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Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: terça dez 10, 2013 8:37 pm
por labutess
O_volt Escreveu:rocker_pt Escreveu:Na minha é igual. Se fizer uma carga com 2 carregadores e andar de seguida, não noto diminuição em relação ao verão. Posso fazer 50 seguidos sem sentir grande desgaste no nível da tensão.
Mas se fizer 10km mesmo a velocidade reduzida e deixar umas 5 horas parada com 5graus...quando pego nela, ao fim de mais 10km parece qeu estou completamente sem carga, e apenas tenho 20km feitos.
As minhas baterias não são feitas para baixas temperaturas.
O que me vale é consigo arranjar sempre carga por perto onde quer que vá e aproveito para fazer carga mais rápida.....et voilá..
Na Noruega estão à venda vários furgões da Fiat que simplesmente no inverno com o frio....param!
O mal é de todos qdo não pensamos em ambientes frios.
A Bolloré tem feito uma coisa: autoalimentar a bateria para se manter quente.
Continuo a achar que a manta funciona melhor.
e um aquecedor destes já ajudava,tanto nas baterias ou nos pés
http://www.ebay.co.uk/itm/390681371759? ... 1438.l2649
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: terça mar 18, 2014 11:53 pm
por ICEM4N
Indo eu indo eu a caminho dos 30.000km estão quase......
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: quarta mar 19, 2014 12:10 am
por MRider
Parabéns

sempre a somar

Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: sábado mar 29, 2014 12:35 am
por ICEM4N
Lá fui ter com o Jorge Rocha a ovar para colocar mais 1 carregador na mota... Já só falta comprar outro e está completa com 10ah + 5ah + 5ah.. Várias escolhas para carregar...
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: sábado mar 29, 2014 12:38 am
por MRider
sempre a evoluir
Muito bem
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: sábado mar 29, 2014 12:40 am
por ICEM4N
A distância que separou estas 2 fotos... Prestes a chegar aos 30.000 sem problemas... Apenas com um problema no canhão da Ignição e um carregador extra que teimou em queimar 3x até ficar sem conserto...
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: sábado mar 29, 2014 12:15 pm
por pafi
Carregar a 20A!? Ah valente! Vê lá se começas a fazer torradas com as baterias?

Ou então queres é monopolizar as tomadas só para ti! Com 20A Já precisas mais do que uma.
Preocupa-me ver tantas manchas por baixo da mota do Ogadiv? "Será óleo? Será gasolina?... Eletrões não são certamente..."

Bom almoço aos dois

Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: domingo mar 30, 2014 3:04 am
por ICEM4N
pafi Escreveu:Carregar a 20A!? Ah valente! Vê lá se começas a fazer torradas com as baterias?

Ou então queres é monopolizar as tomadas só para ti! Com 20A Já precisas mais do que uma.
Preocupa-me ver tantas manchas por baixo da mota do Ogadiv? "Será óleo? Será gasolina?... Eletrões não são certamente..."

Bom almoço aos dois

Este encontro foi na 3a feira passada.
Julgo que pelas contas aguenta 20a de carregamento no entanto será em situações excepcionais e não necessariamente are ficar carregada.. Irei controlar até 80% da carga a maior parte das vezes é depois desligo 1 de 5a
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: domingo mar 30, 2014 7:52 am
por Jorge Rocha
pafi Escreveu: Carregar a 20A!? Ah valente! Vê lá se começas a fazer torradas com as baterias?

Ou então queres é monopolizar as tomadas só para ti! Com 20A Já precisas mais do que uma.
Desde que as baterias de 40Ah já estejam um pouco quentes (face à temperatura ambiente do inverno), de ter vindo em viagem a espremer, nuns 20ºC, podem receber os 20A que equivale a 0,5C, o carregamento continuo máximo recomendado pelo fabricante.
Já se as baterias estiverem muito frias (inferiores a 10ºC) ou então muito quentes (superiores a 40ºC), esse carregamento deverá ser muito diminuído, ou inexistente (inferior a 0ºC ou superior a 45ºC).
Mas claro que estes 20A são de 80V ou pouco mais ou menos. Se fosse medido no primário com a tensão da rede a 230Vac daria uns 13A (por ter o factor de potencia próximo dos 70%), se fosse outro tipo de carregadores, poderia baixar para menos de 10A (os de factor de potencia corrigido, como por exemplo os TC Charger).
pafi Escreveu:Preocupa-me ver tantas manchas por baixo da mota do Ogadiv? "Será óleo? Será gasolina?... Eletrões não são certamente..."

