Fidel Escreveu:
(...)
Falando tambem em relaçao ao uso de caixas redutoras e afins... muito cuidado com isso, a razao pelo qual nenhum, ou quase nenhum, veiculo electrico tem caixa de velocidades é porque as caixas existentes nao aguentam o torque de um motor electrico, esta parte é muito complicada.
Eu gosto muito deste tipo de celulas que estas a pensar usar, eu mesmo ja estive quase quase a comprar um pack para a minha bike, mas seria um pack de alta potencia... era para usar as Sony vtc4 que conseguem atingir uns 15C.
Neste primeiro paragrafo não estou bem de acordo, mas cada um tem sua opinião, claro.
Em minha opinião serão certamente outras razões, e uma delas pode ser a diferença das curvas de binário e de potência entre motores de combustão interna e os motores elétricos. Se um motor de combustão interna não tivesse caixa de velocidades, e se tivermos em conta o binário e potência que ele precisa para arrancar, seria difícil encontrar um meio termo que lhe permitisse arrancar e ao mesmo tempo ter velocidade de ponta, sem ter passagens de caixa. E mesmo que o conseguisse, para ter velocidade de ponta significava ter de trabalhar num regime de rotações elevado. Como deves calcular, além do aquecimento causado pela combustão interna, que seria extremo, existe também o aquecimento causado pela fricção das peças a trabalhar umas nas outras, e a quantidade de peças envolvidas nesse trabalhar é enorme. Estou convencido que se o problema tivesse a ver com a resistência mecânica das peças envolvidas estas seriam fabricadas de forma mais robusta...
Os carros eléctricos atuais fabricados de origem tem esse tipo de redução, é isso que eu chamo de caixas redutoras. Simplesmente não existe passagens de caixa entre o motor e as rodas, a velocidade é uma unica. Se fizeres contas, como eu já fiz, ao numero de voltas que uma roda precisa fazer para cumprir determinada velocidade vais chegar a conclusão que esse numero de voltas nada tem a ver com a eventual rotação de um motor desses usado nos carros elétricos de fábrica...
Sobre essa parte dos motores, também já cheguei a conclusão que para executar o projeto do jeito que tenho na ideia terei de aumentar a potência dos mesmo, senão corro sério risco de ficar apeado. Esse foi um dos conselhos do Jmal que foi tomado bastante em conta. Sobre os motores há uma coisa que ainda desconheço, mas também ainda não explorei, e me dava jeito saber, que era saber de que forma posso calcular o consumo energético dele. Quais os valores ou contas a fazer para saber isso, por ex. em vazio (com as rodas no ar)...
Regressando ao tema do tópico e falando sobre as células de bateria, segundo contas feitas, mesmo que estas que eu pretendo (18650)apenas cumpram metade do que anunciam, ainda assim ficava a ganhar em termos de potência da bateria, senão vejamos:
Se montar a bateria com 3000 células a admitindo que o motor seja de 144v (o máximo que eu calculo que seja), temos:
144 ÷ 3,7 = 39 grupos
3000(células) ÷ 39 (grupos) = 76(células em cada grupo)
76 x 2,6 Ah = 197 Ah
197Ah x 144v = 28000 w <=>28 Kw
Se utilizasse Células de bateria de 3,2v e 90 Ah:
144v x 90 Ah = 13000 w <=> 13 Kw
Portanto, mesmo que nas 18650 apenas cumpram metade do anunciado, tenho 14 kW contra 13 Kw destas ultimas, e estas de 90Ah já me iam ocupar espaço considerável no carro, com estas eu não conseguia usar os pequenos espaços disponíveis.