Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
Emanuel Couto não respondi não foi por achar fraca, em questão de material até pode estar forte não digo que não, mas no volume é que aparenta ser fraca, como são 8 painéis juntos logo o vento agarra mais, visto fazer o efeito vela como já aqui foi dito.
Não é muito 8 painéis é certo mas atendendo aos ventos fortes a estrutura pode não partir mas pode torcer é ai que eu quero chegar, mas se for possível meter um sistema de defesa automático ai sim vai ajudar muito.
Não é muito 8 painéis é certo mas atendendo aos ventos fortes a estrutura pode não partir mas pode torcer é ai que eu quero chegar, mas se for possível meter um sistema de defesa automático ai sim vai ajudar muito.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Autor do tópico - Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Pois Esteves!
Falaste numa coisa, que no futuro tenho que dar mais importância!!
Um sistema de defesa automático, apesar de ter a oficina a menos de 8 metros da estrutura, e mesmo através do computador fazer esta operação, mas o ideal era ter um sistema automático, quando tiver mais tempo, tenho que ver como vou inventar uma cena destas!
Vou ter de construir um andaime, para conseguir colocar as restantes peças, fazer ligações, etc, e para ficar de vez, para ir dando manutenção (mais trabalho)
Pensei em construir um em tubo quadrado, extensível, que dê para colocar as várias alturas, vai dar mais trabalho, mas fica mais prático.
Agora que aquilo fica mais alto, dá para ver da rua. Já tive a visita de um vizinho, a perguntar o que era aquilo!
Falaste numa coisa, que no futuro tenho que dar mais importância!!
Um sistema de defesa automático, apesar de ter a oficina a menos de 8 metros da estrutura, e mesmo através do computador fazer esta operação, mas o ideal era ter um sistema automático, quando tiver mais tempo, tenho que ver como vou inventar uma cena destas!

Vou ter de construir um andaime, para conseguir colocar as restantes peças, fazer ligações, etc, e para ficar de vez, para ir dando manutenção (mais trabalho)

Pensei em construir um em tubo quadrado, extensível, que dê para colocar as várias alturas, vai dar mais trabalho, mas fica mais prático.
Agora que aquilo fica mais alto, dá para ver da rua. Já tive a visita de um vizinho, a perguntar o que era aquilo!

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Uma pergunta para o Emanuel , estás a pensar em futuramente modificar isso para 2 eixos ?
Se for o caso, então tem explicação a arquitectura mecanica.
Para seguidor de 1 eixo tem uma construção mecanica um bocado complicada, existem desenhos mais simples para 1 eixo.
Não é uma critica, apenas uma questão para perceber porque decidiste seguir esse modelo.
Um abraço.
Se for o caso, então tem explicação a arquitectura mecanica.
Para seguidor de 1 eixo tem uma construção mecanica um bocado complicada, existem desenhos mais simples para 1 eixo.
Não é uma critica, apenas uma questão para perceber porque decidiste seguir esse modelo.
Um abraço.
-
Boas Nuno!
Não fazia qualquer sentido uma estrutura destas só para ter (1 eixo) ...!
E natural que não estejas a perceber o que para aqui vai
Mas mais para a frente vais perceber!
Esta estrutura é de (2 eixos) como a anterior já o era.
Mas logo logo, vais perceber....
Mas agora, lá vou ter de perder mais tempo a construir um andaime, mas lá terá que ser.
Abraço.
Não fazia qualquer sentido uma estrutura destas só para ter (1 eixo) ...!
E natural que não estejas a perceber o que para aqui vai

