Página 1 de 2
Mentalidade alemã
Enviado: segunda jun 15, 2009 6:02 pm
por Nuno Veloso
pois é, estive de férias nesse país civilizado que é a alemanha e deixem que vos diga o que por lá vi...
- painéis solares em tudo o quanto é sítio! sejam para aqs, fotovoltaicos para produção de energia eléctrica seja para tudo o que imaginarem! sítios com muito menos incidência de luz solar anual que nós e no entanto...
bem, não sei se sabem ou não mas a alemanha produz 60% da electricidade mundial (ou europeia não sei bem) proveniente de painéis solares. isto se calhar não é grande novidade, mas acreditem que visto ao vivo é que se tem a noção da dimensão da coisa. muito muito bom, até a mais pequena casinha tem, o maior prédio, a maior vivenda, o mais pequeno prédio...tudo! um exemplo definitivamente a seguir!
- e agora quanto às bicicletas... ora esta não é a primeira vez que visito este país, ao qual já fui a algumas cidades diferentes, e por lá a bicicleta é um meio de transporte muito muito utilizado.
mas não é só a bicicleta em si... muitos defendem que em lisboa não seria possível, porque há muitas colinas, etc e tal. concordo parcialmente. realmente o sítio onde estive desta vez (munique) é completamente a direito, a rampa mais inclinada não é nada do outro mundo, e só há basicamente essa na cidade toda. mas o problema maior em portugal não seria esse no meu entender.
a mentalidade era um dos maiores problemas, e o outro o respeito, coisa que faz muita falta a este nosso país. passo a explicar, na alemanha maior parte das vias tem uma zona reservada a bicicletas, e nos poucos casos em que é necessário andar fora dessa via os condutores respeitam as bicicletas como outro veículo qualquer. fazem fila atrás quando têm de fazer por ex...coisa que por cá me parece impossível, por aqui encostavam-nos o mais possível ás bermas, sensação que os nossos colegas com ev's de duas rodas tão bem conhecem de certeza. mesmo quando nos ultrapassam naquele país, fazem-no com uma distância segura, sem velocidade excessiva ou qualquer situação que possa provocar um acidente.
não quero dizer com isto que a alemanha é o melhor país do mundo e tudo é perfeito, não o é, mas que está uns graus de civilização acima de nós, está. e atenção que tenho muito amor ao nosso país (cada vez menos mas pronto, isso fica para outra conversa!).
ora bem, desta vez então tive a oportunidade de andar de bicicleta, fiz à volta de 10-12 km, sempre nas calmas, seguro e tranquilo, acreditem que foi uma experiência muito agradável, porque esta maneira de ver as coisas, esta cultura das duas rodas não motorizadas e este ideal de mobilidade realmente resulta.
e só para finalizar: há muito muito muito menos carros e motas em munique do que em lisboa, e a população não é assim tão diferente em termos numéricos, por lá são à volta de 1.36 milhões...
espero que não vos tenha aborrecido muito, até porque provavelmente quase ninguém vai ler isto!
-nuno
Re: Mentalidade alemã
Enviado: segunda jun 15, 2009 6:45 pm
por marado
afinal alguem leu... :d:
realmente partilho 100 % da tua opinião, eu também lá estive e também gostei bastante das ciclovias.. aliás.. fomos em trabalho e se fosse segunda vez levava a minha montada...
há duas coisa que gostaria de destacar:
1º o civismo, nem daqui a 100 anos vamos encontrar paralelo em portugal.. acho que cada vez estamos mais longe.. mas adiante.
2º as ciclovias.. sim, também gostava de ver isso em portugal... mas isso tem alguma explicação no planeamento das coisas.. cá não houve... mas já se vai vendo, aqui no montijo já se fez bons progressos...
mas não é em todo o lado que se pode andar de bike tenho uma tia na alemanha (em remsheid) e diz que lá está fora de questão, o terreno é demasiado acidentado....
mas sim, essa mensagem foi importante porque mostra que algo foi feito para por à disposição das pessoas.. em portugal o dinheiro mal dá para pagar a corrupção.. quanto mais para ciclovias..
ps: eu próprio ando todos os dias 1,5 km de bicicleta para chegar ao autocarro do trabalho.. a estrada é de terra batida e o perigo de acidentes é diminuto.. mas quando me faço à estrada de alcatrão confesso que tenho um bocadinho de receio.. coisas do nosso país..
