Novas lampadas de LED'S LUXEON e tecnologia OPL2

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Novas lampadas de LED'S LUXEON e tecnologia OPL2

Mensagem por itisix »

bluesky Escreveu:
as lojas têm tanta luz que até precisam do a/c ligado para estar a uma temperatura aceitável
duplo desperdicio - que comédia. mas a cena repete-se pais adentro, e quem faz a gestao dos sistemas de iluminaçao já instalados? ninguem excepto quem lhe dói e está atento.
eu já disse à mulher lá em casa. este ano quero cortar 10€ mensais na conta da luz. e até 2010 não quero mais lampadas incandescentes. tem de ser...

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

o meu interesse seria o de trocar tubulares com leds, pelas lampadas tubulares fluorescentes de 18w (em grupos de 2) que tenho numa das lojas.
o motivo não é o consumo, visto que o investimento não compensaria só por isso, o interesse é devido ao calor que as actuais tubulares emitem e que devido a ter muitas lampadas acesas o dia todo, a loja é um forno em grande parte do ano o que leva a ligar o ar condicionado mais vezes. no entanto agora poupo no aquecimento no inverno
ao mudar as lampadas iria poupar em watts, em calor não emitido e deixava de ligar tantas vezes o a.cond.
já vi alguns modelos, mas infelizmente sem preços atraentes.
neste momento se não avançar com os leds pelos preços ainda altos, tenho que mudar pelo menos para as económicas de 15w (em grupos de 2), o que me leva a algum trabalho nas placas de gesso do tecto, pois essas lampadas aquecem menos.
Dos Fracos Não Reza a História...

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

master Escreveu:o meu interesse seria o de trocar tubulares com leds, pelas lampadas tubulares fluorescentes de 18w (em grupos de 2) que tenho numa das lojas.
o motivo não é o consumo, visto que o investimento não compensaria só por isso, o interesse é devido ao calor que as actuais tubulares emitem e que devido a ter muitas lampadas acesas o dia todo, a loja é um forno em grande parte do ano o que leva a ligar o ar condicionado mais vezes. no entanto agora poupo no aquecimento no inverno
ao mudar as lampadas iria poupar em watts, em calor não emitido e deixava de ligar tantas vezes o a.cond.
já vi alguns modelos, mas infelizmente sem preços atraentes.
neste momento se não avançar com os leds pelos preços ainda altos, tenho que mudar pelo menos para as económicas de 15w (em grupos de 2), o que me leva a algum trabalho nas placas de gesso do tecto, pois essas lampadas aquecem menos.
acho que entre as tubulares de 18w e as "económicas" de 15w a diferença de calor não deve ser assim tanta. há algumas marcas de tubulares (não me lembro quais mas já vi qq coisa à venda) que são supostamente mais económicas e aquecem menos.

Autor do tópico
Faizan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 08, 2008 5:46 pm

Mensagem por Faizan »

conteudo retirado devido a não ter nada a ver com o assunto aqui debatido!
moderado por serges

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm

Mensagem por crazyscientist »

epá existe uma secção de classificados para isso, não habbbia nexxexxxidade de meter isso no meio de um tópico.
Imagem

Autor do tópico
Faizan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 08, 2008 5:46 pm

Mensagem por Faizan »

e tens razao!
e mais carreguei no sinal de exclamaçao vermelho a pensar que poderia apagar esta mensagem e ...denunciei-me..
mais uma vez peço-vos desculpa

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

estou a pensar reformular a iluminação do tecto da minha loja, o ideal seria mesmo em leds, mas como ainda não justifica o valor em euritos, vou começar mudando as lampadas fluorescentes de 18w com calhas, por lampadas fluorescentes 15w economicas. antes estou a fazer experiencias que deixo em baixo fotos.
o meu interesse principal é como óbvio a poupança de energia/euros, mas com especial atenção também á parte calorífica, pois a loja actualmente é demasiado quente o que leva a ligar o ar condicionado e assim é outra despesa.
fotos: actuais- são as calhas quadradas com 4 lampadas flourescentes 18 w cada de 60x60
novas- são as calhas com 2 lampadas economicas 15w com 20x20
Armadura antiga 1.JPG
Armadura antiga 1.JPG (50.08 KiB) Visto 9140 vezes
Armadura nova ligada 1.JPG
Armadura nova ligada 1.JPG (37.29 KiB) Visto 9134 vezes
comparação 1.JPG
comparação 1.JPG (92.93 KiB) Visto 9125 vezes
temos as actuais com 2 lampadas ligadas, as novas com 2 lampadas ligadas e as duas juntas para se comparar

