Chevrolet Aveo Bi-Fuel
Enviado: domingo mai 24, 2009 8:07 pm
na falta de híbridos neste segmento de mercado, penso que é a melhor soluçao. este chevrolet é mais barato, economico e amiga do ambiente do que qualquer diesel. lamentável é que as empresas não possam deduzir iva do carro, da gasolina, nem amortizar o seu custo em 4 anos tal como fazem num comercial a diesel.
a chevrolet vai lançar em maio várias versões de automóveis bi-fuel alimentados a gasolina e gpl com os quais estima atingir a prazo 20% das suas vendas em portugal, noticia a lusa.
com esta iniciativa, a chevorlet torna-se na primeira marca a adoptar em portugal uma oferta abrangente de unidades bi-fuel em toda a gama.
"estamos em condições de oferecer aos nossos clientes uma alternativa que mantém a garantia de fábrica, durante três anos, e que é significativamente mais económica, numa altura em que a conjuntura mundial leva os clientes a redesenharem os seus padrões de consumo", disse à agência lusa o director da marca chevrolet em portugal, joão falcão neves.
as primeiras unidades de modelo chevrolet a gpl (gás de petróleo liquefeito) chegam ao mercado em meados de maio e incluem desde o 'mini' matiz ao suv captiva, passando pelo utilitário aveo e pelo familiar épica.
caracterizada por uma autonomia alargada, a tecnologia bi-fuel destaca-se por ser também "economicamente muito favorável para o utilizador", permitindo uma poupança de 74% face à gasolina, e "reduzir o impacte do automóvel".
em portugal, um litro de gpl para automóveis actualmente (0,528 euros) custa menos de metade do preço de um litro de gasolina 95 (1,204 euros) e praticamente metade do preço de um litro de gasóleo (0,981 euros).
por outro lado, "se contabilizarmos o custo de aquisição mais o consumo de gpl acumulado ao longo de 100 mil quilómetros de um chevrolet aveo bi-fuel e compararmos com os mesmos custos para um automóvel idêntico a gasóleo, conclui-se que o proprietário do aveo pode poupar seis mil euros, o que é quase metade do investimento inicial efectuado na compra do nosso modelo", frisou joão falcão neves.
o aumento nos preços das versões bi-fuel da chevrolet é de cerca de 1.500 euros por comparação com as versões de alimentação convencional a gasolina. mas durante a fase de lançamento, a chevrolet vai vender as versões bi-fuel sem aumento de custos.
a marca terá 53 distribuidores e postos de venda, assim como 47 pontos de assistência em todo o país. hoje em portugal existem mais de 270 postos de abastecimento que asseguram uma cobertura do território.
o responsável acrescentou ainda que ao contrário do que se pensa, "os automóveis a gpl podem ser estacionados em locais cobertos, desde que esse espaços possuam ventilação natural e se situem ao mesmo nível ou a nível superior relativamente ao solo".
também o depósito de gás é construído para resistir a colisões.
o gpl ocupa menos 274 vezes o seu volume no estado líquido em comparação com o estado gasoso, o que o torna num combustível fácil de armazenar e de transportar. contribui ainda para a maior durabilidade do motor e provoca menor impacte na qualidade do ar e reduz as emissões de gases com efeitos de estufa.
http://www.oje.pt/noticias/negocios/che ... los-em-gpl