EVADER EV100METRO em Portalegre

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Mensagem por tavares »

SÓ HOJE 91 KMS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hoje tirei o dia para visitar alguns clientes e efectuar a manutenção aos equipamentos por mim montados , decidi aventurar-me de Evader mesmo tendo em conta a distancia a percorrer.
Bagagem:
- Mala da ferramenta , cerca de 4kgs
- Multimetro
- Saco do almoço

Partida:
- Kilómetros iniciais : 8060
- Hora : 9horas

-O primeiro cliente distava a 9kms , sempre em alcatrão plano só com uma subida de cerca de 800m mais acentuada que me reduziu a velocidade para 25-30kms/h.
-O segundo cliente distava 32kms do primeiro, , piso plano com pequenas subidas e descidas e no final 6 kms de terra batida , cheguei pelas 11 horas , almocei neste cliente , e dei almoço á mota desde as 12h10 até ás 14h08, hora em que saí.
-O terceiro cliente distava 22kms do segundo , piso plano com ligeiras subidas e descidas e os 6kms iniciais em terra batida, neste cliente a mota lanchou entre as 16h05 e as 17h00, quando saí.
-O quarto cliente distava 7kms do terceiro, piso com algumas subidas fortes embora curtas , a mota jantou entre as 18h e as 18h45, hora em que saí, este cliente deu-me dois garrafões de 5l de leite acabadinho de tirar das vaquinhas , cerca de 10kgs.
- Regresso a casa que distava 21kms do ultimo cliente , primeiros kilometros com descidas , depois com ligeiras subidas, mais ao menos a meio do trajecto estive algum tempo de conversa com uns ciclistas que me mandaram parar e claro as perguntas da praxe.

Chegada:
Bagagem:
- mala da ferramenta
- multimetro
- saco do almoço ( vazio )
- 10l de leite
Kilometros finais : 8151kms
Hora: 20h25

No regresso o indicador de bateria na última subida antes de chegar desceu até um quarto na zona verde, depois de parar verifiquei a tensão total que deu 48,99V destribuidos pelos seguintes valores:
- bateria 1 : 12,2V
- bateria 2 : 12,22V
- bateria 3 : 12,32V
- bateria 4 : 12,25V

Conclusões finais:
-Fiz 91kms tendo saído com as baterias totalmente carregadas , pelo meio levaram 3 cargas parciais que perfizeram no total cerca de 3h45m.
-A mota por ser pequena não é confortável em percursos superiores a 10kms , causando-me dores de costas e de rins.
-Quando estamos limitados á autonomia ou aos pontos de recarga , há um maior planeamento dos percursos e logistica , podendo assim poupar muitos €uros
-Foi um bom dia de trabalho, tanto meu como da mota, e juntos hoje ganhámos um bom dinheirinho. :lol: :lol: :lol: :lol:

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Ontem coloquei a mota á carga pelas 20h45.

Hoje quando cheguei á minha oficina pelas 9h , a mota continuava á carga , tendo terminado pelas 10h15 ( 13,5h de carga ), 20 minutos após o fim da carga medi o pack que deu 54,78V destribuidos assim:

- bateria 1 : 13,67V
- bateria 2 : 13,71V
- bateria 3 : 13,75V
- bateria 4 : 13,65V

Diferença entre a bateria mais forte e a mais fraca : 0,1V

- O carregador (6A) para o pack actual ( 40AH) é o mesmo que tinha para o pack anterior ( 36AH), talvez justifique o tempo da carga do pack , mas acho que assim é melhor porque as baterias de chumbo gostam de cargas com corrente baixa e isso ajuda a prolongar a vida das mesmas , o tempo de carga não é problema.

- Ontem durante o dia apliquei cerca de 3h45 de cargas parciais , tendo em conta que acabei por colocar pouca carga nas baterias , mas que a mesma me permitiu fazer aqueles kilometros todos , agora digo que :
Pouco é melhor que nada !!!!!!!!

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

tavares Escreveu:Ontem coloquei a mota á carga pelas 20h45.

Hoje quando cheguei á minha oficina pelas 9h , a mota continuava á carga , tendo terminado pelas 10h15 ( 13,5h de carga ), 20 minutos após o fim da carga medi o pack que deu 54,78V destribuidos assim:

- bateria 1 : 13,67V
- bateria 2 : 13,71V
- bateria 3 : 13,75V
- bateria 4 : 13,65V

Diferença entre a bateria mais forte e a mais fraca : 0,1V

- O carregador (6A) para o pack actual ( 40AH) é o mesmo que tinha para o pack anterior ( 36AH), talvez justifique o tempo da carga do pack , mas acho que assim é melhor porque as baterias de chumbo gostam de cargas com corrente baixa e isso ajuda a prolongar a vida das mesmas , o tempo de carga não é problema.

