FORD PROBE'94
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Re: FORD PROBE'94
vivam ...
quanto á caixa de direcção..o melhor será tomando a actual como comparação procurares numa sucata por uma que a nivel de suportes se assemelhe á que tens..isto irá evitar algum trabalho adicional a nivel de fixação..claro que algum trabalho a nivel de torneiro-mecanico/soldadura/etc irá haver..pelo menos para as ligações dos braços de direcção e para o cardan de ligação á coluna de direcção..
ainda quanto á questão da direcção convém recordares que sobre o eixo anterior irás com a transformação que estás a fazer reduzir significativamente o peso que sobre ele recai..
quanto á questão dos travões e mantendo a servo-assistência..se tiveres possibilidades de colocar uma correia de transmissão para o seu accionamento há uma solução bastante economica e com muitas vantagens para a segurança..procura uma bomba de vacúo accionada através de uma polie de aplicação em veiculos diesel..uma que é bastante boa e de facil aplicação é a que equipava os peugeot 504 (não tenho nenhuma)..
abraços
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quanto á caixa de direcção..o melhor será tomando a actual como comparação procurares numa sucata por uma que a nivel de suportes se assemelhe á que tens..isto irá evitar algum trabalho adicional a nivel de fixação..claro que algum trabalho a nivel de torneiro-mecanico/soldadura/etc irá haver..pelo menos para as ligações dos braços de direcção e para o cardan de ligação á coluna de direcção..
ainda quanto á questão da direcção convém recordares que sobre o eixo anterior irás com a transformação que estás a fazer reduzir significativamente o peso que sobre ele recai..
quanto á questão dos travões e mantendo a servo-assistência..se tiveres possibilidades de colocar uma correia de transmissão para o seu accionamento há uma solução bastante economica e com muitas vantagens para a segurança..procura uma bomba de vacúo accionada através de uma polie de aplicação em veiculos diesel..uma que é bastante boa e de facil aplicação é a que equipava os peugeot 504 (não tenho nenhuma)..
abraços
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
olá,
por acaso, até tenho um eixo livre do motor (dual shaft) mas essa solução só vai produzir vacuo quando o motor esta a girar, correcto ?
numa situação de para-arranca não vamos ficar sem "assistencia" a travagem ao fim da primeira ou segunda travagem, sem praticamente nenhum movimento do motor ?
quando se desliga o motor de combustão normalmente isso aconteçe, mas deixa de haver qualquer movimento, aqui será que um pequeno movimento é suficiente para repor o vacuo ?
cumps
por acaso, até tenho um eixo livre do motor (dual shaft) mas essa solução só vai produzir vacuo quando o motor esta a girar, correcto ?
numa situação de para-arranca não vamos ficar sem "assistencia" a travagem ao fim da primeira ou segunda travagem, sem praticamente nenhum movimento do motor ?
quando se desliga o motor de combustão normalmente isso aconteçe, mas deixa de haver qualquer movimento, aqui será que um pequeno movimento é suficiente para repor o vacuo ?
cumps
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Re: FORD PROBE'94
existem bombas de vácuo eléctricas próprias para conversões deste género, sei que no caso do fiat 126 do tozerrvm não foi necessário porque o carro não utiliza sistema de vácuo, mas já vi bombas à venda para esse tipo de aplicação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: FORD PROBE'94
haver há, o pior é o preço. o intuito era mesmo contornar essa despesa com algo que seja prático, economico e seguro (se é que existe).
Há + de 40000 km's a virar frangos 

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Re: FORD PROBE'94
aposto tambem nas bombas de vacuo electricas e nao mexer no desenho original da direcçao.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: FORD PROBE'94
vivam ...
de qualquer forma alterações a nivel de travões..suspensões..direcção..etc..são operações frequentissimas que dependem apenas da necessidade de adaptação a novas circunstancias..
abraços
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essa seria a condição ideal bluesky..mas nem corresponde ao solicitado pelo pmcbf_ev nem é muito prática..uma caixa de direcção assistida está concebida para funcionar através de pressão hidraulica sendo o proprio fluido..atf ou similar..e sob pressão a fonte de lubrificação da mesma..bluesky Escreveu:aposto tambem nas bombas de vacuo electricas e nao mexer no desenho original da direcçao.
de qualquer forma alterações a nivel de travões..suspensões..direcção..etc..são operações frequentissimas que dependem apenas da necessidade de adaptação a novas circunstancias..
abraços
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Re: FORD PROBE'94
também existem direcções assistidas eléctricas, que neste caso até seriam preferíveis. já tive um clio 1.9d que ficou sem escovas no motor e so eu sei a força brutal que tinha que se fazer para virar a direcção. ja o clio a gasolina do mesmo modelo a mesma não era electrica.
