Taxação de VE's No IRS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Automóvel a electricidade passa a ser dedutível no IRS

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:
marte Escreveu: sim, falando na frieza dos numeros, para quem ganha realmente pouco, não ganha nada com este beneficio fiscal...

mas tb, para quem ganha um salario minimo, leva menos de 400euros no bolso ao fim do mês... mas tb, para quem ganha 5600 euros por ano... tirar 2000 para uma bereco... é basicamente impossivel...

cumps,
marte
era mesmo esse ponto que eu estava a ver, então quem compra uma scooter de 1000 a 2000 euros quer essencialmente gastar menos no transporte e ficar de consciência mais tranquila em relação ao ambiente, portanto para estes não existe beneficio nenhum para quem ganhe cerca de 1500 euros por mês já beneficia de algum, mas este esta-se nas tintas para o ambiente e já quer um carro quanto mais poluidor melhor.
ha excepçoes, caros amigos, ha excepçoes...
e nao receber qualquer retorno no irs, por ter sido um dos primeiros a dar o possivel com uma preocupaçao ambiental, eh extremamente injusto.
eu tenho um veiculo zero emissoes com 3 mil kms e dei por ele quase 9 mil euros do meu bolso. e com isso estou a manter o meu fiesta de 98, quando podia ter um de 2008.
bem sei que continuo a ser um privilegiado. ah minha volta tenho muitos familiares e amigos com pior sorte. mas nao se atirem a quem ganha um pouco mais. atirem-se a quem ganha muito mais e nada faz por o merecer...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

afinal como funciona o benefício fiscal?

uma pessoa que receba todos os anos $$$ do irs recebe ainda o extra dos benefícios fiscais?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

desculpem la todos,

eu que sou um descrente neste governo vi-me aqui positivamente surpreendido com esta louvavel medida. ainda n acredito que estejamos mts de nos a reclamar.

penso mesmo que com esta medida os importadores/distribuidores de scooters electricas veram claramente as suas vendas a crescer... em 2009 claro está.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

de acordo, tvcabro. mas o universo dos veiculos electricos nao se restringe ao das scooters electricas, logo precisamos de medidas mais musculadas e nao frouxas como essa, apesar de louváveis. a razão é simples: com meias-medidas rapidamente estarão a fazer marcha à retaguarda e a dar o dito por não dito. ora o pessoal precisa de mais segurança e estarmos certos que nao nos deixam cair com mais algum capricho politico. desculpa lá tambem...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

rocker_pt Escreveu:pois...não tem direito....
a não ser que já tenha anteriormente comprado em 2009
acho que eles não vão aplicar a lei com retroativos....mas é pena. claro está.
hummm... será que se a lei for aprovada o próximo código do irs (relativo ao ano fisal de 2008) não incluirá já?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rocker_pt Escreveu:"uma bereco passa a custar 30% menos..."
atenção aos cálculos!
só pode entrar para os cálculos em sede de irc até 30% com o limite de xxx (será 770€? não se sabe). isto é diferente dizer que ficará 30% mais barata!

fazendo uns cálculos de merceeiro... para a bereco (2000€)
2000 x 30%=600€ - quer dizer que apenas se poderá meter nas contas 600€

para um agregado que tenha 25% - será devolvido pelo irs devido à scooter: 600 x 25% = 150€
para um agregado que tenha 20% - será devolvido pelo irs devido à scooter: 600 x 20% = 120€
para um agregado que tenha 15% - será devolvido pelo irs devido à scooter: 600 x 15% = 90€
para um agregado que tenha 10% - será devolvido pelo irs devido à scooter: 600 x 10% = 60€
vê-se bem que vocês não são toc, eu também não sou. mas acho que os cálculos são feitos assim.
quem tiver outro valor para a scooter/carro e outra taxa de irs é só ajustar.

lembrem-se que o ganho não será muito maior quem comprar carro ev em relação à scooter ev dado que com a scooter está quase no valor limite 600€ para 770€ (convém verificar se este valor limite se vai manter).
mas o bem pode ser "amortizado" no irs em mais do que 1 ano?
também existe a possibilidade de o bem ser amortizável ao longo dos próximos 5 anos. se isto for verdade, existirá vantagem até à compra no valor de 2560 (770 / 30%) x 5 anos = 12833€.

conclusão: para uma compra superior que 12833€ deixa de haver vantagem fiscal.
note-se que não assumo responsabilidades pelo que estou aqui a escrever pois não é a minha área. è a ideia que eu tenho. isto deve ser confirmado!!!
então os 30% de dedução não são à colecta? não faz sentido que não sejam... penso que irá ser incorporado junto das energias renováveis e aplicar-se-ão o mesmo tipo de cálculos.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

zev Escreveu:"30%" é um número lindo... mas o valor máximo, pela vectrix por exemplo, não chega a ser 10% do total.

