Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm
Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado
querido souza
grato pela injecao de animo, minha cidade e pequena, estou garimpando em presidene prudente que tem maior demanda de informatica.
pergunta: a cola araldite 10 minutos e recomendada p/ colar os imas? ca acredita que se colar apenas 1 ima sem sobrepor ficara c/ pouco campo magnetico, vc recomentda que espessura dos imas apos colados? ahh, vi o projeto do wolfire, ficou otimo, mas pretendo fazer c/ 28 polos e 14 bobinas, sera que da casamento?
sera que se eu retificar cada bobina individualmente terei melhores resultados? pois vi que o josemir fez essa recomendacao anteriormente.
te logo
grato pela injecao de animo, minha cidade e pequena, estou garimpando em presidene prudente que tem maior demanda de informatica.
pergunta: a cola araldite 10 minutos e recomendada p/ colar os imas? ca acredita que se colar apenas 1 ima sem sobrepor ficara c/ pouco campo magnetico, vc recomentda que espessura dos imas apos colados? ahh, vi o projeto do wolfire, ficou otimo, mas pretendo fazer c/ 28 polos e 14 bobinas, sera que da casamento?
sera que se eu retificar cada bobina individualmente terei melhores resultados? pois vi que o josemir fez essa recomendacao anteriormente.
te logo
-
- Membro Dedicado
Re: Condutor reto, espira, bobina, fase e bobinamento
Ola josenirJosenir Escreveu:um simples condutor reto submetido a uma corrente elétrica pode gerar campo magnético, nem é necessário que se faça um círculo completo, ou seja, uma espira. a circulação de corrente no condutor reto cria um campo magnético perpendicular ao condutor e o sentido das linhas de força deste campo depende do sentido de circulação da corrente, como na figura 1
o bobinamento de um gerador é formado por várias bobinas com várias espiras de fio esmaltado. as bobinas de um gerador são enroladas todas no mesmo sentido. uma bobina é formada por no mínimo uma espira e forma dois pólos magnéticos, como se fosse um ímã, devido ao sentido de circulação de corrente que é oposto nas suas duas metades. duas bobinas podem ser juntadas em um circuito elétrico para formarem dois ou quatro pólos, conforme o modo de ligá-las uma na outra.
para que duas bobinas sejam ligadas formando quatro pólos deve-se ligar o final da primeira ao início da segunda. para que duas bobinas sejam ligadas formando dois pólos liga-se o final da primeira com o final da segunda. observe a figura 2 e veja as setas indicando o sentido de enrolamento das bobinas.
por fvr amigo, estou construindo um aerogerador c/ 28 imas de hd cortado ao meio e 14 bobinas sendo 28 polos tambem. por fvr se possivel indique a forma mais produtiva de gerar energia c/ baixas rotacoes 9ventos fracos).
meus discos tem 26cm de diametro, e os imas ficaram com 15mm de distacia um do outro e as bobinas tem as laterais c/ 15mm tambem, e o espaco interno tambem 15mm
e largura das bobinas e 8mm. c/ fio 19 duplo c/ 70 expiras.
vc cre que posso ligar em exafasico, sera mais produtivo c/ baixas rotacoes, ou trifasico?
por fvr se puder me faca o dezenho das ligacoes das bobinas.
sds Lula
vc
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Re: Condutor reto, espira, bobina, fase e bobinamento
Como você já definiu quase tudo, não sobrou quase nada para que eu venha a opinar. Uma vez que vai usar 28 ímãs e 14 bobinas não há como fazer trifásico ou hexafásico. Só é possível fazer bifásico ou monofásico. Prefira bifásico.lulagalter Escreveu:Ola josenir
por fvr amigo, estou construindo um aerogerador c/ 28 imas de hd cortado ao meio e 14 bobinas sendo 28 polos tambem. por fvr se possivel indique a forma mais produtiva de gerar energia c/ baixas rotacoes 9ventos fracos).
meus discos tem 26cm de diametro, e os imas ficaram com 15mm de distacia um do outro e as bobinas tem as laterais c/ 15mm tambem, e o espaco interno tambem 15mm
e largura das bobinas e 8mm. c/ fio 19 duplo c/ 70 expiras.
vc cre que posso ligar em exafasico, sera mais produtivo c/ baixas rotacoes, ou trifasico?
por fvr se puder me faca o dezenho das ligacoes das bobinas.
sds Lula
vc
Veja o modelo que eu sugeri para 8 pólos, cuja figura foi postada há algumas mensagens atrás desta. Observe que não se trata de definir o diâmetro das bobinas conforme o seu gosto, mas de fazer com que cada pólo de cada bobina fique posicionado exatamento ao centro de cada ímã. Se não fizer assim não vai conseguir obter o melhor rendimento.
