Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Eu até poderia utilizar seu sistema, tenho o circuito que voce postou em um dos primeiros posts. Posso mandar alguém fazer mas mesmo assim eu não entendi como substituir pelo regulador original do meu alternador. Também não sei se é compatível com o alternador que eu tenho. Enfim, se puder, eu posso tirar umas fotos do meu alternador para que voce me de algumas indicações. Só preciso que me ensine uma vez, para que assim eu possa evoluir sozinho. Se realmente não for incomodar, se você tiver algum tempo, peço que me avise e postarei as fotos. Mais uma vez agradeço desde já.
Em princípio, como todos os alternadores automotivos são baseados no alternador síncrono de Brown, qualquer alternador automotivo serve para este projeto.

Pode postar as fotos. Se houver algo diferente nesse seu alternador, acredito que posso lhe informar.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 17, 2012 3:01 am

Mensagem por Henrique Almazan »

Ótimo, melhor ainda porque não tem a possibilidade de erros no circuito. Estou interessado sim na compra, mas qual seria o preço mais ou menos? Estou me antecipando porque de trata de um projeto. Acabei de tirar as fotos do alternador, com e sem a tampa. Imagem
Imagem
Acredito que o regulador seja essa peça preta que vem junto com os bornes de lampada e força.
Imagem
Imagem
Detalhe do conector.

Essas são as imagens, tentei mostrar os detalhes ao máximo, se a imagem estive pequena, abra o url porque fiz o upload com tamanho original em 16MP. Aguardo sua resposta. Obrigado!

Att, Henrique.
Att, Henrique.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Josenir, acabei de encontrar um anúncio de um alternador que só nao comprei porque o vendedor finalizou o anúncio no mercado livre. Esse alternador parece ser modificado para esse fim. Dê uma olhada no link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ifications

Mas pelo que eu li, ele modificou o alternador com imãs permanentes.
Att, Henrique.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

acho que as fotos não apareceram no post, mas no link abaixo do imageshack tem todas elas:

http://imageshack.us/g/195/dsc01107st.j ... 8754906249
Att, Henrique.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Ótimo, melhor ainda porque não tem a possibilidade de erros no circuito. Estou interessado sim na compra, mas qual seria o preço mais ou menos? Estou me antecipando porque de trata de um projeto. Att, Henrique.
Ufa! Finalmente empresa que contratei me confirmou que as placas estão prontas e vai me enviar nos próximos dias. Vou ter que fazer uma pesquisa de gastos com material e com a mão-de-obra para montagem e teste do circuito para poder definir o preço de venda.

Estou projetando um valor em torno de R$ 100,00 por unidade. Para mais de uma unidade posso estudar um preço melhor.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:acho que as fotos não apareceram no post, mas no link abaixo do imageshack tem todas elas:
http://imageshack.us/g/195/dsc01107st.j ... 8754906249
Conforme eu suspeitava, o seu alternador não tem nada de diferente dos alternadores automotivos em geral.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Ótimo, estou interessado no seu circuito mas ainda preciso confirmar depois se vou querer. Como eu faço para substituir o regulador original pelo circuito, digo, na hora de substituir vou ligá-lo de que forma no alternador? Outra dúvida é: pelo que entendi, com o circuito ligado o alternador vai ser excitado bem antes dos 1200RPM certo? E lendo outro tópicos fiquei confuso em relação a outra coisa. Mesmo com o circuito é necessário utilizar uma bateria? Porque eu pretendo ligar o aerogerador direto em um inversor grid tie e por isso nao é preciso nenhuma bateria. Peço desculpas pela grande quantidade de perguntas que faço, o primeiro motivo que mais me preocupa é que se trata de um projeto com dinheiro patrocinado e, de certo modo preciso de uma garantia de que isso vá funcionar para poder comprar. Depois da compra eu precisaria que me explicasse como ligar seu circuito no meu alternador, isso seria possível? Aguardo sua resposta, tenha uma boa noite e obrigado!
Att, Henrique.

