Mercedes 190 2.5D
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olá penetra!
o problema de poder ou não utilizar ovd é sempre o mesmo, poder pode-se sempre nem que seja em percentagens muito baixas como no caso das bombas lucas, isto claro, sem qualquer alteração e á excepção dos sistemas common rail; injectores bomba que esses então, segundo dizem o melhor é não colocar nada!
tenho um amigo que tem um clio 1.9d de 96 ou 97 e sei que está equipado com uma boch.
o melhor é veres na b.i. qual a marca que lá está. se for boch podes sempre usar 30% sem problemas. começas com 10% e em cada deposito vais subindo até chegar aos 30%.
depois logo vez, se nos dias mais frios tiveres alguma dificuldade no primeiro arranque matinal, já sabes que deves baixar um pouco a percentagem.
abraço.
o problema de poder ou não utilizar ovd é sempre o mesmo, poder pode-se sempre nem que seja em percentagens muito baixas como no caso das bombas lucas, isto claro, sem qualquer alteração e á excepção dos sistemas common rail; injectores bomba que esses então, segundo dizem o melhor é não colocar nada!
tenho um amigo que tem um clio 1.9d de 96 ou 97 e sei que está equipado com uma boch.
o melhor é veres na b.i. qual a marca que lá está. se for boch podes sempre usar 30% sem problemas. começas com 10% e em cada deposito vais subindo até chegar aos 30%.
depois logo vez, se nos dias mais frios tiveres alguma dificuldade no primeiro arranque matinal, já sabes que deves baixar um pouco a percentagem.
abraço.
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de inicio a autonomia do carro tinha aumentado e baixado por consequênciao consumo, consequindo uma relação de +ou- 15%.
agora parece que o meu carro gasta mais do que antes de aderir ao ov.
mesmo sem utilizar ov parece que gasta mais do que antigamente, e se adicionar ov melhora.
conclusão: parece que o motor está viciado em ov.
não tenho explicação para este comportamento.
abraços
agora parece que o meu carro gasta mais do que antes de aderir ao ov.
mesmo sem utilizar ov parece que gasta mais do que antigamente, e se adicionar ov melhora.
conclusão: parece que o motor está viciado em ov.
não tenho explicação para este comportamento.
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agora soube que o mb tem um sistema de pré aquecimento do combustivel e penso que todos os carros a diesel tb o possuem e este elemento de aquecimento situa-se antes da bi e depois do pré filtro e aproveita a água quente do motor para fazer o aquecimento do combustivel, o que significa boas noticias para quem não possui um sistema de pré aquecimento, saudações ecologicas.
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andei a reflectir bastante sobre este sintoma. entretanto andei a experimentar várias coisas no meu carro e acho que tenho alguma noção daquilo que se passa. vou enumerar:padrinho Escreveu:de inicio a autonomia do carro tinha aumentado e baixado por consequênciao consumo, consequindo uma relação de +ou- 15%.
agora parece que o meu carro gasta mais do que antes de aderir ao ov.
mesmo sem utilizar ov parece que gasta mais do que antigamente, e se adicionar ov melhora.
conclusão: parece que o motor está viciado em ov.
não tenho explicação para este comportamento.
abraços
1) muita gente testemunhou o aumento da potência e da autonomia ao adicionar o ov, incluindo eu
acho que é resultado de o ov ser um lubrificante melhor que gasóleo, logo o motor anda mais solto, as perdas mecânicas de energia são menores, é preciso menos energia para percorrer o mesmo caminho, aumenta a autonomia
2) passado algum tempo o carro passa gastar mais, mesmo só com gasóleo
também notei isso, quando andei sem qualquer aquecimento. desmontei então os injectores e estes estavam em muito mau estado. por isso acho que isso acontece, quando o pré-aquecimento é defeituoso ou inexistente. por outras palavras, quando se exagera na percentagem do ov. os injectores entopem e não atomizam o combustível como deve ser.
fiz a limpeza dos injectores, passei a andar alguns 100 km só com gasóleo e o motor passou portar-se bem.
um bom indicador do estado de queima é o fumo. se for muito e preto, qualquer coisa não está bem. um motor bem afinado não deve produzir muito fumo. o fumo, branco ou preto, significa queima deficiente que vai trazer problemas a curto prazo.
fiz uns testes para ver a diferença entre uso do óleo vegetal:
- sem qualquer aquecimento - o fumo é bastante
- com pré-aquecimento antes da bi (para 70 ºc) - o fumo reduziu, mas ainda se nota bastante
- com pré-aquecimento antes da bi (para 70 ºc) e com aquecimento dos tubos dos injectores - o fumo reduzido só se nota ao acelerar profundamente
por isso, padrinho, manda limpar pelo menos os injectores e observa bem o estado deles, posta uma foto.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
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obrigado hynek.
