Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:olá pessoal, penso ser já do conhecimento de muitos, mas começo aqui o meu diario de bordo da minha scooter, já vai com 220 kms com apenas 3 cargas. trata-se de uma bereco evo fornecida pela ecomotores.

até ao momento está tudo ok, com a carga que trazia fiz 17 kms, entretanto fiz a primeira carga e foram 60 kms com ela sempre em altas, na segunda também cerca de 60 kms, neste ultima carga fiz 83 kms, com alguns test drivers, nunca passei dos 70 kms, e andei sempre entre os 55 - 65 kmh, a minha zona não é muito acentuada, tem subidas de pouca inclinação. portanto penso que neste tipo de condição consigo sempre 60-70 kms de autonomia andando sempre em altas. a velocidade máxima marcada por ela foi 95 kmh, mas tem um erro de cerca de 10%, medido no meu gps deu 87 kmh em recta.

entretanto meto fotos para apreciarem a sua beleza.
muitos parabéns! que tenhas sorte com ela!

obrigado jmap.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

marcoluz Escreveu:
jmal Escreveu:
rjsc Escreveu: então tem 2 anéis de imans desfasados à semelhança dos motores passo-a-passo...
é o equivalente a 2 motores de 3-fases "empilhados" com um ligeiro desfasamento, assim entendo.
disse que era inútil era ter 6 fases com um único anel de imans.

esta evo tem tecnologia muito à frente, não estava à espera.

só lhe falta mesmo um tamanho maior.
deve assustar um bocado andar a 90 km/h numa coisa tão pequena (pelo que me parece tem o tamanho da 2.5 kw)
não é bem assim, tem apenas um anel de imans, mas como deves perceber não devo divulgar muito estas coisas.

ela é um pouco mais comprida que a 2.5 kw e tambem um pouco mais alto, mas muito mais leve, mas tem boa segurança, já me deitei o possivel com ela e portasse bem.

a 90 km/h terá a seguranca e estabilidade equivalente de uma mota maior, como a vetrix por ex.?

claro que não, é mais leve e pequena, a velocidade ideal para andar nela em segurança será 65-75 kmh, acima disso em estradas mais livres de transito.[/quote]

ok! é sempre bom saber a opiniao de quem tem uma evo, assim já se fica como uma ideia.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

porque razao a tua evo dá 90 km/h com um pack de baterias que perfaz 60 v e a minha com 48v só dá 50 km/h?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

marcoluz Escreveu:porque razao a tua evo dá 90 km/h com um pack de baterias que perfaz 60 v e a minha com 48v só dá 50 km/h?
olha que nao se pode esperar "milagres" de um motor com 2 kw (sao 2,7 cavalos)...

(corrijam-me se estiver errado)

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:porque razao a tua evo dá 90 km/h com um pack de baterias que perfaz 60 v e a minha com 48v só dá 50 km/h?
são 64v, o motor é diferente, e a roda também.
Cumps Inovadores

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

jmal Escreveu:
...e as baterias também...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rufus Escreveu:
jmal Escreveu:
...e as baterias também...
pois.
Cumps Inovadores

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

jmal Escreveu:
acho que deve ter mais a ver com a roda do que com o motor... as baterias ajudam claro.
tenho a certeza de que se colocasse um set de baterias de litio a 60v e uma jante de 12" tb dava 90 km/h!

forca nao lhe falta!
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

as baterias são o mais importante, já que é de onde vem a energia para tudo, o motor tem de ter força, limitada pelo controlador claro, e com roda 12" chega lá. mas para dar velocidade são precisas rotação e força claro, mas com 48 volts estamos limitados pela tensão, isto porque o motor não dá mais que aquela rotação, com mais tensão existe mais rotação, logo mais velocidade.
Cumps Inovadores

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

jmal Escreveu:as baterias são o mais importante, já que é de onde vem a energia para tudo, o motor tem de ter força, limitada pelo controlador claro, e com roda 12" chega lá. mas para dar velocidade são precisas rotação e força claro, mas com 48 volts estamos limitados pela tensão, isto porque o motor não dá mais que aquela rotação, com mais tensão existe mais rotação, logo mais velocidade.
pois compreendo, os nossos motores de 2 kw e 2.5 kw devem estar bastante limitados pelo controlodor de forma termos mais autonomia?

talvez se o controlador fosse optimizado para forca, notariamos uma boa diferenca na acelaracao e em vez dos 50km de autonomia tvz tivessemos 30 ou 35km.

quanto mais de forca teriamos?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

marcoluz Escreveu:
jmal Escreveu:as baterias são o mais importante, já que é de onde vem a energia para tudo, o motor tem de ter força, limitada pelo controlador claro, e com roda 12" chega lá. mas para dar velocidade são precisas rotação e força claro, mas com 48 volts estamos limitados pela tensão, isto porque o motor não dá mais que aquela rotação, com mais tensão existe mais rotação, logo mais velocidade.
pois compreendo, os nossos motores de 2 kw e 2.5 kw devem estar bastante limitados pelo controlodor de forma termos mais autonomia?

