Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
-
- Membro Silver
- Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
O programado deve ser bem mais difícil de afinar, sugiro o que segue o sol. No meu caso estou em projeto com um motor desses mas para me corrigir a altura do painel solar térmico, mas para esse é fácil, uso um posicionador dos que se usam nos pratos das parabolicas rotativas e assim é só memorizar os angulos como se fossem satelites. Só preciso de o ajustar umas duas ou três vezes por ano.
-
Autor do tópico - Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Talvez vá para um sistema programado, mas por enquanto não estou nada preocupado com isto!Emanuel Couto Escreveu:Boas malta.
Antes de começar a falar do meu último upgrade no meu sistema.![]()
Muito resumidamente, vou falar de uns testes que fiz há uns tempos, quando nem me passava pela cabeça, fazer transformações no sistema.
Sempre tive curiosidade em saber como se comportava a minha estrutura com um seguidor solar, mesmo tendo a plena noção que os meus rotores são fracos para o peso da mesma.
Fiz um protótipo (mesmo não passando da placa de ensaio) de um seguidor solar, de 1 eixo.
Liguei ao sistema, depois fiz 3 testes em 3 dias diferentes.
No primeiro dia, estava um dia limpo, praticamente sem nuvens, fiquei surpreendido com a eficácia do sistema... (apesar das frequentes solicitações ao motor).
No segundo, estava um dia meio nublado, e foi uma autêntica desgraça, aquilo não parava.... estava a ver que o motor ia desta para melhor, !!! 2 horas depois desliguei tudo.
No terceiro, utilizei um temporizador na alimentação do seguidor, com intervalo de 2 horas, mas por vezes acertava no ângulo do sol, outras não!
Por exemplo na altura que o seguidor estava ativado, se tivesse uma nuvem, mesmo em frente ao sol, e mais claridade de outro ângulo, ele virava pra lá, se o sol estivesse descoberto, aí ia para o lugar correcto.
Enfim, estas experiências de um seguidor solar não correram lá muito bem!!
O clima aqui é muito inconsistente, faz as quatro estações num só dia, portanto, mesmo que tenha motores para isto, não sei se vou optar por esta via!.
Quero é aquilo montado, para começar a produzir alguma coisa.
Mas tb o tempo não tem ajudado

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
Compreendo que a tua principal preocupação seja o começar a produzir. Quando pensares numa maneira de controlar o equipamento faz uma busca na net por Arduino. É um pequeno e barato circuito electrónico com muita potencialidade.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
E achas que tem interesse a correção da inclinação de um painel térmico? Ainda se fosse para seguir ao longo do dia...Alves10 Escreveu: No meu caso estou em projeto com um motor desses mas para me corrigir a altura do painel solar térmico, mas para esse é fácil, uso um posicionador dos que se usam nos pratos das parabolicas rotativas e assim é só memorizar os angulos como se fossem satelites. Só preciso de o ajustar umas duas ou três vezes por ano.
Se o montares com a optimização para o inverno, estás a resolver 2 problemas. A falta de energia no inverno, e o excesso no verão.
-
- Membro Silver
Para falar verdade já pensei nisso, é que tenho o painel assente nas telhas e com pouca inclinação, e como tenho de corrigir isso pensei em o fazer de modo a ser ajustável. Mas provavelmente tens razão, bastava ter um angulo permanente de uns 45º, neste momento tenho uns 33º e no Verão o painel deita agua fora por excesso de temperatura e neste momento com um dia de sol a agua pouco passa dos 30º centigrados.
-
Estou farto!!!
Desisto... os potenciômetros ligados na fonte, queimam em 2 segundos, levei quase duas horas para encontrar uma resistência com um valor ôhmico para os motores ficarem sincronizados, já estava a ficar maluco.....
Se houver uma pequena variação ôhmica, é o suficiente para ficarem dessincronizados.
Este resistor que está na foto tem a resistência correta, e apesar de ser de (30w), ao fim de uns minutos começa a aquecer, mais cedo ou mais tarde vai acabar por queimar.
Não vou perder mais tempo com isso, quando o tempo melhorar, vou instalar apenas um motor (se um motor conseguisse fazer o trabalho era ótimo) mas duvido.
Ainda vou ver se consigo alguma coisa com o vendedor, mas a verdade é que o motor está a trabalhar, apesar de ser mais lento, será complicado a garantia cobrir isto! mas vou ver se consigo alguma coisa, já sei que depois lá vou ter de comprar mais dois novos.
Alves10!
Já conheço o microcontrolador digital arduino há muito!!
Não nego as suas potencialidades, mas prefiro trabalhar com outros controladores!!
Já que falas nisso, o chip ideal para controlar estes motores seria o (microcontrolador atmega328P-PU).
O teu arduino tem este chip !?
Desisto... os potenciômetros ligados na fonte, queimam em 2 segundos, levei quase duas horas para encontrar uma resistência com um valor ôhmico para os motores ficarem sincronizados, já estava a ficar maluco.....