Re: Mentalidade alemã
Enviado: segunda jun 15, 2009 7:21 pm
por rocker_pt
nuno veloso,
estive 1 ano na bélgica, e passei pela alemanha, nas principais cidades, e entendo perfeitamente o teu comentário. na bélgica, mais precisamente em gent, é exactamente a mesma coisa em relação às bicicletas que é o principal meio de transporte na cidade, independentemente de qualquer extracto social, e é respeitado por todos. nos semáforos as bicicletas passam à frente dos carros, e quando fica verde são elas as primeiras a arrancar. nos cruzamentos, as bicicletas tem prioridade sobre os carros e os carros são multados se não cederem a passagem às bicicletas.
aqui, existe ainda uma mentalidade tacanha em relação à mobilidade, mas muito lentamente está mudar.
Re: Mentalidade alemã
Enviado: segunda jun 15, 2009 8:25 pm
por jmal
ainda não fui à alemanha, mas basta ir aqui ao lado a espanha para se notar algumas diferenças, não tantas como descreves na alemanha.
por cá e em jeito de brincadeira o que tá a provocar o desrespeito pelos ciclistas é o preço dos combustiveis, isto porque evitam ao máximo travar ou reduzir a velocidade para passar por eles, a velocidade a que chegam a nós é a mesma com que tentam passar, isto para economizar combustivel....
agora a sério, ainda temos muito que evoluir, aqui está a prova disso;
http://www.omirante.pt/omirantetv/index ... on=noticia
http://www.jf-alvalade.pt/ciclovia.html
já agora deixo aqui um texto engraçado mas cheio de realidade;
066.ditadura automóvel
trabalhamos em parques de estacionamento com escritórios dentro, moramos em estacionamentos com prédios no meio, fazemos compras em parques de estacionamento com lojas em cima e ainda assim os automóveis ocupam baldios, passeios, curvas e bermas da estrada. só falta, mesmo, trepar às árvores, para onde quer que olhe, sou confrontado com estes caixotes de lata, bonitos por vezes, com quatro rodas.
para além disso, o acto de rodar a chave e o sentir do primeiro tremer do carro, estimula na traseira do cérebro o neurónio pedante. a maioria das pessoas que conheço são boa gente, encantadoras por vezes ainda assim invariávelmente ao volante tornam-se agressivas, impacientes, mal-educadas. eu próprio dou por mim a fazer aquilo que critico noutros momentos.
é verdade tenho um ódio de estimação ao trânsito. é dos poucos que tenho, que cresce a cada dia que passa. vai na volta com a ajuda profissional ainda arranjo uma doença nova, vou começar a pensar num nome para ela.
http://texticulos.blogs.sapo.pt/18125.html
Re: Mentalidade alemã
Enviado: segunda jun 15, 2009 8:43 pm
por jmal
e já agora deixo também aqui um excelente artigo;
http://menos1carro.blogs.sapo.pt/148156.html
Re: Mentalidade alemã
Enviado: segunda jun 15, 2009 9:13 pm
por Nuno Veloso
bem jmal tanto o vídeo como o comunicado da junta de freguesia de alvalade são de morrer a rir...ou chorar! a sério, assim não vamos lá, por mais que tentemos!
bem, e a do menos1carro também é de morrer a rir...ou chorar!
a solução é emigrar!
Re: Mentalidade alemã
Enviado: segunda jun 15, 2009 11:04 pm
por serges
bem vindo...
vá lá regressas te o que é bom... por momentos pensei que ias trocar aqui o rectangulo...
agora a sério portugal tem muito para mudar mas não é a fugir que se resolve temos sim é de lutar para mudar!
um abraço!
