Página 4 de 17
Marca BI
Enviado: quinta jul 19, 2007 3:53 pm
por rui.oliveira6
ilustres amigos,
gostaria de saber qual a marca das bi e respectivas percentagens de ov para estes dois veículos:
-nissan terrano ii 2.7 tdi de 1997
-bmw 320 136cv de 2000
obrigado pela atenção
Enviado: quinta jul 19, 2007 10:32 pm
por jcn.jnunes
boa noite, caros amigos.
tenho visto neste tópico a informação de que os motores 1.9 tdi (<115cv) e sdi da vw têm uma bi bosch
rotacional.
fiz uma série de pesquisas na net e verifiquei que a bi destes motores é a vp37. no site da bosh esta bi está classificada como axial enquanto que a rotacional é a vp44.
ver:
http://en.wikipedia.org/wiki/list_of_vo ... hp_1.9_tdi
deste modo todos os motores 1.9 sdi, assim como os 1.9 tdi antes da adopção do sistema pumpe-düse (por volta de 1998 com entrada do 115cv), têm uma bi bosch vp37 que é
axial. progressivamente, os tdi foram passando para pd.
se estou errado, por favor corrijam-me.
já agora, tenho um ibiza 1.9 sdi 2001 e vou "olear" o depósito amanhã pela 1ª vez.
tenho tb uma mitsubishi grandis 2.0 di-d 2006, mas está na garantia e não quero mandar o sistema pd para o galheiro.
cumprimentos,
joão nunes
Enviado: quinta jul 19, 2007 11:35 pm
por manuelcar
olá jcn.jnunes
nissan-terranoii-2,7 d turbo/1997-/td27ti/4cyl./2663ccm/91kw/123,76ps/bhp/3600min-1/bosch kiki/rp
bmw-320d-e46/1998-02/20 4d 1/4cyl./1951ccm/100kw/136ps/bhp/4000min-1/bosch/rp
o de 136 cv deve ser este.
tens razão relativamente ao facto de a bosch ter fabricado bombas rotativas de movimento axial. convém esclarecer que não se trata de bombas em linha, mas do facto de o movimento ser feito não por rotação do eixo que movimenta as peças móveis, mas ser a aspiração/compressão ser realizada por um movimento axial de 1 ou dois pistons opostos. esta ultima configuração é característica dos bombas lucas e causa da sua maior susceptibilidade ao aumento da viscosidade do combustível.
estou a falar de memória pelo facto de o meu desktop, onde guardo os ficheiros relativos a bi's publicado pela bosch, estar sem teclado. mas assim que puder volto para confirmar ou corrigir esta informação (de memória recordo que estes elementos estão na parte de aspiração de combustivel e não na de compressão para a injecção). nessa altura confirmo tb a referencia concreta das bombas de movimento axial.
mais duas notas:
1º as bombas em linha, que também têm movimento axial, não aspiram combustivel e têm um elemento de compressão por cada injector (o que não sucede nas bombas de movimento axial que referiste);
2º a tua questão, e a excelente pesquisa que a precedeu, recordou-me que o facto de uma bomba ser bosch, não quer dizer que seja adequada ao ovd. toda esta informação foi já debatida em tempos, pelo que uma busca na base de dados do fórum deve resultar em qualquer coisa esclarecedora.
parabéns, de qualquer forma, uma atitude inquisidora e um espírito esclarecido são coisas insubstituíveis . desculpa não poder já prestar os esclarecimentos que se impõem.
saúde da boa!
Enviado: sexta jul 20, 2007 5:39 pm
por ricardofpires
manuelcar Escreveu:seat-ibiza/cordoba-1,9 d turbo/1993-97/aaz/4cyl./1896ccm/55kw/74,8ps/bhp/4200min-1/bosch/rp/
tens, portanto, uma bosch rotativa. para saberes os problemas envolvidos e a melhor maneira de começar o melhor é veres os inamovíveis.
portanto, 30% no inverno, 50% no verão?
obrigado!
Lucas
Enviado: quarta jul 25, 2007 7:55 pm
por wolf27
bi lucas no clio 1,9d será que é compativel com ov
Enviado: quarta jul 25, 2007 10:50 pm
por manuelcar
não confirmo a informação. de acordo com informação do fabricante:
pe- bomba de injecção em linha;
pf- bi monocilindrica;
ve- as rotativas tradicionais;
vr - bi com pistões radiais;
cr - pressão modulada common rail;
ui- unidade injectora;
up - bomba unitária.
Enviado: terça jul 31, 2007 1:46 am
por xanopit
boas
gostaria de saber qual a marca das bi e respectivas percentagens de ov para este veículo:
vw golf 1.6td 80cv de 1992
cmps
Enviado: quarta ago 01, 2007 1:50 am
por Ric@rdo
olá,
tenho 1 renault clio 1.9d de 1993.
gostaria de saber quais as % máximas para este motor
obrigado
Enviado: quarta ago 01, 2007 6:59 am
por Fry
xanopit Escreveu:boas
gostaria de saber qual a marca das bi e respectivas percentagens de ov para este veículo:
vw golf 1.6td 80cv de 1992
cmps
golf/vento/bora/jetta-1,9 d/1991-94/1y/4cyl./1896ccm/47kw/63,92ps/bhp/4400min-1/bosch/rp
3040% ovd no verão.
abraço.
Enviado: quarta ago 01, 2007 7:08 am
por Fry
ric@rdo Escreveu:olá,
tenho 1 renault clio 1.9d de 1993.
gostaria de saber quais as % máximas para este motor
obrigado
ola
têns de pesquisar na própria bi, a renault equipa várias.
clio 1,9d-b/c/s 57 l/1990-98/f8q 732/4cyl./1870ccm/47kw/63,92ps/bhp/4500min-1/bosch/rp
clio 1,9d-b/c/s 571/1992-98/f8q 714/4cyl./1870ccm/48kw/65,28ps/bhp/4500min-1/lucas/rp
clio 1,9d-b/c/s 576/1990-98/f8q 730/4cyl./1870ccm/48kw/65,28ps/bhp/4500min-1/rotodiesel/rp
abraço.