Se houver uma pequena variação ôhmica, é o suficiente para ficarem dessincronizados.
Este resistor que está na foto tem a resistência correta, e apesar de ser de (30w), ao fim de uns minutos começa a aquecer, mais cedo ou mais tarde vai acabar por queimar.
Não vou perder mais tempo com isso, quando o tempo melhorar, vou instalar apenas um motor (se um motor conseguisse fazer o trabalho era ótimo) mas duvido.
Ainda vou ver se consigo alguma coisa com o vendedor, mas a verdade é que o motor está a trabalhar, apesar de ser mais lento, será complicado a garantia cobrir isto! mas vou ver se consigo alguma coisa, já sei que depois lá vou ter de comprar mais dois novos.
Alves10!
Já conheço o microcontrolador digital arduino há muito!!
Não nego as suas potencialidades, mas prefiro trabalhar com outros controladores!!
Já que falas nisso, o chip ideal para controlar estes motores seria o (microcontrolador atmega328P-PU).
O teu arduino tem este chip !?

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
- Membro Silver
não me expliquei bem, para que os motores se equilibrem tem de estar a realizar trabalho, e não livres. e em relação ás resistencias o ideal é exprimentares com as lampadas como te tinha dito. depois podes passar para resistencias bobinadas tipo de 1 ohm mas de uns 10W.
-
- Membro Silver
a ideia da resistência é provocar uma descida da tenção de alimentação quando o motor entra em maior esforço, e assim o outro motor mais lento apanha o mais rápido.
-
- Membro Silver
estava a ver a tua foto e pelo que vejo não entendes-te como eu digo para ligares as resistencias, tens de ligar 2 resistencias (uma em cada motor) imagina que ias por um fusivel a proteger cada motor, mas em vez do fusivel tens a resistencia, ligada da mesma forma (em serie). as resistencias tem de ser iguais, e se utilizares umas de 2,2 ohm tem de ser de uns 25W.
-
- Membro Silver
tenho pena de não seres de mais perto, senão ia aí dar uma mão, esse é um projecto que me ia dar gozo ver a trabalhar a 110%.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Desculpem meter a colher mas eu iria pela (muito boa) ideia inicial do Alves10. Um jogo de alavancas ia multiplicar a força desses motores e resolver o problema do sincronismo. A propósito, segundo referido eles aguentam 450Kg (+-) em movimento e 900Kg (+-) em estático cada um. Mas atenção a própria ligação destes aos painéis é uma alavanca e as forças exercidas sobre estes podem ser multiplicadas, daí a minha preferência pela sugestão do Alves10 quando sugeriu a associação destes a um jogo de alavancas!
Fui muito confuso?
Parabéns pelo projeto.
Fui muito confuso?
Parabéns pelo projeto.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
Ó Alves10... achas mesmo q não sei ligar uma resistência....
já trabalho nisso há quase 20 anos,
Onde já fiz circuitos bem complexos, pra mim, e mesmo para empresas, alguns continuam a trabalhar até hoje.
Opá'''' Tem paciência.....
Se os motores estão a trabalhar (já estão a realizar trabalho) !!!! Colocando carga neles, não vai fazer qualquer diferença em termos de sincronia!!!!
Tb testei com resistências bobinadas, mas não tenho com aquele valor.
E não vou restringir a tensão no motor que faz o acionamento mais lento, e sim no mais rápido, para q o mais lento possa acompanhar o outro.
De qualquer maneira já decidi não colocar resistências, seria um grande desperdício de energia, sem falar do risco de um dia a resistência queimar e os motores irem à vida.
Relativamente ao motor lento!
Agora há pouco, desmontei peça por peça, e visivelmente não encontrei quaisquer deformações ou desgastes nas suas rodas dentadas.
Não faço idéia o que possa ter acontecido para este motor ficar mais lento.

