Qual painel???

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

toze_feup Escreveu:um daqueles aparelhinhos para medir o consumo comprado no lidl...pode n ser exacto mas dá pra ter 1 ideia.
é bastante preciso, tenho um logo a seguir ao diferencial da casa e marca o mesmo que o contador da edp...

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Mensagem por jcn.jnunes »

toze_feup Escreveu:o sistema q refiro está montado no norte do país o sistema é em termossifão n sei se terá algo a ver. mas desde o inicio deste mês q já n tem ganho suficiente para banhos com conforto (o termostato está para 50 graus) e o backup eléctrico tem estado ligado pois tem sido monitorizado em termos de consumo com um daqueles aparelhinhos para medir o consumo comprado no lidl...pode n ser exacto mas dá pra ter 1 ideia.
o sistema neste momento apenas dá calor sem backup se os banhos forem tomados depois das 10h da manhã, se forem antes disso ou dps de ficar noite é o backup eléctrico q entra sempre e n é assim tão pc como diz de 4-5 graus, pois fica bastante tempo ligado para repor a temperatura...
tozé,
o isolamento do depósito está em condições?
se às 10 da manhã já há água aquecida pelo sol, então o que acontece a toda essa energia, durante a noite, depois de um dia inteiro a acumular?
ou é hábito umas pessoas tomarem banho à noite e outros de manhã? se sim, compreende-se que o apoio tenha que funcionar durante a noite. senão, alguma coisa se passa com o isolamento.

ou então, o termossifão é "falso" e na realidade há uma bomba circuladora no primário que não pára de funcionar (se há sol, aquece... se há frio arrefece). neste caso pode ser uma sonda avariada ou o controlador mal programado (em kits de tubos de vácuo com gás podem existir estes sistemas de controle).

cumps
joão nunes
João Nunes

valter
Membro
Membro
Registado: domingo abr 29, 2007 7:34 pm

Mensagem por valter »

toze_feup
se tem aceso ao sistema faça uma esperiencia.
quando já não existir sol vá ao sistema e verifique a temperatura do tubo que sai da parte de cima do colector para o deposito e o que parte do deposito para a parte mais baixa do colector
depois se algum deles esta quente

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

viva!
tanto quanto sei, são 4 pessoas em casa, 2 pessoas tomam banho ao fim da tarde de facto porque trabalham até ao fim da tarde, as outras dias (um aluno 11º ano e uma professora) tomam banho de manhã por volta das 8h.o depósito tem 300l. q as pessoas gastem 50l cada são 100l dos 300 q vão ao ar ao fim da tarde, mais a água pra lavar a louça do jantar e lavar as mãos e assim que fiquem 150l de água quente a 50graus, se entrarem 150l a 15 graus da rede, a média do deposito deve dar 32,5 graus com mais as perdas q se devem dar de noite, a água chega obviamente fria de manhã sem usar o backup electrico
quanto ao isolamento este penso q está melhor do q 99% dos sistemas q vejo pois a pessoa criou uma chaminé ficticia no telhado em tijolo e cimento à volta do deposito revestida a cortiça por dentro e tem os paineis mais abaixo a 2 metros de distancia do deposito em termos de cota para permitir exactamente q o sistema circule a água naturalmente por termossifão e fique resguardado das intemperies prolongando o tempo de vida e ainda mais isolado.
penso q não existe qq tipo de bomba no sistema é termossifão simples com tubos de vácuo (tecnologia israelita segundo o dono).
existe alguma coisa q se possa fazer pra ver se o sistema está a funcionar bem? quem tem solar nesta altura do ano o sistema tem comportamento diferente? ele de verão aquece 5 estrelas.

cumps!

laurapvsilva
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta dez 06, 2007 10:03 am

Como obter o PIP

Mensagem por laurapvsilva »

bom dia,

somos uma empresa de instalações eléctricas e estamos interessados é montar na cobertura das nossas instalações uma central fotovoltaica. já fizemos um estudo e poderemos produzir cerca de 40kwp utilizando 210 painéis fotovoltaicos. gostaria de saber qual é a legislação em vigor e que passos devo tomar para obter um pip e o licenciamento.

muito obrigada. fico a aguardar uma resposta.

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver

PIP e legislação

se vcs que são uma empresa do ramo e não o sabem...

já tentaram contactar a edp distribuição e/ou a dgge (direcção geral de geologia e energia)?

tanto quanto sei, não há atribuição de pip's, de momento, pois a rede está "esgotada" temporariamente. apenas escolas e afins podem requerer pip's em situação de projectos de sensibilização das camadas estudantes/jovens.

mas nada como perguntar àquelas entidades.

cumps
joão carlos
João Nunes

fpcraveiro
Membro
Membro
Registado: sábado nov 10, 2007 5:59 pm

Mensagem por fpcraveiro »

tanto quanto sei, e resultando do simplex, não é necessário pip nem tão pouco licenciamento, mas sim apenas um registo online e depois uma vistoria para verificação de conformidade. mas realmente ainda não encontrei nada referente a tal processo no site da dgeg.

cumps.

