Página 5 de 6

Re: RE: Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sexta set 11, 2015 10:33 pm
por zeuz
Jorge Rocha Escreveu: Mas, não me importava nada de ter o carro mesmo sem qualquer tipo de aquecimento ou arrefecimento!
Não descansaste enquanto não arranjaste um! :D

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sábado set 12, 2015 12:46 am
por Jorge Rocha
Esteve na mira, sim, e ainda tenho interesse mas por motivos de falta de guito ainda não me cheguei à frente. Aproveito para dizer que até possas já ter razão, já que tenho um outro negocio apalavrado por uma troca de baterias numa scooter. Mas é uma antiguidade com a carcaça dos anos 70...
Continuo ainda assim com esperança deste branquinho Saxo, que depois de uma pinturinha nova ficaria um carrinho novo, muito bonito e catita. Mas o Sergiomms também sabe o material que tem, e acho óptimo pensar em lítiza-lo. Dessa forma poderá substituir sem stress um fumarento, e tornar a mobilidade muito mais tranquila e económica. (sim, o facto de alterar para lítio também se obtém uma maior eficiência energética, superior a 20%)

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: domingo set 13, 2015 11:15 pm
por zeuz
Jorge Rocha Escreveu:Esteve na mira, sim, e ainda tenho interesse mas por motivos de falta de guito ainda não me cheguei à frente. Aproveito para dizer que até possas já ter razão, já que tenho um outro negocio apalavrado por uma troca de baterias numa scooter. Mas é uma antiguidade com a carcaça dos anos 70...
Continuo ainda assim com esperança deste branquinho Saxo, que depois de uma pinturinha nova ficaria um carrinho novo, muito bonito e catita. Mas o Sergiomms também sabe o material que tem, e acho óptimo pensar em lítiza-lo. Dessa forma poderá substituir sem stress um fumarento, e tornar a mobilidade muito mais tranquila e económica. (sim, o facto de alterar para lítio também se obtém uma maior eficiência energética, superior a 20%)
Estava a falar do 106 dos teus pais... ;)

Uma vantagem destes pequenos é que como partilham carroçaria com as versões CI, pode-se dar-lhe um ar mais interessante... por exemplo, Saxo e-Cup ou 106 GTe ! 8-)

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: segunda set 14, 2015 12:30 am
por Jorge Rocha
zeuz Escreveu: Estava a falar do 106 dos teus pais... ;)

Uma vantagem destes pequenos é que como partilham carroçaria com as versões CI, pode-se dar-lhe um ar mais interessante... por exemplo, Saxo e-Cup ou 106 GTe ! 8-)
Sim, mas o 106 é dos meus pais (mesmo tendo eu uma chave e estar à porta de minha casa), não é a mesma coisa. Já está a fazer 10.000Km a LiFePO4.

Pois, tens toda a razão em falar nisso. Esses modelos têm essa vantagem, é preciso é investimento e muito gostar, para se ficar a agradar.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça set 15, 2015 11:36 am
por RNM
sergiomms Escreveu: Entretanto, o projecto do meu saxo foi repescado... está prestes a "levar" com 39 kokam .... :)
Podes dar uma ideia de preço da "brincadeira"?

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça out 20, 2015 1:00 am
por josival
Sérgio,

O meu Pm e [email protected]

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça out 20, 2015 11:52 am
por josival
Olá Sergio,
Tenho andado a analisar o carro é preciso de um lexia para apagar a indicação de falta de água. Assim não consigo carregar as baterias a mais que 15%. Não tenho a certeza do estado das baterias, medidas leio 6,2 a 6,7 volts em todas elas.
Como arranjar um lexia3/comprar/por empréstimo/outra via?
O meu Pm : [email protected]

Obrigado desde já pelas ajudas possíveis.
João Valente

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça out 20, 2015 1:26 pm
por sergiomms
Não sei o que se passa mas, este homem não consegue ler Menagens Privadas?
Tem 2 por ler desde 28/9... :? :? :roll:

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça out 20, 2015 3:36 pm
por Emanuel Couto
sergiomms Escreveu:Não sei o que se passa mas, este homem não consegue ler Menagens Privadas?
Tem 2 por ler desde 28/9... :? :? :roll:
josival!
Não sabe aceder às PM's!?

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça out 20, 2015 4:21 pm
por rnlcarlov
josival Escreveu:Sérgio,

O meu Pm e [email protected]
Isso é vulgarmente conhecido como e-mail, não pm.
PM's - mensagens privadas - acendem-se aqui no fórum através deste link assinalado na imagem:

Imagem

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: terça out 20, 2015 6:04 pm
por Emanuel Couto
Obrigado rnlcarlov ;)

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sexta dez 18, 2015 11:14 pm
por sergiomms
Work in Progress... :)
Antes...
Antes...
Depois
Depois
Com estas, serão menos 200kg no burro...