florindo marcelo lopez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 11, 2007 11:57 am

Mensagem por florindo marcelo lopez »

Josenir uma pergunta besta.... mas é uma duvida da minha cabeça..

mais atraz você diz "que tem que rebobinar com o dobro de voltas o alternador"

então se pela logica eu utilizar um alternador de caminhão ( 24V) ele ja esta com o dobro de bobinamento pronto ?????
Energia limpa para todos os fins.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Ótimo, estou interessado no seu circuito mas ainda preciso confirmar depois se vou querer. Como eu faço para substituir o regulador original pelo circuito, digo, na hora de substituir vou ligá-lo de que forma no alternador? Outra dúvida é: pelo que entendi, com o circuito ligado o alternador vai ser excitado bem antes dos 1200RPM certo? E lendo outro tópicos fiquei confuso em relação a outra coisa. Mesmo com o circuito é necessário utilizar uma bateria? Porque eu pretendo ligar o aerogerador direto em um inversor grid tie e por isso nao é preciso nenhuma bateria. Peço desculpas pela grande quantidade de perguntas que faço, o primeiro motivo que mais me preocupa é que se trata de um projeto com dinheiro patrocinado e, de certo modo preciso de uma garantia de que isso vá funcionar para poder comprar. Depois da compra eu precisaria que me explicasse como ligar seu circuito no meu alternador, isso seria possível? Aguardo sua resposta, tenha uma boa noite e obrigado!
Como vê no esquema elétrico do regulador/excitador, publicado aqui, a ligação é simples. São apenas quatro fios:
+B alt - Liga no +B do Alternador(parafuso grosso onde também é ligado o fio positivo da bateria);
Gnd - liga na carcaça do alternador;
Exc+ - liga na escova positiva do alternador;
AC - liga em um dos três fios de saída do bobinamento do estator.

Quanto a precisar de bateria ou não, eu diria o seguinte: como o gerador é auto-excitado, não vai precisar de bateria para começar a gerar. No entanto há que se verificar se o inversor grid tie realmente vai se compartar bem com as oscilações da energia decorrentes da oscilação do vento. Concebi este projeto originalmente para carregar baterias.

Quando enviar o regulador/excitador, enviarei junto um pequeno manual de instalação e ajuste.
Última edição por Josenir em sábado jan 21, 2012 12:21 am, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

florindo marcelo lopez Escreveu:Josenir uma pergunta besta.... mas é uma duvida da minha cabeça..
mais atraz você diz "que tem que rebobinar com o dobro de voltas o alternador"
então se pela logica eu utilizar um alternador de caminhão ( 24V) ele ja esta com o dobro de bobinamento pronto ?????
Se eu tiver dito "o dobro de voltas", peço desculpas. O novo bobinamento que proponho aqui é com o triplo do número de espiras.

O alternador de 24V poderia ser usado sim. Mas funciona bem melhor com um de 12V com o bobinamento refeito para o triplo das espiras. Assim consegue-se partida com rotação mais baixa.

florindo marcelo lopez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 11, 2007 11:57 am

Mensagem por florindo marcelo lopez »

citei pelo sequinte fato , os caminhoes que conheco ( 24V) carregam baterias de 180A. e tem rotacoes menores que os automoveis....

caminhao 24V x 180A x 2.500 RMP

carro 12 v x 75A x 5.000 RPM

basicamente isso

então imaginei que se pra gerar 24V a 180A precisaria de mais voltas e com fio mais grosso que para o caso do carro

então usar o CORPO do 24 V tem espaço físico para o TRIPO de voltas que você sugeriu....

pois um colega tamb em ai para traz disse que o TRIPLO de voltas não entrou no espaço físico para as bobinas...

