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Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: quinta jun 18, 2009 8:26 pm
por jmap
muito preocupado com as temperaturas elevadas das baterias aquando os carregamentos, decidi fazer uma experiência a que chamei “carregamento refrigerado”. o problema é ainda maior nos carregamentos extensos que inclui 4 horas de equalização. no último carregamento em modo tradicional, quando cheguei à mota ela marcava 41ºc (e penso que de facto atingiu esse valor).

como se sabe, as baterias nimh vêm a sua capacidade afectada quando atingem temperaturas elevadas. a partir dos 35ºc começa a ser preocupante e quanto mais alta for a temperatura maior o perigo de danos.

assim encetei uma experiência com os seguintes ingredientes:
- uma tela vedante (mas pode ser um plástico qualquer desde que grande);
- um aparelho de ar condicionado portátil;
- uma vectrix.
ac-1.jpg
ac-1.jpg (21.6 KiB) Visto 4405 vezes
ac-2.jpg
ac-2.jpg (18.07 KiB) Visto 4405 vezes
a ideia passa por fornecer ar frio à vectrix aquando o carregamento. uma vez que a admissão do ar se faz pela parte da frente, coloquei junto desta o ac e tapei ambos com uma tela para reduzir ao máximo o espaço e aumentar a eficiência da refrigeração. a extremidade do tubo com a saída de ar quente do ac foi colocada numa janela.

as condições iniciais:
- temperatura ambiente na garagem: 29ºc;
- temperatura do ar admitido para refrigeração: 20ºc;
- temperatura das baterias indicada pela vectrix: 35ºc (tinha acabado a descarga completa).

findo o período de 30 minutos de ventilação (anterior ao carregamento);
- temperatura das baterias indicada pela vectrix: 30ºc;
- temperatura medida na saída da ventilação da vectrix: 25ºc.

findo o carregamento completo que demorou cerca 10 horas e que incluiu os 30 minutos de ventilação ao carregamento, cerca de 2.5 horas de carregamento, +1 hora de ventilação, 4 horas de equalização, mais uns quantos procedimentos que não registei porque estava a dormir, tinha:
- temperatura ambiente na garagem: 26ºc;
- temperatura das baterias indicada pela vectrix: 25ºc;
- voltagem final estabilizada: 147v.

apraz-me portanto comunicar o sucesso da operação. é certo que não é cómodo criar a solução diariamente mas para os carregamentos mais longos em locais fechados e quentes, pode justificá-lo. tal procedimento poderá manter a qualidade e a vida prevista das baterias. sem o sistema de refrigeração estimo que as baterias tivessem atingido os 45ºc (ou seja, 20ºc acima do que se verificou), valor intuído mas que não quero testar por se saber ser bastante lesivo para estas. o valor estimado parece-me no entanto fundamentado pois ainda no dia anterior e em condições um pouco mais favoráveis e menos tempo de carregamento tinha chegado aos 41ºc.


este procedimento é recomendado a quem queira estimar as suas baterias perante um local de carregamento quente. é principalmente importante quando é feito após uma descarga completa pois geralmente para além do carregamento total da bateria, ele também faz a demoradíssima equalização e mais uns quantos passos que nem sei bem o que são, só presentes na ultima versão do software e que podem provocar que um carregamento dure até 10 horas.

na próxima oportunidade, que em principio acontecerá após a próxima descarga completa, registarei em vídeo a evolução. provavelmente estaremos em julho com temperaturas ainda superiores. até lá, poupem as baterias das vossas vectrix.

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: quinta jun 18, 2009 9:06 pm
por Njay
agora só tens que separar o termoestato do ar condicionado portátil e metê-lo "no meio" das baterias . gosto sempre de ver alguém a meter as mãos na massa, força com isso !

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: quinta jun 18, 2009 9:16 pm
por jmal
não sei exactamente qual é a temperatura óptima para as nimh trabalharem e neste caso as especificas da vectrix, era bom primeiro certificar-te desse valor, nas de litio a temperatura óptima é 25 ºc, mas podem ir até 60 ºc.

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: quinta jun 18, 2009 9:40 pm
por serges
uma pergunta idiota como é que conseguiste por a carga mais de 4h???

a minha é pouco mais que isso!
quanto a ideia é prática mas para quem tem garagem...

continua a postar essas tuas ideias...

eu falo por mim desde que li algumas coisas do mik nunca carrego a minha com mais de 32c na garagem deixo a parada 2 a 4 hora e já está aceitável, abaixo dos 32c, findo o carregamento já tem mais ou menos 30c...