..........mas.... 10% é melhor q nada, e "a cavalo dado não se olha o dente"
essa é que é, agora façam lá a coisas de maneira a eu ainda poder deduzir a minha...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rocker_pt Escreveu:tenham calma pois não estão a fazer correctamente as contas.
para quem tem a taxa de irs de 20% a bereco (a de 2000€) fica na prática a custar 1880€
para quem tem a taxa de irs de 15% a bereco (a de 2000€) fica na prática a custar 1910€
para quem tem a taxa de irs de 10% a bereco (a de 2000€) fica na prática a custar 1940€
...
etc.
não é muito, mas ajuda.
nada disso, a dedução não faz sentido que não seja à colecta. custou 2000€, abate 600€ se tiver aonde abater...

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

jmap Escreveu:
para quem tem a taxa de irs de 20% a bereco (a de 2000€) fica na prática a custar 1880€
para quem tem a taxa de irs de 15% a bereco (a de 2000€) fica na prática a custar 1910€
para quem tem a taxa de irs de 10% a bereco (a de 2000€) fica na prática a custar 1940€
...
etc.
não é muito, mas ajuda.
nada disso, a dedução não faz sentido que não seja à colecta. custou 2000€, abate 600€ se tiver aonde abater...
mas caso não tenha "onde" a abater não há a possibilidade de receber?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

rufus Escreveu:
jmap Escreveu:
...
etc.
não é muito, mas ajuda.
mas caso não tenha "onde" a abater não há a possibilidade de receber?
portanto não é nenhum incentivo, é mais uma daquelas tretas escondidas nos impostos que só os que ganham bem podem usufruir, mais uma vez cai por terra a teoria do poluidor pagador, neste caso o único beneficio de quem tem um ve é mesmo aqueles que já sabemos, porque legalmente e perante os impostos são iguais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

marcopns Escreveu:(...)por isto é que eu digo que os beneficios fiscais em irs apenas beneficiam os mais ricos
não concordo! atenuam sim o fardo da classe média que essa sim sustenta quase todos os que nada produzem ou declaram. portanto que não se chame ricos à estrangulada classe média que cada vez é mais pobre! sendo estes os que mais contribuem para a sustentabilidade do país!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:portanto o incentivo aos veículos não poluentes é tudo uma grande treta
não, também não sejamos injustos. é realmente uma medida positiva que poderá incentivar a compra de veículos eléctricos baratos, porque os outros se calhar por regatear um pouco ganha-se mais que isso.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
serges Escreveu:
jmal Escreveu:portanto o incentivo aos veículos não poluentes é tudo uma grande treta

não podemos ser pessimistas... melhor isto que nada... já é um esforço enorme do nosso governo em tempo de crise...

vamos aguardar pelas contas de sumir...

qualquer das formas com este valores já s pode dizer a fabricantes e vendedores estrangeiros de ve's que portugal começa a parecer atractivo para tal!

podia se começar a fazer um forçing em tal, mails a informar tais possibilidades como um futuro negócio em crescimento! com os a ci a subir o preço os ve estão cada vez mais apetecíveis...
só disse que é uma grande treta, porque ao que parece ninguém sabe como fazer as contas e saber realmente quanto vai beneficiar, o correcto e já que fazem tanta propaganda politica para reduzir as emissões e consumo energético era tipo, quem adquirir um veículo eléctrico tem um desconto de 1 %. com isto sim eu ficava satisfeito, mesmo que o valor fosse baixo, agora contas ao irs é só para enganar o ceguinho como é costume, desculpem mas estou farto destes benefícios "escondidos". à dias perguntei ao meu contabilista e ele disse que para o meu irs provavelmente nem 10 euros conseguia abater.
eu não vejo as dificuldades em contas que tanta celeuma estão a levantar... serão muito provavelmente 30% deduzidos à colecta (e até ao máximo estabelecido). se não tens lá nada retido, não recebes porque também é suposto que não tenhas dinheiro para comprar ve's. portanto justo...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

marcopns Escreveu:iva a taxa reduzida de 5% ou mesmo insençao... isto sim...
sâo ferramentas diferentes...
- reduzir o iva beneficiaria o consumidor sem olhar ao perfil deste;
- atribuir beneficios fiscais no irs beneficia o consumidor que paga impostos.

todos sabemos que há muitos que não pagam impostos e levam boas vidas, portanto acho que a via escolhida é a mais justa! que tenham os benefícios aqueles que contribuem!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

marte Escreveu:
jmal Escreveu: então e por exemplo quem ganhe o ordenado mínimo, que quer poupar o ambiente e tal, e quer poupar uma coroas com o transporte, já que ganha pouco.
quem ganha o ordenado minimo, por natureza já não paga imposto irs. ou seja, o restantes contribuintes pagam a sua parte para ter acesso aos mesmos serviços (saude, educação, policia, ...). porque terão de pagar também os 30% da 'bereco'?