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sexta dez 18, 2015 11:43 pm
por jmlflorencio
E de capacidade, como vai ficar?

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sábado dez 19, 2015 11:56 am
por Jorge Rocha
Retirando esses tubos da refrigeração de água das baterias do antigo pack (tornando o fecho do circuito lá à frente) ainda lhe retiras mais peso.
O deposito de gasolina e a caldeira do aquecimento também é peso que pode sair.
O facto de lhe ser retirado todo o peso desnecessário, pode melhorar a aceleração e, ou diminuir as correntes necessárias para um andamento normal.
Como esse pack não é muito generoso, todo o peso que lhe possas retirar será benéfico para a sua saúde a longo prazo.

Bom trabalho!

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: sábado dez 19, 2015 1:03 pm
por O_volt
Força nisso!

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: domingo dez 20, 2015 11:32 pm
por sergiomms
Já removi tudo o que era para remover.... os tubos de circulação de água é para manter, pq as kokam são células mais sensíveis termicamente que as lifepo4, e quero que a temperatura delas seja estável. Tenho 39s2p de células de 40ah, o que é ligeiramente abaixo da capacidade original (nicd) em vez dos 12 fico com 11.5kwh que espero conseguir os 100kms de autonomia.
Apesar de ser a gasolina e ter removido o meu, eu gosto muito do funcionamento do aquecedor, o equipamento funciona muito bem, não aconselho ninguém a removê-lo por "birra", o do meu carro estava avariado sem reparação, só por isso é que o removi.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: segunda dez 21, 2015 3:47 am
por Jorge Rocha
Posso oferecer o que retirei do P 106-e "só por birra". Agora o carro cá na zona é conhecido por lhe terem roubado o deposito de gasolina (por andar ainda com o buraco do tampão do deposito em aberto, mostrando a inexistência de qualquer tubo e deposito). Se quiseres um ainda melhor, só que este é a gás Propano, posso oferecer o que retirei ao ucraniano ZAZ Tavria eléctric. Esse sim é um sistema em condições, com regulação de temperatura automatizada, com visor digital, etc.
"Só por birra" não quero aquecer o planeta, nem andar a arrastar com peso que só atrapalha apenas para o uso de menos de 5% durante o ano com o nosso clima! :)

Toma cuidado, que o que pode arrefecer as baterias também pode aquece-las. O circuito que envolve as baterias é o mesmo do controlador e carregador. Durante o tempo de carregamento e descarregamento, em tempo de calor, estás a transferir a temperatura do carregador e do controlador para as baterias.
Se tivesse ar condicionado, aí já te dava razão!

Depois vais andar a inventar um sistema que mistura água com electricidade. Se o mesmo não estiver perfeito existe mais probabilidades de problemas para as baterias. Pensa nisto...

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: segunda dez 21, 2015 1:22 pm
por sergiomms
Jorge, o só por birra não era para o teu caso, não leves isto para o lado pessoal, é que já falei com várias pessoas que ficam todas contentes porque o carro electrico afinal leva gasolina, e sem terem a noção do que é realmente um VE a primeira coisa que dizem sem gasolina é que era.... Depois passariam frio!
Só mudo de opinião quando eu encontrar uma alternativa real ao aquecimento do habitáculo que até agora só vi sistemas caros e demasiado elaborados para os DIY....
Já agora, o do teu 106, está a funcionar?
Quando estive aí ainda não o tinhas ligado, e entretanto, lembrei-me que da forma como tinhas o sistema montado, o ar ia aquecer e só depois passar pela ventoinha e restante circuito, o que leva a que, caso passe por plásticos mais sensiveis possa os derreter, não? Acho que a resistência devere estar o mais próximo da saida de ar possivel em vez de estar à entrada.

O sistema de arrefecimento a água já foi criado e já o montei, eu sei que na foto não se percebe mas já lá está... é claro que misturar água com electricidade pode se tornar num problema grave mas não é impossivel, como as baterias são sensiveis, e o carro já já estava preparado...
O controlador tem o corte térmico entre os 55 e os 60º, o que é também o limite das kokam, entre todas as transferências térmicas até a água chegr às células, não me parece que com as perdas a água consiga atingir as células a essa mesma temperatura, logo, intrinsecamente, o corte do funcionamento já está feito de origem :)
Pois, AC é que era, mas..... não há!! :)

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: segunda dez 21, 2015 1:40 pm
por MRider
AC montas um AC portátil com um inversor ligado a baterias . O pior é o peso.

Re: O meu Citroën Saxo Electrique

Enviado: segunda dez 21, 2015 5:19 pm
por RNM
Parabéns Sérgio, está com excelente aspecto!

Podes partilhar mais detalhes da ligação das células e do sistema de refrigeração da bateria?