Lavagem SEM ÁGUA

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

led
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: terça dez 19, 2006 5:40 pm
Localização: Almada

Mensagem por led »

ola, barbas.

já agora parabens pelo forum.

o que usas-te para o silicato de magnésio foi mesmo pó de talco para os rabinhos de bebe ? ou arranjas-te algum sitio com isso mais puro ?

mandei vir uns filtros de 1 micron de um laboratório já com a ideia de usar este metodo, chegas-te a usar o bd que produziste com este metodo ou foi só experiencia ?


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

foi dos rabinhos para bébé e do mais barato para não ter perfume nem amaciadores, nem coisa nenhuma.

talvez o melhor seja memso ir a uma farmácia...

cheguei a filtar 2 ou 3 litros que acabaram por ir parar ao meu deposito...

barbas


led
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: terça dez 19, 2006 5:40 pm
Localização: Almada

Mensagem por led »

quando chegarem os filtros vou experimentar...

Avatar do Utilizador

toakiuai
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça dez 12, 2006 3:48 am
Localização: Rondonia/Brazil

nem rabinhos, nem silicato, nem nada... é areia pura mesmo

Mensagem por toakiuai »

barbas Escreveu:foi dos rabinhos para bébé e do mais barato para não ter perfume nem amaciadores, nem coisa nenhuma.

talvez o melhor seja memso ir a uma farmácia...

cheguei a filtar 2 ou 3 litros que acabaram por ir parar ao meu deposito...

barbas
*********
luimio escreveu:
orbis escreveu:
também se utiliza serradura.

e por vezes areia também. mas não tem resultados muito bons.
principalmente a areia nas estradas
******************

oh pessoal e barbas, vocês estão de parabens, cientistas naturais, parabens, vocês são minha referencia no brasil.

deixa eu iluminar as ideias de vocês. a lavagem com areia e serradura é excelente, ótima, muito bom, mas você tem que usar a areia certa, ou seja, use areia lavada, aquela que as industrias retiram do fundo dos rios para construção. qualquer outro tipo de areia não da certo por causa das impurezas. eu medi o ph do biodiesel antes e depois da filtragem, impressionante, fabuloso, incrivel, meu filtro, usei um filtro de cafe de papel e coloquei uma camada de areia e depois serradura. sequei de depois filtrei, bio antes ph 10, depois da secagem ph 9, depois de filtrado ph 6,5. impressionante barbas. obrigado pela dica..... vocês são otimos!
Chega de dar dinheiro ao governo e as Petroleiras. Agora é a nossa vez, nós também merecemos! - ehehehhe - Brazil OOOOLÉEEE!


Pocas
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jan 03, 2007 8:29 pm

Mensagem por Pocas »

viva pessoal...

isto da lavagem sem água era uma boa... a lavagem (com água) é a parte do processo mais "secante" e a que me corre sempre pior...

a minha questão é a seguinte....

como é que filtrando o bio com areia (do rio) remove o metanol e a soda?? a areia é inerte (não reage quimicamente com praticamente nada... isto de for areia do rio) como é que faz baixar o ph dessa forma??

eu uso areia do rio em aquariofilia... serve apenas como filtro fisico (mecânico) e biológico (as bactérias desenvolvem-se na areia) e nunca como filtro quimico (como o carvão activado ou resinas).

parece-me um bom filtro mecânico pois se a areia for fina as particulas ficam capturadas na areia...

gostava que me explicassem qual é a ideia da filtragem com areia do ponto de vista quimico!?

já agora... se usarem areia usem mesmo só areia do rio (que tem de ser lavada obrigatóriamente antes de usar pela primeira vez). qualquer outro tipo de areia pode ser quimicamente instável. areia da praia tem sal disolvido... areia da construção civil (daquela vermelha ou branca) tem compostos calcários... só mesmo do rio é que deve ser usada...

alguem que já tenha feito o teste?

amigo toakiuai, podes explicar melhor o teu método da areia??

abraços...


