FORD PROBE'94

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por visitante »

vivam ...

quanto á caixa de direcção..o melhor será tomando a actual como comparação procurares numa sucata por uma que a nivel de suportes se assemelhe á que tens..isto irá evitar algum trabalho adicional a nivel de fixação..claro que algum trabalho a nivel de torneiro-mecanico/soldadura/etc irá haver..pelo menos para as ligações dos braços de direcção e para o cardan de ligação á coluna de direcção..

ainda quanto á questão da direcção convém recordares que sobre o eixo anterior irás com a transformação que estás a fazer reduzir significativamente o peso que sobre ele recai..

quanto á questão dos travões e mantendo a servo-assistência..se tiveres possibilidades de colocar uma correia de transmissão para o seu accionamento há uma solução bastante economica e com muitas vantagens para a segurança..procura uma bomba de vacúo accionada através de uma polie de aplicação em veiculos diesel..uma que é bastante boa e de facil aplicação é a que equipava os peugeot 504 (não tenho nenhuma)..

abraços
[***************]

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Mensagem por PMCBF_EV »

olá,
por acaso, até tenho um eixo livre do motor (dual shaft) mas essa solução só vai produzir vacuo quando o motor esta a girar, correcto ?
numa situação de para-arranca não vamos ficar sem "assistencia" a travagem ao fim da primeira ou segunda travagem, sem praticamente nenhum movimento do motor ?
quando se desliga o motor de combustão normalmente isso aconteçe, mas deixa de haver qualquer movimento, aqui será que um pequeno movimento é suficiente para repor o vacuo ?

cumps

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

existem bombas de vácuo eléctricas próprias para conversões deste género, sei que no caso do fiat 126 do tozerrvm não foi necessário porque o carro não utiliza sistema de vácuo, mas já vi bombas à venda para esse tipo de aplicação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

haver há, o pior é o preço. o intuito era mesmo contornar essa despesa com algo que seja prático, economico e seguro (se é que existe).
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

aposto tambem nas bombas de vacuo electricas e nao mexer no desenho original da direcçao.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
bluesky Escreveu:aposto tambem nas bombas de vacuo electricas e nao mexer no desenho original da direcçao.
essa seria a condição ideal bluesky..mas nem corresponde ao solicitado pelo pmcbf_ev nem é muito prática..uma caixa de direcção assistida está concebida para funcionar através de pressão hidraulica sendo o proprio fluido..atf ou similar..e sob pressão a fonte de lubrificação da mesma..

de qualquer forma alterações a nivel de travões..suspensões..direcção..etc..são operações frequentissimas que dependem apenas da necessidade de adaptação a novas circunstancias..

abraços
[***************]

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

também existem direcções assistidas eléctricas, que neste caso até seriam preferíveis. já tive um clio 1.9d que ficou sem escovas no motor e so eu sei a força brutal que tinha que se fazer para virar a direcção. ja o clio a gasolina do mesmo modelo a mesma não era electrica.
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

travões
nesta altura não tenho grandes duvidas de que a melhor solução é uma bomba de vacuo.
e dentro das varias opções sem duvida as bombas da mes-dea são as mais indicadas para o "serviço".

pedi cotações ao representante da mes-dea em espanha (não existe em portugal) e já tenho a resposta :
70/6e - 186 eur.
70/6e2 - 247 eur.
mais transporte em ambos os casos.
o site da metricmind (http://www.metricmind.com/pump.htm) explica perfeitamente as diferenças entre os dois modelos.
o grande inconveniente do modelo mais caro é o consumo, <5a contra <2,5a.
em portugal não devo ter problemas de altitude e o tempo para reposição total do vacuo não me pareçe que crie qualquer problema, o 70/6e deve fazer bem o "serviço" !?

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

direcção
Frente 200509 ind.JPG
Frente 200509 ind.JPG (70.58 KiB) Visto 6262 vezes
na foto esta indicado o loop que fiz no sistema de direcção, é apenas temporario e nem sequer esta apertado devidamente. até porque a ideia é fazer esta ligação através do deposito de oleo do sistema original.
como o carro esta no ar é muito facil girar a direcção sem qualquer esforço, mas mesmo no chão, como não existe peso não requer muito esforço.

vi que muitas transformações utilizam esta solução e não vejo grandes "reclamações", acho que pelo menos nesta primeira fase, não vou modificar nada na direcção, apenas fazer o by-pass via deposito.

um outro detalhe que pareçe ajudar é trocar o oleo para um oleo de direcção manual.

já que estava com as mãos sujas aproveitei para "limpar" uma serie de componentes que não vão fazer falta, para isso foi necessario retirar o parachoques dianteiro. mas valeu a pena, a frente têm agora um aspecto bastante amplo e o que mais me agrada é que começo a entender cada um dos componentes que ainda estão no carro.