-
- Membro Dedicado
Ola josemir
por fvr cumpanheruuu (como diz o lulinha) rs
se eu utilizar 12 bobinas sendo 24 polos e 24 imas de hd cortados ao meio formando tbm 24 polos, sera possivel ligar hexafasico? como ligos a sequencia das bobinas? sera fim da primeira c/ inicio da sexta; fim da segunda c/ inicio da setima; fim da terceira c/ inicio da oitava e assim em diante depois os inicios de cada bobina ligo ao final da sua correspondente tal como; junto o inicio da primeira c/ o final da sexta fechando assim 1 faze c/ duas bobinas e 4 polos ou ta tudo errado?
por fvr, se puder me ajude?
sds Lula
se eu utilizar 12 bobinas sendo 24 polos e 24 imas de hd cortados ao meio formando tbm 24 polos, sera possivel ligar hexafasico? como ligos a sequencia das bobinas? sera fim da primeira c/ inicio da sexta; fim da segunda c/ inicio da setima; fim da terceira c/ inicio da oitava e assim em diante depois os inicios de cada bobina ligo ao final da sua correspondente tal como; junto o inicio da primeira c/ o final da sexta fechando assim 1 faze c/ duas bobinas e 4 polos ou ta tudo errado?
sds Lula
-
Para ser possível um bobinamento trifásico é necessário que o estator tenha o triplo da quantidade de pólos do rotor. Ou seja, você teria que ter três vezes mais bobina do que imãs. E neste caso as bobinas deveriam ser sobrepostas, o que não é fácil de fazer em um gerador axial.lulagalter Escreveu:Ola josemir
sds Lula
Resta então fazer aquele bobinamento muito difundido para geradores axiais que dizem ser trifásico, mas que tem 3/4 debobinas em relação aos imãs. Se quiser montar um destes com 24 ímãs, terá que ter 18 bobinas. Assim, cada fase vai ficar com 6 bobinas.
No link abaixo você obtém informações mais detalhadas sobre esse tipo de bobinamento:
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j ... 5Q&cad=rja
Ou busque no Google por: Steven Fahey axial.
-
- Membro Dedicado
ok Josenir
esses aerogeradores vendidos comercialmente sao hexafasicos? lendo nesse forum vc escreveu que sao por isso sao mais produtivos.
minha preocupacao e so uma, fazer o melhor sistema p/ gerar com menos rotacao possivel, ex; 250 rpm gerar 14v c/ +- 10a.
que modelo sera possivel c/ esses benditos imas de hd?
outra pergunta; com relacao a direcao de giro do rotor, tem que girar no sentido horario ou ant horario? sul p/ norte ou vice versa?
sds Lula
esses aerogeradores vendidos comercialmente sao hexafasicos? lendo nesse forum vc escreveu que sao por isso sao mais produtivos.
minha preocupacao e so uma, fazer o melhor sistema p/ gerar com menos rotacao possivel, ex; 250 rpm gerar 14v c/ +- 10a.
outra pergunta; com relacao a direcao de giro do rotor, tem que girar no sentido horario ou ant horario? sul p/ norte ou vice versa?
sds Lula
-
- Membro Dedicado
Josenir Escreveu:Com o bobinamento bifásico, como só têm duas fases não há ligação triângulo ou estrela, como existe no trifásico. Logo não há motivo para se preocupar em como ligar as duas fases. Tudo o que precisar ser feito é retificar a corrente alternada. A retificação pode ser feita em meia onda ou em onda completa. Prefira onda completa.joao000020 Escreveu:Boa noite.
A minha intensão era fazer um estator bifásico (com duas fases, cada fase com 6 bobines com 50 espiras cada bobine e com fio mais fino ) ,ou seja com 12 bobines ao todo .
A minha duvida é como faço as ligaçôes das duas fases ?
