Acabei por enviar um email à sgorme com o relato da minha "matança".
Venho por este meio relatar o que me aconteceu no passado dia 2 de Outubro em 3 carregamentos que não foram efectuados por completo e como desejado.
Pelas 7:05 na Rua João Soares em Leiria, coloquei o meu veiculo electrico à carga, sendo que o carregador do veículo tem cerca de 3 kw de potência máxima , passados 10 minutos a tomada do posto mobi-e desligou, abriu a porta e ficou com a indicação vermelha, antes de desligar estava em azul como é normal. Fui alertado pelo sinal vermelho e passei o cartão no posto, estava tudo normal, informava o tempo que estava a carregar e a energia consumida. Entretanto desliguei a carga dessa tomada e passei para a tomada ao lado, assim que fechei a porta da tomada, fiquei com o sinal vermelho tal como a anterior, de notar que o carregamento nem sequer iniciou.
Entretanto como esse posto de carregamento possui 4 tomadas, passei o veiculo para o outro bloco de 2 tomadas, desligando previamente o carregamento onde estava e ligando na nova posição, começou a carregar e passados 25 minutos ouço um pequeno estalo dentro da coluna de tomadas, desta vez estava muito proximo dele, e consegui ouvir esse barulho, após isso acontecer, ficou também ele com sinal vermelho, tentei passar para a tomada ao lado e ficou logo com o sinal vermelho, tal como sucedera antes.
Como já tinha 35 minutos de carga e era suficiente para a viagem que tinha planeado, segui viagem.
Da parte da tarde do mesmo dia, tinha consultado o vosso site para ver a disponibilidade do posto onde tinha carregado, o da Rua João Soares, e no site estava como disponivel, para ficar mais prevenido, fiquei também com a morada do segundo posto em Leiria, o do Largo Comendador José Lúcio da Silva.
Quando chego ao da Rua João Soares, o posto estava completamente desligado, o display não tinha qualquer sinal de vida, de manha tinha o display activo e todas as 4 portas de tomadas em vermelho, agora pelas 17:45 da tarde estava tudo desligado.
Fui então até ao segundo posto activo, o do Largo Comendador José Lúcio da Silva, que estava a funcionar e iniciei o carregamento, passados 31 minutos acontece o mesmo, ouço um estalido dentro da coluna de tomadas, o carregamento desliga, a porta da tomada abre e ficou com a luz vermelha, tal como aconteceu de manha. Como já tinha carga para chegar a casa, deixei o posto e inicei a viagem.
Portanto, depois de acontecer o mesmo em 3 situações, e tendo eu algum conhecimento de electrónica e electricidade, creio que o som que ouvi em 2 locais diferentes tenha sido um dispositivo de protecção que normalmente tem o nome de disjuntor. Anteriormente eu tinha questionado a mobi-e sobre a possibilidade de carregar a 3 kw, e responderam-me que o máximo era de 16 amperes ou 3.68 kwh, ora o meu carregamento efectua-se a cerca de 13 A e 3 kwh, portanto tem uma boa margem.
Outro assunto, são os valores apresentados por cada carregamento, como podem verificar nos registos que tirei do vosso site, o primeiro carregamento de 10 minutos consumiu 0.43 kwh, em uma hora consumia 0.43 * 60 / 10 = 2.58 kwh, no segundo carregamento de 25 minutos consumiu 1.36 kwh, em uma hora consumia +- 3,26 kwh, existe aqui uma grande diferença de consumos, e a bateria do veiculo estava a +- 50 % quando iniciei a carga, e nesta capacidade não existe variação de corrente na carga, apenas quando está perto dos 100 % a corrente de carga diminui para valores mais baixos.
No 3º carregamento em 31 minutos consumiu 35.69 kwh, aqui nem precisamos de fazer contas para saber que aqui tá mesmo errado.