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

o que ganho com a mudança?
ora pelo que vi até hoje pela experiencia, pouparei 3w por cada lampada, no total serão 240 w (estando todas ligadas, normalmente só acendo 1 fase)
o aquecimento é menor, principalmente o da calha, pois as novas não tem transformador/balastro que é a parte que emite mais calor, ao fim das 12 horas de trabalho até queima...
acende mais rapidamente
mais facil a limpeza, só se limpa o vidro exterior
esteticamente acho mais bonito e tem 1/3 do tamanho
e a razão deste tópico é que no futuro posso tirar as lampadas económicas e colocar as de led de enroscar no casquilho, pois ainda n consegui encontrar preços para as tubulares de 18w por serem pouco pedidas.
o que perco-- o investimento nas calhas novas (+- 30,00 € já com as 2 lampadas) e ficar com uma carrada de calhas antigas sem uso.

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

ao ler sobre o aquecimento provocado pelos balastros lembrei-me que trabalhei numa sala com imensas lâmpadas fluorescentes e em que os respectivos balastros estavam todos arrumadinhos em prateleiras numa pequena divisão com saída do calor directamente para a rua.

não me perguntem a quantos metros de fio a mais aquilo tudo correspondia

moreiras
Membro
Membro
Registado: quinta mar 01, 2007 5:12 pm

Mensagem por moreiras »

bom do que ja li fiquei convencido . . .

mas gostaria de fazer uma pergunta:

por exemplo para uma sala com 5 x 6 metros ( 30 metros quadrados ) e 2.5metros de altura quandos focos de leds teria que utilizar?

estou a falar de lampadas de 60 leds ou dos novos de 78 leds e 120º da del-ko.

alguem me pode ajudar?

existe algum software para calcular isto? eu sei que para lampadas "convencionais" existe alguma coisa, mas leds nao tenho conhecimento.

obrigado

moreiras

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Mensagem por Filho da Natureza »

pelo que sei as lâmpadas fluorescentes não aquecem tanto mas as "normais". agora em relação a essas leds,compensa ? com leds poupa-se mais ?

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

boas,

os leds poupam mesmo muita energia. em termos de comparação, uma lâmpada gu10 (para foco) de halogenio com 50w, é equivalente a uma fluorescente de 11 ou 12w (já é uma boa poupança). além disso, não precisam de transformador, etc, etc. liga directamente nos 220v (algumas de halogénio tb, mas normalmente metem-lhes os transformadores eléctrónicos).

as de led ainda poupam mais. o pior, é qualidade da luz. eu gosto muito da luz led. tenho algumas lâmpadas de del-ko de 60 leds (atenção que as de 72 são mais largas) e a luz é bem porreira, mas não dá para substituir as de 50 w de halogenio. nem dá para substituir de 35w. pelo menos em iluminação primária. a intensidade até é boa, mas o maior problema é o ângulo de iluminação. o feixe é muito mais estreito.
eu diria que para quem está a fazer qq coisa nova, até pode usar led, mas terá de ter pelo menos o dobro de focos. compensa na mesma, e de que maneira. em casa do meu sogro troquei algumas por led e tive de repor as antigas. a luz até era forte, mas n espalhava.
eu tenho 2 focos led no jardim e dão um efeito mt porreiro a gastar apenas 1,5w cada. ainda tenho alguns em casa, mas tudo iluminação secundária (mas decorativa que prática).

mas a minha ideia é com o tempo trocar tudo para led. se a mulher deixar, pq diz que n gosta da luz mt branca.

segundo li, uma lampada de halogenio emite cerca de 800 - 900 lumens

os led da del-ko andam à volta dos 100. já vi no http://www.dotlight.de/ lampadas gu10 com 270 lumen (ou pelo menos dizem eles)

moreiras
Membro
Membro

Mensagem por moreiras »

bom dia,

penso que ainda nao conhece estes:
http://www.beleuchtung-mit-led.de/produ ... 213gtrp4h5

pelo pouco que percebo tem abertura de 120º e 120 lumen . . . .

