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Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: quarta abr 14, 2010 9:36 am
por hmgp
bluesky Escreveu:é verdade, estive pois. o que o rui fez é notável e espero que mais possam aplaudir esta recuperação de um ev moribundo. é possivel... é aconselhavel...é desejável.
não me digas que andaste perto de sintra e não me disseste nada...

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: quinta abr 15, 2010 9:18 am
por rocker_pt
só não percebo o que faz o depósito de água e o radiador no carro eléctrico. se for para arrefecer o motor eléctrico mais vale arrefece-lo com ar forçado. qual a função do radiador?

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: quinta abr 15, 2010 4:58 pm
por RPL
o deposito de agua é para o aquecimento da sofagem, e o radiador é para as baterias, usado principalmente quando as baterias estão em carga de manutenção quando esta aquecem bastante. e sim o motor electrico arrefece a ar forçado.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: quinta abr 15, 2010 5:07 pm
por hmgp
se bem que se fosse também para arrefecer o motor não fazia mal visto a água ser 36 ou 38 vezes melhor a dissipar calor, comparando com o ar claro...

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: quinta abr 15, 2010 8:19 pm
por rocker_pt
sempre pensar que nos carros electricos seria melhor aquecer com bomba de calor semelhante ao ar condicionado. pelo menos penso que os novos carros que irão sair terão todos ar condicionado.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo abr 18, 2010 9:54 am
por ventoinhas
serges em relação aos encontros teria todo o gosto de ir mas a autonomia deixa-me pelo caminho!!! lol mas estou a aperfeiçoar um antigo gerador a gasolina alterado para trabalhar com o famoso hho vamos ver no que d, sabem como é falta de tempo.

um hibrido caseiro .uma ideia a aperfeiçoar, boa coragem

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: domingo abr 18, 2010 11:16 am
por Bluesky
encontram-se la fora berlingos, saxos e outros electricos prontos para uma revisão e recuperação e carinho que só nós poderemos dar. nao hesitem, querem um veiculo (quase) eterno? é uma compra dos diabos...

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: segunda abr 19, 2010 11:53 am
por serges
bluesky Escreveu:encontram-se la fora berlingos, saxos e outros electricos prontos para uma revisão e recuperação e carinho que só nós poderemos dar. nao hesitem, querem um veiculo (quase) eterno? é uma compra dos diabos...

muitos, de mais, mas desde que entrei para a ane vi os seus preços inflacionarem...
pode-se e deve-se buscá-los...

uma pessoa, empresa que soubesse recuperá-los era muito bom, mais ainda legalizá-los!
só vejo oportunidades de negócio!

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: segunda abr 19, 2010 8:48 pm
por ventoinhas
encontram-se la fora berlingos, saxos e outros electricos prontos para uma revisão e recuperação e carinho que só nós poderemos dar. nao hesitem, querem um veiculo (quase) eterno? é uma compra dos diabos...



muitos, de mais,

nao seram tantos assim pois ainda nao vi nenhum nem conheco alguem que visse e nao é à falta de procurar

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: segunda abr 19, 2010 9:03 pm
por RJSC
infelizmente ve com motores dc não têm nada de eternos, basta ver o que aconteceu com este nosso amigo.
comprou a carrinha avariada porque a escova se desfez com um parafuso solto, depois teve um segundo problema nas escovas/enrolamentos do rotor.

um motor ac de indução (gaiola de esquilo) tem apenas um rotor maciço de laminações de ferro com barras de alumínio ou cobre em curto circuito. são incrivelmente fiáveis duráveis e resistentes, e o tipo de motor de eleição para trabalho em ambiente industrial pois são os únicos que aguentam todos os abusos, e que têm manutenção fácil.

por isso é que me manifestei sempre contra nos tópicos de ve com motores dc (aqui, no tópico do ford, no fiat 126...).
ter o trabalho de fazer ou converter um ve e depois meter-lhe um motor com escovas é trabalho praticamente desperdiçado! vejam que este nosso amigo já teve problemas nas escovas / enrolamentos móveis duas vezes. com um motor ac de indução nada disto tinha acontecido.

até me doeu ao ver o tópico do ford, com tanto trabalho e tão bem feito, com baterias de lítio e com a tecnologia de motor mais ranhosa que existe (motor com escovas). foi uma verdadeira nódoa!

fujam dos motores com escovas! nem sequer nos meus aviões de aeromodelismo os uso mais!

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: segunda abr 19, 2010 9:31 pm
por jmal
rjsc Escreveu:infelizmente ve com motores dc não têm nada de eternos, basta ver o que aconteceu com este nosso amigo.
comprou a carrinha avariada porque a escova se desfez com um parafuso solto, depois teve um segundo problema nas escovas/enrolamentos do rotor.

um motor ac de indução (gaiola de esquilo) tem apenas um rotor maciço de laminações de ferro com barras de alumínio ou cobre em curto circuito. são incrivelmente fiáveis duráveis e resistentes, e o tipo de motor de eleição para trabalho em ambiente industrial pois são os únicos que aguentam todos os abusos, e que têm manutenção fácil.

por isso é que me manifestei sempre contra nos tópicos de ve com motores dc (aqui, no tópico do ford, no fiat 126...).
ter o trabalho de fazer ou converter um ve e depois meter-lhe um motor com escovas é trabalho praticamente desperdiçado! vejam que este nosso amigo já teve problemas nas escovas / enrolamentos móveis duas vezes. com um motor ac de indução nada disto tinha acontecido.

até me doeu ao ver o tópico do ford, com tanto trabalho e tão bem feito, com baterias de lítio e com a tecnologia de motor mais ranhosa que existe (motor com escovas). foi uma verdadeira nódoa!

