Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
creio que o surgimento dos motores a gasolina e álcool (opss...etanol), com sistema de injeção direta, mostra que é perfeitamente viável a adaptação...questão de adaptar o material certo ao uso, com tecnica certa.
eu acho que vale apena.
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Nós somos a consequência do que pensamos.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
e eu, necessito disso. vou começar a produzir etanol, e assim que começar, vou reproduzir no forum, todo o sistema de produção.
utilizar motores à deisel, com etanol, será altamente benéfico para minhas atividades.
não pense o lobão que o etanol, virará cachaça!
utilizar motores à deisel, com etanol, será altamente benéfico para minhas atividades.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
vivam ...
crendo que de facto este assunto terá uma maior utilidade para o lado de lá do atlantico..encontrei materia que considero interessante e de acessivel compreensão aqui :
http://cursos.unisanta.br/mecanica/motor.html
abraços
[***************]
crendo que de facto este assunto terá uma maior utilidade para o lado de lá do atlantico..encontrei materia que considero interessante e de acessivel compreensão aqui :
http://cursos.unisanta.br/mecanica/motor.html
abraços
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
caro amigo isto aqui no brasil já existe são os motores chamados flex,é só pegar um motor a gasolina com taxa igual ou superior 10:1 remapear o chip com mais combustível (30%mais que a gasolina)e estará funcionando na plenitude![***************] Escreveu:vivam ...
caso se opte por eliminar o sistema de injecção de gasoleo e adicionar um sistema de ignição convencional (no caso electronico) para gasolina (através de velas)..existe a possibilidade de no lugar dos injectores se aplicarem uns "bujões" com um orificio interior roscado para a aplicação das velas..isto indo ao encontro da sugestão do ajsv...
abraços
[***************] Escreveu:aprecio sobremaneira os desafios técnicos excepto nos casos em que é manifesta a sua impraticabilidade..mesmo quando tenha um motor cobaia e a oportunidade de fazer alguns ensaios é seguro que nunca seguirei esse caminho (o de efectuar a alimentação de combustivel (etanol ou outro isento de caracteristicas lubrificantes) através do sistema de injecção de gasoleo)..por uma antevisão muito fundamentada de que não é técnicamente viavel..( nota que viabilidade não tem nada a ver com possibilidade)..
[***************] entendo perfeitamente que na ausência de lubrificação a resistência do sistema fica ameaçada, nem mesmo o óleo 2t poderá ser usado para amenizar a situação pois esse não mistura ao álcool hidratado!!
um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
sandro_ventania, apenas não podemos confundir os sistemas de injeção do ciclo otto com os do ciclo diesel, são coisas completamente distintas.sandro_ventania Escreveu:creio que o surgimento dos motores a gasolina e álcool (opss...etanol), com sistema de injeção direta, mostra que é perfeitamente viável a adaptação...questão de adaptar o material certo ao uso, com tecnica certa.
eu acho que vale apena.
baah amigo velho vais ter um alambique só pra ti !!luciano Escreveu:e eu, necessito disso. vou começar a produzir etanol, e assim que começar, vou reproduzir no forum, todo o sistema de produção.
utilizar motores à deisel, com etanol, será altamente benéfico para minhas atividades.
não pense o lobão que o etanol, virará cachaça!
espero que quando largares o 1° vapor na torre eu possa estar aí, que enquanto não sai o etanol sai canha e a gente vai provando!!!!
agora sério vai documentando tudo com fotos,e quando puderes posta aqui no fórum todas informações possíveis.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
fernando, aqui pede para abrir os capítulos necessita senha.[***************] Escreveu:vivam ...
crendo que de facto este assunto terá uma maior utilidade para o lado de lá do atlantico..encontrei materia que considero interessante e de acessivel compreensão aqui :
http://cursos.unisanta.br/mecanica/motor.html
abraços
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por acaso tens a dita ?