- Ontem durante o dia apliquei cerca de 3h45 de cargas parciais , tendo em conta que acabei por colocar pouca carga nas baterias , mas que a mesma me permitiu fazer aqueles kilometros todos , agora digo que :
Pouco é melhor que nada !!!!!!!!

Eu não sei a opinião dos outros mas para mim está excelente.... é um optimo aproveitamento do VE ;)
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:SÓ HOJE 91 KMS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Isso para mim está mais que bom... está excelente! ;)
Vou ficar com um setup muito parecido com o teu em termos técnicos... se eu ficasse com uma autonomia dessas ficava bastante satisfeito, mesmo tendo em conta os pequenos carregamentos feitos pelo meio. E concordo contigo, são melhor que nada! ;)
Parabéns pela máquina! ;)

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Hoje apanhei um bom susto !!!!!!!!!

Todos os dias carrego a mota , faça 5 ou 50 Kms,
Hoje de manhã quando saí , tudo bem , á tarde quando vou para casa assim que arranquei o ponteiro do indicador de bateria caiu para a zona amarela , aliviando o acelerador subia um pouco para a zona verde, acelerando voltava a cair e estava a 4kms de casa portanto o ficar a pé estava iminente.

O que terá acontecido?
- As baterias rebentaram? possivelmente
- deixei as luzes ligadas ? não podia ser pq só ligam com a chave
- alguém andou com a mota? Não, ela estava igual e tinhas os mesmos kilometros com que a deixei de manhã
- um cabo de bateria solto? é possivel mas eu vi tudo ontem á tarde e estava tudo bem

Bom, vou desligar a chave e voltar a ligar , e então não é que ficou tudo bem?
Liguei e desliguei a chave umas poucas de vezes e ficou sempre bem.

A causa: quando liguei a chave não devo ter levado a chave até ao fim e ficou um mau contacto que não deixava passar toda a corrente.

Mas, por descarga de consciencia quando cheguei , desmontei a fechadura , verifiquei os contactos , passei lixa e um pouco de wd40 e ficou tudo impec.

O susto maior era o de ter que ficar a pé a 4kms de casa!!!!!!!!!!!!!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Pela chave só passa corrente para as luzes, sistema 12v e uma pequeníssima alimentação do controlador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Não é uma pequenissima corrente que passa porque o fio que vai á chave e que vem ao controlador é dos mais grossos da mota (6mm2 ), não sei a corrente que por ali passa mas hei-de investigar.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

tavares Escreveu:Não é uma pequenissima corrente que passa porque o fio que vai á chave e que vem ao controlador é dos mais grossos da mota (6mm2 ), não sei a corrente que por ali passa mas hei-de investigar.
É simples de verificar, basta medires se tens tensão nos terminais que corrente que entram no controlador com a chave desligada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Aproveitei este fim de semana para fazer uma revisão á Evader, género preparação para o Inverno:

- Verificação da fixação das baterias
- Verificação do aperto dos bornes
- Verificação das cablagens
- verificações gerais da mota
- Afinação de travões
- Re-aperto de todos os parafusos

Amanhã vai ainda ser instalado:

- O ventilador do controlador
- Aplicação interma do carregador
- Protecção de tela de borracha por cima das baterias

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Hoje foi um dia de muito trabalho á volta da Evader , que foi quase toda desmontada para uma revisão mais profunda , uma das partes da revisão era a verificação das cablagens e ligações das baterias , todos os bornes foram re-apertados e limpos , só um dos bornes apresentava aquele pó caracteristico da oxidação , para prevenir todos os bornes levaram um produto protector , este :
Anexos
titos 060.JPG
titos 060.JPG (139.75 KiB) Visto 2662 vezes

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Para hoje tinha também preparado a aplicação do carregador in-board , o carregador é o de origem para as anteriores baterias , no carregamento das novas baterias o carregador aquece mais , ultimamente de vez em quando tenho que abrir o carregador e aplicar uma gota de óleo no eixo do ventilador porque começa a fazer muito ruído , assim e de forma radical o anterior ventilador foi retirado , e aplicado um maior , de maior caudal e de melhor qualidade.

O anterior ventilador era pequeno e estava colocado num dos topos do carregador , para aplicar o novo foi necessário abrir um buraco na tampa , assim o ar fresco é canalizado direntamente para os dissipadores de calor no interior.
Anexos
Á direita está o anterior ventilador
Á direita está o anterior ventilador
titos 019.JPG (146.55 KiB) Visto 2659 vezes
As duas porcas servirão de espaçador
As duas porcas servirão de espaçador
titos 022.JPG (145.3 KiB) Visto 2659 vezes
Esta chapa serve de chapéu ao ventilador
Esta chapa serve de chapéu ao ventilador
titos 024.JPG (139.38 KiB) Visto 2659 vezes

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

E aqui está o chapéu do ventilador , este chapéu vai servir no fim de suporte á tela para isolar o interior.
Anexos
titos 026.JPG
titos 026.JPG (128.6 KiB) Visto 2659 vezes

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Outra das alterações a efectuar era a aplicação de um ventilador no controlador , como já anteriormente tinha dito , a localização do controlador é na parte traseira da mota numa zona fechada e com pouca ventilação , como uma vez dei com o controlador a escaldar , passei a verificá-lo regularmente , para isso bastava meter a mão por cima da roda e tocar na chapa onde está fixo.