fujam dos motores com escovas! nem sequer nos meus aviões de aeromodelismo os uso mais!
poderia na mesma ter acontecido, basta entrar um parafuso lá para dentro para dar cabo dos enrolamentos. mas ainda assim são de facto os melhores a nível de durabilidade e fiabilidade, nos controladores é que "a porca torce o rabo", são fiáveis na mesma, mas na utilização num ve são muito "carotes" devido ás suas caracteristicas e tensões de trabalho, que obriga também a ter uma bateria mais dispendiosa.

um motor brushless dc também tem as mesmas vantagens, apenas não pode ir tão além na temperatura por causa dos imans, mas os controladores são muito mais acessíveis e trabalham a tensões mais baixas, menos custo de bateria.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: terça abr 20, 2010 11:11 am
por Bluesky
tens razão rjsc, mas para quem tem carros a combustão interna é como passar da noite para o dia mesmo falando dos mais fracos dos motores electricos, o dc de escovas. bem vistas as coisas não é assim tão mau, pois nao? estamos a falar de pessoal que mexe um pouco na mecanica e electronica, certo? o que custa mudar umas escovitas ou um enrolamento? vamos pelo lado positivo da questão...

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: terça abr 20, 2010 2:03 pm
por RJSC
bluesky Escreveu:estamos a falar de pessoal que mexe um pouco na mecanica e electronica, certo? o que custa mudar umas escovitas ou um enrolamento? vamos pelo lado positivo da questão...
na berlingo não sei, mas no ford, pelas fotos que vi, com todas as coisas que estão colocadas em cima do motor (baterias e todos os módulos electrónicos, etc.) perde-se muito tempo para chegar ao motor.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sexta abr 30, 2010 10:27 pm
por RPL
depois duns tempos de férias agora chego ao fórum e vejo a discussão, bem acesa "dc ou ac eis a questão" na minha berlingo para tirar as escovas é manhoso tem que se tirar o motor e caixa para o chão, tem de troca 30 minutos já com o motor no sítio lol, é como limpar o rabinho a bebes. no caso das baterias já me falaram em baterias de lítio, motores ac agora agua para arrefecer o motor. bem é assim:
1º-a carrinha saiu assim de fábrica;
2º-è funcional;
3º-os carros novos têm baterias de lítio? que autonomia tem esses carros?justifica? qualidade/preço? sabem o que acontece a partir +/- de dois anos de carga e descarga das baterias de lítio? alguém já viu uma bateria de lítio a explodir ? e os controladores manhosos para cada modulo carga descarga temperatura?
4º- o motor é arrefecido a ar forçado por um ventilador que nunca o vi a passar da velocidade mais baixa, temperatura normal do motor durante circulação 35º.
5º- é minha, eléctrica, trabalha, faz km e por ai fora...

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sábado mai 01, 2010 1:52 am
por RJSC
bem, eu acho que o pessoal não se importava de ter uma assim, desde que não houvesse melhor...
isto é um pouco como pessoas que eu vejo ainda nos dias de hoje que preferem um veículo com motor de combustão sem injecção electrónica (sim, ainda os há, embora estejam limitados a carros usados antigos).

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: sábado mai 01, 2010 9:36 am
por hmgp
rpl Escreveu:depois duns tempos de férias agora chego ao fórum e vejo a discussão, bem acesa "dc ou ac eis a questão" na minha berlingo para tirar as escovas é manhoso tem que se tirar o motor e caixa para o chão, tem de troca 30 minutos já com o motor no sítio lol, é como limpar o rabinho a bebes. no caso das baterias já me falaram em baterias de lítio, motores ac agora agua para arrefecer o motor. bem é assim:
1º-a carrinha saiu assim de fábrica;
2º-è funcional;
3º-os carros novos têm baterias de lítio? que autonomia tem esses carros?justifica? qualidade/preço? sabem o que acontece a partir +/- de dois anos de carga e descarga das baterias de lítio? alguém já viu uma bateria de lítio a explodir ? e os controladores manhosos para cada modulo carga descarga temperatura?
4º- o motor é arrefecido a ar forçado por um ventilador que nunca o vi a passar da velocidade mais baixa, temperatura normal do motor durante circulação 35º.
5º- é minha, eléctrica, trabalha, faz km e por ai fora...
tens aí alguns mitos, principalmente ao nível das baterias. como o explodir, a carga ao fim de 2 anos, etc.

mas concordo contigo, tens um ve, funciona, era assim de origem. para quê gastar mais €'s enquanto ele te satisfaz as necessidades? concordo plenamente que o deves manter enquanto servir os teus propósitos.


Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: terça jun 01, 2010 2:08 pm
por RPL
novo record pessoal de autonomia 93km precorridos com uma carga, e a mala cheia de tralha, penso que este record pode ser batido brevemente.


citroen berlingo electrique 2700km feitos sem gastar pitrol

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: terça jun 01, 2010 2:13 pm
por O_volt
rpl Escreveu:novo record pessoal de autonomia 93km precorridos com uma carga, e a mala cheia de tralha, penso que este record pode ser batido brevemente.


citroen berlingo electrique 2700km feitos sem gastar pitrol

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: quarta jun 02, 2010 4:17 am
por Bluesky
e se anda bem esta berlingo, anda muito bem, um espetaculo. experimentem.as "bombas" de litio já nao explodem, isso é coisa do passado.

Re: Citroen Berlingo Electrique

Enviado: quarta jun 02, 2010 11:26 am
por RPL
em relação á berlingo podes crer é um espetaculo, estou a ver se arranjo maneira de ir ao encontro de viaturas electricas mas logo se vê. em relação ás "bombas " de litio não me convençes.