Obrigado josenir
Cumprimentos
Boa noite Josenir
Suas preciosas dicas de como bobinar o gerador bifasico c/ 2 fios em paralelo sera aproveitada por mim ja decidi, colocarei 28 imas de hd cortados ao meio formando 28 polos de imas: farei 14 bobinas enroladas com 2 fios em paralelos awg 18 c/ 50 espiras sem emendas, creio eu que produzira boa corrente. porem tenho algumas duvidas; primeira : inicio o bobinamento c/ os dois fios juntos do inicio ao final do estator fazendo o contorno formando um *V* nos pregos (gabaritos) em seguida volto c/ os dois indo e voltando 360 graus ate o final do estator ate formar as expiras desejadas? ou inicio enrolando a primeira bobina logo feche as 50 expiras desejadas parto p/ segunda bobina assim sucessivamente? e qdo terminar o enrolamento nao entendi qual terminal ligo com qual; o inicio de 1 terminal ligo c/ o final dele mesmo formando a fase negativa, ou ligo o inicio de 1 fio c/ o final do outro paralelo retificando o inicio de 1 fio e o final do outro formando o positivo?
se pudesse dezenhar ficarei muito agradecido
sds lula
-
- Membro Dedicado
Ola josenirJosenir Escreveu:Com o bobinamento bifásico, como só têm duas fases não há ligação triângulo ou estrela, como existe no trifásico. Logo não há motivo para se preocupar em como ligar as duas fases. Tudo o que precisar ser feito é retificar a corrente alternada. A retificação pode ser feita em meia onda ou em onda completa. Prefira onda completa.joao000020 Escreveu:Boa noite.
A minha intensão era fazer um estator bifásico (com duas fases, cada fase com 6 bobines com 50 espiras cada bobine e com fio mais fino ) ,ou seja com 12 bobines ao todo .
Obrigado josenir
Cumprimentos
ja que corrente alternada perde-se menos que a continua no transporte, entao e melhor retifica-la proximo ao ponto de uso, estou correto? entao se eu estiver errado por fvr me corrija. penso em fazer meu gerador bifasico conforme vc sugeriu enrrolar as bobinas c/ 2 fios emparalelo, e trazer as 4 pontas atravez de 4 fios de cobre de 2,5 milimentros de cores diferentes (p/ evitar confusao), ate o ponto de uso da energia e retificar nesse ponto. e coerente meu raciocinio?
sds lula
-
Os geradores vendidos comercialmente são em geral trifásicos. No entanto é comum encontrar bobinamentos hexafásicos nos geradores de grande porte das usinas geradoras de energia. O meu comparativo sobre bobinamento trifásicos e hexafásicos não leva exatamente a afirmar que os hexafásicos são mais produtivos, mas que estes últimos têm algumas vantagens em relação aos trifásicos.lulagalter Escreveu:ok Josenir
sds Lula
Para o gerador axial, que é o seu caso, como já expus aqui, a minha opinião é que o bobinamento bifásico é o mais adequado.
O sentido de rotação do gerador não faz diferença alguma na geração de energia.
-
Siga o desenho do bobinamento do gerador bifásico com 8 pólos, publicado várias vezes neste tópico. Há algumas mensagens atrás ele já foi publicado novamente. O que vai mudar é só a quantidade de imãs e bobinas.lulagalter Escreveu:Boa noite Josenir
Suas preciosas dicas de como bobinar o gerador bifasico c/ 2 fios em paralelo sera aproveitada por mim ja decidi, colocarei 28 imas de hd cortados ao meio formando 28 polos de imas: farei 14 bobinas enroladas com 2 fios em paralelos awg 18 c/ 50 espiras sem emendas, creio eu que produzira boa corrente. porem tenho algumas duvidas; primeira : inicio o bobinamento c/ os dois fios juntos do inicio ao final do estator fazendo o contorno formando um *V* nos pregos (gabaritos) em seguida volto c/ os dois indo e voltando 360 graus ate o final do estator ate formar as expiras desejadas? ou inicio enrolando a primeira bobina logo feche as 50 expiras desejadas parto p/ segunda bobina assim sucessivamente? e qdo terminar o enrolamento nao entendi qual terminal ligo com qual; o inicio de 1 terminal ligo c/ o final dele mesmo formando a fase negativa, ou ligo o inicio de 1 fio c/ o final do outro paralelo retificando o inicio de 1 fio e o final do outro formando o positivo?