talvez possamos começar a falar de outra forma

moreiras

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

sim, conheço. se 120º é bom, os 120 lumen são, pobrezitos. acho que é preciso chegar, pelo menos, aos 500 lumens para ter alguma piada, pq 120 lumen com uma abertura tão grande, acaba por iluminar pouco.

moreiras
Membro
Membro

Mensagem por moreiras »

bem daquilo que eu pesquisei (ira concerteza perdoar-me se estiver errado), os 120 lumens correspondem a luz de uma lâmpada convencional de 20 a 25 wats, de facto não e muito, mas são para ser usadas em conjuntos, não isoladas.

também vejo os projectores de halogenio na osram com um grau de lumens muito próximo e ângulos de 10º

assim atrevo-me a dizer que acho a abertura interessante, e há que de facto esperar mais um pouco, mas continuo muito tentado a instalar tudo com estas lâmpadas.

um facto e que estas sim são económicas em consumo

moreiras

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

eu tb vou (e estou) a instalar leds. estou a começar pela iluminação secundária, até porque os meus focos são de 35 mm e não os mais comuns de 50mm. e tb tenho focos de ampolas g4. tb há lâmpadas para isso, mas ainda n consegui dados que me façam virar para aí. vou ter de um dia destes comprar uma lâmpada de cada e experimentar.
quanto às de 60 led's, gostei muito, mas como disse não dão para substituir os já instalados focos de 50w.

moreiras
Membro
Membro

Mensagem por moreiras »

pois eu estou a ver uma solução para iluminação principal.

secundaria serão os candeeiros inseparaveis da mulher!!!!

heheheeheheh

moreiras

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

estou a pensar reformular a iluminação do tecto da minha loja, o ideal seria mesmo em leds, mas como ainda não justifica o valor em euritos, vou começar mudando as lampadas fluorescentes de 18w com calhas, por lampadas fluorescentes 15w economicas.
em relação ao caso das florescentes, que dissipam 18 w, mas não estamos a contar com as perdas do balastro e do arrancador, tal como as electronicas nao estamos a contabilizar as perdas nos transformadores. alguem tem um estudo do consumo total dessas lampadas versus leds ou que nos possa dar uma ideia dos gastos dos "periféricos"?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

moreiras Escreveu:secundaria serão os candeeiros inseparaveis da mulher!!!!
eu é mais iluminação decorativa (quadros, paredes com efeitos, entradas plantas no jardim)...

candeeiros lá em casa é coisa rara. afinal quem usa calças mesmo????

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

bluesky Escreveu:
estou a pensar reformular a iluminação do tecto da minha loja, o ideal seria mesmo em leds, mas como ainda não justifica o valor em euritos, vou começar mudando as lampadas fluorescentes de 18w com calhas, por lampadas fluorescentes 15w economicas.
em relação ao caso das florescentes, que dissipam 18 w, mas não estamos a contar com as perdas do balastro e do arrancador, tal como as electronicas nao estamos a contabilizar as perdas nos transformadores. alguem tem um estudo do consumo total dessas lampadas versus leds ou que nos possa dar uma ideia dos gastos dos "periféricos"?
em termos de consumos medidos, não posso dizer grande coisa. os leds supostamente não têm consumos residuais. o aquecimento é praticamente nulo bem como as perdas. o que não acontece com outros tipos, nomeadamente as flourescentes com balastro. as compactas, penso que tb não terão grandes perdas de energia, e a qualidade é bem superior aos leds que vão havendo. é pena, mas a hora de massificar o led ainda não chegou. muito por culpa dos preços.
outra coisa, são as de halogenio. basta ver o calor que aquilo manda e pensarmos em quanto gasta um aquecedor eléctrico. tudo o que é calor é energia a ser gasta. em lojas e algumas casas, acaba por ser duplamente penalizante pois ainda pede o ar condicionado ligado para arrefecer! nem tudo é mau, claro. são bem mais baratas e fáceis de arranjar. alguns transformadores electrónicos anunciam grandes reduções de consumo. o pior mesmo é a conta da luz.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”