Onde já fiz circuitos bem complexos, pra mim, e mesmo para empresas, alguns continuam a trabalhar até hoje.
Opá'''' Tem paciência.....
Se os motores estão a trabalhar (já estão a realizar trabalho) !!!! Colocando carga neles, não vai fazer qualquer diferença em termos de sincronia!!!!
Tb testei com resistências bobinadas, mas não tenho com aquele valor.
E não vou restringir a tensão no motor que faz o acionamento mais lento, e sim no mais rápido, para q o mais lento possa acompanhar o outro.
De qualquer maneira já decidi não colocar resistências, seria um grande desperdício de energia, sem falar do risco de um dia a resistência queimar e os motores irem à vida.
Relativamente ao motor lento!
Agora há pouco, desmontei peça por peça, e visivelmente não encontrei quaisquer deformações ou desgastes nas suas rodas dentadas.
Não faço idéia o que possa ter acontecido para este motor ficar mais lento.
Última edição por Emanuel Couto em terça dez 10, 2013 1:49 am, editado 1 vez no total.

-
Sim, o jogo de alavancas, é uma boa idéia!Ferra Escreveu:Desculpem meter a colher mas eu iria pela (muito boa) ideia inicial do Alves10. Um jogo de alavancas ia multiplicar a força desses motores e resolver o problema do sincronismo. A propósito, segundo referido eles aguentam 450Kg (+-) em movimento e 900Kg (+-) em estático cada um. Mas atenção a própria ligação destes aos painéis é uma alavanca e as forças exercidas sobre estes podem ser multiplicadas, daí a minha preferência pela sugestão do Alves10 quando sugeriu a associação destes a um jogo de alavancas!
Fui muito confuso?
Parabéns pelo projeto.
Quanto a força dos motores, os teus cálculos estão mais ou menos corretos.
Capacidade de carga (4500N)= (458kg)
Carga estática (9000N)= (917kg)
Mas não estamos a contabilizar a força do vento que a estrutura ficará sujeita!