PODE SER????
Energia limpa para todos os fins.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

florindo marcelo lopez Escreveu:citei pelo sequinte fato , os caminhoes que conheco ( 24V) carregam baterias de 180A. e tem rotacoes menores que os automoveis....
caminhao 24V x 180A x 2.500 RMP
carro 12 v x 75A x 5.000 RPM
basicamente isso
então imaginei que se pra gerar 24V a 180A precisaria de mais voltas e com fio mais grosso que para o caso do carro
então usar o CORPO do 24 V tem espaço físico para o TRIPO de voltas que você sugeriu....
pois um colega tamb em ai para traz disse que o TRIPLO de voltas não entrou no espaço físico para as bobinas...
PODE SER????
Naturalmente, como já disse anteriormente, para que seja possível abrigar um novo bobinamento com o triplo do número de espiras no mesmo espaço físico do bobinamento original, terá que ser usado um fio mais fino. E conforme já expus anteriormente, uma conta prática é usar uma bitola AWG dois degraus a mais. Ou seja, se o fio do bobinamento original for 18AWG, use fio 20AWG. Um detalhe importante a observar é que o fato de a bateria do caminhão ser de 180A não significa que o alternador será capaz de fornecer 180A. Até mesmo porque a carga das baterias chumbo ácidas deve ser de 0,1C. Ademais as baterias automotivas não podem ser descarregadas abaixo de 60%.

screen
Membro
Membro
Registado: segunda jan 16, 2012 9:33 am

Mensagem por screen »

Josenir, terminei o bobinamento . Tenho uma duvida e gostaria que vc me ajude.
Ficaram 6 fios da seguinte forma 3 iniciais e 3 finais de rolamento .
Nao me lembro de como estavam ligados no bobinamento antigo, sei que sao interligados e sobram 3 .
Minhas opções sao no momento:
Inicio da primeira bobina com Final da Mesma.
Inicio da primeira com o Inicio da Próxima bobina
Final da Primeira com Final da Proxima bobina
Como nao lembro peço sua ajuda para unir esses pares e formar as 3 fases.
Vou postar as fotos de como Ficou o novo.
Usei fio 22 coim 36 voltas cada bobina , feita diretamente no stator.
Os fio amaçados as pontas é o Inicio de cada bobina.

Imagem
Imagem
Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

A ligação em estrela é quase universal para os alternadores automotivos. É provável que a ligação original do seu alternador era em estrela.
Para ligar em estrela, simplesmente interligue os três fios de início e isole. Sobrarão os três fios do final das fases. Estes você liga na ponte retificadora.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Olá Josenir, você tinha dito que a variação de energia do aerogerador poderia causar algum problema no inversor. Estive pensando e eu acho que o meu inversor tem um sitema de proteção contra essas variações, chamado sistema dump load. Eu nao sei se resolveria, em que amplitude você acredita que seja essa variação?

Em breve vou dar a resposta sobre a compra do seu sistema regulador/excitador, só preciso ver direito onde ficam os lugares onde vou conectar a placa. Depois de ligar tudo, vou postar uma foto para você ver se está tudo ok.
Eu ainda não confirmei que vou comprar porque preciso ter certeza de que vai dar certo. Eu tenho algumas dúvidas sobre o sistema que preciso esclarecer antes de comprá-lo:

*Vou ter que remover o regulador original para instalar a placa. Quando tirá-lo, vou encontrar as conexões que você me indicou no outro tópico? Sei onde encontrar o positivo e negativo, mas tenho duvidas sobre onde estão as conexões da bobina positiva.

*Com o sistema instalado e funcionando, o alternador vai se auto-excitar mais cedo sem precisar fazer o rebobinamento do estator? Gostaria que pelo menos diminuir os RPM de 1200 para no mínimo 700. Mas ainda espero 400 se possível.

*Depois de confirmar a compra, quanto tempo mais ou menos demoraria para você montar e me enviar? Também preciso saber de o preço será R$ 100,00 ou outro valor.

