Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

solarboy
Membro
Membro
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por solarboy »

Olá amigos.

Tive conhecimento de que o secretário de estado da energia pediu uma reunião ao secretário de estado das finanças +- em Julho para tratar deste assunto, mas até hoje não houve resposta por parte do segundo.

Reparem que até os dois secretários de estado não se entendem. Estamos entregues à bicharada.

Só mesmo neste país 3º mundista, governado por incompetentes eleitos por analfabetos.

Se o mundo não acabar este ano, acho que o que aí vem vai ser bem pior ;)

Boa sorte para todos e para mim também.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

solarboy Escreveu:Olá amigos.

Tive conhecimento de que o secretário de estado da energia pediu uma reunião ao secretário de estado das finanças +- em Julho para tratar deste assunto, mas até hoje não houve resposta por parte do segundo.

Reparem que até os dois secretários de estado não se entendem. Estamos entregues à bicharada.

Só mesmo neste país 3º mundista, governado por incompetentes eleitos por analfabetos.

Se o mundo não acabar este ano, acho que o que aí vem vai ser bem pior ;)

Boa sorte para todos e para mim também.

Desde que seja para sacar estão todos de acordo, eles estão lá é para se governarem e não para governarem, ao tempo que isto está se eles quizessem já tinham resolvido, agora é o deixa andar que os pequeninos já se calaram, e já chegaram a acordo com os grandes adiam por mais uns anos as compensações e depois vêm dizer que reduziram não sei quantos milhões, é mesmo só para tapar os olhos do povo.

rogerio
Membro
Membro
Registado: quinta mai 31, 2012 4:27 pm

Mensagem por rogerio »

Ora aqui vai a resposta da AT sobre as minhas questões (ver meu post de 18/6/12):

Informação
O rendimento obtido com a microprodução de eletricidade enquadra-se na Categoria B do Código do
IRS e, de acordo com o estabelecido no artigo 12.º, número 6, do Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de
novembro, o rendimento se de montante inferior a 5 000,00 da mesma resultante, não será sujeito a
tributação em sede de IRS.
Estes rendimentos devem ser declarados no Anexo B, incluindo nos casos em que se verifica a
exclusão da tributação, sendo a mesma tida em conta no cálculo do IRS a efetuar pela Administração
fiscal.
Do que resulta que os microprodutores, independentemente do montante de rendimento obtido, se
encontrem obrigados a dar cumprimento aos procedimentos legalmente previstos, em sede de IRS,
para o início de atividade.
Assim sendo e relativamente a cada uma das questões, individualmente, colocadas haverá a
esclarecer o seguinte:
No campo 423 do Anexo B deverá ser inscrita a totalidade do rendimento adveniente da atividade de
microprodução de eletricidade.
Encontra-se obrigado, face ao estabelecido no artigo 112.º do Código do IRS, porque titular de
rendimentos da categoria B, a proceder à apresentação de declaração de início de atividade.
Não tendo procedido em conformidade com o atrás referido, não existe disposição legal que o
dispense da aplicação das penalizações legalmente estabelecidas e previstas para o efeito.
Parecer de Chefe de Divisão
Confirmo.
À consideração superior
O chefe de divisão
José Vaz
Despacho de Director de Serviços, por subdelegação do Director Geral
Concordo.
O Director de Serviços de IRS
(Maria Irene Antunes de Abreu)

Isto confirma o que está descrito neste tópico: Declarar no IRS e abrir actividade. Quem não o fizer paga multa e não há como escapar :x . Isto é mesmo um país de atrasados mentais e gente mesquinha :twisted: E ainda dizem que querem atrair investimento :P Com estas medidas só fomentam a fuga de capitais.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

rogerio Escreveu:
...Isto é mesmo um país de atrasados mentais e gente mesquinha :twisted: E ainda dizem que querem atrair investimento :P Com estas medidas só fomentam a fuga de capitais.

Boas,

Isso também eu pensava... :evil: :evil: :evil:

Para grande espanto e surpresa, veja-se só a massificação que se tem verificado na adesão à microprodução... das duas uma, ou o pessoal anda nas nuvens e não sabe o que se passa na terra :o , ou estão nessa "onda" sem medos das consequências inerentes a tal opção e portanto nada os assusta ou afugenta!!! :mrgreen:

Essa resposta da AT vem, mais uma vez, confirmar o que sempre foi afirmado e não há volta a dar!!! :evil: :evil:
...as consequências podem-se agravar quanto mais tarde se regularizar a situação com a AT, fazer-se esquecido ou assobiar para o lado é uma estratégia que pode dar frutos (quem não arrisca não petisca :) ), mas até prescrever são precisos 4 anos... e com a fome voraz por €€€ que por aí vai... :evil: :evil: não sei se valerá a pena... o futuro o dirá!