se pudesse dezenhar ficarei muito agradecido
sds lula
-
De forma alguma a corrente alternada apresenta menor perda que a corrente contínua no transporte. O que acontece é que a corrente alternada pode ser transformada para tensão maior ou menor com mais facilidade, e isso ajuda no transporte. No caso de um gerador de pequeno porte isso é indiferente, porque você não vai fazer transformação alguma. Logo essa retificação feita junto ao ponto de uso da energia não deve trazer qualquer benefício considerável que a justifique.lulagalter Escreveu:Ola josenir
ja que corrente alternada perde-se menos que a continua no transporte, entao e melhor retifica-la proximo ao ponto de uso, estou correto? entao se eu estiver errado por fvr me corrija. penso em fazer meu gerador bifasico conforme vc sugeriu enrrolar as bobinas c/ 2 fios emparalelo, e trazer as 4 pontas atravez de 4 fios de cobre de 2,5 milimentros de cores diferentes (p/ evitar confusao), ate o ponto de uso da energia e retificar nesse ponto. e coerente meu raciocinio?
sds lula
-
- Membro Dedicado
Caro professor Josenir, muito obrigado mesmo por suas dicas e exclarecimentos referente ao meu projeto.
ja li todos os topicos referente ao bobinamento de aerogeradores. pois gracas as suas sugestoes e explicacoes, ja me sinto capaz de construir meu pequeno projeto.
sds lula
ja li todos os topicos referente ao bobinamento de aerogeradores. pois gracas as suas sugestoes e explicacoes, ja me sinto capaz de construir meu pequeno projeto.
sds lula
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Assim é que é! dar os parabéns a quem merece!lulagalter Escreveu:Caro professor Josenir, muito obrigado mesmo por suas dicas e exclarecimentos referente ao meu projeto.
sds lula
Depois de feito o projeto abrir um tópico sobre ele...
-
- Membro Dedicado
Josenir Escreveu:Com o bobinamento bifásico, como só têm duas fases não há ligação triângulo ou estrela, como existe no trifásico. Logo não há motivo para se preocupar em como ligar as duas fases. Tudo o que precisar ser feito é retificar a corrente alternada. A retificação pode ser feita em meia onda ou em onda completa. Prefira onda completa.joao000020 Escreveu:Boa noite.
Obrigado josenir
Cumprimentos
Boa td Josenir
retifiquei meu aerogerador em onda completa conforme vc indicou, usei 8 diodos p/ 4 saidas do gerador bifasico, porem qdo chega a uns 300 rpm na bancada as soldas dos diodos derretem sao 1n4007 e capacotor eletrolitico 47uf de 47v. pq sera que estao aquecendo pois so aquecem qdo conecto os terminais do multmeter p/ medir a corrente?
estou tentando inserir as fotos da construcao do meu projeto, mas nao entra, diz que o ficheiro e muito grande p maximo permitido e 140kb. o que sera isso?
abcs Lula
-
- Membro Dedicado
oppppssssss...uma correcao,,o capacitor citado acima e de 400vlulagalter Escreveu:Josenir Escreveu:Com o bobinamento bifásico, como só têm duas fases não há ligação triângulo ou estrela, como existe no trifásico. Logo não há motivo para se preocupar em como ligar as duas fases. Tudo o que precisar ser feito é retificar a corrente alternada. A retificação pode ser feita em meia onda ou em onda completa. Prefira onda completa.joao000020 Escreveu:Boa noite.
Obrigado josenir
Cumprimentos
Boa td Josenir
retifiquei meu aerogerador em onda completa conforme vc indicou, usei 8 diodos p/ 4 saidas do gerador bifasico, porem qdo chega a uns 300 rpm na bancada as soldas dos diodos derretem sao 1n4007 e capacotor eletrolitico 47uf de 47v. pq sera que estao aquecendo pois so aquecem qdo conecto os terminais do multmeter p/ medir a corrente?
estou tentando inserir as fotos da construcao do meu projeto, mas nao entra, diz que o ficheiro e muito grande p maximo permitido e 140kb. o que sera isso?
abcs Lula
-
- Novo membro
- Registado: quinta mai 10, 2012 12:47 pm
Sou novo no fórum e também nunca participei de nenhum fórum, mas vamos lá.
Peço colaboração dos participantes para esclarecimentos sobre construção de rotores de 20 polos.
Com 2 discos de ferro de 16” com espessura de ½’ pretendo colar 20 imas (2x1x0,5) N50, na extremidade de cada disco (obedecendo a equidistância entre os magnetos).
