Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por DannyAlex »

josemoliveira Escreveu:agora cuidado não entres no diz que disse ...
ou sabes de certeza e denuncias ou calas-te para sempre pois os boatos não servem para nada
eu não entrei no "diz que disse". sei que o pagam, nunca tive na mão é a factura para o poder provar nem me iria meter nisso (pois o caso concreto que conheço é meu amigo pessoal e também quem me "cede" o óleo para a minha produção).

se queres conhecer quem paga por óleo passa pelos classificados...
concordo com o dever cívico. não posso concordar é com falsos moralismos! (e isto não é um ataque pessoal à tua pessoa!)


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re:

Mensagem por JoseMOliveira »

escalavardo Escreveu:eu estou de acordo quanto a essa manifestação.. para quando? marca isso que eu estou lá..

mas kat, a pasta não é mais do que óleo de palma.. no entanto reparo que só nos grandes aglomerados é que usam esse tipo de óleo.. ao que parece, são os vendedores espanhóis que visitam os restaurantes e vendem essa treta.. e como não se dão ao trabalho de ir às pequenas aldeias, o óleo lá costuma ser bom.

olha que tenho colegas que recolhem em mac e dizem que aquele óleo não vale nada, e ainda têm de pagar uma nota por ele.. se é verdade ou bluff, já não sei..
quem não sabe cala-se!
porque é quer o oleo de palma é inferior aos outros???

naturalmente que é diferente, satura com mais dificuldade que outros como por exemplo o de soja.. que é maioritariamente o que chega às aldeias


DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por DannyAlex »

bem... isto é um fórum de partilha e julgo que não é "mandando calar" que o senhor apresenta melhor os seus argumentos...

não estou em posição de contrariar as suas informações, mas julgo que não será por acaso a diferença no preço de cada matéria prima (neste caso o óleo).
para além das questões de mercado (oferta/procura), tenho a ideia de que, por exemplo, o óleo de girassol será superior ao de palma (?).

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Elios »

neste momento é inferior aos outros porque...

...porque ainda não demos ainda com a formula correcta de fazer bom bio com ele... mas está em desenvolvimento
...e sinceramente dos testes que fiz sempre fiquei com a ideia que o sabor final do frito era ligeiramente diferente no sentido de ser menos agradável ao paladar especialmente com o uso mais prolongado que permite por norma...

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:

aqui no forum tudo é possível. lembro que um tempo atrás o marco ( mnunespt ) tinha um produto chamado óleo de palma, que recolhia num restaurante e não conseguia transformar em bio de forma alguma.

com paciência e calma, tratamos do assunto em http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=6&t=4228 , e o resultado além de animador, foi esclarecedor.

contamos nesse projeto com as mãos perfeitas de nosso amigo red baron, que recebeu as amostras enviadas pelo marco, processou e achou a solução para transformar óleo de palma em biodiesel comum.

fico um pouco chateado quando vejo termos como cala-te e outros adjetivos pejorativos, pois aqui no forum, estamos todos irmanados no mesmo objetivo, e haveremos de consegui-lo, com amizade, troca de experiências e acima de tudo, civilidade.

quem tiver dúvidas sobre a possibilidade de transformar óleo de palma em biodiesel, leia o tópico acima referenciado.
e depois voltem para continuar o debate.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

dannyalex Escreveu:bem... isto é um fórum de partilha e julgo que não é "mandando calar" que o senhor apresenta melhor os seus argumentos...

não estou em posição de contrariar as suas informações, mas julgo que não será por acaso a diferença no preço de cada matéria prima (neste caso o óleo).
para além das questões de mercado (oferta/procura), tenho a ideia de que, por exemplo, o óleo de girassol será superior ao de palma (?).
a intenção não é calar ninguem, agora todos devemos trazer valor acrescentado.... dizer que o oleo de palma é bla bla bla, não é correcto! será menos util para o biodiesel, mas menos mau para a saude que outros.....

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

a moderação do forum reitera a necessidade de um diálogo responsável e equilibrado.
denuncias de fatos sempre tem que acompanhar justificativas reais, e respostas sempre pautadas pelo respeito mutuo.
dessa forma evita-se a intervenção da moderação, que nesse forum realmente é muito pequena, devido ao alto nível de nossos usuários.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


eurofavorita
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta set 13, 2006 3:27 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por eurofavorita »

oleos seiva lda
agueda

por erro o telem e 912120416


João Feliciano
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça fev 12, 2008 9:29 pm
Localização: Almada

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por João Feliciano »

bom dia a todos!

tenho lido com interesse todas as opiniões e, de uma forma geral, concordo com o nosso moderador. se, efectivamente, o lixo de uns é o proveito de outros, não vejo mal nenhum caso existam empresas que pretendem valorizar esses resíduos e, pelo caminho, ganhar algum. é a alma do negócio dos resíduos mas, acredito que deveria existir regulamentação que pusesse toda a gente sob a mesma bitola. todos sabemos que mafiosos vão existir sempre, se houver um acordo entre as empresas de recolha, será mais fácil garantir a manutenção de operadores qualificados em oposição às máfias que aí andam.

quanto à venda de oau para espanha, pela biological, este é um mercado europeu e não vejo razão para se condenar quem exporte, é uma matéria-prima como qualquer outra!

já agora, alguém sabe onde posso arranjar uma listagem de empresas que façam recolha de oau? eu já encontrei uma mas acabei por não a guardar. outra coisa, quem sabe como está a questão da simplificação das guias de transporte para as empresas de recolha?

da minha parte, um enorme abraço a todos e até breve!