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

pocas

o filtro não é quimico, é mecanico como dizes...

mais se adicionares silicato a coisa fica perfeita, pois o silicato liga-se à soda/sabão/ffa e "encalha" num filtro mecanico.

barbas

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

sabao

Mensagem por conde_de_valongo »

mas quanto ao sabao que oleo pode ainda ter um pouco nada afeta o motor porque na maioria dos lubrificantes que ha agora pra os motores disel e gasolina contem 3 a 5 % de sabao para limpesa dos pistoes possso falar sobre o galp 15w40 que he o que uso muito na minha ofecina de mecanica tambem o formula um esse ainta tem mais o bd ao entrar com esse pouco sabao so vai retirar imporesas da cabeca dos pistoes valvulas e por ai mais alguns componentes .......tenho razao ou nao ????????
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: sabao

Mensagem por Fry »

conde_de_valongo Escreveu:mas quanto ao sabao que oleo pode ainda ter um pouco nada afeta o motor porque na maioria dos lubrificantes que ha agora pra os motores disel e gasolina contem 3 a 5 % de sabao para limpesa dos pistoes possso falar sobre o galp 15w40 que he o que uso muito na minha ofecina de mecanica tambem o formula um esse ainta tem mais o bd ao entrar com esse pouco sabao so vai retirar imporesas da cabeca dos pistoes valvulas e por ai mais alguns componentes .......tenho razao ou nao ????????
não têns razão.... o sabão vai mesmo fazer estrago.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

duvida

Mensagem por conde_de_valongo »

ola pessoal estou a faser lavagem a seco com sulicato de sodio 200 gr em 10 litros ao fim meto 5% de agua destilada ou agua normal serve ???? ja agora no ovu depois de pronto meto 2% de gasolina pra dar mais chispa ????
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

epa..... nem perdes tempo a ler os nossos protocolos. vai lá ler bem sobre os 5% de água que adicionamos á reacção. o oleo depois de filtrado tem de estar translucido e transparente, senão a água vai partir o motor.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

agua

Mensagem por conde_de_valongo »

eu misturo a agua pra quebrar a reaçao do metoxido mas depois deixo assentar tudo depois o oleo que sai ja sai linpo e transparente
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina


Salvador Nunes da Silva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 05, 2007 11:48 am
Localização: Sintra

Experiençia em biodiesel

Mensagem por Salvador Nunes da Silva »

por ter duas viaturas a diesel, e ler algures num blog sobre como fazer a manipulação do bio, resolvi de emediato iniciar as experiencias, criei o tanque de mistura, onde por duas vezes fiz supostamente biod.para teste 1º 40 lt, ólio novo, depois 180 de ólio usado.segundo, as instruções, elevar a temperatura de 45º o ólio vegetal,e nunca ultrapassar os 50º, razão," o metanol evapora a essa temperatura";adicionar ao ólio pré aquecido ha mistura préviamente feita de metanol, com soda cáustica,2,5gr por lt e1 dl de metanol por lt.misturei durante 1h e deixei repousar ,(min8h) por 15h tirei o bio deixando os resto da mistura(10%)no fundo(glicerina) e astesteio os depósitos vasios v´´arias vezes até esgotar o produto.nota de manhã leva 10 segundos a pegar,e 30seg. a estabilizar. que posso melhorar ao nivel quimico ou outro. obrigado.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

está aí uma grande xaxada vai lá ler bem as receitas. têns de fazer titulação nos oleo usados. 2.5 de soda por litro não tiras a glicerina. estás a fazer bd sem qualidade alguma.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Salvador Nunes da Silva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 05, 2007 11:48 am
Localização: Sintra

Mensagem por Salvador Nunes da Silva »

muito bem, e como resolvo este problema sem fazer erro de novo.


Salvador Nunes da Silva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 05, 2007 11:48 am
Localização: Sintra

Pergunta

Mensagem por Salvador Nunes da Silva »

foi defacto uma tentação na qual tive a opotunidade de fazer de imediato.segui as instruçoes dadas relativas ao processo, no entanto tambem verifiquei a pouca glicerina referida dos tais 10º de sobra, mas atribuî ofacto ao processo ser efectuado, por centrifugação(infelismente a baixa rotação por avaria do motor)e não por bomba eléctrica(ainda).no entanto agradecia a vossa ajuda para esta experiencia sair o mais prefeita possivel sem causar grandes danosaos carritos. obrigado


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

já sabes fazer a titulação?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Salvador Nunes da Silva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 05, 2007 11:48 am
Localização: Sintra

Mensagem por Salvador Nunes da Silva »

dsculpa o atraso, eu apenas fiz aquilo que li 2,5gr de soda caustica e 1 dl de metanol por lt de ólio, e que depois da mistura edra deixare repousar e atestar, so sei isto.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

sugiro que leias o que existe no forum antes de te aventurares a fazer bd. tens muita informação no forum.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Salvador Nunes da Silva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 05, 2007 11:48 am
Localização: Sintra

Mensagem por Salvador Nunes da Silva »

obrigado, vou verificar c/ atenção antes de partir os carros.


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

esse não é o "nosso" protocolo

e por "nosso" entanda-se aquele que recomendamos ou que mais utilizamos aqui

barbas

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”