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
vivam ...
abraços
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sobre o que sublinhei a vermelho da tua intervenção..creio só vir confirmar a tese que aqui tenho vindo a defender ou seja..o sistema de injecção (diesel) instalado no motor a converter não deve ser utilizado..lobão Escreveu:caro amigo isto aqui no brasil já existe são os motores chamados flex,é só pegar um motor a gasolina com taxa igual ou superior 10:1 remapear o chip com mais combustível (30%mais que a gasolina)e estará funcionando na plenitude![***************] Escreveu:vivam ...
caso se opte por eliminar o sistema de injecção de gasoleo e adicionar um sistema de ignição convencional (no caso electronico) para gasolina (através de velas)..existe a possibilidade de no lugar dos injectores se aplicarem uns "bujões" com um orificio interior roscado para a aplicação das velas..isto indo ao encontro da sugestão do ajsv...
abraços
[***************] Escreveu:aprecio sobremaneira os desafios técnicos excepto nos casos em que é manifesta a sua impraticabilidade..mesmo quando tenha um motor cobaia e a oportunidade de fazer alguns ensaios é seguro que nunca seguirei esse caminho (o de efectuar a alimentação de combustivel (etanol ou outro isento de caracteristicas lubrificantes) através do sistema de injecção de gasoleo)..por uma antevisão muito fundamentada de que não é técnicamente viavel..( nota que viabilidade não tem nada a ver com possibilidade)..
[***************] entendo perfeitamente que na ausência de lubrificação a resistência do sistema fica ameaçada, nem mesmo o óleo 2t poderá ser usado para amenizar a situação pois esse não mistura ao álcool hidratado!!
um abraço!!!
abraços
[***************]
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
vivam ...
abraços
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queiram desculpar..não prestei a devida atenção esse facto..já solicitei a devida autorização para divulgação (aqui) da minha senha..assim como aproveitei a oportunidade para convidar o meu colega a visitar e participar neste forum..lobão Escreveu:fernando, aqui pede para abrir os capítulos necessita senha.[***************] Escreveu:vivam ...
crendo que de facto este assunto terá uma maior utilidade para o lado de lá do atlantico..encontrei materia que considero interessante e de acessivel compreensão aqui :
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por acaso tens a dita ?
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
[***************] Escreveu:aprecio sobremaneira os desafios técnicos excepto nos casos em que é manifesta a sua impraticabilidade..mesmo quando tenha um motor cobaia e a oportunidade de fazer alguns ensaios é seguro que nunca seguirei esse caminho (o de efectuar a alimentação de combustivel (etanol ou outro isento de caracteristicas lubrificantes) através do sistema de injecção de gasoleo)..por uma antevisão muito fundamentada de que não é técnicamente viavel..( nota que viabilidade não tem nada a ver com possibilidade)..
prossigamos..
[***************], analisando seu comentário da impossibilidade do uso do etanol nos sistemas injeção de gasoleo, pela falta de lubrificação do sistema, lembrei que o álcool mistura com o bd ( gostaria da intervenção do nosso amigo red baron para o esclarecimento desse fato).
na sua opinião qual a porcentagem etanol/bd seria necessária para o sistema bomba e bicos terem uma lubrificação suficiente para o trabalho, caso seja confirmada a possibilidade dessa mistura!!
amanhã irei fazer o teste da mistura bd/álcool hidratado para ver se permanece homogêneo !!!!
um abraço!!!
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
vivam...
não tenho a certeza que se pode misturar alcool hidratado e biodiesel em qualquer proporção sem que haja separação, mas deve haver seguramente uma margem de percentagens em que é possivel misturar sem qualquer problema, resta fazer umas misturas e verificar se é possivel ou não.
amigo lobão você já se ofereceu para fazer os testes, ficamos no aguardo dos resultados e se poder por umas fotos tanto melhor.~
eu acredito, pelo que sei de quimica, que vamos ter um resultado favorável e não vai ser por incompatibilidade entre estes dois produtos que um motor adaptado não irá funcionar.
penso que a ideia será juntar um mínimo de bio com o máximo de alcool para que o bio sirva para lubrificar a bi, certo?
abraço.
não tenho a certeza que se pode misturar alcool hidratado e biodiesel em qualquer proporção sem que haja separação, mas deve haver seguramente uma margem de percentagens em que é possivel misturar sem qualquer problema, resta fazer umas misturas e verificar se é possivel ou não.
amigo lobão você já se ofereceu para fazer os testes, ficamos no aguardo dos resultados e se poder por umas fotos tanto melhor.~
eu acredito, pelo que sei de quimica, que vamos ter um resultado favorável e não vai ser por incompatibilidade entre estes dois produtos que um motor adaptado não irá funcionar.
penso que a ideia será juntar um mínimo de bio com o máximo de alcool para que o bio sirva para lubrificar a bi, certo?
abraço.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
olá amigos,
o etanol hidratado se mistura perfeitamente com o oleo de mamona, já testado por aqui. além de possuir um alto poder lubrificante, dispensa a transformação em bd.
