Carregamento Refrigerado da Vectrix
Enviado: quinta jun 18, 2009 8:26 pm
muito preocupado com as temperaturas elevadas das baterias aquando os carregamentos, decidi fazer uma experiência a que chamei “carregamento refrigerado”. o problema é ainda maior nos carregamentos extensos que inclui 4 horas de equalização. no último carregamento em modo tradicional, quando cheguei à mota ela marcava 41ºc (e penso que de facto atingiu esse valor).
como se sabe, as baterias nimh vêm a sua capacidade afectada quando atingem temperaturas elevadas. a partir dos 35ºc começa a ser preocupante e quanto mais alta for a temperatura maior o perigo de danos.
assim encetei uma experiência com os seguintes ingredientes:
- uma tela vedante (mas pode ser um plástico qualquer desde que grande);
- um aparelho de ar condicionado portátil;
- uma vectrix.
a ideia passa por fornecer ar frio à vectrix aquando o carregamento. uma vez que a admissão do ar se faz pela parte da frente, coloquei junto desta o ac e tapei ambos com uma tela para reduzir ao máximo o espaço e aumentar a eficiência da refrigeração. a extremidade do tubo com a saída de ar quente do ac foi colocada numa janela.
as condições iniciais:
- temperatura ambiente na garagem: 29ºc;
- temperatura do ar admitido para refrigeração: 20ºc;
- temperatura das baterias indicada pela vectrix: 35ºc (tinha acabado a descarga completa).
findo o período de 30 minutos de ventilação (anterior ao carregamento);
- temperatura das baterias indicada pela vectrix: 30ºc;
- temperatura medida na saída da ventilação da vectrix: 25ºc.
findo o carregamento completo que demorou cerca 10 horas e que incluiu os 30 minutos de ventilação ao carregamento, cerca de 2.5 horas de carregamento, +1 hora de ventilação, 4 horas de equalização, mais uns quantos procedimentos que não registei porque estava a dormir, tinha:
- temperatura ambiente na garagem: 26ºc;
- temperatura das baterias indicada pela vectrix: 25ºc;
- voltagem final estabilizada: 147v.
apraz-me portanto comunicar o sucesso da operação. é certo que não é cómodo criar a solução diariamente mas para os carregamentos mais longos em locais fechados e quentes, pode justificá-lo. tal procedimento poderá manter a qualidade e a vida prevista das baterias. sem o sistema de refrigeração estimo que as baterias tivessem atingido os 45ºc (ou seja, 20ºc acima do que se verificou), valor intuído mas que não quero testar por se saber ser bastante lesivo para estas. o valor estimado parece-me no entanto fundamentado pois ainda no dia anterior e em condições um pouco mais favoráveis e menos tempo de carregamento tinha chegado aos 41ºc.
este procedimento é recomendado a quem queira estimar as suas baterias perante um local de carregamento quente. é principalmente importante quando é feito após uma descarga completa pois geralmente para além do carregamento total da bateria, ele também faz a demoradíssima equalização e mais uns quantos passos que nem sei bem o que são, só presentes na ultima versão do software e que podem provocar que um carregamento dure até 10 horas.
na próxima oportunidade, que em principio acontecerá após a próxima descarga completa, registarei em vídeo a evolução. provavelmente estaremos em julho com temperaturas ainda superiores. até lá, poupem as baterias das vossas vectrix.
como se sabe, as baterias nimh vêm a sua capacidade afectada quando atingem temperaturas elevadas. a partir dos 35ºc começa a ser preocupante e quanto mais alta for a temperatura maior o perigo de danos.
assim encetei uma experiência com os seguintes ingredientes:
- uma tela vedante (mas pode ser um plástico qualquer desde que grande);
- um aparelho de ar condicionado portátil;
- uma vectrix.
a ideia passa por fornecer ar frio à vectrix aquando o carregamento. uma vez que a admissão do ar se faz pela parte da frente, coloquei junto desta o ac e tapei ambos com uma tela para reduzir ao máximo o espaço e aumentar a eficiência da refrigeração. a extremidade do tubo com a saída de ar quente do ac foi colocada numa janela.
as condições iniciais:
- temperatura ambiente na garagem: 29ºc;
- temperatura do ar admitido para refrigeração: 20ºc;
- temperatura das baterias indicada pela vectrix: 35ºc (tinha acabado a descarga completa).
findo o período de 30 minutos de ventilação (anterior ao carregamento);
- temperatura das baterias indicada pela vectrix: 30ºc;
- temperatura medida na saída da ventilação da vectrix: 25ºc.
findo o carregamento completo que demorou cerca 10 horas e que incluiu os 30 minutos de ventilação ao carregamento, cerca de 2.5 horas de carregamento, +1 hora de ventilação, 4 horas de equalização, mais uns quantos procedimentos que não registei porque estava a dormir, tinha:
- temperatura ambiente na garagem: 26ºc;
- temperatura das baterias indicada pela vectrix: 25ºc;
- voltagem final estabilizada: 147v.
apraz-me portanto comunicar o sucesso da operação. é certo que não é cómodo criar a solução diariamente mas para os carregamentos mais longos em locais fechados e quentes, pode justificá-lo. tal procedimento poderá manter a qualidade e a vida prevista das baterias. sem o sistema de refrigeração estimo que as baterias tivessem atingido os 45ºc (ou seja, 20ºc acima do que se verificou), valor intuído mas que não quero testar por se saber ser bastante lesivo para estas. o valor estimado parece-me no entanto fundamentado pois ainda no dia anterior e em condições um pouco mais favoráveis e menos tempo de carregamento tinha chegado aos 41ºc.
este procedimento é recomendado a quem queira estimar as suas baterias perante um local de carregamento quente. é principalmente importante quando é feito após uma descarga completa pois geralmente para além do carregamento total da bateria, ele também faz a demoradíssima equalização e mais uns quantos passos que nem sei bem o que são, só presentes na ultima versão do software e que podem provocar que um carregamento dure até 10 horas.
na próxima oportunidade, que em principio acontecerá após a próxima descarga completa, registarei em vídeo a evolução. provavelmente estaremos em julho com temperaturas ainda superiores. até lá, poupem as baterias das vossas vectrix.