Mas mais para a frente vais perceber!
Esta estrutura é de (2 eixos) como a anterior já o era.
Mas logo logo, vais perceber....
Mas agora, lá vou ter de perder mais tempo a construir um andaime, mas lá terá que ser.
Abraço.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Qual é a voltagem destes actuadores ? Qual a carga maxima ?Emanuel Couto Escreveu:Pela não resposta do Esteves, chego a conclusão que ele continua a achar aquela peça fraca, está no seu direito![]()
Em frente...
Mais material para o meu projeto, dois motores novos, mas estes já são os segundos motores que recebo!
Há aí vendedores que querem fazer os seus clientes de parvos, retiram as informações técnicas de alguns produtos, fazendo as pessoas comprar "gato por lebre" mas cmg não tiveram sorte, pois os motores foram devolvidos no mesmo dia que chegaram.
Estes apesar de serem da mesma marca, foram comprados noutro vendedor.
Live long and prosper!
-
Boas!
Sim claro!
Estes motores são de 24'
Alimentação (36VDC)
Capacidade de carga (4500N)
Carga estática (9000N)
Sim claro!
Estes motores são de 24'
Alimentação (36VDC)
Capacidade de carga (4500N)
Carga estática (9000N)

-
- Membro Platinium
Hum será que vai movimentar bem a estrutura ?
Live long and prosper!
-
Veremos
Achas que não!?

Achas que não!?

-
- Membro Platinium
Ja fizeste as contas de todo o peso da parte móvel da estrutura ?
Quantos pesa mais ou menos? Tudo ?
Quantos pesa mais ou menos? Tudo ?
Live long and prosper!
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Posso estar enganado, mas acho que esta estrutura não consegue fazer o tracking completo para o ano todo. Apenas consegue faze-lo, na melhor das hipóteses, entre Setembro e Março.
Isto porque da forma que está construido, não consegue ter um azimute de mais de 180º.
Isto porque da forma que está construido, não consegue ter um azimute de mais de 180º.
-
Respondendo ao visitante2!
Assim por alto, tudo anda à volta de 350/400kg.
Mas os motores como é óbvio só vão suportar parte deste peso! Mas vai ser puxado
Só o peso da parte da estrutura móvel! Pois só o mastro, deve ter quase (300kg)
Respondendo ao CrOhN!
Caramba! Só me trazes boas notícias....
E claro que com um sistema de rotação destes não consegue acompanhar o sol o ano todo!!
Para acompanhar o sol todo o ano! Só com aqueles motoredutores "baratinhos" que dão uma volta completa.
Conheces algum seguidor com este sistema, que consiga acompanhar a (100%) o sol o ano todo
De qualquer forma para retirar um bom rendimento de energia fotovoltaica, não é necessário que os painéis estejam totalmente apontados para o sol!
Mesmo com um ângulo de desfasamento de (5'/10') conseguimos um bom rendimento.
Se assim não fosse, com o teu sistema (fixo), no verão que é a altura em que o sol vai mais alto e percorre uma maior distância, só tinhas uma ou duas horas de produção por dia!
Assim por alto, tudo anda à volta de 350/400kg.
Mas os motores como é óbvio só vão suportar parte deste peso! Mas vai ser puxado

Só o peso da parte da estrutura móvel! Pois só o mastro, deve ter quase (300kg)

Respondendo ao CrOhN!
Caramba! Só me trazes boas notícias....

E claro que com um sistema de rotação destes não consegue acompanhar o sol o ano todo!!
Para acompanhar o sol todo o ano! Só com aqueles motoredutores "baratinhos" que dão uma volta completa.
Conheces algum seguidor com este sistema, que consiga acompanhar a (100%) o sol o ano todo

De qualquer forma para retirar um bom rendimento de energia fotovoltaica, não é necessário que os painéis estejam totalmente apontados para o sol!
Se assim não fosse, com o teu sistema (fixo), no verão que é a altura em que o sol vai mais alto e percorre uma maior distância, só tinhas uma ou duas horas de produção por dia!

