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Re: Predador Murteirense
Enviado: domingo nov 06, 2011 1:21 pm
por augsantos
Finalmente o fim do processo...
Vamos ver o BMS...
Do pack da frente:
https://docs.google.com/open?id=0Bzxup3 ... AzMjg3N2M1
Do pack de Trás:
https://docs.google.com/open?id=0Bzxup3 ... RmYzViNGZi
Temos também a centralina do BMS:
https://docs.google.com/open?id=0Bzxup3 ... RkMDhkZjk2
Depois o isolamento, para que água não ponha em risco o meu investimento:
https://docs.google.com/open?id=0Bzxup3 ... AyODdmYTEy
https://docs.google.com/open?id=0Bzxup3 ... JmMDZiMDc4
https://docs.google.com/open?id=0Bzxup3 ... NhNjcwNjBh
E eis o aspecto final, está pronta para a batalha. Está um mimo, é outra mota, não tem comparação...
https://docs.google.com/open?id=0Bzxup3 ... UxODA1NDA3
Agora é fazer km's, espero por muito tempo, porque há um investimento a recuperar.
Re: Predador Murteirense
Enviado: domingo nov 06, 2011 5:13 pm
por RuFuS
Isso é o BMS do jmal??????????????
Re: Predador Murteirense
Enviado: domingo nov 06, 2011 11:43 pm
por augsantos
RuFuS Escreveu:Isso é o BMS do jmal??????????????
Não me digas que já viste isto em algum lado!?
É pois. E hoje andamos os dois (eu e ele) a puxar pelo sistema. Agora dá gosto, é sempre a abrir...
Re: Predador Murteirense
Enviado: segunda nov 07, 2011 12:39 am
por Jorge Rocha
Um trabalho exemplar!!!
Novo começo de vida para mais uma electrica!
Muitos e bons kms!!!
Re: Predador Murteirense
Enviado: segunda nov 07, 2011 11:56 am
por RuFuS
augsantos Escreveu:RuFuS Escreveu:Isso é o BMS do jmal??????????????
Não me digas que já viste isto em algum lado!?
É pois. E hoje andamos os dois (eu e ele) a puxar pelo sistema. Agora dá gosto, é sempre a abrir...
Claro que já o vi...a Bereco Evo que tive tem esse BMS!!!
Não sabia que o jmal agora metia o BMS dele em motas de outras marcas...pelo menos podes andar de punho enrolado e sem limitações nos primeiros 1000km como os BMS chinocas que vêm em muitas motas...e tb podes andar até a bateria acabar que também não vai estragar as baterias...
Grande escolha...tens aí baterias para durarem muuuuuuito tempo...

Re: Predador Murteirense
Enviado: segunda nov 07, 2011 12:07 pm
por jmal
RuFuS Escreveu:augsantos Escreveu:RuFuS Escreveu:Isso é o BMS do jmal??????????????
Não me digas que já viste isto em algum lado!?
É pois. E hoje andamos os dois (eu e ele) a puxar pelo sistema. Agora dá gosto, é sempre a abrir...
Claro que já o vi...a Bereco Evo que tive tem esse BMS!!!
Não sabia que o jmal agora metia o BMS dele em motas de outras marcas...pelo menos podes andar de punho enrolado e sem limitações nos primeiros 1000km como os BMS chinocas que vêm em muitas motas...e tb podes andar até a bateria acabar que também não vai estragar as baterias...
Grande escolha...tens aí baterias para durarem muuuuuuito tempo...

A recomendação foi mesmo essa, nas primeiras descargas apertar bem com ela e fazer descargas profundas, tanto que o primeiro teste foi feito com os 2 em cima, comigo a conduzir e sempre de punho enrolado

.
Com esse bms podes meter carregador rápido, até 2C ou seja, 30 minutos.
Re: Predador Murteirense
Enviado: segunda nov 07, 2011 12:13 pm
por Volt
Parabéns pela opção. Sim, senhor... E também tens de passar aqui no fórum mais vezes e dizer como é que as coisas estão a correr.

.
Re: Predador Murteirense
Enviado: segunda nov 07, 2011 1:10 pm
por augsantos
Vamos fazer umas continhas...
Hoje já fiz 60km. Isto está um mimo...
As contas que quero fazer são as seguintes, mas preciso de uma ajudazinha...