-
- Membro Gold
Emanuel, como já te disse. A estrutura estando bem equilibrada, os 4500N dos motores são mais que suficientes para mexer isso. Duvido que seja necessário exerceres 450Kg de força para moveres a estrutura, quase que aposto que a moves à mão.
Em relação à força exercida pelo vento. Não te esqueças de quando o vento exerce força no seguidor, exerce-a pela superfiície total. Se está a fazer força do lado do motor, também o está do outro lado.
Em relação à força exercida pelo vento. Não te esqueças de quando o vento exerce força no seguidor, exerce-a pela superfiície total. Se está a fazer força do lado do motor, também o está do outro lado.
-
- Membro Silver
o Emanuel eu não queria por em causa os teus conhecimentos de electricidade, mas ao ver a foto fiquei com a ideia que poderias não ter entendido o que queria dizer. Em relação ás resistências e á carga dos motores eu acho que poderia ser uma solução mas não tão boa como as alavancas.
Como sou teimoso ainda gostaria que entendesses como a carga no motor e as resistências funcionam. se ligares os dois motores em vazio sem carga eles vão girar a velocidades diferentes, mas se os (soldares ou os obrigares a trabalharem juntos) eles vão trabalhar á mesma velocidade forçosamente ( penso que até nem haveria mal em liga-los assim). Mas com as resistências vais fazer como que um seguro de vida para os motores, não sei se consegues visualizar mas as resistências são como que um amortecedor ou uma mola para que as forças dos motores se equilibrem.
Mas admito que posso estar errado.
Mais uma coisa, já mediste a corrente que cada motor consome? para tentar entender porque um é mais rápido que outro.
Eu como sou muito curioso até ia ao pormenor de tirar esta medida com o motor desmontado das engrenagens, para perceber se é o motor que é mais rápido ou é o atrito da mecânica que provoca o atraso.
Mas olha espero não te estar a confundir ainda mais, a ideia era ajudar ao máximo.
Como sou teimoso ainda gostaria que entendesses como a carga no motor e as resistências funcionam. se ligares os dois motores em vazio sem carga eles vão girar a velocidades diferentes, mas se os (soldares ou os obrigares a trabalharem juntos) eles vão trabalhar á mesma velocidade forçosamente ( penso que até nem haveria mal em liga-los assim). Mas com as resistências vais fazer como que um seguro de vida para os motores, não sei se consegues visualizar mas as resistências são como que um amortecedor ou uma mola para que as forças dos motores se equilibrem.
Mas admito que posso estar errado.
Mais uma coisa, já mediste a corrente que cada motor consome? para tentar entender porque um é mais rápido que outro.
Eu como sou muito curioso até ia ao pormenor de tirar esta medida com o motor desmontado das engrenagens, para perceber se é o motor que é mais rápido ou é o atrito da mecânica que provoca o atraso.
Mas olha espero não te estar a confundir ainda mais, a ideia era ajudar ao máximo.
-
- Membro Gold
Quanto aos calculos sim é isso, mas nem fui buscar a calculadora para os fazer, pensava que uma ideia do valor era suficiente.
Durante a noite acorreu-me uma ideia e confirma se é assim!
Os motores vão trabalhar em paralelo ambos nos mesmos pontos de apoio não é? (pelo que entendi...) É que se for assim, ao ocorrer uma falha tão simples como um cabo desligado só num dos motores, o outro vai entrar em esforço se não conseguir arrastar o outro! Desconheço se possuem térmicos mas seria uma segurança! Com os dois em série o curso seria o dobro e o ponto onde liga á estrutura seria mais distante do fulcro logo os esforços seriam menores. Em caso de avaria de um, o máximo que acontecia era o painel não fazer o curso completo.
Só ideias
Durante a noite acorreu-me uma ideia e confirma se é assim!
Os motores vão trabalhar em paralelo ambos nos mesmos pontos de apoio não é? (pelo que entendi...) É que se for assim, ao ocorrer uma falha tão simples como um cabo desligado só num dos motores, o outro vai entrar em esforço se não conseguir arrastar o outro! Desconheço se possuem térmicos mas seria uma segurança! Com os dois em série o curso seria o dobro e o ponto onde liga á estrutura seria mais distante do fulcro logo os esforços seriam menores. Em caso de avaria de um, o máximo que acontecia era o painel não fazer o curso completo.
Só ideias

-
- Membro Silver
O amigo Ferra tem toda a razão, por uma questão de segurança dos motores e para simplificar tudo o mais fácil por os 2 motores em serie. E deixo um modesto desenho de como o faria, chamo atenção para a necessidade de uma peça móvel que impeça os motores de rodar sobre si mesmos.
PS: é mais uma simples sugestão.
PS: é mais uma simples sugestão.
-
- Membro Gold
Alves10 eu não faria melhor! Uma imagem vale por mil palavras e esta tem todos os promenores essenciais! Vejo que compreendeu a ideia que pretendia passar!
Cabe ao Emanuel Couto decidir pelo que entender melhor...
Cabe ao Emanuel Couto decidir pelo que entender melhor...

-
- Membro Gold
Desta forma, mais vale só ter um motor. A força assim não duplica, fica igual.
-
- Membro Gold
Sim a força (do motor) fica igual, mas o braço potente fica maior, logo... ???CrOhN Escreveu:Desta forma, mais vale só ter um motor. A força assim não duplica, fica igual.