Há + de 40000 km's a virar frangos 

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
travões
nesta altura não tenho grandes duvidas de que a melhor solução é uma bomba de vacuo.
e dentro das varias opções sem duvida as bombas da mes-dea são as mais indicadas para o "serviço".
pedi cotações ao representante da mes-dea em espanha (não existe em portugal) e já tenho a resposta :
70/6e - 186 eur.
70/6e2 - 247 eur.
mais transporte em ambos os casos.
o site da metricmind (http://www.metricmind.com/pump.htm) explica perfeitamente as diferenças entre os dois modelos.
o grande inconveniente do modelo mais caro é o consumo, <5a contra <2,5a.
em portugal não devo ter problemas de altitude e o tempo para reposição total do vacuo não me pareçe que crie qualquer problema, o 70/6e deve fazer bem o "serviço" !?
nesta altura não tenho grandes duvidas de que a melhor solução é uma bomba de vacuo.
e dentro das varias opções sem duvida as bombas da mes-dea são as mais indicadas para o "serviço".
pedi cotações ao representante da mes-dea em espanha (não existe em portugal) e já tenho a resposta :
70/6e - 186 eur.
70/6e2 - 247 eur.
mais transporte em ambos os casos.
o site da metricmind (http://www.metricmind.com/pump.htm) explica perfeitamente as diferenças entre os dois modelos.
o grande inconveniente do modelo mais caro é o consumo, <5a contra <2,5a.
em portugal não devo ter problemas de altitude e o tempo para reposição total do vacuo não me pareçe que crie qualquer problema, o 70/6e deve fazer bem o "serviço" !?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
direcção
como o carro esta no ar é muito facil girar a direcção sem qualquer esforço, mas mesmo no chão, como não existe peso não requer muito esforço.
vi que muitas transformações utilizam esta solução e não vejo grandes "reclamações", acho que pelo menos nesta primeira fase, não vou modificar nada na direcção, apenas fazer o by-pass via deposito.
um outro detalhe que pareçe ajudar é trocar o oleo para um oleo de direcção manual.
já que estava com as mãos sujas aproveitei para "limpar" uma serie de componentes que não vão fazer falta, para isso foi necessario retirar o parachoques dianteiro. mas valeu a pena, a frente têm agora um aspecto bastante amplo e o que mais me agrada é que começo a entender cada um dos componentes que ainda estão no carro.
é urgente fazer uma limpeza de toda a sujidade acumulada.
na foto esta indicado o loop que fiz no sistema de direcção, é apenas temporario e nem sequer esta apertado devidamente. até porque a ideia é fazer esta ligação através do deposito de oleo do sistema original.como o carro esta no ar é muito facil girar a direcção sem qualquer esforço, mas mesmo no chão, como não existe peso não requer muito esforço.
vi que muitas transformações utilizam esta solução e não vejo grandes "reclamações", acho que pelo menos nesta primeira fase, não vou modificar nada na direcção, apenas fazer o by-pass via deposito.
um outro detalhe que pareçe ajudar é trocar o oleo para um oleo de direcção manual.
já que estava com as mãos sujas aproveitei para "limpar" uma serie de componentes que não vão fazer falta, para isso foi necessario retirar o parachoques dianteiro. mas valeu a pena, a frente têm agora um aspecto bastante amplo e o que mais me agrada é que começo a entender cada um dos componentes que ainda estão no carro.
é urgente fazer uma limpeza de toda a sujidade acumulada.
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Re: FORD PROBE'94
vais num bom caminho, com um grande trabalho já desenvolvido e outro tanto pela frente
força com esses ampéres!
força com esses ampéres!
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Re: FORD PROBE'94
pensei que irias precisar de colocar um pressostato para vácuo, para ligar e desligar a bomba, mas afinal já vem integrado nela! muito fixe! acho que deves apostar na 70/6e. menor preço e menor consumo. quanto ao caudal, apesar de não ser necessário, acho que deves colocar um reservatório de 2 litros porque assim ficas com uma reserva e dás mais tempo à bomba para recuperar. como a depressão é relativamente baixa (600 a 650mbar) não deve ser difícil encontrares um recipiente que sirva para o efeito. já vi deles feitos em tubo de pvc com os topos fechados. em evcapri.com o fulano usa um "drink container", uma espécie de "thermos" para bebidas. quanto à questão da diminuição do nível máximo de vácuo com a altitude, penso que não deverá ser um problema visto que um veículo eléctrico, por norma, não se afasta muitos kms do local de residência do proprietário. a menos que vivas num local elevado, não penso que se justifique a compra da bomba 70/6e2. se ainda assim fores dar um passeio à serra da estrela não há problema: a bomba não vai parar (mas também não vai queimar por causa disso) e tens que travar com mais força que o habitual (mas também não deves ficar com dor de pernas).
continua com o bom trabalho!!!
continua com o bom trabalho!!!
