Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Mobi-E

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:jmal, eu fiz uma carga em Santarém em que o posto esteve durante 3 horas a debitar mais de 3kWh... E manteve-se "online".

:-).
Posto de Carregamento: STR-00001;

Energia Consumida: 9.62kWh;

Duração Carregamento: 03:34:23;

Início de Carregamento: 02-10-2011 01:03:04;

Fim de Carregamento: 02-10-2011 04:37:27.

Pois, mas esse tem o mesmo problema que este:

Imagem

Então mas carregas-te em Leiria e em Santarém ??

A vectrix não puxa mais que 12 * 132 = 1580 + 10 % = 1738 wh, isso é erro de contagem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Devem ter ligado as 2 Vectrix à mesma tomada e assim já dá os 3 KW.

Aquela carga que fiz em Coimbra no regresso, não me aparece no histórico dos carregamentos nem recebi o e-mail. :shock:
Talvez o posto não esteja a comunicar com a rede.

O de Leiria que o jmal estourou, continua a aparecer no mapa do site como disponível, será que já está resolvido?
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

e_bike Escreveu:Devem ter ligado as 2 Vectrix à mesma tomada e assim já dá os 3 KW.

Aquela carga que fiz em Coimbra no regresso, não me aparece no histórico dos carregamentos nem recebi o e-mail. :shock:
Talvez o posto não esteja a comunicar com a rede.

O de Leiria que o jmal estourou, continua a aparecer no mapa do site como disponível, será que já está resolvido?
Qualquer um deles esteve sempre disponivel, antes até de ter lá passado e um deles estava mesmo off, o da Rua João Soares, quando passei pela segunda vez, de tarde.

Segundo o que o Volt me disse, cada vectrix carregou em tomadas diferentes.
Cumps Inovadores

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

O bacano da Mobi-E que anda de scooter a testar os postos e a actualizar o mapa com a info de "disponível/indisponível" ainda não teve tempo de dar a volta ao país e passar por esses novamente...

:D :D :D :D
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Acabei por enviar um email à sgorme com o relato da minha "matança".
Venho por este meio relatar o que me aconteceu no passado dia 2 de Outubro em 3 carregamentos que não foram efectuados por completo e como desejado.

Pelas 7:05 na Rua João Soares em Leiria, coloquei o meu veiculo electrico à carga, sendo que o carregador do veículo tem cerca de 3 kw de potência máxima , passados 10 minutos a tomada do posto mobi-e desligou, abriu a porta e ficou com a indicação vermelha, antes de desligar estava em azul como é normal. Fui alertado pelo sinal vermelho e passei o cartão no posto, estava tudo normal, informava o tempo que estava a carregar e a energia consumida. Entretanto desliguei a carga dessa tomada e passei para a tomada ao lado, assim que fechei a porta da tomada, fiquei com o sinal vermelho tal como a anterior, de notar que o carregamento nem sequer iniciou.

Entretanto como esse posto de carregamento possui 4 tomadas, passei o veiculo para o outro bloco de 2 tomadas, desligando previamente o carregamento onde estava e ligando na nova posição, começou a carregar e passados 25 minutos ouço um pequeno estalo dentro da coluna de tomadas, desta vez estava muito proximo dele, e consegui ouvir esse barulho, após isso acontecer, ficou também ele com sinal vermelho, tentei passar para a tomada ao lado e ficou logo com o sinal vermelho, tal como sucedera antes.

Como já tinha 35 minutos de carga e era suficiente para a viagem que tinha planeado, segui viagem.

Da parte da tarde do mesmo dia, tinha consultado o vosso site para ver a disponibilidade do posto onde tinha carregado, o da Rua João Soares, e no site estava como disponivel, para ficar mais prevenido, fiquei também com a morada do segundo posto em Leiria, o do Largo Comendador José Lúcio da Silva.

Quando chego ao da Rua João Soares, o posto estava completamente desligado, o display não tinha qualquer sinal de vida, de manha tinha o display activo e todas as 4 portas de tomadas em vermelho, agora pelas 17:45 da tarde estava tudo desligado.

Fui então até ao segundo posto activo, o do Largo Comendador José Lúcio da Silva, que estava a funcionar e iniciei o carregamento, passados 31 minutos acontece o mesmo, ouço um estalido dentro da coluna de tomadas, o carregamento desliga, a porta da tomada abre e ficou com a luz vermelha, tal como aconteceu de manha. Como já tinha carga para chegar a casa, deixei o posto e inicei a viagem.