talvez se o controlador fosse optimizado para forca, notariamos uma boa diferenca na acelaracao e em vez dos 50km de autonomia tvz tivessemos 30 ou 35km.

vai ler um pouco o diario de bordo do nunio, bereco das serras...

as baterias tem uma vida mais curta...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:

foi exactamente isso que o meu irmão fez à scooter do nunio. ele depois confirma a autonomia, mas anda por esses valores.
serges Escreveu:
marcoluz Escreveu:

vai ler um pouco o diario de bordo do nunio, bereco das serras...

as baterias tem uma vida mais curta...

exacto, como as baterias vão suportar uma descarga maior, a sua vida também será menor.
Cumps Inovadores

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

boas.

a autonomia da minha bereco está neste momento nos 30 kms para os meus percursos e com as temperaturas actuais. se eu andasse sempre a direito talvez superasse os 35 kms ou até mesmo os 40 kms, mas se fosse para andar sempre a direito não precisava de mais força.
tenho neste mometo 3580 kms feitos e a bereco está mexida desde os 1000 kms.
claro que se faço menos kms por carga os 300 ou 400 cilos das baterias também se vão esgotar mais cedo. e se as descargas são mais bruscas... é tudo a ajudar...

se me perguntam se estou disposto a abdicar da potência extra em detrimento de autonomia, a minha resposta continua a ser não.
mais força do que ela tem neste momento não me parece necessário em condições nenhumas.
mas velocidade... até aos 60 km/h, parece-me que a bereco aguenta (segurança), mais que isso não tem segurança. mas os 60 kms/h são para andar a direito. a descer é preciso juizo.

já dei 70 km/h nela, mas a estrada era boa, larga, e não tinha transito nenhum, era toda minha...

bons kms e bons comentários
nunio

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

nunio Escreveu:boas.

a autonomia da minha bereco está neste momento nos 30 kms para os meus percursos e com as temperaturas actuais. se eu andasse sempre a direito talvez superasse os 35 kms ou até mesmo os 40 kms, mas se fosse para andar sempre a direito não precisava de mais força.
tenho neste mometo 3580 kms feitos e a bereco está mexida desde os 1000 kms.
claro que se faço menos kms por carga os 300 ou 400 cilos das baterias também se vão esgotar mais cedo. e se as descargas são mais bruscas... é tudo a ajudar...

se me perguntam se estou disposto a abdicar da potência extra em detrimento de autonomia, a minha resposta continua a ser não.
mais força do que ela tem neste momento não me parece necessário em condições nenhumas.
mas velocidade... até aos 60 km/h, parece-me que a bereco aguenta (segurança), mais que isso não tem segurança. mas os 60 kms/h são para andar a direito. a descer é preciso juizo.

já dei 70 km/h nela, mas a estrada era boa, larga, e não tinha transito nenhum, era toda minha...

nunio
nunio,

em termos percentuais, quanta forca a mais ganhou a tua bereco depois de mexida?
achas que consegues dar aí uma ideia?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

marcoluz Escreveu:nunio,

em termos percentuais, quanta forca a mais ganhou a tua bereco depois de mexida?
achas que consegues dar aí uma ideia?
a ver se me consigo explicar:

a força da bereco (e dos motores electricos) vai diminuindo com a rotação do motor (velocidade da mota). quando vais a 45 km/h a mota já não tem força.
se usares as vitaminas a 10 km/h notas um grande aumento, se as usares a 40 km/h, quase não notas nada.

quando a minha bereco foi mexida, a maior diferença foi a velocidades baixas e em subidas ingremes, porque aí a mota não ganha velocidade (logo não perde força).

para fazer uma comparação antes fazia uma subida ingreme com as vitaminas a 15 km/h. (está no meu diário de bordo com fotos). depois, passei a fazer a mesma subida a 12 km/h sem vitaminas e a 23 ou 25 kms/h com vitaminas. (quase o dobro)

a direito arranca mais rapido, mas rapidamente de dilui essa força, porque rapidamente chega aos 45kms/h.

nunio

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ora aqui fica mais uma bela foto da menina, faltava-lhe uns tocolantes, agora tá completa.
Imagem 050.jpg
Imagem 050.jpg (331.32 KiB) Visto 5337 vezes
Cumps Inovadores

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

muita fixe!

tb quero uma
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:muita fixe!

tb quero uma

é uma questão de falarmos.
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

quando eh que vens a lisboa pra dar uma voltinha? .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:quando eh que vens a lisboa pra dar uma voltinha? .
provavelmente só no encontro.
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”