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
boas,
finalmente chegou o adaptador ! está perfeito.
podemos finalmente entrar numa segunda fase do projecto.
finalmente chegou o adaptador ! está perfeito.
podemos finalmente entrar numa segunda fase do projecto.
- Anexos
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
não resesti a fazer uns pequenos ensaios de montagem.
do lado da transmissão :
do lado da transmissão :
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
agora do lado do motor :
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
olá,
pensando na montagem final deste conjunto alguém me sabe dizer se vale a pena colocar alguma lubrificação nas peças ?
nos eixos não me pareçe fazer sentido, pois o objectivo é mesmo não se mexerem, ou melhor, girarem como um todo.
pensando na montagem final deste conjunto alguém me sabe dizer se vale a pena colocar alguma lubrificação nas peças ?
nos eixos não me pareçe fazer sentido, pois o objectivo é mesmo não se mexerem, ou melhor, girarem como um todo.
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Re: FORD PROBE'94
vivam ...
a presença de lubrificante só é desaconselhavel onde o atrito seja necessario..tomando esta certeza como certa.......
abraços
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a presença de lubrificante só é desaconselhavel onde o atrito seja necessario..tomando esta certeza como certa.......
abraços
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Re: FORD PROBE'94
parabéns , já tens ai muito trabalho em mãos , apesar de andar desaparecido aqui do fórum, ainda estou vivo
grande carro e grande motor , acho que o resultado final vai ser excelente, continua
qualquer coisa podes contar aqui com a minha pessoa para ajudar.
agora uma coisa importante acerca das baterias as thundesky tem baterias de 100 ah exactamente do mesmo tamanho e peso das de 90ah, penso que será melhor , e ainda tens a opção pela sky energy, que tem baterias "quase" idênticas à thundersky tem um modelo de 100ah que são pouco mais pequenas e leves, de notar que estas supostamente fazem 4c em continuo e 12c de pico.
de um modo geral não recomendo usar as baterias a mais de 2c em continuo, preferível seria mesmo tentar que em continuo não fosse mais de 1c.
para qualquer uma destas baterias é possivel com alguma ginástica arranjar preços de $1,10 usd por ah
cumprimentos
grande carro e grande motor , acho que o resultado final vai ser excelente, continua
qualquer coisa podes contar aqui com a minha pessoa para ajudar.
agora uma coisa importante acerca das baterias as thundesky tem baterias de 100 ah exactamente do mesmo tamanho e peso das de 90ah, penso que será melhor , e ainda tens a opção pela sky energy, que tem baterias "quase" idênticas à thundersky tem um modelo de 100ah que são pouco mais pequenas e leves, de notar que estas supostamente fazem 4c em continuo e 12c de pico.
de um modo geral não recomendo usar as baterias a mais de 2c em continuo, preferível seria mesmo tentar que em continuo não fosse mais de 1c.
para qualquer uma destas baterias é possivel com alguma ginástica arranjar preços de $1,10 usd por ah
cumprimentos
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
motor acopolado
sem qualquer problema o motor foi ligado a transmissão, as peças são perfeitas.
os progressos não são rapidos pois tento limpar todas as peças que recoloco no carro.
em principio ainda esta semana temos uma primeira tentativa de colocar o motor no carro.
sem qualquer problema o motor foi ligado a transmissão, as peças são perfeitas.
os progressos não são rapidos pois tento limpar todas as peças que recoloco no carro.
em principio ainda esta semana temos uma primeira tentativa de colocar o motor no carro.
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Re: FORD PROBE'94
uma divagaçao, por momentos estava a pensar meter uma warp num mini... esta porreiro pmcbf, mas essa cena é uma ligaçao directa ... interrogo-me o que aconteçeria se usassemos uma caixa automatica de uma toyota hilux srv 4x4 3.0 litros ...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: FORD PROBE'94
vivam ...
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teriamos de respeitar a presença do conversor de torque..bluesky Escreveu:uma divagaçao, por momentos estava a pensar meter uma warp num mini... esta porreiro pmcbf, mas essa cena é uma ligaçao directa ... interrogo-me o que aconteçeria se usassemos uma caixa automatica de uma toyota hilux srv 4x4 3.0 litros ...
abraços
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