Tenho andado a fazer umas medições:
Baterias totalmente carregadas (à saída de casa de manhã): medi a voltagem do pack 87,8 volt
Depois de 60km feitos com algumas esticadelas (cheguei aos 90km/h, e com algumas subidas): medi a voltagem do pack - 78,7 volt
Sabendo que tenho 24 células e que o BMS está a cortar a descarga aos 2,8 volt (por célula), gostaria de saber o seguinte:
1. Qual a percentagem de carga que posso considerar ter nas baterias após estes 60km (pelos cálculos que fiz dá-me 55.8%)?
2. Qual a autonomia em km estimada até chegar à voltagem de corte?
Sou todo ouvidos...
Re: Predador Murteirense
Enviado: segunda nov 07, 2011 4:38 pm
por jmal
augsantos Escreveu:Vamos fazer umas continhas...
Hoje já fiz 60km. Isto está um mimo...
As contas que quero fazer são as seguintes, mas preciso de uma ajudazinha...
Tenho andado a fazer umas medições:
Baterias totalmente carregadas (à saída de casa de manhã): medi a voltagem do pack 87,8 volt
Depois de 60km feitos com algumas esticadelas (cheguei aos 90km/h, e com algumas subidas): medi a voltagem do pack - 78,7 volt
Sabendo que tenho 24 células e que o BMS está a cortar a descarga aos 2,8 volt (por célula), gostaria de saber o seguinte:
1. Qual a percentagem de carga que posso considerar ter nas baterias após estes 60km (pelos cálculos que fiz dá-me 55.8%)?
2. Qual a autonomia em km estimada até chegar à voltagem de corte?
Sou todo ouvidos...
A tensão no pack não é linear com a carga disponível.
Re: Predador Murteirense
Enviado: segunda nov 07, 2011 6:17 pm
por marcopns
Usa um contador de energia... uma carga completa nessa mota pode chegar aos 6KW.
Re: Predador Murteirense
Enviado: terça nov 08, 2011 2:12 am
por Jorge Rocha
O melhor realmente seria um contador, e à falta do melhor, seria um voltimetro digital. Podendo com este ultimo, verificar as tensões em carga, e de preferencia sempre com a mesma. Para mais exatidão (com o voltimetro), podes por a mota no descanso central e com punho enrolado, ao maximo de rotação, com as luzes ligadas e após uns segundos, fazer então a leitura.
Mesmo embora seja um consumo baixo, sendo ele constante, poderá servir como referencia... agora em vazio as tensões tendem sempre elevarem-se a um maximo aparente!
Através destes graficos pode-se fazer uma pequena ideia do comportamento de alguns tipos de baterias de litio!
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... adKCTGg%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... QkQ5XEE%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... HVtaXcw%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... hVrM3K4%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... rzbP7LE%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... ZBOrZWA%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... aW%2B4w%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... J%2FRj4%3D
Re: Predador Murteirense
Enviado: terça nov 08, 2011 10:42 am
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:O melhor realmente seria um contador, e à falta do melhor, seria um voltimetro digital. Podendo com este ultimo, verificar as tensões em carga, e de preferencia sempre com a mesma. Para mais exatidão (com o voltimetro), podes por a mota no descanso central e com punho enrolado, ao maximo de rotação, com as luzes ligadas e após uns segundos, fazer então a leitura.
Mesmo embora seja um consumo baixo, sendo ele constante, poderá servir como referencia... agora em vazio as tensões tendem sempre elevarem-se a um maximo aparente!
Através destes graficos pode-se fazer uma pequena ideia do comportamento de alguns tipos de baterias de litio!
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... adKCTGg%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... QkQ5XEE%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... HVtaXcw%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... hVrM3K4%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... rzbP7LE%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... ZBOrZWA%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... aW%2B4w%3D
http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com ... J%2FRj4%3D
Pode-se ter uma ideia, mas bem longe da nossa realidade, todos esses gráficos são baseados em descargas continuas onde mantêm sempre o mesmo débito em "C's", o que não acontece nas nossas motas onde a curva de corrente de descarga é muito variada.
Então augsantos como se porta a mota, já fizeste descargas profundas, como se porta o corte de corrente quando o bms te mostra o vermelho ?? quantos kms com uma carga ??
