Em primeiro as mais acessíveis e mais prioritárias e em seguida os melhoramentos mais caros.
a curto prazo:
1º mudar as pastilhas dos travões
2º mudar o óleo dos travões
3º mudar o cabo dos travões de borracha para malha de aço
4º mudar a luz da matrícula por led
a longo prazo:
5º mudar as baterias para lítio
6º mudar o controlador para um com travagem regenerativa
7º mudar o carregador para um mais potente
penso que depois disto tudo fico com uma moto novinha com mais segurança, potencia e autonomia.
a vermelhinha tem se portado bem, decidi não forçá-la tanto, andava a fazer uma subida muito íngreme sem necessidade. tenho feito um percurso alternativo em que dou uma voltinha maior mas depois é sempre a descer. assim ela não tem que fazer aquela subidona e esforçar a bateria.
a outra subida ela tem feito a 30km/h, portanto diria que está em forma.
na altura já tinha falado ao barrocas acerca desse caminho alternativo que poderia fazer caso ela não subisse, no entanto, como ela começou a subir eu esqueci-me disso, e foi precisamente o barrocas que me lembrou.
quando foi para comprar eu coloquei as 2000W de lado por causa dessas subidas muito íngremes, como estas baterias estão fraquitas tenho que poupá-las, e digo já, que a voltinha a mais é um espectáculo pois estou mesmo viciado nisto.
O facto de teres a vontade de aprender e fazer por ti mesmo (Do It Yourself) ja é uma grande vantagem, e quanto mais vais mexendo, mais vais percebendo... e mais queres saber
Qualquer percurso que tenha menos diferenças de nível será benéfico, pois será necessária menos energia, muitas vezes é preferivel fazer um percurso mais longo, mas que seja mais plano, pois exige menos esforço e consumo.
hoje estiquei-me um bocado nas voltas, lololol, no fim já tive que controlar o punho (ainda não tinha acontecido). fui a baixa e a ir para o trabalho estava a rasca, mas correu bem, cheguei ainda com carga. a vermelhinha nunca me deixou apeado...até agora. hehehe
sim mais vale andar um pouco mais, sinto logo a diferença, ela não se anda a esforçar tanto. é saudável para ela e agradável para mim.
zepequeno Escreveu:hoje estiquei-me um bocado nas voltas, lololol, no fim já tive que controlar o punho (ainda não tinha acontecido). fui a baixa e a ir para o trabalho estava a rasca, mas correu bem, cheguei ainda com carga. a vermelhinha nunca me deixou apeado...até agora. hehehe
sim mais vale andar um pouco mais, sinto logo a diferença, ela não se anda a esforçar tanto. é saudável para ela e agradável para mim.
Quem ia ficando apeado era eu ontem no regresso a casa
O vento forte que apanho numa subida de 10Km todos os dias arrasa com a minha autonomia
MH_electric DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end! DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.
nada a assinalar, cada dia que passa mais tenho a certeza que fiz uma boa escolha. já me faz impressão de ver tantos carros a poluírem livremente por aí.
estou a chegar aos 200kms.
ando é sem tempo, mas assim que puder trato dos travões e queria prender o espelho também que está com uma folguinha.
ando a ir para o trabalho - casa - trabalho - escola - casa - escola - casa todo contente e a apreciar cada km que passa.
depois da conversão, espero ganhar um pouco de velocidade/força nas subidas, a bichinha morre um pouco.
zepequeno Escreveu:nada a assinalar, cada dia que passa mais tenho a certeza que fiz uma boa escolha. já me faz impressão de ver tantos carros a poluírem livremente por aí.
Começas a ver a realidade com outra perspectiva , aquela que apenas os que usam veículos electricos conseguem atingir, sem o "nevoeiro fossil" ao qual somos habituados como sendo "normal"
heheh, tou a chegar aos 300km... sempre a carregar e a andar! hoje alguns colegas puseram-se a fazer as perguntas do costume, autonomia, preço, consumo... 1 deles ficou bem interessado, indiquei-lhe o fórum pode ser que apareça por aí.
hoje tive que pegar no fumarento, tive que levar um prato de dj para o bar... aquilo é grande e pesado (o prato), teve mesmo que ser, no carro muito barulho, muita poluição... vrrumm vrrumm, mas tudo bem, fui lá, voltei e peguei logo na vermelhinha novamente para ir jogar a bola. uff que alívio! deslizar no asfalto...
já no outro dia que fui a pesca tive que ir de carro por questões logísticas, mas foram estas as 2 únicas vezes que andei de carro, de resto, longe com eles!
agora vou me permitir um off topic, espero que os moderadores não se importem muito! tive a ler o tópico sobre o leaf, aquilo parece ser bem bacano (ainda não li tudo) aquele vídeo tá muito fixe! já não sei quem foi que fez jmal? não sei mas ficou fixe. mas o que eu fiquei mesmo apaixonado foi a brammo enertia, essa motinha é mesmo jeitosa!
voltando a vermelhinha, lá irá continuar a fazer os seus 30kms diários, agora tenho que vir 1 vez a mais a casa porque estou a estudar a noite e venho almoçar e jantar a casa. para mim é um prazer! fazer esses kms, baratos (é verdade, ainda não contabilizei custos de cargas porque ainda não paguei nenhuma! carrego no prédio, na garagem e não pago condomínio, ainda ninguém se queixou, nem vai queixar porque ninguém paga, o prédio é todo alugado. carrego também na empresa), sem poluir, sem fazer barulho, sem deitar fumo mal cheiroso para os que vão atrás e para o peões... tudo o que se gosta num ve.
a ansiedade pela conversão está mais calma, para os kms que percorro entre cargas, 5~10km, ela dá e sobra, pena eu morar numa colina ventosa, mas isso a vermelhinha vai ter que se aguentar. estou a pensar fazer o projecto de conversão e apresentar como trabalho no curso, mas isso será mais para a frente, ainda tenho que falar com o director a ver se lhe agrada a ideia ou não. outra coisa é arranjar um ponto de carregamento na escola, pois claro, só falta mesmo isso! heheeh o mitra eléctrico e sua extensão de 10m para não haver desculpas, lol!
queria colocar uma foto para isto não ficar este texto enorme mas não tenho aqui o cabo. prometo que coloco no próximo.
agora vou me permitir um off topic, espero que os moderadores não se importem muito! tive a ler o tópico sobre o leaf, aquilo parece ser bem bacano (ainda não li tudo) aquele vídeo tá muito fixe! já não sei quem foi que fez jmal? não sei mas ficou fixe. mas o que eu fiquei mesmo apaixonado foi a brammo enertia, essa motinha é mesmo jeitosa!
Sobre o video do leaf deves estar a falar do jmap.
Sim a enertia é muito jeitosa, mas a empulse parte-me o coração.