...
O imposto automovel para os veiculos a combustão deveria ser aumentado, por estes promoverem as pingas de óleo nas estradas, causadoras de acidentes.
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: segunda abr 07, 2014 11:19 pm
por ICEM4N
Ora bem.
Após ter achado que a mota me anda a enganar resolvi fazer a medição das células com a ajuda do Bondadesua... Os eléctricos tem sempre que convidar o pessoal para estas coisas... Como a viagem é de graça nunca dizem que não.
As células oscilaram entre os 3.60 e 3.61.
Com esta informação qualquer problema da mota não deverá ser à primeira vista da tensão.
No entanto o Bondadesua lembrou uma coisa. Eu queixei - me que fiquei sem carga ainda com 1 led ligado, no entanto, foi ao fim de 74km com apenas os meus 40ah e com temperaturas de cerca de 10 graus.
Voltei a ficar sem carga na viagem ovar - Valongo ou seja 53 km mas com o ponteiro em cima ou acima dos 100 km/h aliado ao frio extremo se calhar espremi muito as baterias...
Vou ter de com calma fazer outra viagem e perceber como elas ficam no fim.
Depois quando fiquei sem carga apenas carregou 3.15 ou pouco mais quando já carreguei mais de 3.50 sem esgotar...
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: segunda abr 07, 2014 11:41 pm
por RJSC
Para teres uma medição com sentido tens que medir as céulas com a bateria descarregada ou muito perto de estar descarregada.
De preferência exatamente quando a mota te parar. Só numa situação de carga baixa é que as células fracas se evidenciam.
Passa a andar com o multímetro debaixo do banco e mede quando ficares a pé.
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: segunda abr 07, 2014 11:46 pm
por ICEM4N
RJSC Escreveu:Para teres uma medição com sentido tens que medir as céulas com a bateria descarregada ou muito perto de estar descarregada.
De preferência exatamente quando a mota te parar. Só numa situação de carga baixa é que as células fracas de evidenciam.
Passa a andar com o multímetro debaixo do banco e mede quando ficares a pé.
Vou ter de fazer isso então..
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: quarta abr 09, 2014 2:37 am
por Jorge Rocha
Já não tenho dedos que cheguem nas duas mãos para contar as vezes que testemunhei isso acontecer, quando se juntam alguns factores:
Mais de que 2 anos de trabalho.
Mais de que 400 recargas, sendo as baterias espremidas quase a cada carga (motor de 5000W para 3000Wh de baterias, mota com 175Kg de tara).
Temperaturas abaixo dos 10ºC e com perto de 100% de humidade relativa do ar (que oferece maior condução térmica).
É mais do que normal, e não há motivos para alarme.
Depois de compreender muito bem o funcionamento desta química, torna-se fácil entender os factos.
Espero ter ajudado e dorme descansado (aproveita para ir sonhando com um pack extra para as viagens

)
Abraço
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: quarta abr 09, 2014 10:48 am
por ICEM4N
Jorge Rocha Escreveu:Já não tenho dedos que cheguem nas duas mãos para contar as vezes que testemunhei isso acontecer, quando se juntam alguns factores:
Mais de que 2 anos de trabalho.
Mais de que 400 recargas, sendo as baterias espremidas quase a cada carga (motor de 5000W para 3000Wh de baterias, mota com 175Kg de tara).
Temperaturas abaixo dos 10ºC e com perto de 100% de humidade relativa do ar (que oferece maior condução térmica).
É mais do que normal, e não há motivos para alarme.
Depois de compreender muito bem o funcionamento desta química, torna-se fácil entender os factos.
Espero ter ajudado e dorme descansado (aproveita para ir sonhando com um pack extra para as viagens

)
Abraço
Mas estas a dizer que foi uma situação esporádica?
Realmente puxei muito pela mota naquela viagem.
Vou ter de ir ao bricor e voltar sem carregar, devo chegar a casa quase sem bateria e as temperaturas no fim de semana deverão estar amenas.
Assim já verifico se realmente a mota continua em condições. Já lá fui várias vezes e voltei sem carregar
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: quarta abr 09, 2014 11:46 am
por Jorge Rocha
O q
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: quarta abr 09, 2014 11:54 am
por Jorge Rocha
O quero dizer é que à medida do desgaste, estas LiFePO4, vão aumentando sua resistência interna, necessitando de mais temperatura para obterem a mesma disponibilidade energética.
Naquele dia que ficaste a 1 km de casa, depois dos 50 e tal, estava um frio desgraçado (eu que o diga porque fiz a outra metade do trajecto) e assim como nós, matéria viva, arrefecemos, imagina as células!?
Basta que uma esteja mais frias para o corte se fazer (o BMS está lá para isso mesmo)
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: quarta abr 09, 2014 12:05 pm
por jmal
Fizeste 53 kms com 40 ah a 100 kmh e até mais ????
Não vejo problema nenhum, alias, isso tá muito para além daquilo que pensava ser possível com 40 ah, nessa temperatura e a essa velocidade.
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: quarta abr 09, 2014 12:09 pm
por ICEM4N
jmal Escreveu:Fizeste 53 kms com 40 ah a 100 kmh e até mais ????
Não vejo problema nenhum, alias, isso tá muito para além daquilo que pensava ser possível com 40 ah, nessa temperatura e a essa velocidade.
Jmal normalmente consigo uns 65km quando não espremo as baterias... Se fizer alguma autoestrada a 80km/h e alguma cidade com pouco para arranca o normal é sempre acima de 60km... Aliás nas concentrações faço sempre mais de 60km quase 70km
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: quarta abr 09, 2014 12:11 pm
por ICEM4N
No verão vou do sr da pedra ao Jr lab que são cerca de 78km e raramente venho a menos de 50km/h
Re: Predator 40Ah - ICEM4N
Enviado: quarta abr 09, 2014 12:13 pm
por jmal
ICEM4N Escreveu:jmal Escreveu:Fizeste 53 kms com 40 ah a 100 kmh e até mais ????
Não vejo problema nenhum, alias, isso tá muito para além daquilo que pensava ser possível com 40 ah, nessa temperatura e a essa velocidade.
Jmal normalmente consigo uns 65km quando não espremo as baterias... Se fizer alguma autoestrada a 80km/h e alguma cidade com pouco para arranca o normal é sempre acima de 60km... Aliás nas concentrações faço sempre mais de 60km quase 70km
Ai já não me parece nada de especial, agora 53 kms a 100 kmh é muito diferente, a mota gasta pelo menos o dobro a 100 kmh do que a 60 / 70 kmh.
Na minha scooter, a 100 kmh nunca fiz o teste, mas devo fazer uns 80 kms, já a 60-70 kmh reais, faço uns 150.