Re: Predador Murteirense
Enviado: terça nov 08, 2011 11:13 am
por augsantos
Então cá vão mais umas experiências...
Já testei a descarga até ao limite...
Juntamente com a instalação do BMS, foi instalado um led de duas cores que se mantém verde enquanto houver autonomia e passa a vermelho quando as baterias atingem 2,8v (penso que seja isto). Andei até a luz vermelha acender (90km). Apesar da luz acesa, não notei uma quebra brusca de rendimento, mas sim uma quebra progressiva. Após o acendimanto da luz vermelha, passei para uma condução mais suave e fiz cerca de 4km sem luz vermelha. Depois disto coloquei a mota à carga durante 45m, fiz mais 6km e ficou a carregar de noite. Comclui o dia com 100km e a carga total terminou de manhã (e meu carregador é lentinho) com 6,49kw (este valor refer-se à carga total para os 100km.
Hoje estou triste, está de chuva e ainda não comprei o fato...
Re: Predador Murteirense
Enviado: terça nov 08, 2011 11:38 am
por jmal
augsantos Escreveu:Então cá vão mais umas experiências...
Já testei a descarga até ao limite...
Juntamente com a instalação do BMS, foi instalado um led de duas cores que se mantém verde enquanto houver autonomia e passa a vermelho quando as baterias atingem 2,8v (penso que seja isto). Andei até a luz vermelha acender (90km). Apesar da luz acesa, não notei uma quebra brusca de rendimento, mas sim uma quebra progressiva. Após o acendimanto da luz vermelha, passei para uma condução mais suave e fiz cerca de 4km sem luz vermelha. Depois disto coloquei a mota à carga durante 45m, fiz mais 6km e ficou a carregar de noite. Comclui o dia com 100km e a carga total terminou de manhã (e meu carregador é lentinho) com 6,49kw (este valor refer-se à carga total para os 100km.
Hoje estou triste, está de chuva e ainda não comprei o fato...
Sim, o limite é aos 2.8 por célula, ou a primeira que lá chegue. O corte por corrente é progressivo, e dá uma margem ainda boa de autonomia quando atingido. Não pensei é que funciona-se tão bem nos controladores kelly devido a serem pouco suaves e pouco lineares, mas parece que ficou bom. Então e potência como é, essa predator é de longe a que mais potência tem, das que experimentei até agora claro.
Re: Predador Murteirense
Enviado: terça nov 08, 2011 12:16 pm
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:Pode-se ter uma ideia, mas bem longe da nossa realidade...
Compreender o funcionamento/comportamento das baterias, baseado no que os graficos mostram, não é tarefa facil.
No entanto não deixa de ser a melhor forma para o conseguir, e logo se
fica com as noções de seus comportamentos em qualquer das situações/
realidades!
Re: Predador Murteirense
Enviado: terça nov 08, 2011 12:27 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu:Pode-se ter uma ideia, mas bem longe da nossa realidade...
Compreender o funcionamento/comportamento das baterias, baseado no que os graficos mostram, não é tarefa facil.
No entanto não deixa de ser a melhor forma para o conseguir, e logo se
fica com as noções de seus comportamentos em qualquer das situações/
realidades!
O que quis dizer é que esses gráficos não estão de acordo com as descargas utilizadas nas motas, que oscilam muito em descarga, ora estamos a descarregar a 0.5 C quando vamos a descer, como levam um toque de carga a travar, e logo a seguir levam 3 C's de descarga a seguir a uma curva, esses gráficos mostram curvas de descarga continua, que não se aplicam nas motas, logo a realidade é bem diferente.
Re: Predador Murteirense
Enviado: terça nov 08, 2011 2:25 pm
por Mumia
muito muito interessante de ler estas coisas

Re: Predador Murteirense
Enviado: terça nov 08, 2011 7:33 pm
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu:Pode-se ter uma ideia, mas bem longe da nossa realidade...
Compreender o funcionamento/comportamento das baterias, baseado no que os graficos mostram, não é tarefa facil.
No entanto não deixa de ser a melhor forma para o conseguir, e logo se
fica com as noções de seus comportamentos em qualquer das situações/
realidades!