Portanto, depois de acontecer o mesmo em 3 situações, e tendo eu algum conhecimento de electrónica e electricidade, creio que o som que ouvi em 2 locais diferentes tenha sido um dispositivo de protecção que normalmente tem o nome de disjuntor. Anteriormente eu tinha questionado a mobi-e sobre a possibilidade de carregar a 3 kw, e responderam-me que o máximo era de 16 amperes ou 3.68 kwh, ora o meu carregamento efectua-se a cerca de 13 A e 3 kwh, portanto tem uma boa margem.

Outro assunto, são os valores apresentados por cada carregamento, como podem verificar nos registos que tirei do vosso site, o primeiro carregamento de 10 minutos consumiu 0.43 kwh, em uma hora consumia 0.43 * 60 / 10 = 2.58 kwh, no segundo carregamento de 25 minutos consumiu 1.36 kwh, em uma hora consumia +- 3,26 kwh, existe aqui uma grande diferença de consumos, e a bateria do veiculo estava a +- 50 % quando iniciei a carga, e nesta capacidade não existe variação de corrente na carga, apenas quando está perto dos 100 % a corrente de carga diminui para valores mais baixos.

No 3º carregamento em 31 minutos consumiu 35.69 kwh, aqui nem precisamos de fazer contas para saber que aqui tá mesmo errado.
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

O de Santarém, como só havia um a funcionar, carregámos os dois no mesmo. Foram 2 VX-1 Li+ a carregar em simultâneo e, nas primeiras 3 horas, sempre acima dos 1500 Wh cada... :-D.

E o de Coimbra também não me mandou mail... Não percebo porquê.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:O de Santarém, como só havia um a funcionar, carregámos os dois no mesmo. Foram 2 VX-1 Li+ a carregar em simultâneo e, nas primeiras 3 horas, sempre acima dos 1500 Wh cada... :-D.

E o de Coimbra também não me mandou mail... Não percebo porquê.
Explica lá isso como deve ser :D , as 2 vectrix ligadas na mesma tomada, ou na mesma coluna de 2 tomadas, ou seja, cada vectrix em uma tomada.

EDIT: pelo registo do teu mobi-e, a potência debitada nas 3:34 não dá 1500 wh por cada 1, mas sim 1350 wh, ora vê;

3:34 = 214 minutos

9.62 / 214 * 60 = 2.697 kwh / 2 = 1348 wh.

Ou seja, a minha chinezeca tem mais potência a carregar que 2 vectrix li+ juntas :P

1.36 / 25 * 60 = 3264 wh

Imagem
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

:evil:

Eu sei que estávamos a aproveitar as vistas e umas imperiais, num local de onde vinha uma música, daquelas que metem os mais novos a abanar o capacete, mas ainda cheguei em condições de tirar umas fotos. :-D.

Aqui vai.
Mobi.e@Santarem
Mobi.e@Santarem
IMG_2662.JPG (365.99 KiB) Visto 2309 vezes
:lol:

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

OFF-topic, hummmm, estiveram no latino, pois pois, belo local..... :lol:
Cumps Inovadores

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Boas ..
Sabem dizer se o mobie de lavadores esta a funcionar? Passei lá ha uns dias e não havia luzes nem nada,..

Já agora vou receber o cartao, como aquilo funciona? Mete-se cartão em algum lado?

Abraço

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por electrizado »

Se os mobie andam a dar erro dessa maneira como vai ser quando for a pagar? Alguem sabe de alguma coisa de como as coisas vão funcionar quando for a pagar? e quanto nos vai custar?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

ruimegas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 26, 2009 2:25 pm

Mensagem por ruimegas »

electrizado Escreveu:Se os mobie andam a dar erro dessa maneira como vai ser quando for a pagar? Alguem sabe de alguma coisa de como as coisas vão funcionar quando for a pagar? e quanto nos vai custar?
Já saiu legislação:

períodos:

das 22H00 às 08H00 0,04 € por KW mais o custo da electricidade;

das 08H00 às 22H00 0,07 € por KW mais o custo da electricidade.

