sergio ferraz Escreveu:ja existem prius na sucata
nao seria viavel fazer uma conversao com esse motor?
sim e não. Se está na sucata é como qualquer carro que sirva de doador para o projecto. pode ser um prius, pode ser um ferrari ou até um smart. quando se converte para EV retira-se o motor interno e coloca-se o motor eletrico as baterias e o controlador das mesmas. é teoricamente muito fácil e tecnicamente até relativamente acessivel.
portanto ter um prius ou não pode ser igual. só depende se usarmos as baterias internas do prius. que numa conversão para EV quase nunca são usadas. aliás nunca vi serem usadas dessa forma.
um bom carro para servir de conversão deve ser um carro leve, que nao seja muito complexo, barato, com boa aerodinamica e com bom espaço para componentes. o prius sem o sistema hibrido seria um optimo candidato, mas há outros mais em conta. assim de repente, audi a2 ou outros.
como um prius é um carro relativamente caro, é por isso que não o considerei.
ja vi esses senhores da vssolar. usam os paineis em quadriciclos ultraleves não homologados. é uma boa brincadeira. mas não passa disso.
Para todos os efeitos o ampera É um hibrido e ninguém pode dizer o contrário. Há vários tipos de veiculos hibridos:
os hibridos tipo honda civic, honda insight etc que são hibridos que têm um motor eletrico e baterias independentes que trabalham juntamente com o motor ci. não podem nunca ser conduzidos em modo apenas eletrico.
os hibridos tipo ampera:

o motor é exclusivamente elétrico e tem um extensor de autonomia que não é nada mais do que um motor ci que carrega as baterias.
a autonomia pode ser "ilimitada" se o gerador conseguir fornecer mais energia do que as baterias consomem, ou não. se não conseguir a autonomia é mais limitada e pode acontecer que as baterias se gastem e se tenha de por exemplo, parar e esperar que o motor as carregue antes de se voltar a conduzir. o que não faz muito sentido porque um sistema destes tem os seus custos e para isso mais vale instalar mais baterias.
os hibridos tipo phev "normais"

é o caso do prius (a geração II e III apesar de não serem phev TÊM a capacidade de o ser, no entanto, dada as limitações do motor elétrico, as prestações também serão limitadas), ou seja, estando limitado e não se alterando nada, comportam-se como um hibrido tipo honda civic e afins.
estes hibridos têm a capacidade de poderem ser conduzidos em modo hibrido (motor ci e eletrico), em modo a gasolina (motor ci) ou em modo exclusivamente eletrico.