Cpts.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

@solarboy
Acho que exageraste um pouco, não nos podes incluir a nós todos, nessa "parteleira" pois estamos aqui pessoas com estudos académicos e outros com a 4ª classe, mas tens de ponderar as palavras e não deves "disparar" dessa forma.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm

Mensagem por Ptuga »

Boas pessoal.
O meu contributo… Fui hoje às finanças informar-me, parece inevitável a abertura de atividade. Disseram-me que quem o não o fizer, mais tarde ou mais cedo o amigo Gaspar há-de bater à porta.
Se nesta parte a “coisa” parece consensual, fiquei, no entanto, surpreendido foi com a informação que nestes casos convém colocar a atividade como “sem movimentação de IVA”. Informaram-me que sendo eu sujeito isento de IVA com trabalhador dependente, de outra forma obrigar-me-ia a emitir recibos, ter livros de faturas, ter a contabilidade muito organizada e permanecer em atividade pelo menos 5 anos. Ou seja, para poder reaver o IVA do equipamento o procedimento e as exigências necessárias não são assim tão simples.
Isto está um pouco em contraponto com o que o pessoal tem dito relativamente a poder deduzir o IVA dos equipamentos sem grandes problemas.
Disseram-me também para me dirigir a uma loja do cidadão “grande” pq lá conseguiriam também ajudar. Vou tentar apurar mais coisas.
Desculpem lá qualquer pontapé a gramática fiscal, mas confesso, em matérias de finanças e tributação sou mesmo uma nulidade.

Abraço

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

Boas Ptuga,
Se ler com atenção este tópico deve encontrar a resposta a muitas das dúvidas que coloca... eu sei que são 34 páginas mas vale a pena, vai encontrar respostas a muitas questões e certamente vai encontrar outras implicações que não está à espera!
De salientar que em relação ao IVA é válido o que refere mas para o caso geral e é nesse contexto que normalmente as finanças informam. No entanto, a microprodução tem um regime de excepção pelo que existem algumas diferenças... por exemplo, com ou sem IVA continua a ser a EDP a passar as faturas da microprodução pelo que não necessita de livro de recibos, a contabilidade organizada é opção não obrigatória e a questão de manter durante 5 anos o regime de IVA depende como declara o início de actividade.

Cps :mrgreen:

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

Boas Ptuga,

Sendo assim, não estão ajudar... estão sim a CumPillicar!!! :twisted: :lol:
O melhor é seguir o conselho do amigo areosa! :mrgreen:

Cpts.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

areosa Escreveu:Boas Ptuga,
Se ler com atenção este tópico deve encontrar a resposta a muitas das dúvidas que coloca... eu sei que são 34 páginas mas vale a pena, vai encontrar respostas a muitas questões e certamente vai encontrar outras implicações que não está à espera!
De salientar que em relação ao IVA é válido o que refere mas para o caso geral e é nesse contexto que normalmente as finanças informam. No entanto, a microprodução tem um regime de excepção pelo que existem algumas diferenças... por exemplo, com ou sem IVA continua a ser a EDP a passar as faturas da microprodução pelo que não necessita de livro de recibos, a contabilidade organizada é opção não obrigatória e a questão de manter durante 5 anos o regime de IVA depende como declara o início de actividade.

Cps :mrgreen:
Boas

A contabilidade pode não ser organizada, (ou seja feita por TOC) mas tem que registar em livro especifico as facturas que são passadas pela EDP e registar as despesas, e tem que guardar os respectivos documentos para possivel verificação das finanças por (penso que seja 5 anos) mas se houver por aí quem possa confirmar melhor.

solarboy
Membro
Membro
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Mensagem por solarboy »

Patalhetas Escreveu:@solarboy
Acho que exageraste um pouco, não nos podes incluir a nós todos, nessa "parteleira" pois estamos aqui pessoas com estudos académicos e outros com a 4ª classe, mas tens de ponderar as palavras e não deves "disparar" dessa forma.
Olá Palhetas, creio que este não será o fórum para este tipo de discussão, eu apenas disse o que penso.