cumps,
marte
nem mais!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
marte Escreveu:
jmal Escreveu: então e por exemplo quem ganhe o ordenado mínimo, que quer poupar o ambiente e tal, e quer poupar uma coroas com o transporte, já que ganha pouco.
quem ganha o ordenado minimo, por natureza já não paga imposto irs. ou seja, o restantes contribuintes pagam a sua parte para ter acesso aos mesmos serviços (saude, educação, policia, ...). porque terão de pagar também os 30% da 'bereco'?

cumps,
marte
então dizendo por outras palavras não existe qualquer beneficio para quem ganha pouco e queira comprar um veículo económico e ecológico.
a crueldade é um facto para aqueles que realmente trabalham e recebem pouco, mas que com muito esforço podem conseguir adquirir um ve. mas na realidade a maioria que trabalha e recebe pouco não consegue acomular para comprar um ve. depois há os que trabalham e nada declaram... vamos beneficiar os que têm essa atitude? por fim os que não trabalham... salvo casos especiais impeditivos, se não contribuem para o bem comum porque é que temos de os beneficiar? já basta o rendimento que lhes pagamos para sobreviver/ou indevidamente gozar.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rocker_pt Escreveu:marcopns,
estou de acordo com as tuas contas feitas, e com o raciocínio.
mas aqui o pessoal continua convencido que vão ter 30% da bereco de volta, uns meses depois.
para as minhas contas e de modo aproximado, pois depende da totalidade das despesas dedutíveis é + - assim:
para um agregado que tenha 25% - será devolvido pelo irs devido à scooter: 600 x 25% = 150€ - 7.5% da berreco
para um agregado que tenha 20% - será devolvido pelo irs devido à scooter: 600 x 20% = 120€ - 6% da bereco
para um agregado que tenha 15% - será devolvido pelo irs devido à scooter: 600 x 15% = 90€ - 4.5% da bereco
para um agregado que tenha 10% - será devolvido pelo irs devido à scooter: 600 x 10% = 60€ - 3% da bereco
para um agregado que tenha 0% () - será devolvido pelo irs devido à scooter: 600 x 10% = 0€ - os que não pagam irs, também não recebem.

isto são contas por alto.
bolas, continuas a fazer uma grande confusão! o desconto é à colecta até mais ver!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:
marte Escreveu:

cumps,
marte
então dizendo por outras palavras não existe qualquer beneficio para quem ganha pouco e queira comprar um veículo económico e ecológico.
a crueldade é um facto para aqueles que realmente trabalham e recebem pouco, mas que com muito esforço podem conseguir adquirir um ve. mas na realidade a maioria que trabalha e recebe pouco não consegue acomular para comprar um ve. depois há os que trabalham e nada declaram... vamos beneficiar os que têm essa atitude? por fim os que não trabalham... salvo casos especiais impeditivos, se não contribuem para o bem comum porque é que temos de os beneficiar? já basta o rendimento que lhes pagamos para sobreviver/ou indevidamente gozar.

tens razão nesse aspecto, mas acho que comprar um ve não é apenas uma questão de dinheiro, já porque até são veículos mais caros, também à a questão de quem quer poupar o ambiente e dar o exemplo ao próximo, acho que esta atitude devia de valer alguma coisa para os políticos que dizem que temos de poupar o ambiente e blá blá blá.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

oinq Escreveu:
serges Escreveu:

não podemos ser pessimistas... melhor isto que nada... já é um esforço enorme do nosso governo em tempo de crise...

afinal este post tinha 3 paginas!!! lol

assino abaixo! esforço era os governantes reduzirem os seus ordenados e passarem estes beneficios fiscais para iva reduzido, além de estimularem as vendas, ajudavam o aceesso a todos!!! não só ao que mais auferem!!!
o iva é uma ferramenta para desencentivar o consumo, aqui trata-se do contrário logo é inadequada! ou seja, ao ser o iva quem não paga impostos é que seria realmente beneficiado.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rufus Escreveu:afinal como funciona o benefício fiscal?

uma pessoa que receba todos os anos $$$ do irs recebe ainda o extra dos benefícios fiscais?
recomendo-te que aprendas a preencher o irs. continuas a fazer uma grande confusão... nada tem a ver com se recebes ou pagas. imagina que tinhas 1000 a receber, com a compra da bereco podias receber 1600€, tudo depende do que tinhas descontado e não do que recebias ou não. imagina o contrário, que tinhas a pagar 1000€, podias perfeitamente, com a compra da bereco pagar só 400€... got it? na realidade o que recebes é um acerto sbre o que pagaste durante o ano. o estado não te dá nada, apenas te cobrou demasiado e depois devolve. ok???

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”