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: quinta jun 18, 2009 9:51 pm
por jmap
njay Escreveu:agora só tens que separar o termoestato do ar condicionado portátil e metê-lo "no meio" das baterias . gosto sempre de ver alguém a meter as mãos na massa, força com isso !
perdia logo a garantia (se bem que ela não vai durar muito)... de qualquer maneira não sou cromo de electrónica, gostava mas não sou...

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: quinta jun 18, 2009 10:07 pm
por jmap
serges Escreveu:uma pergunta idiota como é que conseguiste por a carga mais de 4h???

a minha é pouco mais que isso!
quanto a ideia é prática mas para quem tem garagem...

continua a postar essas tuas ideias...

eu falo por mim desde que li algumas coisas do mik nunca carrego a minha com mais de 32c na garagem deixo a parada 2 a 4 hora e já está aceitável, abaixo dos 32c, findo o carregamento já tem mais ou menos 30c...
não fui eu, é ela que o faz. parece que se não desligares logo, ela continua a fazer passos de recuperação das baterias. tenho de gravar um dia para tentar perceber. o ultimo software introduziu muita coisa não explicada que o pessoal tem tentado descodificar mas ainda não se sabe tudo. enfim, desde que seja para bem das baterias...

experimenta ligares a mota antes de desligar da corrente, por vezes ela está a temporizar para começar a nova fase. se for esse o caso vês um contador regressivo. o que é provável é que penses que acabou e por estar quieta não a deixes continuar...

és um sortudo, as minhas baterias aquecem muito. porém acho estranho que no fim do carregamento tenhas menos temperatura que no inicio... enfim... tenho de perceber se tenho todos os ventiladores a funcionar e se os sensores estão bons. porém, acho que eles medem bem para cima, se houver algum problema é no tempo de reacção para descerem, que me parece excessivo e por vezes inconsistente.

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: quinta jun 18, 2009 10:11 pm
por jmap
jmal Escreveu:não sei exactamente qual é a temperatura óptima para as nimh trabalharem e neste caso as especificas da vectrix, era bom primeiro certificar-te desse valor, nas de litio a temperatura óptima é 25 ºc, mas podem ir até 60 ºc.
pois, as de litio são muito menos chatas com a temperatura. não vi referência à temperatura ideal, apenas a quanto mais baixa melhor, porém penso que o baixa tem limites pois sei que elas se comportam mal com temperaturas negativas...

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: sexta jun 19, 2009 1:43 am
por serges
jmap Escreveu:
serges Escreveu:uma pergunta idiota como é que conseguiste por a carga mais de 4h???

a minha é pouco mais que isso!
quanto a ideia é prática mas para quem tem garagem...

continua a postar essas tuas ideias...

eu falo por mim desde que li algumas coisas do mik nunca carrego a minha com mais de 32c na garagem deixo a parada 2 a 4 hora e já está aceitável, abaixo dos 32c, findo o carregamento já tem mais ou menos 30c...
não fui eu, é ela que o faz. parece que se não desligares logo, ela continua a fazer passos de recuperação das baterias. tenho de gravar um dia para tentar perceber. o ultimo software introduziu muita coisa não explicada que o pessoal tem tentado descodificar mas ainda não se sabe tudo. enfim, desde que seja para bem das baterias...

experimenta ligares a mota antes de desligar da corrente, por vezes ela está a temporizar para começar a nova fase. se for esse o caso vês um contador regressivo. o que é provável é que penses que acabou e por estar quieta não a deixes continuar...

és um sortudo, as minhas baterias aquecem muito. porém acho estranho que no fim do carregamento tenhas menos temperatura que no inicio... enfim... tenho de perceber se tenho todos os ventiladores a funcionar e se os sensores estão bons. porém, acho que eles medem bem para cima, se houver algum problema é no tempo de reacção para descerem, que me parece excessivo e por vezes inconsistente.
atenção que eu ponho a carga a noite, tipo agora e amanha de manha desligo a... vejo a temperatura e depois posto mas passam muitas horas depois da carga...

quanto a carregar tenho um contador de kwh e que esse não mente pois é um igual ao da edp e quando não mexe mesmo é porque já está carregada... penso eu de que...

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: sexta jun 19, 2009 8:52 am
por jmap
serges Escreveu:
atenção que eu ponho a carga a noite, tipo agora e amanha de manha desligo a... vejo a temperatura e depois posto mas passam muitas horas depois da carga...

quanto a carregar tenho um contador de kwh e que esse não mente pois é um igual ao da edp e quando não mexe mesmo é porque já está carregada... penso eu de que...
o carregador nada te diz se ela estiver a fazer uma pausa... mas provavelmente ela faz tudo só que tu não te apercebeste porque a equalização maior acontece apenas a cada 10 horas de condução.

talvez me saibas dizer... houve alguém que mediu que a vectrix consome 50w em estado de repouso quando ligada à tomada. consegues confirmar se isso é verdade?