é urgente fazer uma limpeza de toda a sujidade acumulada.
Já fazia algum tempo que não tinhamos uma foto de corpo completo.
Já fazia algum tempo que não tinhamos uma foto de corpo completo.
Lateral1 200509.jpg (75.38 KiB) Visto 6262 vezes

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

vais num bom caminho, com um grande trabalho já desenvolvido e outro tanto pela frente

força com esses ampéres!

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am

Mensagem por palhim »

pensei que irias precisar de colocar um pressostato para vácuo, para ligar e desligar a bomba, mas afinal já vem integrado nela! muito fixe! acho que deves apostar na 70/6e. menor preço e menor consumo. quanto ao caudal, apesar de não ser necessário, acho que deves colocar um reservatório de 2 litros porque assim ficas com uma reserva e dás mais tempo à bomba para recuperar. como a depressão é relativamente baixa (600 a 650mbar) não deve ser difícil encontrares um recipiente que sirva para o efeito. já vi deles feitos em tubo de pvc com os topos fechados. em evcapri.com o fulano usa um "drink container", uma espécie de "thermos" para bebidas. quanto à questão da diminuição do nível máximo de vácuo com a altitude, penso que não deverá ser um problema visto que um veículo eléctrico, por norma, não se afasta muitos kms do local de residência do proprietário. a menos que vivas num local elevado, não penso que se justifique a compra da bomba 70/6e2. se ainda assim fores dar um passeio à serra da estrela não há problema: a bomba não vai parar (mas também não vai queimar por causa disso) e tens que travar com mais força que o habitual (mas também não deves ficar com dor de pernas).

continua com o bom trabalho!!!
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

boas,
finalmente chegou o adaptador ! está perfeito.
podemos finalmente entrar numa segunda fase do projecto.
Anexos
DSC00224.jpg
DSC00224.jpg (30.64 KiB) Visto 6124 vezes
DSC00225.jpg
DSC00225.jpg (46.29 KiB) Visto 6124 vezes

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

não resesti a fazer uns pequenos ensaios de montagem.
do lado da transmissão :
Anexos
DSC00230.jpg
DSC00230.jpg (48.88 KiB) Visto 6123 vezes
DSC00229.jpg
DSC00229.jpg (43.24 KiB) Visto 6123 vezes
DSC00228.jpg
DSC00228.jpg (57.26 KiB) Visto 6123 vezes

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

agora do lado do motor :
Anexos
DSC00233.jpg
DSC00233.jpg (59.53 KiB) Visto 6121 vezes
DSC00235.jpg
DSC00235.jpg (53.59 KiB) Visto 6121 vezes

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

olá,
pensando na montagem final deste conjunto alguém me sabe dizer se vale a pena colocar alguma lubrificação nas peças ?
nos eixos não me pareçe fazer sentido, pois o objectivo é mesmo não se mexerem, ou melhor, girarem como um todo.

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

a presença de lubrificante só é desaconselhavel onde o atrito seja necessario..tomando esta certeza como certa.......

abraços
[***************]

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

parabéns , já tens ai muito trabalho em mãos , apesar de andar desaparecido aqui do fórum, ainda estou vivo
grande carro e grande motor , acho que o resultado final vai ser excelente, continua

qualquer coisa podes contar aqui com a minha pessoa para ajudar.

agora uma coisa importante acerca das baterias as thundesky tem baterias de 100 ah exactamente do mesmo tamanho e peso das de 90ah, penso que será melhor , e ainda tens a opção pela sky energy, que tem baterias "quase" idênticas à thundersky tem um modelo de 100ah que são pouco mais pequenas e leves, de notar que estas supostamente fazem 4c em continuo e 12c de pico.

de um modo geral não recomendo usar as baterias a mais de 2c em continuo, preferível seria mesmo tentar que em continuo não fosse mais de 1c.

para qualquer uma destas baterias é possivel com alguma ginástica arranjar preços de $1,10 usd por ah

cumprimentos

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

motor acopolado
sem qualquer problema o motor foi ligado a transmissão, as peças são perfeitas.
os progressos não são rapidos pois tento limpar todas as peças que recoloco no carro.
em principio ainda esta semana temos uma primeira tentativa de colocar o motor no carro.
DSC00241.jpg
DSC00241.jpg (36.68 KiB) Visto 6053 vezes

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

uma divagaçao, por momentos estava a pensar meter uma warp num mini... esta porreiro pmcbf, mas essa cena é uma ligaçao directa ... interrogo-me o que aconteçeria se usassemos uma caixa automatica de uma toyota hilux srv 4x4 3.0 litros ...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
bluesky Escreveu:uma divagaçao, por momentos estava a pensar meter uma warp num mini... esta porreiro pmcbf, mas essa cena é uma ligaçao directa ... interrogo-me o que aconteçeria se usassemos uma caixa automatica de uma toyota hilux srv 4x4 3.0 litros ...
teriamos de respeitar a presença do conversor de torque..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”