Se não vejamos, vejo diariamente o povo a reclamar contra o governo (olhe só para nós), seja ele de esquerda de direita ou do centro, mas no dia das eleições vejo o governo constituído pelas pessoas que até aí eram as piores criaturas do mundo, a ser eleito por aqueles que antes reclamavam, isso a mim não só parece ignorância, mas também estupidez com algum masoquismo à mistura.

Reparei que só sublinhou a parte "eleitos por analfabetos" o que leva a crer que concorda com o "país 3º mundista, governado por incompetentes", ou seja, salvaguardou a parte que aparentemente lhe toca.

Nem sempre o analfabetismo está ligado às qualificações, e eu tenho por principio olhar toda a gente com um olhar horizontal, independentemente da sua escolaridade ou cultura, não olho de cima para baixo, assim como não admito que me façam olhar de baixo para cima.

Por mim, encerro aqui este sub-tópico.

Um abraço
Solarboy

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Desculpem, mas esta parte da discussão deve continuar na zona de offtopic.

Seja aqui, seja onde for, dar e receber informação é importante. Eu gostava de incentivar esta troca de ideias, mas não pode ser aqui (respeitando as regras do fórum) e muito menos neste tópico, que já vai longo e é de extrema importância que se mantenha o mais limpo possível de forma a ajudar quem começa agora a procurar esta informação específica sobre os rendimentos a declarar da microprodução.

Todas as pessoas são "políticos" e, sem se informarem, dificilmente escolhem bem quando são chamados "à democracia" (especialmente quando esta democracia é apenas uma máscara "liberal" de uma ditadura do capital/dinheiro). É-o de tal forma, que até o comentário anterior assume que existiu em Portugal governos de esquerda, centro e direita. Desculpa solarboy, mas esse é um Portugal virtual que eu nunca conheci.

Desde que me conheço, a mim e ao meu país, que vivo numa democracia que chamam de "liberal", mas que mais não é do que a máscara de uma ditadura. Uma ditadura que pertence a uma dúzia de seres que controlam os media, a educação (ou falta dela), a informação (ou falta dela) e fomentam o desinteresse político e a desunião das gentes, da população, do povo... Este país caiu na passividade graças a isto. As dúvidas e a falta de qualidade da informação (as mentiras, a falsidade, o crédito que foi dado a essa corja que alimenta e é alimentado por isto), criaram uma desunião útil aos donos do capital. Estamos todos fartos disto, mas agir é que "tá quieto". Isto é uma ditadura da meia dúzia, que se tornou mais forte que uma maioria desunida e passiva. Eu não quero esta democracia mascarada de ditadura! Eu quero uma democracia a sério! Quero uma democracia real! Abril está a morrer e todos nós estamos a deixá-lo partir.

E agora dei por mim a fazer o mesmo que vós e comentar "offtopic". Enfim. Desculpem. Temos de passar isto para outro lado.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Eu coletei-me este ano nas finanças, só comecei a produzir este ano. Pedi a isenção da segurança social (já que desconto para a Caixa Geral de Aposentações), da qual ainda não obtive resposta, sei que já tenho em débito na segurança social 2 meses (200 e tal €). Um primo que que trabalha lá diz para esperar mais uns dias, para ver se eles introduzem a isenção e anulam o débito, já que como já efetuo descontos para CGA, tenho isenção da segurança social. Vamos ver ...
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Mensagem por E_MAN »

Sei de um fulano das finanças que aconselhou um amaigo meu a não se coletar...pois passado 3 anos prescreve....lol...o que eles sabem!!!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

E_MAN Escreveu:Sei de um fulano das finanças que aconselhou um amaigo meu a não se coletar...pois passado 3 anos prescreve....lol...o que eles sabem!!!

Se não for concreto só cria confusão, pois não creio que seja isso que pretende... :(

Mas afinal o que é que prescreve?...

O que é que esse "fulano" das finanças sabe(?) que os outros não saibam?...

Cpts.

Autor do tópico
Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Mensagem por Ferreira73 »

E_MAN Escreveu:Sei de um fulano das finanças que aconselhou um amaigo meu a não se coletar...pois passado 3 anos prescreve....lol...o que eles sabem!!!
Artigo 45.º
Caducidade do direito à liquidação

1 - O direito de liquidar os tributos caduca se a liquidação não for validamente notificada ao contribuinte no prazo de quatro anos, quando a lei não fixar outro.

