Bem... ontem ia a assapar numa subida íngreme e o motor deixou de puxar, olho para o CA e a tensão baixou bruscamente para os 45V (tenho LiPo18s, com voltagens entre 65V - 75V).
Encostei, desliguei a bateria e não encontrei nada de estranho, o BMS, baterias, controlador frios. Lá liguei a bateria novamente e a voltagem recuperou para os 69V, dou uma aceleradela e volta de novo para o 45V, sem qualquer binário, aparentemente estava tudo morto, exceto o CA. Acabei por terminar a viagem a dar ao pedal (como custa...

)
Assim que cheguei a casa desmontei a bateria toda à procura por deformações nos packs, removi a cablagem toda e medi as tensões de cada célula individual e estava tudo OK.
Não sabendo o que se passava virei-me para a net, encontrei problemas semelhantes relacionados com problemas nos fios das fases, resolvi fazer um teste muito fácil, desligar o motor do controlador e empurrar a roda no ar, se a roda girar livremente quer dizer que não há nenhum curto circuito entre as fases. Depois fazer um curto circuito entre cada duas fases e empurrar a roda. Se ela rodar livremente quer dizer que uma das fases se desligou. Se estiver tudo OK, um curto-circuito entre duas fases oferece muita resistência a empurrar a roda no ar. Tudo OK, não há curto circuitos e não há circuitos em aberto.
Voltei a tentar ligar o pack na bicicleta e tudo OK, dou uma aceleradela e parecia que estava a fritar batatas, sons de maus contactos continuados...
Fui inspecionar as fichas speakon e.. bingo! era das fichas! depois de reacondicionas e re-soldadas, tentei novamente e.... batatas fritas....
Parece que 5 meses a ligar/desligar, o arco elétrico de ~75V venceu os contactos das fichas.
Desfiz as fichas e os contactos estavam todos calcinados. Por acaso já andava a desconfiar porque as fichas aqueciam um pouco depois de cada volta.
Na altura que me decidi por estes conetores não encontrei experiências negativas, só a advertência no site da Neutrik para usar exclusivamente para ligar colunas de som. Uma ficha com 4 polos de 30A cada, e com mecanismo de ligação rápido com patilha de bloqueio são muito interessantes para uma ebike com baterias amoviveis. Parece que vou ter que encontrar outra solução.
Isto tudo porque o meu BMS não dá para ligar e desligar o pack e evitar o arco elétrico como inicialmente tinha previsto (
http://www.endless-sphere.com/forums/vi ... &start=200" onclick="window.open(this.href);return false;").
Acho que vou ter que construir um circuito de pré-carga para atenuar o arco, ideias?