O estator vai se com 15 bobinas de fio 14 com + ou – 70 espiras (dependendo do teste da voltagem a 360 rpm) com ligação trifásica - estrela. Pretendo atingir 45 volts. Vou obedecer que o espaço físico dos imãs seja o mesmo espaço físico da junção das bobinas.
Sou leigo em cálculos de “FREQÜÊNCIA ANGULAR OU VELOCIDADE ANGULAR ”, “amplitude da senoidal” e outros dados técnicos mais apurados.
Minha duvida é se a medida de 16 polegadas dos discos está correta ou se essa medida vai criar defasagem e fizer o projeto não gerar nada.
Peço socorro antes de colar os imãs.
Acho esse fórum excelente e tudo que aprendi foi lendo os ensinamentos aqui contidos.
Um abraço a todos e em especial ao Professor Josenir.
Carlos Cardoso
Peço colaboração dos participantes para esclarecimentos sobre construção de rotores de 20 polos.
Com 2 discos de ferro de 16” com espessura de ½’ pretendo colar 20 imas (2x1x0,5) N50, na extremidade de cada disco (obedecendo a equidistância entre os magnetos).
O estator vai se com 15 bobinas de fio 14 com + ou – 70 espiras (dependendo do teste da voltagem a 360 rpm) com ligação trifásica - estrela. Pretendo atingir 45 volts. Vou obedecer que o espaço físico dos imãs seja o mesmo espaço físico da junção das bobinas.
Sou leigo em cálculos de “FREQÜÊNCIA ANGULAR OU VELOCIDADE ANGULAR ”, “amplitude da senoidal” e outros dados técnicos mais apurados.
Minha duvida é se a medida de 16 polegadas dos discos está correta ou se essa medida vai criar defasagem e fizer o projeto não gerar nada.
Acho esse fórum excelente e tudo que aprendi foi lendo os ensinamentos aqui contidos.
Carlos Cardoso
-
O problema é que você está fazendo a medida de corrente da forma errada, e a essas alturas já deve até ter quimado os diodos. Já foi bastante discutido aqui no forum sobre as medidas de corrente.lulagalter Escreveu:Boa td Josenir
abcs Lula
Para medir a corrente gerada é necessário ligar uma carga em série entre o gerador e o multímetro. Essa carga pode ser uma lâmpada. Mas tem que ser uma lâmpada com potência maior do que a potência do gerador. Eu uso as de farol de automóvel. É só ligar a lâmpada entre um dos fios do gerador e um dos fios do multímetro.
-
Tente desenhar o círculo com esta medida numa folha de papel e distribuir os ímãs de maneira equidistante. Se sobrar um espaço entre eles de aproximadamente a largura de um imã, está ótimo. Para definir o tamanho e o formato das bobinas, depois que os imãs estiverem distribuidos, desenhe uma bobina que tenha as duas extrimidades passando exatamente ao centro de dois imãs adjacentes (vizinhos).Cardoso51 Escreveu:Minha duvida é se a medida de 16 polegadas dos discos está correta ou se essa medida vai criar defasagem e fizer o projeto não gerar nada.
Carlos Cardoso
-
- Membro Silver
- Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm
Cardoso51
Eu experimentei um gerador axial e fiquei muito desiludido com os resultados, menos de 10% de acréscimo de potência.
Infelizmente, também, a ligação das bobines em forma bifásica com oposição de fases não rendeu.
Um segundo disco com barras de ferro faz o mesmo efeito, também a blindagem pareceu-me não dar nenhum acréscimo de jeito.
Ideal é faze-lo de forma a que possa recuperar os imãs e as bobines, como eu fiz e vou voltar a (re)fazer.
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=79&t=14781
Cumprimentos e bons trabalhos.
F.P.
Eu experimentei um gerador axial e fiquei muito desiludido com os resultados, menos de 10% de acréscimo de potência.
Infelizmente, também, a ligação das bobines em forma bifásica com oposição de fases não rendeu.
Um segundo disco com barras de ferro faz o mesmo efeito, também a blindagem pareceu-me não dar nenhum acréscimo de jeito.
Ideal é faze-lo de forma a que possa recuperar os imãs e as bobines, como eu fiz e vou voltar a (re)fazer.
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=79&t=14781
Cumprimentos e bons trabalhos.
F.P.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm
Ops! enganei-me no link!
O do gerador é este:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=27&t=14736
O do gerador é este:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=27&t=14736