Re: Mentalidade alemã
Enviado: segunda jun 15, 2009 11:07 pm
por jmal
serges Escreveu:bem vindo...
vá lá regressas te o que é bom... por momentos pensei que ias trocar aqui o rectangulo...
agora a sério portugal tem muito para mudar mas não é a fugir que se resolve temos sim é de lutar para mudar!
um abraço!
duvido que seja pela camada mais jovem, reparem que até os papás passeiam os bebés de carro para os adormecerem, portanto a coisa vai mal logo de inicio.
Re: Mentalidade alemã
Enviado: terça jun 16, 2009 8:17 am
por Master
em tempos, coloquei num tópico aqui um dos motivos principais disso acontecer.
e o problema principal é:
falta de money, de euros, de guito.
não é fácil dar 2.500 € por um painel termico.
o preço dos painéis é practicamente o mesmo lá e cá, o que muda é que um alemão consegue colocar um painel apenas com o ordenado de 1 mês, e um portugues têm de bulir 6 ou 7 meses.
a diferença de ordenados é muito grande.
mas já repararam que com este apoio do estado as vendas dispararam?
resumindo, roda tudo á volta do dinheiro ou a falta dele e dos apoios que daí provirem...
eu tenho um painel apenas há um ano, mas estudo os paineis á mais de dez anos, e verifico que o preço dos painéis termicos não baixa, têm andado sempre constantes, o que é estranho pois com tanta concorrencia e as vendas a aumentarem deveria baixar, que é o que está a contecer gradualmente aos fotovoltaicos, estão a baixar o preço desde há uma decada.
sempre que falo das vantagens do meu sistema aos meus amigos eles ficam fascinados, mas depois dizem que devido ao que ganham existem prioridades, tais como tratar dos filhos, comida, rendas, etc...
Re: Mentalidade alemã
Enviado: terça jun 16, 2009 8:19 am
por Nuno Veloso
nem de propósito aqui vai uma notícia do jornal "global" de hoje:
"portugal destaca eficácia
de capacetes e cintos
? autoridades e especialistas portugueses
de segurança rodoviária dizem ser muito eficaz
a aplicação de leis nomeadamente no
uso de capacete e de cintos de segurança,
indica o relatório da oms.
na sequência de inquéritos junto do governo,
organizações não governamentais
e académicos, portugal dá as notas mais
altas de eficácia na aplicação das leis (9)
ao uso de capacete e cintos de segurança.
os restantes três factores – velocidade, consumo
de álcool e mecanismos de retenção
de crianças – são avaliados com nota de
oito, numa escala que varia entre 0 e 10.
os dados nacionais referem 854 mortes e
46318 feridos em 2007: 35 por cento dos mortos
foram condutores de automóveis e 22 por cento motociclistas;
os peões representaram 16 por cento e os
ciclistas quatro por cento das vítimas mortais.
as mortes na estrada envolvendo consumo de álcool
tiveram um peso de 31 por cento." in global notícias 16/06/2009
ora 4% das vítimas mortais parece-me muito para um meio de transporte que não é assim tão utilizado...
quanto ás notas dadas é melhor nem comentar, porque dar 8/10 em relação ao consumo de álcool e velocidade...é mesmo sem comentários!
Re: Mentalidade alemã
Enviado: terça jun 23, 2009 1:56 am
por marado
boas,
realmente só hoje li as aberrações destas duas situações relatadas pelo jmal... realmente.. estamos a anos luz, não há comentários... quando pensamos que o nosso país evoluiu um bocadinho, aparecem estas coisas que nos dizem que afinal ele regrediu...realmente fiquei um bocado desiludido...
Re: Mentalidade alemã
Enviado: terça jun 23, 2009 10:47 am
por Bluesky
em pratos limpos é assim: a mentalidade germanica é, fundamentalmente, uma grande mer**. desculpem o vocabulario, mas os gajos continuam os mesmos nacionalistas arrogantes e porcos facistas do costume, agora em trajes europeistas. mas curiosamente fazem as coisas certas, no fundo para mostrarem a sua costumeira superioridade germanica e ostensivo orgulho ariano, mas sao verdadeiramente exemplares nas suas atitudes e civismo.
