Página 4 de 10

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: segunda fev 01, 2016 11:25 am
por Volt
Exacto... É combinar e eu, em princípio, também apareço nessa sexta.

Olha, o meu REx faz revisões ao gerador de 2 em 2 anos. Creio que o Ampera deve ser parecido. E até me parece bem, pois nos primeiros 20 mil quilómetros que fiz, gastei apenas 100 litros de gasolina. E isso inclui oito viagens maiores: Duas Lisboa-Algarve-Lisboa e seis à região centro (Lisboa-Coimbra/Pombal/Mira-Lisboa).

:-).

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: quarta fev 03, 2016 2:08 pm
por lmmr74
Fiz recentemente a revisão ao Ampera, apenas por questões de garantia, pois a Opel exige 30000km's ou 1 ano, portanto mudei filtro de óleo + filtro de ar + filtro do habitáculo + óleo de travões + óleo de motor. Apesar de ter feito apeas +/-3500 km's a gasolina desde a ultima revisão.

Caso queira ver o carro, costuma estar durante a semana em Lisboa, é uma questão de combinar-mos.

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: quarta fev 03, 2016 2:56 pm
por t3lmo
Isso... ou a andar no IC19 :P

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: quarta fev 03, 2016 6:24 pm
por jasmim
Por quanto ficou a revisão?

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: quinta fev 04, 2016 10:39 pm
por lmmr74
Ficou por 324euros. A tradicional "roubalheira" das marcas.

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: terça abr 12, 2016 11:24 am
por lmmr74
Instalei um "ponto de carga" no meu parqueamento e porque alguns colegas do fórum têm provavelmente a mesma necessidade, partilho os passos que dei até consumar esta obra...

Comecei por investigar a legislação que regula o acesso à electricidade para carregamento de VE's em partes comuns de prédios e verifiquei que temos esse direito, desde que se informe o condomínio com uma determinada antecedência (não me recordo de quantos dias), assim fiz numa reunião onde ficou escrito em acta a concordância da assemblei por maioria. Posteriormente contactei um electricista credenciado que me fez a instalação e me passou um certificado de responsabilidade sobre os trabalhos realizados.

Como no prédio onde vivo não existem tomadas dedicadas com ligação a cada fracção, tinha 2 opções:

1.Fazer uma puxada desde a minha fracção (5ºandar)
Prós: Independência face à rede comum e poder usufruir da tarifa bi-horária
Contras: Instalação significativamente mais cara e de muito mais difícil execuçao pois implicava trabalhos de construção civil algo complicados
2.Fazer uma puxada do rede comum do prédio
Prós: Trabalho mais simples, menos moroso e muito mais barato e vantagem de poder usufruir da instalação Tri-fásica
Contras: Dependência da rede comum e impossibilidade de beneficiar do bi-horário

Tendo em conta que usarei este ponto de carregamento pontualmente, pois carrego quase sempre fora de casa a título gratuito, a escolha foi a 2ªopção. Neste sentido aproveitei a rede tri fásica e consigo 16A por fase. Actualmente uso apenas uma fase, mas caso compre outro VE posso perfeitamente desmultiplicar por 2 ou mesmo carregar um carro que suporte trifásico (Tesla, por ex.)

Algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: terça abr 12, 2016 11:38 am
por t3lmo
Muito fixe!
Só te falta um suporte para ficares como cabo apoiado/enrolado ou não vais manter o EVSE na caixa?

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: terça abr 12, 2016 1:19 pm
por MRider
Muito bom.
E quando deixar de ser gratuito na rua?

Eu no meu caso puxei do 2 andar 70 metros de cabo.
Fui eu mesmo a fazer o trabalho.

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: terça abr 12, 2016 6:00 pm
por lmmr74
t3lmo Escreveu:Muito fixe!
Só te falta um suporte para ficares como cabo apoiado/enrolado ou não vais manter o EVSE na caixa?
A ideia é deixar o EVSE dentro da caixa, por isso comprei esta já um pouco maior para caber o material todo.

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: terça abr 12, 2016 6:08 pm
por lmmr74
MRider Escreveu:Muito bom.
E quando deixar de ser gratuito na rua?

Eu no meu caso puxei do 2 andar 70 metros de cabo.
Fui eu mesmo a fazer o trabalho.
Quando deixar de ser gratuito passo a carregar diariamente em casa pois mesmo assim fica consideravelmente mais barato versus o meu carro a Diesel.

