Re: Bicicletas Eléctricas
Enviado: sábado dez 27, 2008 12:01 am
realmente, este projecto está muito bem conseguido. não me importava de ter uma assim.
jmal não me arranjas uma?
jmal não me arranjas uma?
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qual delas queres ?mcmarcio Escreveu:realmente, este projecto está muito bem conseguido. não me importava de ter uma assim.
jmal não me arranjas uma?
e onde ias buscar a energia?siriustc Escreveu:ficaria muito pesada se colocasse um alternador pra carregar a bateria??
nem mais, a não ser que queiras utilizar a tua energia para carregar as baterias, mas ai o sistema fica sem uso..rocker_pt Escreveu:e onde ias buscar a energia?siriustc Escreveu:ficaria muito pesada se colocasse um alternador pra carregar a bateria??
se fosses colocar um alternador ou dínamo, este iria causar mais oposição ao rolamento, e consequentemente mais gastos de energia. como esse dínamo/alternador tem perdas, o saldo será negativo, ou seja não serve para o pretendido gastas mais energia em rolamento do que ganhas em electricidade gerada. atenção ao princípio da conservação da energia. (isto partindo do princípio que não existe fonte de energia exterior ao sistema)
o pack tem 23.1 v nominais e 6.9 ah de capacidade, tem 21 células de 3.3 v 2.3 ah, organizados em 7 em série e 3 paralelos, se precisares também forneço.giles Escreveu:jmal, já vi que tens baterias a123. quantos elementos, qual a capacidade de cada uma e do conjunto ?
desculpa lá todas as perguntas, mas pelo que já pude apreciar, a maior parte do bolo vai para as bat€rias, por isso gostaria de me informar para não estar a fazer asn€ira .
e porque não ?! é tudo uma questão de valores e da minha dsponibilidade.o pack tem 23.1 v nominais e 6.9 ah de capacidade, tem 21 células de 3.3 v 2.3 ah, organizados em 7 em série e 3 paralelos, se precisares também forneço.
sim, as baterias dão sempre mais em instantâneo, para teres uma ideia este pack consegue na boa debitar 5000 watts sem problemas, claro que ai a descarga dura alguns minutos, mas na bicicleta debita sem qualquer problemas os 400w e não é nada demais para elas, para quem as conhece bem sabe que este tipo de descarga são apenas cocegas para elas. um dos pontos fortes delas é mesmo esse, capacidade de descarga.giles Escreveu:e porque não ?! é tudo uma questão de valores e da minha dsponibilidade.o pack tem 23.1 v nominais e 6.9 ah de capacidade, tem 21 células de 3.3 v 2.3 ah, organizados em 7 em série e 3 paralelos, se precisares também forneço.
mas uma dúvida: para teres o motor a debitar 400w sob 24v, terás uma corrente de 17a. com a capacidade que tens no pack de 6.9a, elas não aquecem demasiado ?
por exemplo, numa aplicação que tenho em mente, para um motor de 250w/24v, com uma corrente nominal de 12.7a, sensívelmente 13a. isso daria 8 elementos em série e 6 paralelos, ou seja, 48 elementos. não estou a considerar a corrente de arranque.
no teu caso, 23.1x6.9 dá apenas 160w. estarás a conseguir os 400w através da capacidade de descarga das baterias, é isso ?
upa upa €€€!!... vais mudar de ideias rapidamente...giles Escreveu:isso daria 8 elementos em série e 6 paralelos, ou seja, 48 elementos.
njay Escreveu:upa upa €€€!!... vais mudar de ideias rapidamente...giles Escreveu:isso daria 8 elementos em série e 6 paralelos, ou seja, 48 elementos.
tinhas razão njav, já mudei de ideias.upa upa €€€!!... vais mudar de ideias rapidamente...
depende das subidas, mas subires apenas com motor é melhor pensares numa scooter eléctrica, essas velocidades parecem-me muito optimistas e depende das subidas, de qualquer maneira nunca experimentei a minha sem pedalar, deve subir mas não muito íngremes. estás a falar de que subidas em %.eucurto Escreveu:jmal,
vou-te pedir dois orçamentos baseados no resultado final pretendido e não em números técnicos que não domino. resolvi postar publicamente e não por pm pois eventualmente pode haver mais membros que procuram algo idêntico, mas se preferires por pm, por favor, avisa.
cenário:
km diários: 15 km
peso condutor: 60 kg
peso bike: 12 kg +-
5 km do percurso são subidas.
objectivo 1:
usar só o motor nas subidas com velocidade até 30 kmh
autonomia para 40 km (2 dias).
objectivo 2:
usar o motor nas subidas a auxiliar a pedalada com velocidade até 30 kmh
autonomia para 20 km (1 dia).
a configuração da bike do teu irmão penso que será um pouco a mais para o meu caso mas tens postado que pensas usar motores menos potentes. tens novidades sobre isto?
e motores na roda da frente? tens preços e características? sempre seriam mais fáceis de montar o sistema todo, bom para vender em kit.
o sistema de activar o motor eléctrico é tipo liga/desliga ou é regulável como se fosse um acelerador?
a encomenda pode ser despachada por correio para montar em casa? (sou do porto).
como podes perceber procuro uma solução mais barata pois a distância é curta e é só mesmo para não chegar suado ao trabalho.. a subida principal é mesmo a lá chegar!
a ideia é usar a bike em combinação com o comboio.
abraço,
antonio
pois tb suspeitei que teria de ser sempre auxiliado com os pedais por isso o objectivo 2 é o mais realista.jmal Escreveu:
depende das subidas, mas subires apenas com motor é melhor pensares numa scooter eléctrica, essas velocidades parecem-me muito optimistas e depende das subidas, de qualquer maneira nunca experimentei a minha sem pedalar, deve subir mas não muito íngremes. estás a falar de que subidas em %.
cumps
o kit de conversão da minha custa +- o mesmo, e no entanto não se pode comparar esta bicicleta eléctrica a uma dessas por 600 euros, a minha tem com o conjunto todo 17.5 kg, o kit pesa apenas 4 kg, uma bicicleta eléctrica por 600 euros pesa muito mais e não tem a autonomia que esta tem.pelicano Escreveu:boas pessoal. eu acho que o jmal tem razão. para o pessoal que quiser pedalar pouco talvez o melhor seja mesmo uma scooter. a bicicleta eléctrica é uma bicicleta, temos que pensar assim. a ajuda do motor é sempre bem-vinda, mas é uma ajuda. eu andava muito interessado numa berecco ou equivalente, mas se calhar ainda bem que não a comprei (são um pouco caras para a minha disponibilidade financeira). para as minhas pequenas deslocações citadinas talvez seja até mais adequado a bicicleta eléctrica. fazemos desporto, e ainda temos ajuda para as subidas.
aqui ao lado em espanha conseguem-se kit's de conversão por 600€. acho que isso é ainda caro pois já há bicicletas eléctricas por esse preço. qualquer solução que seja mais barata é bem-vinda: importação, conversão etc.. estou muito interessado numa menina eléctrica dessas .