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver

craveiro,

a laura silva fala numa potência instalada de 40kw. o novo decreto-lei 363/2007 só permite que forneçam esse valor à rede se já tiverem um contrato de consumo de 80kw(!!) no mínimo, para respeitar os 50%. só condomínios não têm limite de 50%, sendo o limite máximo de 150kw.

o que querem está regulado pelo decreto-lei nº 189/88, de 27 de maio. trata-se do pre -produção em regime especial.

encontrei isto no site da spes (ler com atenção pois fala do pre e do decreto-lei nº 68/2002, que são situações distintas. o novo dec-lei 363/2007 é uma "evolução" do 68/2002 e que nada têm a ver com pip's):
http://spes.pt/pagina/index.php?option= ... itemid=228

no entanto, ler o seguinte despacho:
http://www.ecopower.pt/pdfs/legisla%c3% ... et2007.pdf

cumps
joão carlos
João Nunes

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jul 17, 2007 1:39 pm

Re: Qual painel???

Mensagem por Wheel18 »

bem o solahart 302j está instalado e a funcionar em pleno. o apoio electrico está programado para actuar apenas durante 2 horas dia (4 às 6h) e tem sido mais que suficiente (mesmo em dias com menos sol).

porem existe um factor de grande desagrado na minha instalação... na tubagem de entrada de agua fria, após uma valvula anti-retorno, o sistema tem uma valvula de segurança que actua sempre que a pressão atinja os 8 bar. resultado a valvula constantemente a gotejar ...
após substituição da valvula os sintomas mantiveram-se. o instalador justificou a situação mediante a medição de 5 bar de entrada de agua fria em conjunto com o aumento de pressão em função do aumento de temperatura no interior do deposito durante o dia, que conduz aos 8 bar na valvula de segurança (não é a valvula no deposito mas sim na entreda de agua).

após estes factos, foi decidido instalar uma valvula limitadora de pressão antes da valvula anti retorno, tendo a pressão sido regulada para 3 bar ... porem apesar da menor quantidade de agua libertada a valvula continua a libertar alguma agua ... pressão nos 2 bar e a mesma coisa que o instalador considera, neste momento normal, devido ao baixo consumo durante o dia.

acham esta situação normal? alguem tem o mesmo problema?

alem do incomodo do chão molhado, trata-se de um desperdicio de agua.

muito obrigado.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

wheel18 Escreveu:bem o solahart 302j está instalado e a funcionar em pleno. o apoio electrico está programado para actuar apenas durante 2 horas dia (4 às 6h) e tem sido mais que suficiente (mesmo em dias com menos sol).

porem existe um factor de grande desagrado na minha instalação... na tubagem de entrada de agua fria, após uma valvula anti-retorno, o sistema tem uma valvula de segurança que actua sempre que a pressão atinja os 8 bar. resultado a valvula constantemente a gotejar ...
após substituição da valvula os sintomas mantiveram-se. o instalador justificou a situação mediante a medição de 5 bar de entrada de agua fria em conjunto com o aumento de pressão em função do aumento de temperatura no interior do deposito durante o dia, que conduz aos 8 bar na valvula de segurança (não é a valvula no deposito mas sim na entreda de agua).

após estes factos, foi decidido instalar uma valvula limitadora de pressão antes da valvula anti retorno, tendo a pressão sido regulada para 3 bar ... porem apesar da menor quantidade de agua libertada a valvula continua a libertar alguma agua ... pressão nos 2 bar e a mesma coisa que o instalador considera, neste momento normal, devido ao baixo consumo durante o dia.

muito obrigado.
há qualquer coisa de errado nessa montagem:
1. o painel segundo todos aqueles que conheço aguentam 10 bares o mesmo acontecendo para o cilindro.
2. instalar uma válvula limitadora de pressão antes da válvula anti-retorno não funciona, pois em caso de alta pressão a válvula anti-retorno bloqueia e a válvula de pressão não actua.
3. a válvula limitadora de pressão só deve actuar num grande dia de calor e quando a água atinja temperaturas superiores a 100 graus no caso apresentado e quando as resistências de apoio estão a actuar, das duas uma ou as resistências estão a actuar sem necessidade ou continuam a actuar quando a água já está bem quente.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

tó miguel Escreveu:
wheel18 Escreveu:bem o solahart 302j está instalado e a funcionar em pleno. o apoio electrico está programado para actuar apenas durante 2 horas dia (4 às 6h) e tem sido mais que suficiente (mesmo em dias com menos sol).