Eu considerei a possibilidade de fazer a puxada desde a minha casa, mas era um processo muito complicado e como o o bjectivo era fazer tudo legal e em máxima segurança, esta foi a opção mais acertada.

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: segunda mai 30, 2016 10:53 am
por lmmr74
Viagem recente Sintra-Torres Vedras-Cascais-Sintra (saindo de casa com a bateria carregada e sem carregamentos intermédios):

Resumo:

145.5km's totais
79.1km's eléctricos
9.6kwh gastos
66.4 em modo de extensão de autonomia (usando o gerador MCI)
3.75 litros de gasolina gastos - média total 2.6L/100

Consumo exclusivamente eléctrico 12.14kwh/100
Consumo exclusivamente a gasolina 5.6L/100

[url=http://postimg.org/image/96d1mbslf ... .jpg[/img][/url]

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: segunda mai 30, 2016 11:01 am
por luis_b
Boas medias..nao consigo passar dos 65km em modo electrico ainda :P


Sent from my iPhone using Tapatalk

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: segunda mai 30, 2016 11:32 am
por lmmr74
luis_b Escreveu:Boas medias..nao consigo passar dos 65km em modo electrico ainda :P


Sent from my iPhone using Tapatalk
Com o treino chegas lá e não é preciso andar a "pisar ovos" na estrada

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: sexta ago 05, 2016 4:35 pm
por Almeida82
Olá LMMR74,

já sou detentor de uma Predator elétrica de 60Ah e estou super satisfeito, contudo, o risco de fazer uma viagem de 100km () Águeda - Coimbra - Águeda) diariamente pela IC2 faz-me pensar no meu futuro e no dos meus filhos... daí andar a namorar um Ampera.

Gostava de saber apenas a sua opiniao de utilizador e proprietário acerca do "desgaste" do pack de baterias, ou sejam, se tem notado alguma diminuição de autonomia desde a aquisição até à atualidade! Isto porque o meu maior receio relativamente a este tipo de veículo é a perda de capacidade das baterias. O Ampera visado é de 2012 e tem cerca de 100.000Km.

Já agora relativamente a preços com manutenções anuais, qual a sua experiência com o Ampera?

Agradeço a sua disponibilidade
Sérgio Almeida

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: sexta ago 05, 2016 11:49 pm
por lmmr74
Boas Sérgio,

O meu Ampera tem agora 101000 km's e no que diz respeito à perda de capacidade, pelas características deste carro e nomeadamente o seu sistema de arrefecimento do pack, não sinto qualquer alteração nos km's que faço em modo eléctrico. Aliás, essa deverá ser a sua menor preocupação, pois o sistema já tem provas dadas, basta visitar os fóruns de proprietários, especialmente nos EUA.
No que diz respeito à manutenção, a mesma é em tudo semelhante a um vulgar veículo a combustão, pois os 2 motores eléctricos e a bateria não têm manutenção (segundo a Opel), portanto deverá mudar as pastilhas de travão, óleo de travão, discos, quando for preciso ( no meu caso ainda estão novos) e mudar óleo de motor e filtros 2 em 2 anos, pois se for como eu usará o MCI apenas em viagens esporádicas.

Em conclusão, é uma máquina fantástica!

Espero ter ajudado.

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: domingo out 02, 2016 8:53 am
por lmmr74

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: domingo out 02, 2016 10:44 am
por rcardoso
Altamente! Isso foi um encontro combinado, não? Até reservaram os lugares de estacionamento todos, para a produção do trabalho fotográfico! :D

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: domingo out 02, 2016 10:53 am
por lmmr74
rcardoso Escreveu:Altamente! Isso foi um encontro combinado, não? Até reservaram os lugares de estacionamento todos, para a produção do trabalho fotográfico! :D
Foi no parque de estacionamento do trabalho, junto do carro de um colega.

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: domingo out 02, 2016 11:17 am
por rcardoso
lmmr74 Escreveu: Foi no parque de estacionamento do trabalho, junto do carro de um colega.
Dois PHEVs de funcionários da mesma empresa é ainda um caso raro. Mas é excelente que comecem a surgir estes exemplos! Se um a falar das vantagens de um BEV ou PHEV pode ainda criar desconfiança, dois ou mais a confirmarem os mesmos dados transmitem certezas até aos mais cépticos.

Parabéns aos dois! :)

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Enviado: domingo out 02, 2016 12:35 pm
por Emanuel Couto
Bonita imagem acima... Muito bom ;)