portanto existem males que veem por bem, afinal aquele neo-nazismo emergente pode resultar numa disciplina social que os salva da bandalheira e corrupçao nacional, que é o que destroi lentamente as sociedades latinas. disciplina, ordem, segurança, legalidade sem cair num facismo arrogante e pomposo nao seria possivel nesta nossa sociedade demasiado humilde e no fundo tão presunçosa como a germanica?
a liberdade tem o seu preço e o esforço é mesmo necessario, começando pelos politicos. numa sociedade com a filandesa existe um orgulho em pagar impostos, porque nao tem um estado que esmifra o pobre até à ultima e inventa leis a toda a hora em favor do alarve costumeiro. a justiça, meus amigos, por muito porca ou utopica que possa pareçer, é fundamental. a riquesa ou é dividida ou nao serve a ninguem, o equilibrio social ou é mantido ou as consequençias serão devastadoras.
um exemplo em casa, a minha querida maezinha diz que nao separa o lixo porque ninguem a paga para isso. pois eu nao sou desta opinião e faço o contrario. um planeta limpo e com recursos geridos com racionalidade nao tem preço.
só quando os outros todos tomarem a iniciativa é que o pacovio do portugues os segue e mal. nao precisamos de salazares mas da sua disciplina e da sua frugalidade, do seu civismo e sofrimento, precisamos de professores com autoridade dentro das salas de aula para porem fora dela todos aqueles que nao pretendem estudar mas destruir o trabalho dos outros, precisamos de recompensar os policias que agem com violençia para repor a ordem e o respeito nas porcas ruas destas cidades, porque por este caminho estaremos a criar uma uniao entre os policias e os bandidos em que os bandidos mandam na poliçia. os policiandidos. e uma uniao entre os politicos e os bandidos. os politicandidos.
Re: Mentalidade alemã
Enviado: quarta jun 24, 2009 1:56 am
por marado
bluesky Escreveu:em pratos limpos é assim: a mentalidade germanica é, fundamentalmente, uma grande mer**. desculpem o vocabulario, mas os gajos continuam os mesmos nacionalistas arrogantes e porcos facistas do costume, agora em trajes europeistas. mas curiosamente fazem as coisas certas, no fundo para mostrarem a sua costumeira superioridade germanica e ostensivo orgulho ariano, mas sao verdadeiramente exemplares nas suas atitudes e civismo.
portanto existem males que veem por bem, afinal aquele neo-nazismo emergente pode resultar numa disciplina social que os salva da bandalheira e corrupçao nacional, que é o que destroi lentamente as sociedades latinas. disciplina, ordem, segurança, legalidade sem cair num facismo arrogante e pomposo nao seria possivel nesta nossa sociedade demasiado humilde e no fundo tão presunçosa como a germanica?
a liberdade tem o seu preço e o esforço é mesmo necessario, começando pelos politicos. numa sociedade com a filandesa existe um orgulho em pagar impostos, porque nao tem um estado que esmifra o pobre até à ultima e inventa leis a toda a hora em favor do alarve costumeiro. a justiça, meus amigos, por muito porca ou utopica que possa pareçer, é fundamental. a riquesa ou é dividida ou nao serve a ninguem, o equilibrio social ou é mantido ou as consequençias serão devastadoras.
um exemplo em casa, a minha querida maezinha diz que nao separa o lixo porque ninguem a paga para isso. pois eu nao sou desta opinião e faço o contrario. um planeta limpo e com recursos geridos com racionalidade nao tem preço.
só quando os outros todos tomarem a iniciativa é que o pacovio do portugues os segue e mal. nao precisamos de salazares mas da sua disciplina e da sua frugalidade, do seu civismo e sofrimento, precisamos de professores com autoridade dentro das salas de aula para porem fora dela todos aqueles que nao pretendem estudar mas destruir o trabalho dos outros, precisamos de recompensar os policias que agem com violençia para repor a ordem e o respeito nas porcas ruas destas cidades, porque por este caminho estaremos a criar uma uniao entre os policias e os bandidos em que os bandidos mandam na poliçia. os policiandidos. e uma uniao entre os politicos e os bandidos. os politicandidos.