muito obrigado.
há qualquer coisa de errado nessa montagem:
1. o painel segundo todos aqueles que conheço aguentam 10 bares o mesmo acontecendo para o cilindro.
2. instalar uma válvula limitadora de pressão antes da válvula anti-retorno não funciona, pois em caso de alta pressão a válvula anti-retorno bloqueia e a válvula de pressão não actua.
3. a válvula limitadora de pressão só deve actuar num grande dia de calor e quando a água atinja temperaturas superiores a 100 graus no caso apresentado e quando as resistências de apoio estão a actuar, das duas uma ou as resistências estão a actuar sem necessidade ou continuam a actuar quando a água já está bem quente.
bem acho que não me fiz entender convenientemente. passo a explicar um pouco melhor (espero eu ...). a instalação normal contempla uma valvula anti-retorno seguida de uma valvula de segurança (que actua a partir dos 8 bar) na tubagem de alimentação de agua fria para o deposito (por esta ordem). esta velvula de segurança de pressão de alimentação é que está constantemente a actuar (não a valvula de segurança do deposito que actua a partir dos 10 bar ou 100ºc).
como a pressão de alimentação rondava os 5 bar foi considerado que a valvula de segurança de alimentação actuava devido ao aumento de temperatura e consequente aumento de pressão na tubagem após a valvula anti-retorno. assim, de forma a tentar controlar um pouco a pressão, antes da valvula anti-retorno foi instalada uma valvula limitadora de pressão regulada para os 3 bar.
a valvula de segurança deixou de actuar tão frequentemente, embora ainda se verifique a libertação de alguma agua.

gostaria de saber se alguem tem o memso tipo de problema com este painel em zonas de elevada pressão de rede.

muito obrigado.

Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Mensagem por Abiliodinis »

boa tarde estou a responder ao problema que o amigo tem, pois a válvula de segurança esta sempre constantemente a deitar é facil e barato de resolver. compre um chamado purgador de meia pulgada ou três oitavos e aplique mesmo no cimo do acumulador na vertical. este o que faz é o seguinte deixa sair o ar ou vapor e não sai agua. tenho um sistema forçado desde 1984 e já nessa altura me montaram isso,embora eu de dois em dois anos faço a mudança. se precisar de mais informações estou ao dispor.se for perto de aveiro posso informar aonde pode encontrar esse material
cumprimentos

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

abiliodinis Escreveu:boa tarde estou a responder ao problema que o amigo tem, pois a válvula de segurança esta sempre constantemente a deitar é facil e barato de resolver. compre um chamado purgador de meia pulgada ou três oitavos e aplique mesmo no cimo do acumulador na vertical. este o que faz é o seguinte deixa sair o ar ou vapor e não sai agua. tenho um sistema forçado desde 1984 e já nessa altura me montaram isso,embora eu de dois em dois anos faço a mudança. se precisar de mais informações estou ao dispor.se for perto de aveiro posso informar aonde pode encontrar esse material
cumprimentos
caro abiliodinis,

muito obrigado pela disponibilidade e ajuda. porem o problema é na valvula de segurança no tubo que leva a agua fria ao deposito (onde existe essa valvula após uma valvula anti-retorno +/- 2 m antes do tubo entrar no deposito) e não no deposito. a valvula de segurança do deposito nunca disparou (por enquanto)...

Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Mensagem por Abiliodinis »

boa tarde amigo: pelo que diz o problema não é na parte do acumulador mas sim na parte da rede, mande mudar essa válvula e experimente com outra talvez essa esteja mal regulada. eu no meu sistema forçado tenho de origem a chamada válvula de segurança e escape e montei-lhe mais uma de segurança mas mesmo no cimo do acumulador e está tudo a funcionar em pleno, mas tenho dois purga dores para libertar o vapor.
cumprimentos

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

abiliodinis Escreveu:boa tarde amigo: pelo que diz o problema não é na parte do acumulador mas sim na parte da rede, mande mudar essa válvula e experimente com outra talvez essa esteja mal regulada. eu no meu sistema forçado tenho de origem a chamada válvula de segurança e escape e montei-lhe mais uma de segurança mas mesmo no cimo do acumulador e está tudo a funcionar em pleno, mas tenho dois purga dores para libertar o vapor.
cumprimentos
viva,

o sistema vem de serie com 2 valvulas de segurança:

- 1 na alimentação (após valvula anti-retorno).
- 1 no deposito.

o que acontece é que a valvula de segurança instalada na alimentação (actua apartir dos 8 bar) está constantemente a libertar agua. a valvula já foi susbtituida e o problema mantêm-se.
segundo o tecnico, a situação, deve-se ao aumento de temperatura/pressão no deposito que faz a pressão na alimentação (após valvula anti-retorno) ficar perto dos 8 bar.
colocou-se uma valvula de limitação de pressão antes da valvula anti retorno. porem o problem mantem-se...

alguem tem este tipo de problema com este equipamento (solahart 302j)?