para ja ainda não vou mandar limpar os injectores porke em setembro do ano passado foram limpos e foram-lhe aumentada a taragem porke queixei-me que o carro andava com um certo soluçar( que tem ha muitos anos mas que ás vezes se nota mais do que outras) e a pessoa que fez o desmontar dos injectores aumentou a pressão destes.
ora como so comecei a usar ov em julho deste ano acho que ainda não exixtirão problemas e para mais como a reparação da outra vez foi puxada agora de momento não estou para ai virado.
de qualquer maneira obrigado.
para ja ainda não vou mandar limpar os injectores porke em setembro do ano passado foram limpos e foram-lhe aumentada a taragem porke queixei-me que o carro andava com um certo soluçar( que tem ha muitos anos mas que ás vezes se nota mais do que outras) e a pessoa que fez o desmontar dos injectores aumentou a pressão destes.
ora como so comecei a usar ov em julho deste ano acho que ainda não exixtirão problemas e para mais como a reparação da outra vez foi puxada agora de momento não estou para ai virado.
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de referir que fui com o carro a oficina porke numa outra oficina, akuando da reparação de um tubo de retorno dos injectores, quando me fizeram uma lavagem superficial ao motor para lavar gasoleo qeu se encontrava derramado ti ham verificado uma perca de pressão pelas uniões dos injectores.
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olá, depois da revisão e de mudados todos os filtros e percorridos mais umas centenas de km continua o aumento do consumo será que é realmente dos injectores estarem sujos e ainda para mais os meus estão a pressão de origem portanto vou mandar aumentar e limpar de acordo com a tabela da oliomobile o que acham, abraços.
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esse dispositivo que referes, entre o pré-filtro e o filtro, é a bomba de transferência, que chupa o combustivel do deposito e alimenta a bomba de injecção, (daí o pré-filtro). é muito eficaz como bomba de alimentação (um dos motivos da reputação das bombas em linha) e também contribui para aquecer o oleo, embora a temperaturas inferiores às que necessitamos.agora soube que o mb tem um sistema de pré aquecimento do combustivel
atenção que o oliomobile refere a necessidade de verificar também a bomba. se levares apenas os injectores à oficina indica a marca e modelo da bomba por forma a que não sejam ultrapassadas as tolerâncias. as bombas em linha têm uma tolerância mais elevada.portanto vou mandar aumentar e limpar de acordo com a tabela da oliomobile
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sim, limpar e aumentar pressão. se é preciso de limpar, há problema de queima incompleta e problemas relacionados.
embora estes carros (quase todos os mb até 2000) são os únicos que aguentam sem riscos o kit de 1 depósito e aguentam muito mais que outros carros, ao andares com óleo pouco aquecido e sobretudo andares com óleo frio até o motor aquecer, está acontecer a lavagem do cilindro. o combustível mal queimado lava as paredes, tira a película de óleo e passa para o óleo do motor. o cilindro está sofrer um desgaste acentuado e o óleo do motor degrada-se, mais cedo ou mais tarde vai haver polimerização do ov no óleo do motor e ficam obstruídas as vias de lubrificação. queres adivinhar o que acontece depois?
podes até andar uns largos milhares de km sem problema aparente. até não poder mais. depois já não haverá solução. pelo menos muda frequentemente o óleo e o filtro. metade do período normalmente recomendado. e baixa as percentagens durante o inverno. ou arranja aquecimento do combustível.
embora estes carros (quase todos os mb até 2000) são os únicos que aguentam sem riscos o kit de 1 depósito e aguentam muito mais que outros carros, ao andares com óleo pouco aquecido e sobretudo andares com óleo frio até o motor aquecer, está acontecer a lavagem do cilindro. o combustível mal queimado lava as paredes, tira a película de óleo e passa para o óleo do motor. o cilindro está sofrer um desgaste acentuado e o óleo do motor degrada-se, mais cedo ou mais tarde vai haver polimerização do ov no óleo do motor e ficam obstruídas as vias de lubrificação. queres adivinhar o que acontece depois?
podes até andar uns largos milhares de km sem problema aparente. até não poder mais. depois já não haverá solução. pelo menos muda frequentemente o óleo e o filtro. metade do período normalmente recomendado. e baixa as percentagens durante o inverno. ou arranja aquecimento do combustível.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
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