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: sexta jun 19, 2009 12:43 pm
por RJSC
ela não liga as ventoinhas internas quando carrega?

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: sexta jun 19, 2009 12:55 pm
por jmap
rjsc Escreveu:ela não liga as ventoinhas internas quando carrega?
liga, só não sei se todas... precisava de abrir e dar uma olhadela para ter a certeza...

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: sexta jun 19, 2009 11:31 pm
por serges
jmap Escreveu:
rjsc Escreveu:ela não liga as ventoinhas internas quando carrega?
liga, só não sei se todas... precisava de abrir e dar uma olhadela para ter a certeza...

não são todas pois quando arrancas a fundo notas a barulheira das mesmas nada comparada com a carga...

atenção o contador de kwh só conta kwh, consumo, nada mais... a média tem sido 3 a 4kwh... cada carga!

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: sábado jun 20, 2009 1:06 am
por jmap
serges Escreveu:
jmap Escreveu:
rjsc Escreveu:ela não liga as ventoinhas internas quando carrega?
liga, só não sei se todas... precisava de abrir e dar uma olhadela para ter a certeza...

não são todas pois quando arrancas a fundo notas a barulheira das mesmas nada comparada com a carga...

atenção o contador de kwh só conta kwh, consumo, nada mais... a média tem sido 3 a 4kwh... cada carga!
quando tenho ventilação em funcionamento o barulho é o mesmo ou menor do que no carregamento, nunca maior?! aliás ele ventila o máximo que pode aquando o carregamento, outra coisa não faria sentido... há alguma coisa que não bate bem aí...

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: sábado jun 20, 2009 9:20 pm
por Njay
jmap Escreveu:
njay Escreveu:agora só tens que separar o termoestato do ar condicionado portátil e metê-lo "no meio" das baterias . gosto sempre de ver alguém a meter as mãos na massa, força com isso !
perdia logo a garantia (se bem que ela não vai durar muito)... de qualquer maneira não sou cromo de electrónica, gostava mas não sou...
se essa área te interessa, podes sempre começar pelo arduino. artistas, designers e hobbistas por esse mundo fora andam "loucos" com ele. tu és inteligente, por isso não deves demorar muito a aprender.

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: domingo jun 21, 2009 12:23 am
por jmap
njay Escreveu:
jmap Escreveu:
njay Escreveu:agora só tens que separar o termoestato do ar condicionado portátil e metê-lo "no meio" das baterias . gosto sempre de ver alguém a meter as mãos na massa, força com isso !
perdia logo a garantia (se bem que ela não vai durar muito)... de qualquer maneira não sou cromo de electrónica, gostava mas não sou...
se essa área te interessa, podes sempre começar pelo arduino. artistas, designers e hobbistas por esse mundo fora andam "loucos" com ele. tu és inteligente, por isso não deves demorar muito a aprender.

obrigado pelo elogio.

o arduino parece muito interessante de facto. se há motivo pelo qual nunca fui muito para a electrónica foi porque se estragasse tinha que comprar novo... por isso a informática era-me mais adequada... o arduino parece ajudar a ultrapassar isso...

agora depois de ter barbas brancas, acredito que um sujeito se deve focar naquilo que mais lhe interessa. conheço sujeitos inteligentíssimos que nunca foram a lado nenhum porque se dispersam muito e acabam por se perder, pelo que acho mesmo que é no focar apoiado numa estratégia que está o ganho. porém também há peritos no enfoque que nada têm de inteligentes, mas esses só têm tempo para comícios.

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: domingo jun 21, 2009 1:47 am
por jmap
o mik, um dos maiores "cromos" da vectrix, achou esta experiência muito interessante e até sugeriu uma optimização que ainda me parece mais inteligente e interessante... diz ele (traduzido por mim):
estive a pensar em algo permanentemente instalado mas muito pequeno!
talvez um aparelho que utilize o "efeito termoeléctrico" possa ser colocado dentro do compartimento da bateria e arrefeça ou aqueça o ar.

o fluxo de ar precisa de circular, mais do que sugar ar fresco permanentemente.
quando o ar circundante está entre 15ºc e 30ºc, faz sentido apenas usar esse ar. mas quando está muito frio ou muito calor, deseja-se isolar as baterias desse ar externo. recircular o ar e condicioná-lo, também ajuda a evitar diferenças de temperatura na bateria.
esta solução parece-me simplesmente fantástica . um aparelho que utilize o efeito termoeléctrico deve ser algo bastante barato pois segundo percebi pela definição é algo muito simples. seria uma óptima maneira de controlar o frio ou calor que fazem perder rendimento ou mesmo colocar em risco as células da bateria, quer seja durante a carga (recorrendo a electricidade externa) ou descarga (recorrendo à própria carga).

o que acham vocês "peritos" da electrónica?

