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Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: terça dez 10, 2013 8:37 pm
por labutess
O_volt Escreveu:
rocker_pt Escreveu:Na minha é igual. Se fizer uma carga com 2 carregadores e andar de seguida, não noto diminuição em relação ao verão. Posso fazer 50 seguidos sem sentir grande desgaste no nível da tensão.
Mas se fizer 10km mesmo a velocidade reduzida e deixar umas 5 horas parada com 5graus...quando pego nela, ao fim de mais 10km parece qeu estou completamente sem carga, e apenas tenho 20km feitos.
As minhas baterias não são feitas para baixas temperaturas.
O que me vale é consigo arranjar sempre carga por perto onde quer que vá e aproveito para fazer carga mais rápida.....et voilá..
Na Noruega estão à venda vários furgões da Fiat que simplesmente no inverno com o frio....param!
O mal é de todos qdo não pensamos em ambientes frios.
A Bolloré tem feito uma coisa: autoalimentar a bateria para se manter quente.
Continuo a achar que a manta funciona melhor.

e um aquecedor destes já ajudava,tanto nas baterias ou nos pés :lol: :lol:
http://www.ebay.co.uk/itm/390681371759? ... 1438.l2649

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: terça mar 18, 2014 11:53 pm
por ICEM4N
Indo eu indo eu a caminho dos 30.000km estão quase......

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: quarta mar 19, 2014 12:10 am
por MRider
Parabéns 8-) sempre a somar :mrgreen:

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: sábado mar 29, 2014 12:35 am
por ICEM4N
Lá fui ter com o Jorge Rocha a ovar para colocar mais 1 carregador na mota... Já só falta comprar outro e está completa com 10ah + 5ah + 5ah.. Várias escolhas para carregar...

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: sábado mar 29, 2014 12:38 am
por MRider
sempre a evoluir

Muito bem

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: sábado mar 29, 2014 12:40 am
por ICEM4N
A distância que separou estas 2 fotos... Prestes a chegar aos 30.000 sem problemas... Apenas com um problema no canhão da Ignição e um carregador extra que teimou em queimar 3x até ficar sem conserto...

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: sábado mar 29, 2014 12:15 pm
por pafi
Carregar a 20A!? Ah valente! Vê lá se começas a fazer torradas com as baterias? :lol:
Ou então queres é monopolizar as tomadas só para ti! Com 20A Já precisas mais do que uma.

Preocupa-me ver tantas manchas por baixo da mota do Ogadiv? "Será óleo? Será gasolina?... Eletrões não são certamente..." :lol:
Bom almoço aos dois ;)

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: domingo mar 30, 2014 3:04 am
por ICEM4N
pafi Escreveu:Carregar a 20A!? Ah valente! Vê lá se começas a fazer torradas com as baterias? :lol:
Ou então queres é monopolizar as tomadas só para ti! Com 20A Já precisas mais do que uma.

Preocupa-me ver tantas manchas por baixo da mota do Ogadiv? "Será óleo? Será gasolina?... Eletrões não são certamente..." :lol:
Bom almoço aos dois ;)
Este encontro foi na 3a feira passada.

Julgo que pelas contas aguenta 20a de carregamento no entanto será em situações excepcionais e não necessariamente are ficar carregada.. Irei controlar até 80% da carga a maior parte das vezes é depois desligo 1 de 5a

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: domingo mar 30, 2014 7:52 am
por Jorge Rocha
pafi Escreveu: Carregar a 20A!? Ah valente! Vê lá se começas a fazer torradas com as baterias? :lol:
Ou então queres é monopolizar as tomadas só para ti! Com 20A Já precisas mais do que uma.
Desde que as baterias de 40Ah já estejam um pouco quentes (face à temperatura ambiente do inverno), de ter vindo em viagem a espremer, nuns 20ºC, podem receber os 20A que equivale a 0,5C, o carregamento continuo máximo recomendado pelo fabricante.
Já se as baterias estiverem muito frias (inferiores a 10ºC) ou então muito quentes (superiores a 40ºC), esse carregamento deverá ser muito diminuído, ou inexistente (inferior a 0ºC ou superior a 45ºC).

Mas claro que estes 20A são de 80V ou pouco mais ou menos. Se fosse medido no primário com a tensão da rede a 230Vac daria uns 13A (por ter o factor de potencia próximo dos 70%), se fosse outro tipo de carregadores, poderia baixar para menos de 10A (os de factor de potencia corrigido, como por exemplo os TC Charger).


pafi Escreveu:Preocupa-me ver tantas manchas por baixo da mota do Ogadiv? "Será óleo? Será gasolina?... Eletrões não são certamente..." :lol: ...
O imposto automovel para os veiculos a combustão deveria ser aumentado, por estes promoverem as pingas de óleo nas estradas, causadoras de acidentes.

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: segunda abr 07, 2014 11:19 pm
por ICEM4N
Ora bem.

Após ter achado que a mota me anda a enganar resolvi fazer a medição das células com a ajuda do Bondadesua... Os eléctricos tem sempre que convidar o pessoal para estas coisas... Como a viagem é de graça nunca dizem que não.

As células oscilaram entre os 3.60 e 3.61.

Com esta informação qualquer problema da mota não deverá ser à primeira vista da tensão.

No entanto o Bondadesua lembrou uma coisa. Eu queixei - me que fiquei sem carga ainda com 1 led ligado, no entanto, foi ao fim de 74km com apenas os meus 40ah e com temperaturas de cerca de 10 graus.
Voltei a ficar sem carga na viagem ovar - Valongo ou seja 53 km mas com o ponteiro em cima ou acima dos 100 km/h aliado ao frio extremo se calhar espremi muito as baterias...