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

simplificação das guias de transporte? conta lá o que sabes..
3º sócio novaenergia


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

as autoridades estão a por cobro à bagunça...
começou na madeira um concurso publico para a concessão da recolha do ovu, parece que a seguir está a junta metropolitana do porto...
e outros se seguirão....
ora, a auto produção de biodiesel é bem vinda... e todos devemos reivindicar oleo para as nossas pequenas produções....,mas tambem temos de cumprir a legislação ambiental, o que não acontece neste momento!
nós pequenos produtores somos na maior parte dos casos os primeiros prevaricadores...
ao inr , e outros organismos, mais nada lhes restava que agir em conformidade.
alimentamos toda uma economia paralela .... em troca de nada!

está na hora de discutirmos a nossa intervenção no sistema de reciclagem dos ovu, de reivindicarmos o nosso espaço, de trabalharmos com os olhos no futuro de forma construtiva e consciente!


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

realmente as coisas estão a mudar no caso do oau.
neste momento ainda existe o sgoau, que é voluntário, mas estará a ser preparada legislação (dizem-me...) que irá fazer com que o registo seja obrigatório. será talvez integrado num sistema tipo sirer (ver página da apamb). ao que parece também se pretende desmaterializar as guias ambientais, que irão passar a declarações electrónicas.
atrás destas novidades deverá vir também um maior controlo e fiscalização dos recolhedores, penso eu de que.
só espero é que não retirem espaço aos pequenos recolhedores/valorizadores (leia-se produtores bd). se não, como iremos produzir bd, se não nos deixam recolher o óleo usado?
e não sabemos se qualquer dia não irão tentar impôr uma taxa aos produtores importadores de óleos vegetais alimentares (paga pelo consumidor final...), para financiar a recolha, tipo uma ecotaxa, como é o caso das embalagems (pontoverde), pilhas, pneus, etc.
quanto ao cumprimento da legislação, é claro que haverá prevaricadores, mas não teremos todos que pagar por esses. haja fiscalização.
cumprimentos
Associado nº 41

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

a sociedade gestora dos óleos aliemtares deve estar completamente criada até final do ano.. e aí vamos ver como é que os recolhedores piratas se vão desenrascar.

nessa altura as empresas de recolha vão também ser reguladas, e todo o mercado vai começar a entrar nos eixos.. e essas artimanhas das câmaras e juntas metropolitanas vão acabar.. a competência deles acaba nos contentores dos indiferenciados, não podem mandar na recolha dos restaurantes..

pmatos, o sirer nada tem a ver com as guias de acompanhamento, tem é a ver com os mapas de resíduos, que antes eram enviados em papel, e agora são enviados electrónicamente..
3º sócio novaenergia


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

caro escalavardo,

agradeço o esclarecimento, mas sei o que é o sirer. a minha ideia era usar o sirer como exemplo. o que eu calculo é que terão que usar um sistema electrónico para fazer a substituição do sgoau. quanto ás guias, aguardo novidades legislativas, e práticas de implementação, como todos.
cumprimentos.
Associado nº 41

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

pois, depois de reler o teu post percebi que o que querias dizer era isso, sorry

quanto às guias, não me parece que vão ser substituidas tão cedo, são um papelinho com uma margem de lucro muito grande para o estado..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

pois as guias vendem-se melhor que pãezinhos quentes. são vendidas milhares de guias diariamente. isso já levou ao aparecimento de um mercado paralelo. conheço empresas que as vendem com ca. 70% de lucro.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

no norte actualmente não é facil conseguir a quantidade de guias que se pretende. a escasses é notória.
piorou tudo quando a casa da moeda fechou os balcões nas lojas de cidadão sem préaviso no inicio do ano.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por jmal »

só mesmo por cá, quer dizer que daqui a pouco, se é que não existe já, um mercado negro dessas guias, já agora podem-me explicar que guias são essas e pra que servem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

são as famosas guias ambientais modelo a. tudo que é residuo tem de ir acompanhado de uma guia dessas.


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

no seguimento deste ´topico,fui visitar a incm, e informaram-me que as guias custam 0,41, e já estão disponiveis no site da incm, na secção formulários electrónicos. ou seja, realmente já estão desmaterializadas. podemos comprar, preenchemos os campos, pagamos por mbnet ou visa, e a guia já preenchida é enviada por e-mail(será um pdf, digo eu)! em alternativa, encomendamos as guias em papel, na loja virtual, e elas são expedidas para a nossa morada via ctt.
no caso das guias desmaterializadas, vejam só o lucro, lol, nem teem custos de impressão, é tudo pro cofre.
homens do norte, e dos algarves já têem alternativa.
cumprimentos.
Associado nº 41

Responder

Voltar para “BioDiesel”