vi por aí algures que se pode usar um motor de corrente contínua para gerar electricidade. isso já eu sei e até comprovei há muito pouco tempo.
mas e com um motor de corrente alternada? por exemplo o de uma ventoinha daquelas que usamos dentro de casa! tenho um aparelho desses cá em casa já um pouco velho e pronto para ir para o lixo... mas roda muito facilmente...
se o rodar produz electricidade? alternada?
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock
os motores de corrente alterna funcionam desde que levem condensadores (cálculados) no enrolamento e comecem a produzir sem estar ligados à utilização e rodem com 10% a mais de velocidade.
hum... nao percebi muito, mas entretanto tenho uma outra dúvida, e se calhar é por aqui que vou seguir a minha experiência:
tenho um motor dc de 12v, não tenho qualquer problema em fazê-lo rodar, até porque não é com o vento nem com água
tenho então corrente contínua... em vez de a ter disponível enquanto estou a exercer força quero guarda-la numa bateria.
não há problema.. liga-se uma bateria ao circuito.
agora o problema:
depois de rodar um bom bocado, a bateria fica com carga e se largar o motor ele vai continuar a rodar com a energia que está na bateria! e se eu não estiver a rodar a velocidade suficiente estou a gastar da bateria em vez de produzir para a bateria. certo?
como resolvo isto?
acho que quando aprendi a mecãnica necessária para que me fosse passada a carta de condução.... 1968... passava os olhos por uma peça que se chamava conjuntor/disjuntor e que fazia precisamente esse trabalhinho.
mas esperemos pela resposta dos mais técnicos que eu só sei ver se um fio tem corrente à moda antiga: cuspir para o dedo e passar ao de leve
ora viva pesoal,
então será que com uns diodos,ou uma placa rectificadora,o amigo mroverclok não resolve o problema do retorno de corrente?
já agora, o alternador(motor electrico de corrente alterna)necessita do tal condensador para excitar as bobines no caso se não ser de iman permanentes.
fiquem bem .
truka.
boas!
eu também estava a pensar construir um gerador eólico de pequena capacidade, mas a minha ideia passava por vender corrente eléctrica à edp pois o sistema de baterias e caro e de difícil implementação, em minha opinião.
a minha questão é: porque é que ninguém põe esta hipotese?
outra dúvida que me surgiu foi sobre as pás da eólica. onde posso comprar?
obrigado e cumprimentos
tenho um motor dc de 12v, não tenho qualquer problema em fazê-lo rodar, até porque não é com o vento nem com água
r: tambem gostava de ter isso!
tenho então corrente contínua... em vez de a ter disponível enquanto estou a exercer força quero guarda-la numa bateria.
não há problema.. liga-se uma bateria ao circuito.
r: há há.
depois de rodar um bom bocado, a bateria fica com carga e se largar o motor ele vai continuar a rodar com a energia que está na bateria!
r:certo.
e se eu não estiver a rodar a velocidade suficiente estou a gastar da bateria em vez de produzir para a bateria. certo?
r:certo.
acho que quando aprendi a mecãnica necessária para que me fosse passada a carta de condução.... 1968... passava os olhos por uma peça que se chamava conjuntor/disjuntor e que fazia precisamente esse trabalhinho.
r:exatamente.
então será que com uns diodos,ou uma placa rectificadora,o amigo mroverclok não resolve o problema do retorno de corrente?
r: resolve. mas permanece o da carga.
já agora, o alternador(motor electrico de corrente alterna)necessita do tal condensador para excitar as bobines no caso se não ser de iman permanentes.
r: não. existe um circuito que se encarrega de o fazer, e muito mais...
a minha questão é: porque é que ninguém põe esta hipotese?
r: se ler este forum vai ver a resposta por aí...
antigamente usava-se o conjuntor/disjuntor pq a eléctrónica não estava tão acessivel como está hoje. este sistema remonta quase ao inicio do seculo 20. quando se constactou que era possivel produzir mais corrente, mais tensão, com uma rotação inferior usando um alternador, sendo este mais compacto, começou-se logo a pensar em adoptar este sistema. a electrónica veio simplificar muito isso.
