Lavagem SEM ÁGUA

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Salvador Nunes da Silva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 05, 2007 11:48 am
Localização: Sintra

Mensagem por Salvador Nunes da Silva »

bom não sei se foi uma reprimenta ao meu comentario de partir os carros, mas so me referia aos meus.

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

resposta

Mensagem por conde_de_valongo »

nao sei a que o amigo se refere ja nao me recordo do que falava-mos se poder reportar a questao eu respondo algum tempo que nao venho aqui ao forum por motivos de saude se precisar de alguma exolicaçao darei com todo o gosto um abraço
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina


Salvador Nunes da Silva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 05, 2007 11:48 am
Localização: Sintra

Mensagem por Salvador Nunes da Silva »

olá, apenas respondia a questão por cima da minha da minha, no entato agradeço desde já a sua desponibilidade, para uma ajudinha de correção ao processo por mim feito que segundo eu entendi não estou a fazelo da forma correta o qe me pode levar a qubrar os carros antes do tempo.mais uma vez obrigado pela deponibilidade.

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

resposta

Mensagem por conde_de_valongo »

os motores partira nao parte mas se ouver glecerina dentro do motor vai ocumulando transforma-se em plastico duro e provoca uns empenos jeitosos dentro do motor valvulas vielas de pistao e por ai convem que retire toda a glecerina e lavalo com pelo menos 3 lavagens e depois secalo novamente ou ao sol ou forcado com aquecimento a 80 graus -+ ja chegei a lavar sem agua mas acabei por preferir lavar com agua he mais rapido o po talco entope muitos os filtros
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

ainda não estou convencido que o silicato de magnésio substitui totalmente a lavagem, uma coisa é passar todos os componentes que estão no biod para a fase da água, outra é usar um absorvente!

pode ser muito bom, mas será que tem afinidade com o a soda e o metanol e os remove o suficiente?
embora visivelmente pareça resultar, para mim ainda parece um passo demasiado bom para ser verdade!!

se alguém tiver um artigo sobre o assunto e quiser divulgar agradecia. também vou fazer a minha pesquisa!

mas é mais uma possibilidade o que é excelente! é assim que podemos tornar os nossos processos mais económicos e ecológicos!

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

resposta

Mensagem por conde_de_valongo »

o barbas ou o fry he q começaram com a lavagem com solicato..he como digo tambem ja labei com solicato a questao he q com a agua fica mais baroto e o tipo de sistem de lavagem q tenho he rapido por isso deixei de lavar com solicato mas que resultqa la oisso resulta ok
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

purify,

e lavar com amberlite?

isso é a nova inovação tecnologica e já começa a ser comercializada por empresas estrageiras nomeadamente a bioking...

(eu faço tanta publicidade a estas empresas, mas não tenho nada a ver com elas)

o amberlite tem vindo a substituir o silicato de magnésio.

vale a pena ter-mos isto em atenção pois o futuro dos processos de fabrico passa por aqui.

a minha tentativa foi meramente académica, um teste para ver se funcionava.

ao discutir o assunto com o amigo fry chega-se à conclusão que o uso de silicato vai trazer problemas com a filtragem, passo esse que não estamos apetrechados de momento.

ou seja por agora os nossos filtro de água a 5 micros fazem a sua função em relação ao bio, mas não são adequados para filtar silicato.

se tiveres acesso a sistemas de filtragem podes pensar melhor no assunto.

abraço

barbas

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

o amberlite é mais um adsorvente (e não absorvente como referi).
mas não é tão acessivel como o pó de talco. industrialmente pode ser vantajoso por ser usado continuamente, mas para os homebrewers não será uma solução para já.

eu julgo que o bioking e outros que referem a lavagem a seco, devem usar mais do que um adsorvente. ainda não li nada que diga que o silicato de magnésio adsorve o meoh e o naoh. (também não perdi muito tempo a pesquisar sobre este assunto..)

nada nos nos garante que não haja particulas com menos de 1micron, pode até nem fazer mal ao motor..
no nosso caso, que produzimos pouco, a extracção com água é mais simples!
tem o inconveniente de ser preciso ferver para remover alguma água!
Rover 213 SE Gasolina! Shame on me...

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

perGUNTA

Mensagem por conde_de_valongo »

o amigo barbas aonde he que se compra o amberlite ?????? esse absorvente e ja agora como he que faz aplicaçao he o mesmo sistema depois de todo o processo ????
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

podem esquecer o amberlite!

amberlite™ bd10dry™ é uma resina de permuta iónica.. e por isso precisa de ser regenenerada, isto quer dizer que era preciso fazer o processo inverso que ocorre na lavagem, isto à parte claro!
the replacement of amberlite ™ bd10dry™ only once in 4-8 weeks may be needed
- isto pode querer dizer que nem dá para regenerar. e não consegui saber a quantidade que é necessário usar!

preço:
cost of amberlite™ bd10 dry™ 14 euro per kg ex works the netherlands
custo por litro? para homebrewers este valor é improvável!!!
€ 0.0075 per liter
para grandes volumes e grandes empresas pode ser bom!
por enquanto, acho que o silicato de magnédio é a unica possibilidade para quem quiser arriscar a fazer a lavagem a seco.
Rover 213 SE Gasolina! Shame on me...