teoria engraçada
eu também tenho de lhe dar razao.. há coisas que gosto nessas sociedades, outras nem por isso...
mas concordo.. principalmente que era preciso professores com autoridade para por os nossos meninos na ordem..
a verdade é que quando olhamos para os alemaes, pensamos logo num bando de totós.. vou dar um exemplo concreto:
eu estive a trabalhar lá numa fabrica da vw que , como todas, tinham uma sala para fumar (cá também mas a nova lei.. adiante..) a sala era no rés do chao e albergava cerca de 15-20 pessoas sentadas, até aqui tudo normal...
as diferenças entre aquela sala e a mesma sala na nação tuga eram descomunais!! lá as pessoas falavam em voz baixa e num maximo de 3 sem grandes euforias.. 15 pessoas numa sala e quase se ouviam as moscas, imaginem a mesma sala em portugal....quando vinha a descer as escadas ja se ouviam os gritos e todos a meterem-se na conversa uns dos outros e o reboliço do costume..
acho que isso tb se ensina na escola... cumpts
Re: Mentalidade alemã
Enviado: quarta jun 24, 2009 7:42 pm
por Filho da Natureza
eu não acho que seja uma questão de mentalidade,mas sim de raça.
as coisas que funcionam lá fora não consigo imaginar a funcionar neste país.
Re: Mentalidade alemã
Enviado: quarta jun 24, 2009 9:25 pm
por sagan
master Escreveu:sempre que falo das vantagens do meu sistema aos meus amigos eles ficam fascinados, mas depois dizem que devido ao que ganham existem prioridades, tais como tratar dos filhos, comida, rendas, etc...
na realidade, o painel paga-se a ele próprio. o dinheiro que se poupa no aquecimento da água dá praticamente para pagar a prestação.
Re: Mentalidade alemã
Enviado: quinta jun 25, 2009 8:46 am
por Nuno Veloso
sagan Escreveu:na realidade, o painel paga-se a ele próprio. o dinheiro que se poupa no aquecimento da água dá praticamente para pagar a prestação.
e não existe investimento inicial?
Re: Mentalidade alemã
Enviado: quinta jun 25, 2009 10:22 am
por sagan
nuno veloso Escreveu:sagan Escreveu:na realidade, o painel paga-se a ele próprio. o dinheiro que se poupa no aquecimento da água dá praticamente para pagar a prestação.
e não existe investimento inicial?
penso que o sistema de incentivos do estado prevê crédito sem entrada...
Re: Mentalidade alemã
Enviado: quinta jun 25, 2009 10:28 am
por Nuno Veloso
ahhhh o incentivo do estado!
é uma boa medida "à partida" mas há casos que é preciso muito amor ao ambiente para se concretizar, porque o tempo que se perde a ultrapassar as burocracias para encher os cofres das empresas "amigas" do estado não é nada meigo!
mas esta conversa fica para outro tópico!
Re: Mentalidade alemã
Enviado: quinta jun 25, 2009 2:43 pm
por sagan
vocês nunca estão satisfeitos... se não apoia, não apoia... se apoia, tem muita burocracia...
Re: Mentalidade alemã
Enviado: quinta jun 25, 2009 2:51 pm
por Nuno Veloso
sagan Escreveu:vocês nunca estão satisfeitos... se não apoia, não apoia... se apoia, tem muita burocracia...
eu concordo que apoie! atenção!
mas estou dentro do meio indirectamente por causa da empresa onde trabalho, e sei que é uma fachada para encher os cofres de algumas empresas "amigas" do governo, assim como ganhar uns votos!
generalizando, um painel com o apoio do estado custa 2000€, quando se compra um painel equivalente ou melhor pelo mesmo preço numa empresa "não amiga" do estado...sem "ajuda" nem "incentivo" nenhum do estado!
ora isto leva-me a pensar que o painel custa mesmo 2000€, o estado diz que custa 4000€ e diz que "dá" 2000€. conclusão, meia dúzia de empresas amigas enchem-se de papel à pala das pessoas com boas intenções, e o estado ganha votos. mas isto é tudo uma teoria da conspiração, desculpem lá qualquer coisinha!!!