Artigo 48.º
Prescrição

1 - As dívidas tributárias prescrevem, salvo o disposto em lei especial, no prazo de oito anos contados, nos impostos periódicos, a partir do termo do ano em que se verificou o facto tributário e, nos impostos de obrigação única, a partir da data em que o facto tributário ocorreu, excepto no imposto sobre o valor acrescentado e nos impostos sobre o rendimento quando a tributação seja efectuada por retenção na fonte a título definitivo, caso em que aquele prazo se conta a partir do início do ano civil seguinte àquele em que se verificou, respectivamente, a exigibilidade do imposto ou o facto tributário.
(Red.Lei nº55-B/2004, de 30 de Dezembro)

Artigo 33.º

Prescrição do procedimento

1 - O procedimento por contra-ordenação extingue-se, por efeito da prescrição, logo que sobre a prática do facto sejam decorridos cinco anos.

Viva,

Como podem ver existem prazos para todos os gostos....importa antes de mais saber o que é prescrição e caducidade...

A caducidade aplica-se ao tempo que o Estado tem para liquidar (fazer as continhas) um imposto, que em regra são 4 anos, existindo outros prazos para situações mais especiais. A título de exemplo, para quem não apresentou o IRS do ano de 2008 o fisco terá que fazer as tais continhas e notificar o contribuite até 31 de Dezembro de 2012, caso contrário caduca o imposto.

A prescrição é o tempo que o Estado tem para cobrar esse imposto, que actualmemte é de 8 anos. Imaginado que esse tal IRS do ano de 2008 foi liquidado e o contribuinte não pagou, o Estado apenas pode cobrar o imposto até 31 de Dezembro de 2016.

Relativamente à prescrição de coimas/multas esse prazo é de 5 anos....quem iniciou a actividade de microprodução em 1 de Outubro de 2007 e ainda não fez o inicio de actividade, pelo menos por aí não paga coima.

Espero ter esclarecido e não deixar nenhuma dúvida que não existe esse tal prazo de 3 anos!!!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Conforme tinha dito que quando tivesse novidades voltava.
Pois é! recebi hoje uma carta da S.S. para pagar 124,09€ por cada mês que estive desempregado e que me consideram como colectado na categoria B.
Moral da história por sermos governados por incompetentes fiquei sem subsidio de desemprego, tenho que devolver o que recebi do subsidio de desemprego e ainda tenho que pagar segurança social 124,09€/mês por ser microprodutor.
Quem estiver a pensar em ser microprodutor com as tarifas ao preço que estão e o investimento que têm que fazer, pense bem se vale a pena os riscos que corre em ser microprodutor, é que o que recebem não deve dar para pagar a S.S..
O saque continua!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Isso não me parece nada correcto... Vais pagar?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Volt Escreveu:Isso não me parece nada correcto... Vais pagar?

Boas

Vou contestar e aguardar que me reduzam as prestações baseado no valor que recebi mas o mais certo é ter que pagar alguma coisa.
Ainda estou á espera da resposta da reclamação que fiz anteriormente a tentar explicar que ser MP não é nenhuma actividade económica mas sim um investimento e ainda estou á espera mas com a fome de dinheiro e a vontade de acabar com a classe média que este governo tem o mais certo é não dar em nada, mas vou tentando.

cumprimentos

vitord
Membro
Membro
Registado: quinta ago 23, 2012 6:11 pm

Mensagem por vitord »

Boas,

provavelmente algum membro já terá lido esta notícia do dia 13/10/2012 mas fica o link para quem aínda não leu.

Será que o assunto aínda está a ser discutido e que as queixas estão a surtir algum efeito?

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... tml?page=0

cumprimentos,

Vitor

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

vitord Escreveu:Boas,

provavelmente algum membro já terá lido esta notícia do dia 13/10/2012 mas fica o link para quem aínda não leu.

Será que o assunto aínda está a ser discutido e que as queixas estão a surtir algum efeito?

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Art ... tml?page=0

cumprimentos,

Vitor

Boas

Não tinha conhecimento desta noticia, mas assim sendo há que continuar a reclamar e a exigir os nossos direitos.
Ainda estou a espera da resposta da S.S. da reclamação que fiz em Agosto.
E amanhã vou entregar mais uma reclamação por causa de me quererem cobrar 124,09€ de S.S. pelos meses que estive desempregado era para ser na S.S. Direta mas ainda não tenho o codigo de acesso assim vai presencial.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”