-
- Membro Gold
Não, os seguidores que conheço de 2 eixos são todos com rotação azimutal no eixo verticalEmanuel Couto Escreveu: Respondendo ao CrOhN!
Caramba! Só me trazes boas notícias....![]()
Conheces algum seguidor com este sistema, que consiga acompanhar a (100%) o sol o ano todo![]()
Sim, mas a vantagem dos seguidores, pricipalmente os de 2 eixos é mesmo o maximizar a produção possível. Não fazendo o tracking completo, "derrota" um pouco a vantagem do seguidor.Emanuel Couto Escreveu:
-
Ora...... CrOhN!!!
Vais me dizer que os seguidores que conheces são todos com rotação (azimutal de eixo vertical)
Então andas mal informado!!!
Em termos de performances!!
Mesmo num seguidor polar de um eixo movel norte sul, consegue-se ótimos rendimentos, (há vários aqui no fórum, que podem comprovar isto)
No meu sistema, mesmo sendo de dois eixos o tracking vai ser feito no eixo vertical!
O horizontal só vai ajustando o ângulo do sol ao longo do ano, que no pico do verão, quando o sol vai lá em cima, fica praticamente a (0 graus).
Pois o próprio sistema de rotação horizontal, ao longo da sua rotação, vai elevando, e baixando (tipo as parabólicas)
E claro que gostava de ter um sistema de rotação ( azimutal) !!!! , quem sabe um dia terei!
Mas quando se falou aqui nos preços das peças para um sistema destes, foste logo criticar, que os valores €€€€ em questão, mais valia comprar painéis e coloca-los fixos.
Já vi que estas sempre do contra!
Vais me dizer que os seguidores que conheces são todos com rotação (azimutal de eixo vertical)
Mesmo num seguidor polar de um eixo movel norte sul, consegue-se ótimos rendimentos, (há vários aqui no fórum, que podem comprovar isto)
No meu sistema, mesmo sendo de dois eixos o tracking vai ser feito no eixo vertical!
O horizontal só vai ajustando o ângulo do sol ao longo do ano, que no pico do verão, quando o sol vai lá em cima, fica praticamente a (0 graus).
Pois o próprio sistema de rotação horizontal, ao longo da sua rotação, vai elevando, e baixando (tipo as parabólicas)
E claro que gostava de ter um sistema de rotação ( azimutal) !!!! , quem sabe um dia terei!
Mas quando se falou aqui nos preços das peças para um sistema destes, foste logo criticar, que os valores €€€€ em questão, mais valia comprar painéis e coloca-los fixos.
Já vi que estas sempre do contra!
Última edição por Emanuel Couto em quarta nov 20, 2013 10:50 pm, editado 1 vez no total.

-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Vá malta calma cada um tem a sua e cada uma tem os seus prós e contras!
Coraqem e força com projecto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Estou calmo...serges Escreveu:Vá malta calma cada um tem a sua e cada uma tem os seus prós e contras!
Como tudo na vida, há sempre os prós e contras.
Obrigado pela força......
Pelo menos até agora as coisas estão a correr bem, tomara que continue assim

