos atrás, quando começar a ser negócio, haverá sempre uma empresa portuguesa no pelotão da frente.
O wireless poderá estar na calha...
https://www.google.com/url?rct=j&sa=t&u ... g2FxwNH6NA
O wireless poderá estar na calha...
https://www.google.com/url?rct=j&sa=t&u ... g2FxwNH6NA
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Mensagens: 210
- Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am
Re: Carregamento: dicas e novidades
Assim os fabricantes olhassem para este interface e tudo seria bem mais fácil.
Parabéns à EFACEC por "teimar" neste interface.
Parabéns à EFACEC por "teimar" neste interface.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento: dicas e novidades
Grande EFACEC (made in Portugal)


Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1487
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento: dicas e novidades
Também já é da Isabel dos Santos?? 

Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos