Motor de impressora!

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Re: Motor de impressora!

Mensagem por silva_fuinha »

era uma canon, sim senhor, e tb apenas quero começar pelo principio, para começar a entender a coisa, pois sei que apenas vai acender alguns leds.
como adaptaste as pás ao motor? estava a pensar numa turbina de eixo horizontal, que estou a "prototipar" uma turby.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 29, 2009 2:44 am
Contacto:

Mensagem por vergaranunes »

fiz dois tipos de cataventos, um de eixo vertical e outro horizontal. dá uma olhada nos vídeos. na verdade são totalmente leigos, como sempre deixo claro aqui e não tenho a mínima intenção de dizer que foram confeccionados da maneira mais correta ou inteligente, mas serviram ao seu propósito: desestressar.

em http://www.youtube.com/watch?v=cpwnmrjsia4
tenho dois cataventos com hélices feitas em madeira comum, fixadas diretamente no eixo do motor de passo, com essas "supercola". o catavento menor está apenas com dois leds e gira muito rápido. é o que faz um ruído enorme quando o vento está muito forte. o maior está com 132 no vídeo.

em http://www.youtube.com/watch?v=w36g28zzrii
há um outro catavento com eixo vertical, feito com calhas de lâmpada fluorescente, no qual coloquei uma polia maior que gira uma polia menor fixada no eixo do motor de passo. neste motor neste momento estão ligados um painel com 77 leds (o mesmo que está na primeira página deste tópico deste fórum. porém, no vídeo, estão ligados apenas 4 leds (2 brancos e 2 azuis).

se isto ajuda, já fico contente. bom "trabalho".

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

obrigado pela dica.

hoje encontrei uma impressora velha e enorme no lixo, não me contive troce-a para casa e desmontei-a toda, para meu espanto, encontrei lá este motor, liguei-o o mesma placa dos seis leds, e apenas com um pouco de força acendem todos, e o motor faz bastante força para rodar, apenas queria que me tirassem uma duvida, ele tem seis fios, eu apenas liguei aos dois de fora(de um lado e do outro) quais serão os principais para tirar o máximo de rendimento ?
obrigado.
Anexos
Big motor.jpg
Big motor.jpg (23.47 KiB) Visto 5746 vezes

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

neste mesmo tópico, lá na página 1 e 2 das postagens, já foi comentado sobre isso e dado alguns passos a seguir. vale a pena dar uma olhada lá.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

eu já tinha reparado,obrigado, mas tb só tinham cinco fios, este tem seis.
acabei mesmo agora de testar alguns fios nos 200 v~ e houve dois (fios) os mais claros que apenas com os dedos me deram um valor de 15,6 isso é que valor, pois eu de electricidade ñ percebo muito, apenas tenho um pouco de pratica manualmente.

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

quando eu fiz minha experiências aqui, usei todos os fios. aquele catavento (do vídeo que enviei) que acende 132 leds, na verdade os leds estão ligados em diferentes pares de fios, de um motor com 5 fios. claro, ocorre que os leds acendem com diferente intensidade, e um dos pares gera menos energia que os demais. isso já tinha sido referido pelos nossos colegas de fórum lá no começo do tópico.

é importante usar o regulador de voltagem (cujo esquema também já foi comentado no tópico), se for usar leds, para evitar que queimem com tão boa produção.

parabéns! quando tiver fotos ou vídeos, indica para nós. gosto de ver as imagens.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

mas estes 15,... são volts???
o tal regulador de voltagem eu tb já testei, e rodando com a mão ambos os motores tanto o de 4 fios como o de 6 fios dão valores de 0,07.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

estes 0,07 são o que ???? amperes ??
Anexos
nnnnn.jpg
nnnnn.jpg (33.24 KiB) Visto 5724 vezes

Ventanias
Membro
Membro
Registado: segunda mar 23, 2009 7:37 pm

Mensagem por Ventanias »

silva_fuinha Escreveu:estes 0,07 são o que ???? amperes ??
boas, amigo, assim é difícil responder a sua questão, pois o valor pode ser ohms, volts, amperes, isto se utilizou um multímetro.
veja, você a escala que usou para fazer a medição. se utilizou a escala para medir volts, então o valor é em volts, se utilizou a escala para medir amperes, então ai o valor é em amperes, isto se utilizou um multímetro.
se utilizou um ohmímetro, o valor é ohms.
se utilizou um voltímetro o valor é volts.
se utilizou um amperímetro o valor é amperes.
cumps.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

foi desta forma, mas se estiver mal, agradecia que me dessem umas boas dicas, pois eu ñ percebo muito desta parte eléctrica.
Anexos
escala.jpg
escala.jpg (57.41 KiB) Visto 5687 vezes

Ventanias
Membro
Membro
Registado: segunda mar 23, 2009 7:37 pm

Mensagem por Ventanias »

boas, então os 15, é 15 volts corrente alternada.
os 0.07 são amperes, mas penso que foi mal medido.
para medir amperes penso que é assim:
Foto sua editada por mim.
Foto sua editada por mim.
escala1.JPG (15.29 KiB) Visto 5682 vezes
quanto ao díodo, e o condensador são sei se estão bem ao não, disso não percebo, grande coisa, apenas sei que o díodo rectifica a corrente, ou seja transforma corrente alternada em corrente continua.
cumps.

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

nesta escala, está medindo a corrente que circula no circuito.

me parece que a potência é o produto da corrente pela tensão (w=v x a).

acredito que para acender uma lâmpada de automóvel não precisaria de um circuito retificador nem de capacitor. se for acender leds, deverá ter o circuito retificador completo (para evitar que os leds pisquem) e um estabilizador para evitar que queimem.

ah, para medir corrente o circuito tem que estar aberto como na imagem.
Circuito aberto para medir corrente.
Circuito aberto para medir corrente.
aaa.jpg (21.58 KiB) Visto 5671 vezes
tem gente neste fórum que entende bem disso e pode ajudar.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

o multímetro amarelo está ligado na escala de 200vca (corrente alternada), se você está usando o diodo e o capacitor, deve usar a escala 20 vcc, que está à esquerda da posição off. vcc porque para medir corrente contínua tem que ser nesta escala, e 20v porque está mais próximo do valor que vai ser medido, assim você obtém mais precisão.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

ok, fiz tal como disseram, e aconteceu uma coisa estranha;
- comecou e subir doe 5 . 8. ate aos 19 e depois apareceu um 1 .
a passado um pouco apareceu 19,99 e foi decrescendo por ai abaixo lentamente.!!!!!
é normal.?????

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

ok, ja percebi, coloquei nas escala dos 200 e chegou aos 29.1 e a partir dai desceu lentamente, ou seja o motor tem a capacidade de gerar 29,2 volts de corrente continua, é isso que quer dizer ??? e isso é bom ou mau??? desculpem lá a ign.!!!

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:ok, ja percebi, coloquei nas escala dos 200 e chegou aos 29.1 e a partir dai desceu lentamente, ou seja o motor tem a capacidade de gerar 29,2 volts de corrente continua, é isso que quer dizer ??? e isso é bom ou mau??? desculpem lá a ign.!!!
se ele gera até este valor isto é ótimo. mas observe que tão logo ele atinja a rotação de trabalho, imediatamente este valor já deve estar marcando no multímetro. se por uma acaso ele demorar mais do que 1 segundo para atingir a tensão máxima, a capacidade de corrente dele é baixa, e isso é mau. explicando melhor: se ao girar o motor, o multímetro vai apresentando um valor que vai subindo lentamente, mesmo que o motor já esteja sendo girado numa boa rotação, isso significa que ele tem pouca capacidade de gerar energia. como a energia gerada é pouca a tensão vai subindo à medidada que o capacitor vai se carregando. o capacitor se comporta como uma bateria, mas o motor tem que ser capaz de carregá-lo em uma fração de segundo.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

ok, começando a rodar ele chega facilmente aos , hi, hi, hi, agora até passou dos 30 e apenas com a rotação dos dedos, e em poucos segundos.
uma duvida porque é que a lampada se é de 12 v não acende??
outra dúvida, o motor tem seis fios e eu estou a usar somente dois, se eu usa-se mais podia estar e tirar mais rendimento????

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:ok, começando a rodar ele chega facilmente aos , hi, hi, hi, agora até passou dos 30 e apenas com a rotação dos dedos, e em poucos segundos.
uma duvida porque é que a lampada se é de 12 v não acende??
outra dúvida, o motor tem seis fios e eu estou a usar somente dois, se eu usa-se mais podia estar e tirar mais rendimento????
provavelmente você está fazendo a medida de tensão do seu gerador com apenas os terminais do multímetro ligados ao fios dele, isto é, sem carga. neste caso vai ter uma falsa medida. é necessário ligar uma carga que consuma um pouco da energia. a lâmpada de 12v que você ligou provavelmente consome muito mais do que o motor produz, por isso ela não acende. experimente ligar dois leds com um resistor de aproximadamente 470r e ligue o multímetro junto com os leds no motor, aí você deve conseguir uma medida mais real.
não pode ligar mais do que dois fios do motor juntos devido à corrente ser alternada. para usar mais de um dos bobinamentos do motor você deve identificar cada um dos pares de fios e usar um diodo para cada. assim é possível usar a energia de mais de uma bobina para serem somadas.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

ficaria um esquema como este ???
Anexos
esquema.jpg
esquema.jpg (15.37 KiB) Visto 5577 vezes

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:ficaria um esquema como este ???
ficaria como na figura abaixo. observe que apenas ligamos dois leds ao gerador através de um resistor. e fazemos a medida nos terminais do capacitor, onde é a saída da corrente contínua.
Medir_tensao.JPG
Medir_tensao.JPG (15.1 KiB) Visto 5569 vezes

Responder

Voltar para “Energia Eólica”