O que quis dizer é que esses gráficos não estão de acordo com as descargas utilizadas nas motas, que oscilam muito em descarga, ora estamos a descarregar a 0.5 C quando vamos a descer, como levam um toque de carga a travar, e logo a seguir levam 3 C's de descarga a seguir a uma curva, esses gráficos mostram curvas de descarga continua, que não se aplicam nas motas, logo a realidade é bem diferente.
Os gráficos são representações de testes de resistência dos materiais em determinado tipo de factores/condicionantes, para que então os possamos observar e retirar as devidas conclusões!
Através deles podemos depois fazer varias comparações com a nossa forma de conduzir, podendo assim prever o que irá acontecer mediante determinado efeito. Por exemplo: eu quero subir uma serra que tem uma inclinação de 20% durante 10 km, e eu sei que a minha mota gasta 60Ah nessa inclinação a 20 km/h (no máximo). Baseando-me agora nos gráficos que estão anteriormente representados, poderei prever se terei carga suficiente para lá chegar, se as baterias irão aquecer muito ou nem por isso, qual a tensão do pak no cimo da serra, e muitas outras coisas... mesmo sem ter algum tipo de medidor, como wattímetro, voltímetro, amperímetro ou outro.
Mesmo a realidade sendo bem diferente, podemos ter uma ideia (através dos gráficos) muito próxima à realidade!
Re: Predador Murteirense
Enviado: terça nov 08, 2011 7:54 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu:Jorge Rocha Escreveu:
Compreender o funcionamento/comportamento das baterias, baseado no que os graficos mostram, não é tarefa facil.
No entanto não deixa de ser a melhor forma para o conseguir, e logo se fica com as noções de seus comportamentos em qualquer das situações/realidades!
O que quis dizer é que esses gráficos não estão de acordo com as descargas utilizadas nas motas, que oscilam muito em descarga, ora estamos a descarregar a 0.5 C quando vamos a descer, como levam um toque de carga a travar, e logo a seguir levam 3 C's de descarga a seguir a uma curva, esses gráficos mostram curvas de descarga continua, que não se aplicam nas motas, logo a realidade é bem diferente.
Os gráficos são representações de testes de resistência dos materiais em determinado tipo de factores/condicionantes, para que então os possamos observar e retirar as devidas conclusões!
Através deles podemos depois fazer varias comparações com a nossa forma de conduzir, podendo assim prever o que irá acontecer mediante determinado efeito. Por exemplo: eu quero subir uma serra que tem uma inclinação de 20% durante 10 km, e eu sei que a minha mota gasta 60Ah nessa inclinação a 20 km/h (no máximo). Baseando-me agora nos gráficos que estão anteriormente representados, poderei prever se terei carga suficiente para lá chegar, se as baterias irão aquecer muito ou nem por isso, qual a tensão do pak no cimo da serra, e muitas outras coisas... mesmo sem ter algum tipo de medidor, como wattímetro, voltímetro, amperímetro ou outro.
Mesmo a realidade sendo bem diferente, podemos ter uma ideia (através dos gráficos) muito próxima à realidade!
Ok, entendo o que queres dizer, mas infelizmente calcular a descarga dessa maneira vais ficar muito longe da realidade, existem factores difíceis de calcular, atrito da estrada, temperatura ambiente, etc.
Para mim os gráficos servem para verificar o desempenho destas baterias em relação a outras marcas de baterias, já que todos os fabricantes disponibilizam este tipo de gráficos.
Re: Predador Murteirense
Enviado: quarta nov 09, 2011 2:09 am
por augsantos
Ora bem!
Enquanto vocês andam entretidos com essas questões técnicas eu ando à chuva, sim, porque não resisti a tirar a predator da garagem. Como o fato de chuva ainda não chegou, agarrei num casaco velho que tenho do tempo da minha Sachs V5 e com ele nas pernas fiz-me ao caminho. Olhando ao vento, chuva e nevoeiro que apanhei no percurso Cadaval - Alenquer - Cadaval (62 km) até não correu mal. Mesmo assim, foi difícil manter-me abaixo dos 80 km/h, a estrada convida e predator, também está a convidar, ela gosta é do punho colado. Mas com chuvinha há que ter cuidado. Nenhum problema, desempenho fantástico, tudo a funcionar como deve ser.
Mais uma vez o Xeon mostrou-se eficaz, a volta foi feita de noite e um só farol dá luz mais do que suficiente.
E assim foi mais um dia...