É isso, aguardo sua resposta e em breve dou a resposta sobre a compra do sistema.Obrigado!
Att, Henrique.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Olá Josenir, você tinha dito que a variação de energia do aerogerador poderia causar algum problema no inversor. Estive pensando e eu acho que o meu inversor tem um sitema de proteção contra essas variações, chamado sistema dump load. Eu nao sei se resolveria, em que amplitude você acredita que seja essa variação?
A variação a que estou me referindo decorre da variação do vento, e pode ser maior ou menor, conforme a constância do vento da região. Não tenho como saber como se comporta o vento na sua região. Só estou lhe dizendo que é preciso procurar saber se o inversor suporta constantes altos e baixos na produção de energia.
Henrique Almazan Escreveu:Em breve vou dar a resposta sobre a compra do seu sistema regulador/excitador, só preciso ver direito onde ficam os lugares onde vou conectar a placa. Depois de ligar tudo, vou postar uma foto para você ver se está tudo ok.
Eu ainda não confirmei que vou comprar porque preciso ter certeza de que vai dar certo. Eu tenho algumas dúvidas sobre o sistema que preciso esclarecer antes de comprá-lo:
*Vou ter que remover o regulador original para instalar a placa. Quando tirá-lo, vou encontrar as conexões que você me indicou no outro tópico? Sei onde encontrar o positivo e negativo, mas tenho duvidas sobre onde estão as conexões da bobina positiva.
A ligação é muito simples. Se não conseguir fazer a instalação procure um eletricista de automóveis.
Henrique Almazan Escreveu:*Com o sistema instalado e funcionando, o alternador vai se auto-excitar mais cedo sem precisar fazer o rebobinamento do estator? Gostaria que pelo menos diminuir os RPM de 1200 para no mínimo 700. Mas ainda espero 400 se possível.
Como já disse, o projeto aqui exposto consiste em refazer o bobinamento do alternador para um novo com o triplo do número de espiras e instalar o regulador/excitador aqui publicado. Se fizer uma coisa e não fizer a outra, não vai funcionar.

A rotação de partida do gerador eólico baseado no alternador automotivo vai ficar na faixa dos 300 a 600, dependendo do bobinamento. Se quiser rotação menor, aumente ainda mais a quantidade de espiras do bobinamento.
Henrique Almazan Escreveu:*Depois de confirmar a compra, quanto tempo mais ou menos demoraria para você montar e me enviar? Também preciso saber de o preço será R$ 100,00 ou outro valor.
É isso, aguardo sua resposta e em breve dou a resposta sobre a compra do sistema.Obrigado!
Só vou começar a vender quando tiver o produto para pronta entrega. Então, após confirmar o pagamento, despacho por correio no primeiro dia útil. Como a fábrica já me confirmou o envio das placas, nos próximos 30 dias estarei com o produto anunciado no MercadoLivre. Quanto ao preço exato, ainda estou estudando. Assim que tiver o valor exato, informo aqui.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Entendi, então se eu não refizer o bobinamento o sistema regulador/excitador não vai excitar o alternador antes, só vai eliminar o uso da baterias para esse fim, estou certo?
Att, Henrique.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Entendi, então se eu não refizer o bobinamento o sistema regulador/excitador não vai excitar o alternador antes, só vai eliminar o uso da baterias para esse fim, estou certo?
Certo.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Já cheguei a ver uma empresa que trabalha com todo tipo de motores, eles fazem reforma inclusive. Vou até lá e ver se eles podem fazer o rebobinamento. No caso do meu alternador eu acho que o ideal mesmo seria quadruplicar o número de espiras, mas acho que nao vai caber npos limites físicos do estator, então acho que se triplicar consigo um bom resultado. Essa semana mesmo vou atrás disso e se conseguir esse tipo de serviço eu aviso você. Obrigado pelo esclarecimento.
Att, Henrique.

screen
Membro
Membro
Registado: segunda jan 16, 2012 9:33 am

Mensagem por screen »

Josenir, eu acho que a ligação em estrela nao era.
Qual seria outra opção? Porque eu percebi que os 6 fios do estator antigo eram interligados formando pares veja a foto , da pra perceber os pares ligados cada um em seu diodo separado.
Este alternador era de 14v 70AP.
Imagem

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”