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: domingo jun 21, 2009 2:21 am
por serges
não sendo perito em electrónica julgo que as baterias com a temperatura ideal iriam debitar o seu máximo e ter uma longevidade maior que a que têm...

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: domingo jun 21, 2009 2:39 am
por Njay
não é assim tão simples porque o efeito termoeléctrico não funciona exactamente como deves estar a pensar. podes comprar uns dispositivos chamados "células peltier" que são peças que utilizam o efeito termoeléctrico descoberto pelo peltier. estas células são geralmente quadradas e relativamente finas (alguns mm) e têm 2 entradas elétricas às quais podemos aplicar corrente.
quando aplicas corrente num sentido, a célula "move calor" de uma das suas faces para a face oposta. isto é, para uma das faces arrefecer 10ºc, a outra aquece esses 10ºc. aí tens que dissipar esse calor da "face quente", tipicamente tendo lá um radiador e/ou ventoínhas. se esse calor não for dissipado ela não consegue manter o diferencial de temperatura. estas células tipicamente consomem bastante (uma célula de alguns cm quadrados pode consumir 30w ou mais).
portanto tens 2 dificuldades:

1) continuas a ter que ter um mecanismo de arrefecimento com ventoínhas.
2) o consumo para controlar a temperatura de todo um pack de baterias pode ser avultado.

não digo que seja impossível, mas que tem os seus desafios isso tem...

provavelmente por isso estas células só costumam ser usadas em sistemas mais pequenos, como arrefecer cpus. embora esteja agora a lembrar-me que há uns mini-frigorificos que as usam...

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: domingo jun 21, 2009 5:02 am
por jmap
njay Escreveu:não é assim tão simples porque o efeito termoeléctrico não funciona exactamente como deves estar a pensar. podes comprar uns dispositivos chamados "células peltier" que são peças que utilizam o efeito termoeléctrico descoberto pelo peltier. estas células são geralmente quadradas e relativamente finas (alguns mm) e têm 2 entradas elétricas às quais podemos aplicar corrente.
quando aplicas corrente num sentido, a célula "move calor" de uma das suas faces para a face oposta. isto é, para uma das faces arrefecer 10ºc, a outra aquece esses 10ºc. aí tens que dissipar esse calor da "face quente", tipicamente tendo lá um radiador e/ou ventoínhas. se esse calor não for dissipado ela não consegue manter o diferencial de temperatura. estas células tipicamente consomem bastante (uma célula de alguns cm quadrados pode consumir 30w ou mais).
portanto tens 2 dificuldades:

1) continuas a ter que ter um mecanismo de arrefecimento com ventoínhas.
2) o consumo para controlar a temperatura de todo um pack de baterias pode ser avultado.

não digo que seja impossível, mas que tem os seus desafios isso tem...

provavelmente por isso estas células só costumam ser usadas em sistemas mais pequenos, como arrefecer cpus. embora esteja agora a lembrar-me que há uns mini-frigorificos que as usam...
modificações não estão ao meu alcance técnico mas que acho interessante, sem dúvida. pode ser que alguém consiga implementar ou ter algumas ideias a partir desta discussão. quanto aos 30w, isso é brincadeira para uma bateria daquelas, só a lâmpada gasta 50w e a ventilação 70w, depois é no carregamento que é mais perigoso o sobreaquecimento, e aí essa potência pode vir da rede. quanto à face aquecida (no caso de ser desejado o arrefecimento) esta poderia estar junto ao fluxo de ar da ventilação...

resumindo, através da leitura de sensores, parece-me que um sistema do género poderia ser controlado pelo software já existente sem grandes chatices. mas claro que é sempre mais fácil de opinar do que fazer…

Re: Carregamento Refrigerado da Vectrix

Enviado: domingo jun 21, 2009 10:46 am
por Njay
os 30w são apenas para uma célula pequena. mas sim, se o crítico é no carregamento podes sacar essa energia da rede.

uma solução "simples" de integração pode então ser criar um dispositivo (ou vários, não sei como é a vectrix) que se "encaixasse" nas entradas de ar da ventilação e arrefecesse o ar que entra. parece-me que isto já permitia atingir o que se deseja e eventualmente sem modificações na mota. e aqui sim, o software controlaria tudo com os sensores que já tem e continuaria a controlar a temperatura mexendo na velocidade das ventoínhas de refrigeração.
isto foi basicamente o que tu fizeste, só que agora mais localizado, sem ser "brute force".