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Mensagem por FranzLiszt »

n será defeito da válv. segurança??
é q 8 bar é mesmo mt coisa... a água teria q saturar para atingir essa força nas paredes internas do acumulador

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

franzliszt Escreveu:n será defeito da válv. segurança??
é q 8 bar é mesmo mt coisa... a água teria q saturar para atingir essa força nas paredes internas do acumulador
a valvula já foi substituida.

os 8 bar são na alimentação (após a valvula anti-retorno). a alimentação de rede tem +/- 5 bar e segundo o tecnico, o aumentos de temperatura/pressão faz chegar proximo dos 8 ... fazendo a valvula actuar ... mais niguem tem este problema?

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

viva wheel18.
tenho pena de facto q ainda n tenhas resolvido o teu prob, mesmo tendo sido feito por uma marca supostamente lider de mercado e com um instalador devidamente certificado.
se bem te lembras houve um tipo (eu) q em setembro de 2007 te avisou para q os sistemas solares convencionais n valiam a pena nesta altura do campeonato e q iam sair coisas realmente novas melhores em breve (vê por ex o sunaitec.pt(português), e outros igualmente inovadores de marcas estrangeiras e mesmo outros produtos q este ano irão sair), q já passam por cima de mts limitações e problemas de conceito q os sistemas solares tradicionais possuem(sobredimensionamento para inverno, eliminação de problemas de sobreaquecimento de verão, inexistencia de backup, etc).

vou-te citar o conselho q te dei na altura nesta mesma thread se fores pra trás neste topico depois lês tudo, mas passo a citar o cerne da questão:
"estou um pouco na mesma situação que tu. embora já tenha instalado um sistema de aquecimento central convencional e aqs com caldeira a gasoleo com deposito de 100l embutido na mesma há 10 anos. no entanto e na demanda de maior economia comecei também a equacionar o solar.
falei com a pessoa que me montou o sistema a gasoleo, pois é de extrema confiança pra mim e que já deu mostras que percebe a teoria e a consegue aplicar com sucesso à pratica, e que também monta solares, que disse que me faria a instalação, mas que como meu amigo não me aconselharia a instalação dos sistema solar para já.
1º porque o meu sistema é mt economico para aqs, fiz as contas e de facto gastei 42l de gasoleo desde 4 de abril deste ano (desde q desliguei o aquecimento central) até ao inicio de setembro. a 0.67centimos o litro é facil fazer as contas do gasto em € para esses 5 meses (abril, maio, junho, julho, agosto).
2º porque a mesma pessoa disse-me que, e isto pedindo desculpa pelo termo, que os sistemas actuais solares são "pu** barata", e que existem na calha novos tipos de sistemas quer fotovoltaicos, quer termicos que irão de facto revolucionar a maneira como olhamos para o solar, para já ainda tem algumas desvantagens e um conforto de utilização menor e são mais problemáticos a nivel de manutenção, ..."

tenho pena de n te poder resolver o problema pois sist de aquecimento não são a minha area profissional, no entanto a melhor resolução de problemas é o aviso precoce, pelo menos é assim q gosto de pensar.
espero q consigas resolver o teu problema brevemente pois tens tudo na mão para q as coisas corram pelo melhor, sistema de marca de qualidade e um instalador certificado...será o problema do guaraná? se o sistema é assim em novo, imagine-se qd este tiver alguns anos, ou pior ainda qd estiver fora da garantia q penso ser no máx de 6 anos...

cumps!

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

antes de mais muito obrigado pela colaboração. de qualquer forma ficar à espera em determinadas situações não faz sentido. e esse era o meu caso. tinha a obra concluida e necessitava de agua quente em casa e sendo um requisito meu a ausencia de gás em casa a opção teve que ser tomada.
de qualquer forma, conforme referido anteriormente, estou muito satizfeito com o rendimento do equipamento. mesmo em dias sem sol as 2 horas diarias em que a resistencia está autorizada a ligar (4 às 6h) têm sido mais que suficientes...
conforme referido apenas o problema da valvula de segurança na alimentação se mantem (com um quase constante gotejar) que de facto é preocupante e ainda não vejo solução à vista... e penso que o instalador tambem esta a esgotar as ideias.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

viva!
ainda bem q assim é e q de facto apesar da "pequena" nuance estás contente.
tem só em conta q qd de facto a resistencia eléctrica é necessária durante essas 2h, eu sei q parece pouco tempo por dia, mas se esta for por ex de 3.6kw são 7.2kw/dia durante os meses de inverno. o q dá a módica quantia a 0.11€/kw de 23.76€/mês durante obviamente os meses de inverno o q n é de desprezar na minha opinião,imagina a malta q tem a resistencia ligada indiscriminadamente...

cumps!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”