Vou ter de com calma fazer outra viagem e perceber como elas ficam no fim.

Depois quando fiquei sem carga apenas carregou 3.15 ou pouco mais quando já carreguei mais de 3.50 sem esgotar...

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: segunda abr 07, 2014 11:41 pm
por RJSC
Para teres uma medição com sentido tens que medir as céulas com a bateria descarregada ou muito perto de estar descarregada.
De preferência exatamente quando a mota te parar. Só numa situação de carga baixa é que as células fracas se evidenciam.
Passa a andar com o multímetro debaixo do banco e mede quando ficares a pé.

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: segunda abr 07, 2014 11:46 pm
por ICEM4N
RJSC Escreveu:Para teres uma medição com sentido tens que medir as céulas com a bateria descarregada ou muito perto de estar descarregada.
De preferência exatamente quando a mota te parar. Só numa situação de carga baixa é que as células fracas de evidenciam.
Passa a andar com o multímetro debaixo do banco e mede quando ficares a pé.
Vou ter de fazer isso então..

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: quarta abr 09, 2014 2:37 am
por Jorge Rocha
Já não tenho dedos que cheguem nas duas mãos para contar as vezes que testemunhei isso acontecer, quando se juntam alguns factores:
Mais de que 2 anos de trabalho.
Mais de que 400 recargas, sendo as baterias espremidas quase a cada carga (motor de 5000W para 3000Wh de baterias, mota com 175Kg de tara).
Temperaturas abaixo dos 10ºC e com perto de 100% de humidade relativa do ar (que oferece maior condução térmica).

É mais do que normal, e não há motivos para alarme.
Depois de compreender muito bem o funcionamento desta química, torna-se fácil entender os factos.
Espero ter ajudado e dorme descansado (aproveita para ir sonhando com um pack extra para as viagens :) )
Abraço

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: quarta abr 09, 2014 10:48 am
por ICEM4N
Jorge Rocha Escreveu:Já não tenho dedos que cheguem nas duas mãos para contar as vezes que testemunhei isso acontecer, quando se juntam alguns factores:
Mais de que 2 anos de trabalho.
Mais de que 400 recargas, sendo as baterias espremidas quase a cada carga (motor de 5000W para 3000Wh de baterias, mota com 175Kg de tara).
Temperaturas abaixo dos 10ºC e com perto de 100% de humidade relativa do ar (que oferece maior condução térmica).

É mais do que normal, e não há motivos para alarme.
Depois de compreender muito bem o funcionamento desta química, torna-se fácil entender os factos.
Espero ter ajudado e dorme descansado (aproveita para ir sonhando com um pack extra para as viagens :) )
Abraço
Mas estas a dizer que foi uma situação esporádica?
Realmente puxei muito pela mota naquela viagem.
Vou ter de ir ao bricor e voltar sem carregar, devo chegar a casa quase sem bateria e as temperaturas no fim de semana deverão estar amenas.
Assim já verifico se realmente a mota continua em condições. Já lá fui várias vezes e voltei sem carregar

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: quarta abr 09, 2014 11:46 am
por Jorge Rocha
O q

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: quarta abr 09, 2014 11:54 am
por Jorge Rocha
O quero dizer é que à medida do desgaste, estas LiFePO4, vão aumentando sua resistência interna, necessitando de mais temperatura para obterem a mesma disponibilidade energética.
Naquele dia que ficaste a 1 km de casa, depois dos 50 e tal, estava um frio desgraçado (eu que o diga porque fiz a outra metade do trajecto) e assim como nós, matéria viva, arrefecemos, imagina as células!?
Basta que uma esteja mais frias para o corte se fazer (o BMS está lá para isso mesmo)

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: quarta abr 09, 2014 12:05 pm
por jmal
Fizeste 53 kms com 40 ah a 100 kmh e até mais ????

Não vejo problema nenhum, alias, isso tá muito para além daquilo que pensava ser possível com 40 ah, nessa temperatura e a essa velocidade.

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: quarta abr 09, 2014 12:09 pm
por ICEM4N
jmal Escreveu:Fizeste 53 kms com 40 ah a 100 kmh e até mais ????

Não vejo problema nenhum, alias, isso tá muito para além daquilo que pensava ser possível com 40 ah, nessa temperatura e a essa velocidade.
Jmal normalmente consigo uns 65km quando não espremo as baterias... Se fizer alguma autoestrada a 80km/h e alguma cidade com pouco para arranca o normal é sempre acima de 60km... Aliás nas concentrações faço sempre mais de 60km quase 70km

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: quarta abr 09, 2014 12:11 pm
por ICEM4N
No verão vou do sr da pedra ao Jr lab que são cerca de 78km e raramente venho a menos de 50km/h

Re: Predator 40Ah - ICEM4N

Enviado: quarta abr 09, 2014 12:13 pm
por jmal
ICEM4N Escreveu:
jmal Escreveu:Fizeste 53 kms com 40 ah a 100 kmh e até mais ????

Não vejo problema nenhum, alias, isso tá muito para além daquilo que pensava ser possível com 40 ah, nessa temperatura e a essa velocidade.
Jmal normalmente consigo uns 65km quando não espremo as baterias... Se fizer alguma autoestrada a 80km/h e alguma cidade com pouco para arranca o normal é sempre acima de 60km... Aliás nas concentrações faço sempre mais de 60km quase 70km

Ai já não me parece nada de especial, agora 53 kms a 100 kmh é muito diferente, a mota gasta pelo menos o dobro a 100 kmh do que a 60 / 70 kmh.

Na minha scooter, a 100 kmh nunca fiz o teste, mas devo fazer uns 80 kms, já a 60-70 kmh reais, faço uns 150.