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

resposta

Mensagem por conde_de_valongo »

ok tammem acho mais vale continuar com a agua e solicato pros bebesinhos o meu ta sair bem assim e assim continuara pra secalo bem deixo dentro da estufa de pintura q esta sempre quente maravilha fica cristalino
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

purify,

aconselho-te a leres melhor a informação sobre amberlite

quando dizem
the replacement of amberlite ™ bd10dry™ only once in 4-8 weeks may be needed
significa que o mesmo amberlite so precisa de ser substituido uma vez cada 4 a 8 semanas de utilização.


quanto aos valoes,

ora se 1 kilos custa 14 euros e se um litro gasta 0.0075 euros, significa que cada kilo lava 1866 litros????

ou seja para um lote de 600 litros o custo da lavagem seria de 4.5 euros???

parece bom demais... esses números são da bioking... temos de procurar uma fonte mais indpendente...

conde,

para fornecedores de amberlite é procurar na net...

barbas

Avatar do Utilizador

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Localização: valongo
Contacto:

resposta

Mensagem por conde_de_valongo »

he barbas .. tambem acho que he bom demais eu ca continuo com o mesmo sistema acho melhor ...bom e vamos ter a petrogal a sugar ai o ovu nao he verdade ??
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

caro barbas,

como disses-te é melhor que haja informação independente.
uma vez que as garantias são dadas pelo bioking, se for usado no equipamento deles!!

isto pode ser devido ao amberlite precisar de um suporte. creio que o amberlite não pode estar sujeito a uma agitação muito elevada, muito menos estar em contacto com um agitador muito rápido.

quanto ao tempo de duração, eles dizem de 4 a 8 semanas, a variação é muito elevada!! e quando sabemos que a resina já não tem efeito?
uma vez atingido o fim de vida da resina, é mais um produto que se deita fora!!

quanto ao preço por litro, é muito atraente. mas julgo que esse valor foi determinado em condições ideais, tipo óleo em bom estado, proporções ideais de meoh e naoh..
no nosso caso, como não produzimos de modo continuo, seria necessário guardar a resina adequadamente para que ela envelheçesse rapidamente.

mas quem produzir o amberlite, vai à procura das grandes indútrias. dificilmente estará ao alcance de qualquer um de nós.

sou capaz de experimentar o silicato de magnésio, um dia destes!
se um dia arranjar amberlite bd10dry também vou experimentar claro!!
Rover 213 SE Gasolina! Shame on me...


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

sim experimenta,

nem que seja num litro só para veres a coisa a funcionar...

depois filtras com guardanapos de papel...

no fim não te esqueças de fechar a boca pois vais ficar com ela aberta...

abraço

barbas

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva barbas,

já passaram alguns meses desde o ultimo post neste tópico

ainda fazes a lavagem a seco ou estás a lavar com agua?

é que as lavagens dão uma seca... e a secagem, pior ainda...

gostava de saber se a seco é mais rápido com a mesma eficiencia.

abraço,


marco.


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

caro mnunes,

pois eu não tenho condições para fazer bio...

o meu interesse é puramente académico.

existiu aqui à tempo aqui um post que falava na areia de gato, talvez isso se filtre melhor mas ainda não li as evoluções.

com o silicato é tiro e queda, se bem que no meu processo caseiro quando fazia uma unica lavagem depois do silicato a água vinha ainda esbranquiçada, indicando que nem todo o silicato teria sido filtrado.

talvez com um pó mais grosso seja mais fácil de filtar...

os profissionais usam o silicto em barro que obviamente facilita o processo de filtragem.

tenho pena que este ramo não tenha sido investigado mais pelos membros do forum, poderia ter-se poupado muita água e muitas "roseiras"....

Avatar do Utilizador

toakiuai
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça dez 12, 2006 3:48 am
Localização: Rondonia/Brazil

lavagem sem SILITACO mais facil

Mensagem por toakiuai »

pessoal eu uso um outro sistema de lavagem a seco o qual eu desenvolvi laboratorialmente. é novo o sistema, porque você nao usa filtro na lavagem, o silicato ou magnesol (usado por todos) você precisa usar uma centrifuga ou fazer a troca de filtros constante tornando caro o processo. no meu sistema não precisa usar a centrifuga, nem é necessario usar os filtros, é uma tecnica moderna e revolucionária que eu desenvolvi. você não usa filtros, a lavagem ocorre por decantação muito rapida semelhante a decantação da glicerina do biodiesel. o produto usado na lavagem é muito facil de ser encontrado em qualquer local na sua cidade e muito barato para o preço final no biodiesel.
quem precisar da tecnica entre em contato comigo.

claudio
prof. matematico/quimico/fisico - formado pela univesidade federal de rondonia/brasil

msn: [email protected]
email: [email protected]
skype: toakiuai2
tel.: 0055-69-3421-2350
cel.: 005569-9282-4633
http://biofloresta.own0.com
Chega de dar dinheiro ao governo e as Petroleiras. Agora é a nossa vez, nós também merecemos! - ehehehhe - Brazil OOOOLÉEEE!

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

é preciso mesmo entrar em contacto privado?

não podes postar essa tecnica aqui?

abraço,


marco.

Avatar do Utilizador

toakiuai
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça dez 12, 2006 3:48 am
Localização: Rondonia/Brazil

Mensagem por toakiuai »

por enquanto sim, veja minha resposta sobre sua duvida no topico
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 1579#31579.... se nao consegui abrir o topico vc me fala. valeu...
Chega de dar dinheiro ao governo e as Petroleiras. Agora é a nossa vez, nós também merecemos! - ehehehhe - Brazil OOOOLÉEEE!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”