não sei como funciona mecanicamente uma bomba injetora de diesel, mas algumas peças não poderiam ser tratadas (teflon) ou então substituidas por metais com menor coeficiente de atrito (latão grafitado)?
sabemos que uma bomba dura muitos anos...mesmo que ela tenha sua vida util reduzida pela metade, mesmo assim não seria altamente economico, pelo fato de estarmos usando um combustivel fabricado por nós mesmos?
perfeitamente lobão, a intençao foi apenas ressaltar, que com a tecnica adquada e possivel se saltar de um sistema para o outro...sistema de i.e. indireta para i.e. direta...o que certamente foi considerado inviavel em algum momento.sandro_ventania, apenas não podemos confundir os sistemas de injeção do ciclo otto com os do ciclo diesel, são coisas completamente distintas.
o etanol hidratado se mistura perfeitamente com o oleo de mamona, já testado por aqui. além de possuir um alto poder lubrificante, dispensa a transformação em bd.
não sei como funciona mecanicamente uma bomba injetora de diesel, mas algumas peças não poderiam ser tratadas (teflon) ou então substituidas por metais com menor coeficiente de atrito (latão grafitado)?
sabemos que uma bomba dura muitos anos...mesmo que ela tenha sua vida util reduzida pela metade, mesmo assim não seria altamente economico, pelo fato de estarmos usando um combustivel fabricado por nós mesmos?
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
red baron Escreveu:vivam...
não tenho a certeza que se pode misturar alcool hidratado e biodiesel em qualquer proporção sem que haja separação, mas deve haver seguramente uma margem de percentagens em que é possivel misturar sem qualquer problema, resta fazer umas misturas e verificar se é possivel ou não.
amigo lobão você já se ofereceu para fazer os testes, ficamos no aguardo dos resultados e se poder por umas fotos tanto melhor.~
eu acredito, pelo que sei de quimica, que vamos ter um resultado favorável e não vai ser por incompatibilidade entre estes dois produtos que um motor adaptado não irá funcionar.
penso que a ideia será juntar um mínimo de bio com o máximo de alcool para que o bio sirva para lubrificar a bi, certo?
abraço.
lembram que no biodiesel, um de nossos testes de qualidade é o 3/27 ?
mistura-se 3 partes de biodiesel em 27 partes de metanol. quando houver óleo não reagido, este se depositará no fundo, em forma de pequenas quantidades.
se não fizermos a transesterificação, penso que todo o óleo irá, depois de misturado ao alcool ( metanol ), depositar-se no fundo do depósito.
salvo se o etanol tiver função diferente nesse processo que o metanol.
que venham as explicações dos avançados em química.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
boas pessoal!!!
somente hoje pude fazer alguns teste, e posso lhes dizer que foi um sucesso!
fiz 5 misturas com álcool hidratado:
pessoal as fotos terão de ficar para amanhã pois tive problemas com o cabo de transferência.
correto red, pois nos deparamos com o problema da lubrificação do sistema, resta saber agora qual a proporção sera suficiente!
quanto os tratamentos sugerido isso teria de ser feito pelas industrias, penso que artesanalmente seja difícil.
quanto a bi sem lubrificação adequada, principalmente se for rotativa sua vida útil seria demasiada pequena, não compensando o investimento!
luciano por falta de tempo não fiz uma mistura com óleo vegetal para tirarmos a duvida, fica para amanhã !
um abraço!!!
somente hoje pude fazer alguns teste, e posso lhes dizer que foi um sucesso!
fiz 5 misturas com álcool hidratado:
- com 5% de bd
- com 10% de bd
- com 20% de bd
- com 30% de bd
- com 50% de bd
pessoal as fotos terão de ficar para amanhã pois tive problemas com o cabo de transferência.
red baron Escreveu:penso que a ideia será juntar um mínimo de bio com o máximo de alcool para que o bio sirva para lubrificar a bi, certo?
correto red, pois nos deparamos com o problema da lubrificação do sistema, resta saber agora qual a proporção sera suficiente!
não fiz o teste com o óleo de mamona apenas porque não encontrei embalagens pequenas, as outras o custo estava alto!sandro_ventania Escreveu:o etanol hidratado se mistura perfeitamente com o oleo de mamona, já testado por aqui. além de possuir um alto poder lubrificante, dispensa a transformação em bd.
quanto os tratamentos sugerido isso teria de ser feito pelas industrias, penso que artesanalmente seja difícil.
quanto a bi sem lubrificação adequada, principalmente se for rotativa sua vida útil seria demasiada pequena, não compensando o investimento!
luciano por falta de tempo não fiz uma mistura com óleo vegetal para tirarmos a duvida, fica para amanhã !
um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
como prometido aqui está!!!