Dei uma volta pela minha sucata á procura de um ventilador e de um suporte para o fixar ao controlador , como não encontrei nada de jeito , optei por aplicar a caixa de uma fonte de alimentação de um PC com o respectivo ventilador:
Anexos
Cortei a grelha á frente para aumentar o caudal e reduzir o ruído
Cortei a grelha á frente para aumentar o caudal e reduzir o ruído
titos 028.JPG (119.81 KiB) Visto 2656 vezes

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Aqui a aplicação na mota , e também a aplicação do carregador sobre a caixa de ventilação do controlador:
Anexos
titos 029.JPG
titos 029.JPG (135.43 KiB) Visto 2655 vezes
titos 030.JPG
titos 030.JPG (131.33 KiB) Visto 2655 vezes
titos 042.JPG
titos 042.JPG (141.09 KiB) Visto 2655 vezes

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Como a zona onde estão localizados agora carregador e controlador tem pouca ventilação , foram aplicados dois tubos de admissão de ar , para evitar que o ar fique viciado e esta zona se torne um forno, estes tubos veem "respirar" á grelha existente junto aos pés, assim em andamento é provável que o ar seja "empurrado".
Anexos
titos 045.JPG
titos 045.JPG (137.05 KiB) Visto 2654 vezes
titos 046.JPG
titos 046.JPG (146.43 KiB) Visto 2654 vezes
É nesta grelha que os tubos veem respirar
É nesta grelha que os tubos veem respirar
titos 057.JPG (137.45 KiB) Visto 2654 vezes

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Tal como a zona das baterias , também a zona do controlador foi isolada com uma tela de borracha , incluindo a parte superior sendo a tela fixa aos 4 parafusos do chapéu do ventilador do carregador, esta tela superior evita que se por acaso entrar água pela tampa exterior da carenagem , esta não atinja o carregador , a tela como só está fixa aos 4 parafusos continua a dar acesso ao interior.
Anexos
Tela fixa aos 4 parafusos
Tela fixa aos 4 parafusos
titos 053.JPG (126.51 KiB) Visto 2653 vezes
Através da tela tem-se acesso ao interior , tb se vê um dos tubos
Através da tela tem-se acesso ao interior , tb se vê um dos tubos
titos 051.JPG (97.56 KiB) Visto 2653 vezes
Trabalho terminado , tampa colocada.
Trabalho terminado , tampa colocada.
titos 054.JPG (133.4 KiB) Visto 2653 vezes

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Faltou dizer que a ventilação do controlador funciona em conjunto com a lampada de minimos traseira ( já anteriormente trocada por LED) , existindo ainda um interruptor no compartimento debaixo do banco que permite desligar o ventilador.

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Ventilação totalmente aprovada !!!!!!

Que melhor sitio para experimentar a ventilação? A serra de S. Mamede ( 1025m).

Eu tenho um terreno na Serra de S.Mamede e ontem fui verificar como estavam as castanhas e levei a Evader , são cerca de 12kms sempre a subir umas vezes mais inclinado outras vezes menos ao ponto de em dois sitios a mota parar mesmo tendo que sair da mota e ajudar a subir cerca de 50m, com a ventilação ligada o controlador não passou de morno ao contrário do motor que estava extremamente quente.

Hoje fui lá novamente mas com a ventilação desligada , apesar das temperaturas terem baixado , tanto o motor como o controlador estavam extremamente quentes , além disso perde força e velocidade nas subidas em especial nos dois pontos criticos onde tive que empurrar mais tempo.

Cheguei á conclusão que o controlador perde eficiencia com o aumento de temperatura

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Grande tavares, isso está um espectáculo!
Estava a ler os vários posts e a pensar que seria bom ires verificando a temperatura do controlador, ainda para mais depois de ver aquela tela por cima... mas já vi que a coisa está a ser bem acompanhada... :)
Alterações simples e eficazes, é o que a malta gosta de ver! ;)
Abraço,

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Funcionou !!!!!!!

Hoje no regresso a casa apanhei uma grande pancada de água , a minha preocupação quando cheguei a casa foi ver se tinha entrado água projectada pela roda traseira para o compartimento onde está o controlador e o carregador, nada, ficou sequinho , valeu a pena o tempo dedicado a colocar toda aquela tela.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”