Enviado: quarta ago 01, 2007 4:11 pm
por Ric@rdo
fry Escreveu:ric@rdo Escreveu:olá,
tenho 1 renault clio 1.9d de 1993.
gostaria de saber quais as % máximas para este motor
obrigado
ola
têns de pesquisar na própria bi, a renault equipa várias.
clio 1,9d-b/c/s 57 l/1990-98/f8q 732/4cyl./1870ccm/47kw/63,92ps/bhp/4500min-1/bosch/rp
clio 1,9d-b/c/s 571/1992-98/f8q 714/4cyl./1870ccm/48kw/65,28ps/bhp/4500min-1/lucas/rp
clio 1,9d-b/c/s 576/1990-98/f8q 730/4cyl./1870ccm/48kw/65,28ps/bhp/4500min-1/rotodiesel/rp
abraço.
é esta
clio 1,9d-b/c/s 571/1992-98/f8q 714/4cyl./1870ccm/48kw/65,28ps/bhp/4500min-1/lucas/rp
obrigado
Enviado: quarta ago 01, 2007 5:14 pm
por Fry
pois....
Enviado: quarta ago 01, 2007 6:08 pm
por xanopit
fry Escreveu:xanopit Escreveu:boas
gostaria de saber qual a marca das bi e respectivas percentagens de ov para este veículo:
vw golf 1.6td 80cv de 1992
cmps
golf/vento/bora/jetta-1,9 d/1991-94/1y/4cyl./1896ccm/47kw/63,92ps/bhp/4400min-1/bosch/rp
3040% ovd no verão.
abraço.
boas
este do 1.9d aplica-se ao meu 1.6td ?
cmps
Enviado: quarta ago 01, 2007 6:26 pm
por Fry
golf/rabbit/jetta-1,6 d turbo/-1992/-/4cyl./1588ccm/51kw/69ps/bhp/4500min-1/bosch/rp
golf/rabbit/jetta-1,6 d turbo/-1992/-/4cyl./1588ccm/59kw/80ps/bhp/4500min-1/bosch/rp
golf/rabbit/jetta-1,6 d/-1992/-/4cyl./1588ccm/40kw/54ps/bhp/4800min-1/bosch/rp
Enviado: quarta ago 01, 2007 8:22 pm
por xanopit
fry Escreveu:golf/rabbit/jetta-1,6 d turbo/-1992/-/4cyl./1588ccm/51kw/69ps/bhp/4500min-1/bosch/rp
golf/rabbit/jetta-1,6 d turbo/-1992/-/4cyl./1588ccm/59kw/80ps/bhp/4500min-1/bosch/rp
golf/rabbit/jetta-1,6 d/-1992/-/4cyl./1588ccm/40kw/54ps/bhp/4800min-1/bosch/rp
obrigado
Opel 1.5D 1994
Enviado: sexta ago 03, 2007 7:23 pm
por jcn.jnunes
pessoal,
estou farto de buscar uma referência ao opel 1.5d 1994, mas não consigo encontrar. alguém sabe qual a marca da bi?
estou a tentar olear um amigo...
cumps
joão nunes
Enviado: sexta ago 03, 2007 7:35 pm
por visitante
vivam ...
nunes..a bomba desse motor é uma bosch ver 284 (rotativa)
abraço
[***************]
Re: Opel 1.5D 1994
Enviado: sábado ago 04, 2007 12:18 am
por hynek
jcn.jnunes Escreveu:pessoal,
estou farto de buscar uma referência ao opel 1.5d 1994, mas não consigo encontrar. alguém sabe qual a marca da bi?
estou a tentar olear um amigo...
cumps
joão nunes
este tópico serve para perguntas destas:
opel-corsa-b-1,5d/1993-96/15d (4ec1)/4cyl./1488ccm/37kw/50,32ps/bhp/4800min-1/bosch/rp/
aguenta muito bem ov
Enviado: sábado ago 04, 2007 1:13 am
por Pepe
olá.
alguém me poderia informar do tipo de bi do meu carro (seat ibiza 1.9 gt tdi 110cv de 11/98 ) e confirmarem-se se a marca é bosch (tenho ideia de ja ter lido por aqui que é esta a marca que equipa os vags)?
ja agora aproveito a embalagem e pergunto tb o mm p outro, um seat ibiza 1.9d 64cv de 04/1994?
e quanto a % máximas inverno/verão?
obrigado
Enviado: sábado ago 04, 2007 10:21 am
por hynek
pepe Escreveu:olá.
alguém me poderia informar do tipo de bi do meu carro (seat ibiza 1.9 gt tdi 110cv de 11/98 ) e confirmarem-se se a marca é bosch (tenho ideia de ja ter lido por aqui que é esta a marca que equipa os vags)?
ja agora aproveito a embalagem e pergunto tb o mm p outro, um seat ibiza 1.9d 64cv de 04/1994?
e quanto a % máximas inverno/verão?
obrigado
estás com muita sorte, parabéns:
seat-ibiza/cordoba-1,9 tdi/1997-99/afn/4cyl./1896ccm/81kw/110,16ps/bhp/4150min-1/bosch/rp/
bomba bosch rotativa, muito boa para ov
seat-ibiza/cordoba-1,9 d/1993-99/1y/4cyl./1896ccm/47kw/63,92ps/bhp/4400min-1/bosch/rp/
igualmente bomba bosch rotativa, muito boa para ov