como podemos ver todas as misturas com bd permanecem homogenias, com exceção do sexto tubo com óleo vegetal que decantou não fazendo mistura homogenia!
ps: e como de costume peço aos moderadores que editem a imagem, que continuo tendo dificuldades!

- o 1º com 5% de bd
- o 2º com 10% de bd
- o 3º com 20% de bd
- o 4º com 30% de bd
- o 5º com 50% de bd
- o 6º uma mistura de 20% de óleo vegetal (óleo de arroz)

como podemos ver todas as misturas com bd permanecem homogenias, com exceção do sexto tubo com óleo vegetal que decantou não fazendo mistura homogenia!
ps: e como de costume peço aos moderadores que editem a imagem, que continuo tendo dificuldades!
e como de costume a moderação, do lado do atlântico sul, corre para ajustar as imagens deste gaudério, que vai desfilar no sábado!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
lobão:
relate daqui a alguns dias se não houve precipitação do biodiesel.
aqui precisamos também da opinião do [***************], visto que mesmo diluído, existe proporções de óleo ( biodiesel ) junto do etanol.
para a bomba ser lubrificada, seria necessário 100% de óleo ? ou menos ? e qual o limite de segurança ?
as perguntas podem parecer irreleantes, mas imagine que, se for possível usar uma mistura 50% biodiesel e 50% etanol, dependendo do custo dos produtos, pode tornar viável uma produção própria de etanol e aproveitamento de ovu.
relate daqui a alguns dias se não houve precipitação do biodiesel.
aqui precisamos também da opinião do [***************], visto que mesmo diluído, existe proporções de óleo ( biodiesel ) junto do etanol.
para a bomba ser lubrificada, seria necessário 100% de óleo ? ou menos ? e qual o limite de segurança ?
as perguntas podem parecer irreleantes, mas imagine que, se for possível usar uma mistura 50% biodiesel e 50% etanol, dependendo do custo dos produtos, pode tornar viável uma produção própria de etanol e aproveitamento de ovu.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
luciano, a opinião do [***************] é essencial visto que ele trabalha no ramo e conhece a fundo os sistemas de injeção, acredito que as proporções de bd devam ser pequenas visto que um motor a 2t trabalha com cerca de 4% de óleo misturado a gasolina, também vai depender do poder lubrificante do bd, acredito que as bombas em linha precisam de menos lubrificação que as rotativas!
mas temos um longo e árduo caminho pela frente, passamos apenas um obstáculo o da lubrificação.
[/img]

passadas 24hs continua tudo igual sem nem uma gota no fundo!
mas índio velho, já preparasse a pilcha, sábado tem desfile, hoje ferrei os matungos, aparei a crina ......
mas temos um longo e árduo caminho pela frente, passamos apenas um obstáculo o da lubrificação.


passadas 24hs continua tudo igual sem nem uma gota no fundo!
mas índio velho, já preparasse a pilcha, sábado tem desfile, hoje ferrei os matungos, aparei a crina ......
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
não tinha lembrado que motosserras e motores à 2 tempos, utilizam 40ml de óleo em 1 litro de gasolina.
para quem não entende as palavras trocadas entre mim e o lobão, trata-se de termos gaúchos ( do extremo sul do brasil ). nesse 20 de setembro, comemoramos a data máxima desse estado, posto que o governo imperial retirava tudo e não nos devolvia nada. formou-se uma revolução, semelhante à uma guerra civil, onde o estado declarou-se a nação rio grandense, com presidente e tudo. a guerra chamou-se de guerra dos farrapos, termo este por causa do estado das roupas dos combatentes, sem recursos, mas com força suficiente para acabar com o golias. uma luta desigual, mas pela combatividade dos farrapos, forçou o governo imperial a ceder e atender os reclames desse povo do lado de cá.
lobão, bom desfile para você. vou desfilar na frente do churras, com uma bela canha na mão esquerda e o espeto na direita.
para quem não entende as palavras trocadas entre mim e o lobão, trata-se de termos gaúchos ( do extremo sul do brasil ). nesse 20 de setembro, comemoramos a data máxima desse estado, posto que o governo imperial retirava tudo e não nos devolvia nada. formou-se uma revolução, semelhante à uma guerra civil, onde o estado declarou-se a nação rio grandense, com presidente e tudo. a guerra chamou-se de guerra dos farrapos, termo este por causa do estado das roupas dos combatentes, sem recursos, mas com força suficiente para acabar com o golias. uma luta desigual, mas pela combatividade dos farrapos, forçou o governo imperial a ceder e atender os reclames desse povo do lado de cá.
lobão, bom desfile para você. vou desfilar na frente do churras, com uma bela canha na mão esquerda e o espeto na direita.