Para quem tem cargas rápidas: 0,20 € por KW mais o custo da electricidade :evil: (o que acho um verdadeiro abuso)

Cumprimentos
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou Imagem

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

Não vi o link dessa tabela mas encontrei
Formas de Carregamento de
Veículos Eléctricos em
Portugal

Documento para o utilizador
Instalações Eléctricas para carregamento de VEs em edifícios de propriedade horizontal . ... http://www.mobie.pt

http://www.google.pt/url?sa=t&source=we ... Sg&cad=rja
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

galt Escreveu:... mudaram recentemente 1 dos 2 pontos de carregamento para a tomada azul, mantendo a outra tomada com o formato mennekes inteligente (automóveis)...
No posto do Aeroporto foi mais ao contrário. Hoje precisei de ir lá ligar e já só tem 1 ficha CEE e a outra mudaram-na para 7 pinos.

Curiosamente no mapa dos pontos já aparece como disponível, mas com a informação de 2 fichas tipo normal:
mobi-e_aeroporto_1.jpg
mobi-e_aeroporto_1.jpg (36.5 KiB) Visto 2217 vezes
E enquanto estava a consultar isto reparei em 4 novos pontos muito juntinhos no Parque 1 (das partidas), um deles com indicação de "Exclusivo evento Renault", com 6 fichas, alguém sabe do que se trata?? :shock: :o :shock: :o :shock:
mobi-e_aeroporto_2.jpg
mobi-e_aeroporto_2.jpg (33.06 KiB) Visto 2217 vezes
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ruimegas Escreveu:
electrizado Escreveu:Se os mobie andam a dar erro dessa maneira como vai ser quando for a pagar? Alguem sabe de alguma coisa de como as coisas vão funcionar quando for a pagar? e quanto nos vai custar?
Já saiu legislação:

períodos:

Para quem tem cargas rápidas: 0,20 € por KW mais o custo da electricidade :evil: (o que acho um verdadeiro abuso)

Cumprimentos

Então carregamentos rápidos em leaf's é para esquecer, só a taxa já fica quase ao mesmo preço que combustivel fóssil, isto sem incluir o preço da energia.
Cumps Inovadores

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm

Mensagem por futurewatt »

jmal Escreveu:
ruimegas Escreveu:
Já saiu legislação:

períodos:

Cumprimentos

Então carregamentos rápidos em leaf's é para esquecer, só a taxa já fica quase ao mesmo preço que combustivel fóssil, isto sem incluir o preço da energia.
É mesmo assim??? Esqueçam lá isso! Dessa forma não será nada atractivo fazer os carregamentos fora de portas...
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Cof cof... Eu avisei. Utilizador-pagador... Infelizmente, os nossos governantes não percebem que, com mais veículos eléctricos na rua, todos beneficiam. Não são só os que compram VE! Mas estamos num país onde a moda é de só se tirar (e nada se dar) e as pessoas, infelizmente, votam em quem mais conseguir sacar.... Enfim... Offtopic. Vamos tentar desenvolver a nossa rede e ter sempre o Mobi.e como alternativa. Parece-me o melhor caminho...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Ainda assim, 0,07€, nem é tanto como eu esperava... A nossa carga em Santarém (onde tivemos as duas VX-1 Li+ a "comer") ficaria em:
9.62 kWh * 0,04€ (porque foi de noite) + 9.62 kWh * 0,15€ (tarifa actual da electricidade?) = 1.83€

Não chegava a 2 euros e deu para chegarmos a casa (um pouco mais de 100 quilómetros). Não deixa de ser dinheiro, mas é bem menos que a "gasolina de uma 125cc".

;-).

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Sim, é verdade, os postos mobi-e para nós de 2 rodas são apenas como alternativa, mas para quem dá 36 k por um de 4 rodas e numa carga rápida pagar mais do que se paga em combustivel, é um bom incentivo a afastar desde já quem estava a pensar comprar um desses.
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Volt Escreveu:Ainda assim, 0,07€, nem é tanto como eu esperava... A nossa carga em Santarém (onde tivemos as duas VX-1 Li+ a "comer") ficaria em:
9.62 kWh * 0,04€ (porque foi de noite) + 9.62 kWh * 0,15€ (tarifa actual da electricidade?) = 1.83€

Não chegava a 2 euros e deu para chegarmos a casa (um pouco mais de 100 quilómetros). Não deixa de ser dinheiro, mas é bem menos que a "gasolina de uma 125cc".

;-).
Já agora, a minha 125cc gasta 3 litros aos 100. Ou seja, a gasolina, teria ficado por: 3 litros * 1.60€ (o litro de gasolina 95) = 4.8 euros.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”