-
- Membro Platinium
Então isso já está montado ?
Live long and prosper!
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Bem, eu quero é ver isso a bombar com força!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
Se calhar ando.Emanuel Couto Escreveu:Ora...... CrOhN!!!
Fiquei um pouco confuso....Emanuel Couto Escreveu:
Mas tu ainda tens algumas duvidas disso!? (Não fui eu que mencionei isso. Mas sim, concordei com essa afirmação).Emanuel Couto Escreveu:
Não, apenas dou a minha opinião.Emanuel Couto Escreveu: Já vi que estas sempre do contra!
E no teu caso, por razões orçamentais, estás a optar por soluções de recurso, comprometendo dessa forma o que esperas obter com o seguidor. Eu acho que ficarias melhor servido com um sistema fixo. Sistema fixo esse, que poderias optimizar, construindo-o com ajuste sazonal.
Como já disse, esta é a minha opinião. Tu fazes o que queres! O dinheiro é teu! E os problemas, se os houver, és tu que os tem que resolver.
-
Respondendo ao (visitante2)
Já faltou mais! Em termos de construção de peças para a estrutura, está pronto.
Agora lá tenho que construir um andaime, para ninguém se magoar!
Eu e que sei da cena de equilibrismo para colocar aquelas peças (nada leves) lá em cima!
Antes era baixo, era fácil, agora é muito mais complicado.
Isto dá muito mais trabalho que parece! Para os istaladores, com várias pessoas, há casos documentados aqui no fórum, que levaram bastante tempo!
Imagina eu sozinho, e ainda ter de construir as peças, a sapata, etc, (e não estou nisso o tempo inteiro), mas aos poucos vai indo....
Olha! Pelo menos não estou a perder grande coisa em termos de energia solar, por aqui, só nevoeiro e chuva, que tb dificulta os trabalhos no exterior.
Respondendo ao (Paulo)
Nem imaginas as saudades de ver isto a bombar!!!
Mas para evoluir nisso, há coisas que tiveram que ser feitas..... pelo menos agora tenho aqui uma boa base, para ter alguma potência fotovoltaica!
(Claro, nada comparado com o teu mega projeto)
E por último respondendo ao (CrOhN)
Não estou para me chatiar ctg!! És mesmo parecido com o (T_byt) dos nossos fóruns!
Pode haver meio mundo a dizer que é (100) mas se ele disser que é (50) tem de ser mesmo (50).
Nem dás hipótese aos prós dos sistemas fotovoltaicos móveis! Só mesmo os contras....
(Pronto!!!! o meu sistema é uma porcaria), construção do seguidor, mal feita, equipamento de todo o o sistema, tipo, (painéis, controlador, baterias, inversor) tudo rasca....
Abraço, sê feliz.
----------------
Em frente... Já na construção do andaime.
Já faltou mais! Em termos de construção de peças para a estrutura, está pronto.
Agora lá tenho que construir um andaime, para ninguém se magoar!
Eu e que sei da cena de equilibrismo para colocar aquelas peças (nada leves) lá em cima!
Antes era baixo, era fácil, agora é muito mais complicado.
Isto dá muito mais trabalho que parece! Para os istaladores, com várias pessoas, há casos documentados aqui no fórum, que levaram bastante tempo!
Imagina eu sozinho, e ainda ter de construir as peças, a sapata, etc, (e não estou nisso o tempo inteiro), mas aos poucos vai indo....
Olha! Pelo menos não estou a perder grande coisa em termos de energia solar, por aqui, só nevoeiro e chuva, que tb dificulta os trabalhos no exterior.
Respondendo ao (Paulo)
Nem imaginas as saudades de ver isto a bombar!!!
Mas para evoluir nisso, há coisas que tiveram que ser feitas..... pelo menos agora tenho aqui uma boa base, para ter alguma potência fotovoltaica!
(Claro, nada comparado com o teu mega projeto)
E por último respondendo ao (CrOhN)
Não estou para me chatiar ctg!! És mesmo parecido com o (T_byt) dos nossos fóruns!
Pode haver meio mundo a dizer que é (100) mas se ele disser que é (50) tem de ser mesmo (50).
Nem dás hipótese aos prós dos sistemas fotovoltaicos móveis! Só mesmo os contras....
(Pronto!!!! o meu sistema é uma porcaria), construção do seguidor, mal feita, equipamento de todo o o sistema, tipo, (painéis, controlador, baterias, inversor) tudo rasca....
Abraço, sê feliz.
----------------
Em frente... Já na construção do andaime.

-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Boas!
Vais construir um andai-me!?!?!?
Não há por ai um empreiteiro que te empreste umas mesas para montares isso...
Olha que ainda continuo a dizer que se tivesses feito assim com o material que ai tens tinha ficado um pouco mais leve conforme está o exemplo das imagens que fiz aqui a pressa mas dá para entender.
Com são 8 que vais meter até nem ficava mal uma das configurações.
Vais construir um andai-me!?!?!?
Não há por ai um empreiteiro que te empreste umas mesas para montares isso...
Olha que ainda continuo a dizer que se tivesses feito assim com o material que ai tens tinha ficado um pouco mais leve conforme está o exemplo das imagens que fiz aqui a pressa mas dá para entender.
Com são 8 que vais meter até nem ficava mal uma das configurações.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........