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
pessoal, comemoramos até hoje essa revolução, isso que a perdemos imaginem como seria a festa se tivéssemos ganho!!!
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
vivam ...
apesar de ainda não concordar técnicamente com a abordagem (do lobão e do kaefer) o mesmo não impede que mantenha o interesse técnico sobre este assunto..
não tenho conhecimento de quais os riscos..seja em que percentagem for..da presença de etanol para o sistema de injecção diesel..
muitos fabricantes de motores diesel preveem ou aconselham a adição..em dadas situações..de uma percentagem de gasolina ao gasoleo entre os 5 e os 15%..não tendo a gasolina propriedades lubrificantes adequadas fica mais ou menos implicito que os sistemas de injecção diesel estão preparados para funcionarem sem problemas com um deficit de lubrificação da mesma razão (5 a 15%)..daí prá frente considero arriscado..
creio que o etanol é um combustivel de alto indice de volatilidade e este tipo de combustiveis (excepto nos motores a gasolina de injecção directa) devem ser sempre fornecidos ao motor através da admissão..
prossigamos
[***************]
apesar de ainda não concordar técnicamente com a abordagem (do lobão e do kaefer) o mesmo não impede que mantenha o interesse técnico sobre este assunto..
não tenho conhecimento de quais os riscos..seja em que percentagem for..da presença de etanol para o sistema de injecção diesel..
muitos fabricantes de motores diesel preveem ou aconselham a adição..em dadas situações..de uma percentagem de gasolina ao gasoleo entre os 5 e os 15%..não tendo a gasolina propriedades lubrificantes adequadas fica mais ou menos implicito que os sistemas de injecção diesel estão preparados para funcionarem sem problemas com um deficit de lubrificação da mesma razão (5 a 15%)..daí prá frente considero arriscado..
creio que o etanol é um combustivel de alto indice de volatilidade e este tipo de combustiveis (excepto nos motores a gasolina de injecção directa) devem ser sempre fornecidos ao motor através da admissão..
prossigamos
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Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL
http://www.mwm-international.com.br/def ... hes&id=137(29/8/2008) - motor bicombustível para tratores é realidade
boletim autodata
um trator movido a diesel e a álcool, desenvolvido em conjunto pela delphi, massey ferguson e mwm international, será apresentado na expointer, que começa no sábado, 30, em esteio, rs. o motor com 75 cavalos de potência ainda não tem produção comercial, sua viabilidade depende da aceitação do mercado.
guilherme ebeling, gerente de desenvolvimento de produtos da mwm international, explica que a estrutura física ficou praticamente inalterada: &ldquonão mexemos na integridade do motor. apenas foi adicionado o sistema de injeção desenvolvido pela delphi&rdquo.
o sistema consiste em um bico e bombas injetoras para o álcool, acompanhados de um controle de gerenciamento eletrônico. o diesel é obrigatório para a partida do motor, sendo o etanol adicionado após o início de seu funcionamento. a taxa de mistura pode chegar a 60% álcool e 40% diesel quando o trator estiver no auge de sua operação. o gerente garante que a potência não é alterada.
nas contas da companhia a economia no custo da operação para usineiros, potenciais clientes da nova tecnologia, pode chegar a 25%, considerando o litro do álcool a r$ 1, o custo dos fabricantes do combustível.
ebeling, porém, afirma que o custo pode sofrer redução ainda maior. o engenheiro consultor da delphi, luis verdinelli, concorda: &ldquoapenas provamos ser viável desenvolver aplicações desse tipo. o sistema precisa ser mais trabalhado a fim de melhorar eficiência e economia&rdquo.
verdinelli ressalta que o tempo de adequação do sistema foi recorde: quinze dias úteis. tudo feito no brasil. mas para que ele chegue ao mercado ainda são necessários mais oito a doze meses, de acordo com ebeling, da mwm international.
não é, porém, garantia de que ele esteja disponível neste período. os dois condicionam a continuidade do desenvolvimento à aceitação do mercado. mas ambos estão otimistas.
(andré barros - boletim autodata)
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