para se carregar uma bateria é necessário ter em atenção o estado de carga que ela possui. se tiver pouca, pode se submeter mais tensão (ddp diferença de potencial)(dentro de limites). se estiver quase com a carga maxima a ddp será menor. deve-se ter em atenção a temperatura ambiente. uma bateria com temperaturas negativas admite muito menos carga do que com 30 graus positivos. deve tambem separar-se a bateria do gerador quando este está parado. deste modo a bateria ia-se descarregar para o gerador. é também verdade se estiver a produzir uma tensão menor que a da bateria. isto só para dar uma ideia...
o mais simples (pq está a papinha toda feita) é mesmo usar o alternador do automóvel.
ferra escreveu
.o mais simples (pq está a papinha toda feita) é mesmo usar o alternador do automóvel. [/quote]
quando era crianca lembrome de ir ao moinho buscar farinha e o moleiro nos dias mais cinzentos tinha uma candeia a petrolio ou azeite rancozo
era pena que nao tivesse uma bateria e um gerador mas os erros so se descobrem mais tarde daqui por uns anos quem sabe posamos admitir
a ignorancia do presente. isso seria bom sinal
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
olá pessoal,
como ainda estou por aqui há poucos dias,tenho analisado as várias questões , as respectivas respostas e paticipando com os conhecimentos que tenho aprendido ao longo da vida.
agradeço desde já ao nosso amigo ferra que tem muita sabedoria(atendendo á completissima resposta ).
talvez seja a pessoa indicada para responder a muitas perguntas que estão por aqui.
estou certo de que existe pessoal com mais conhecimentos e práctica que eu por aqui, mas no que/quando puder ajudar estarei por aqui...
era pena que nao tivesse uma bateria e um gerador mas os erros so se descobrem mais tarde daqui por uns anos quem sabe posamos admitir
a ignorancia do presente. isso seria bom sinal
r: não percebi!
queria dizer que aquele moleiro nao sabia que tinha um tesouro perdido no seo moinho pois pouco mais energia gastaria se tivesse um equipamento adequado da epoca se fosse hoje com um pouco de investissemento tinha energia aoto suficiente .quem nos diz que estamos bem equipados so o tempo que vira o pode responder
ja agora para quem é apaixonado por aero geradores e preciza de rolamentos de qualidade e aoto alinhados procore no google( palier a billes)
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
aquele moleiro nao sabia que tinha um tesouro perdido no seo moinho pois pouco mais energia gastaria se tivesse um equipamento adequado da epoca se fosse hoje com um pouco de investissemento tinha energia aoto suficiente .quem nos diz que estamos bem equipados so o tempo que vira o pode responder
realmente tinha, mas ia produzir menos farinha... se calhar devido ao preço da época continuava a preferir o petroleo...
de certeza que não estamos bem equipados. nem nunca vamos estar! isto tendo em conta que vai sempre existir evolução!
ferra Escreveu:tenho um motor dc de 12v, não tenho qualquer problema em fazê-lo rodar, até porque não é com o vento nem com água
r: tambem gostava de ter isso!
uma excelente ideia é por exemplo para quem tem um "anexo" alimenta-lo através de baterias. como se calhar não é todos os dias que se faz um churrasco lá em casa ou não e todos os dias que usamos aquilo, umas boas baterias bem carregadas dariam bem para a coisa.
e para carregar as baterias, se calhar bastava todos os dias pedalar uns minutos para queimar umas calorias. poupava-se na saúde e na carteira.
até porque nem todos os dias está bom tempo para ir andar de bike
(embora eu vá andar de bike quer esteja a chover ou a fazer sol )
amigos, gostaria de esclarecer uma duvida. possuo um motor de uma máquina de lavar e gostaria de saber, se fazendo-o rodar com a força do vento, ele produziria energia a 220v dado que ele trabalha a 220v.
já tenho como experiência a construção de um pequeno aerogerador que produz dois ou três voltes, cujo o gerador é um motor de um carro telecomandado. ao qual está associado um led.
não é um mega gerador, mas é bastante divertido. mas agora cria construir algo em grande que gerasse energia para alimentar algumas lâmpadas etc…