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Kitansos em VE's
Enviado: quinta jul 02, 2009 12:56 pm
por jmal
decidi criar um tópico com um pouco daquilo que se faz um pouco por todo o mundo, tal como existem kitansos nos motores tradicionais é normal que nos ve aconteça o mesmo. a minha scooter e a motacicleta do meu irmão são bons exemplos disso, no caso da minha scooter levou um aumento de tensão no pack, de 64v para 73.6 e também um aumento de potência na ordem dos 20% no controlador, isto veio dar mais velocidade e também mais arranque.
com estas alterações é normal que o motor aqueça um pouco mais, quando existem aquecimentos excessivos quer dizer que estamos a meter mais potência que aquela para o qual o motor foi desenhado, no caso da evo até agora fazendo 20-30 kms seguidos e a fundo o motor fica pouco mais que morno e o controlador também, portanto acho que está muito bom, mas existem casos que essa potencia é superada e ocorre mais aquecimento, e existem soluções para tudo, entre as quais encontrei estas que me parecem funcionais.
http://endless-sphere.com/forums/downlo ... p?id=21760

Re: Kitansos em VE's
Enviado: quinta jul 02, 2009 1:04 pm
por Bluesky
um mimo esse hub... boa ideia. e com chuva? o sistema desliga-se? penso que só precisa de um pouco de inteligençia nisso...automatismo. e muita vontade de quitar um pouco mais ainda... parabens...
Re: Kitansos em VE's
Enviado: quinta jul 02, 2009 1:06 pm
por jmal
bluesky Escreveu:um mimo esse hub... boa ideia. e com chuva? o sistema desliga-se? penso que só precisa de um pouco de inteligençia nisso...automatismo. e muita vontade de quitar um pouco mais ainda... parabens...
pois, essa também é a minha preocupação.
Re: Kitansos em VE's
Enviado: quinta jul 02, 2009 2:23 pm
por tiago_eco
parabens pelo tópico...ja fazia falta ao forum
acho que es a pessoa mais credivel para falar sobre isso, tenho acompanhado os teus kitansos pétaculo
so queria saber comentar o que fizeste e perceber o minímo lol
keep it up
abraço tiago
Re: Kitansos em VE's
Enviado: quinta jul 02, 2009 4:12 pm
por edupatorod
jasus,
então quer dizer, esse motor se lhe poseres com 200amps... aguenta a pastilha...
kitanso total...
eduardo
team bereco.pt
Re: Kitansos em VE's
Enviado: quinta jul 02, 2009 9:25 pm
por Barrocas
se levasse 200a fritava os cabos num flash pirotécnico
que hub é esse? com 2x3 fases qual a voltagem de origem, ou especificações antes e pós modificações? conta coisas...
Re: Kitansos em VE's
Enviado: quinta jul 02, 2009 11:17 pm
por jmal
barrocas Escreveu:se levasse 200a fritava os cabos num flash pirotécnico
que hub é esse? com 2x3 fases qual a voltagem de origem, ou especificações antes e pós modificações? conta coisas...
este hub tem apenas 3 fases, tem 2 fios por fase, podes ver isso na ligação dos fios, em vez de utilizarem fios mais grossos que dificultava a sua passagem pelo cento do veio, meteram mais e de menor grossura. o hub da evo é muito semelhante a este, mas tem mesmo 2x3 fases, ou seja porque cada entreferro existem 2 bobines, os imans estão um pouco desfasados e são mais pequenos que as fases, o que permite um menor curso do iman em relação ao entreferro, propulsionando maior torque, mais eficiência e até menos ruído.
os cabos da evo aguentam bem os 200 amps, isto porque bastante grossos e tem o 6 fios para passar a corrente, na verdade precisa de passar apenas 100 por cada fase para ter os 200, o problema depois vai ser o aquecimento, neste momento passar entre 120-130 amps e o aquecimento é menor que numa 2000 w. mas para já não posso meter mais, isto porque já estou no máximo que o fabricante aconselha para as baterias, que são os 120 amps. além disso o controlador está dimensionado com mosfets que podem ir até 280 amps por fase, ou seja 560 amps no total, mas por regra o dimensionamento ideal deve ser 1/4 e até mesmo 1/5 do máximo, o que dá 560 / 5 = 112 amps, 560 / 4 = 140 amps, no caso da tensão (volts) aguenta até 100 volts, mas não se deve chegar lá, isto porque depois os picos de tensão excedem os 100 volts e pode queimar, neste momento tenho 73.6 volts no pack nominais com um máximo de 82 volts quando carregada. portanto penso não vir a ter problemas com o controlador. além disso fiz uma modificação no controlador que protege alguns componentes, dele, isto porque todos os controladores deves ter menos os que vêm da china. sim é verdade os controladores chinocas pecam nalgumas seguranças essenciais.
Re: Kitansos em VE's
Enviado: quinta jul 02, 2009 11:34 pm
por jmal
já agora, estas fotos são exemplo do que se faz para arrefecer o motor, mas na verdade deve ser pouco eficiente, isto porque o ar está a passar pelo centro do motor em vez de passar pelas bobines, com esta ideia fazia um aperfeiçoamento, que era tapar o centro do hub e fazer o ar passar por entre as bobines, de qualquer maneira temos sempre o problema da água, isto porque o motor é estanque, tem retentores e a tampa lateral tem vedante. a ideia para resolver isto pode passar por uma solução irónica, utilizar um pequeno radiador de água, por exemplo os dos pcs, são pequenos e gastam muito pouco, e fazer uma circulação de água dentro do motor por tubos de cobre junto às bobines, com isto resolvemos o problema da água com água lá dentro.
Re: Kitansos em VE's
Enviado: sexta jul 03, 2009 12:00 am
por Bluesky
se o circuito for bem isolado talvez a agua nao seja problema, o que eu estava a pensar era uma roda com aletas que soprassem para o proprio hub arrefeçendo-o. ou seja, o conjunto hub-roda era um sistema projectado para funcionar em conjunto, incluindo arrefecimento. nao é isto que se passa nos motores electricos tradicionais arrefecidos a ar?
Re: Kitansos em VE's
Enviado: sexta jul 03, 2009 12:07 am
por jmal
bluesky Escreveu:se o circuito for bem isolado talvez a agua nao seja problema, o que eu estava a pensar era uma roda com aletas que soprassem para o proprio hub arrefeçendo-o. ou seja, o conjunto hub-roda era um sistema projectado para funcionar em conjunto, incluindo arrefecimento. nao é isto que se passa nos motores electricos tradicionais arrefecidos a ar?
o problema é vai ser o mesmo, ao entrar ar pode entrar água, e não tens como isolar as bobines da água.
já houve quem pensou em fazer os tais buracos nas tampas das bobines e adicionar uma peça destas de maneira a que fique virada para o sentido de rotação, isso impulsionava o ar para dentro do motor.

Re: Kitansos em VE's
Enviado: sexta jul 03, 2009 2:06 am
por mix
pois impulsionava ar, água e todo o lixo que existe junto ao chão em pouco tempo estava o motor cheio de terra
a solução é mesmo arrefecimento a água como existe nos carros de hoje a combustão. só têm é que projectar os motores com esse sistema de arrefecimento, não me parece que seja assim tão difícil tecnologicamente.
[[]]
Re: Kitansos em VE's
Enviado: sexta jul 03, 2009 10:49 am
por jmal
mix Escreveu:pois impulsionava ar, água e todo o lixo que existe junto ao chão em pouco tempo estava o motor cheio de terra
a solução é mesmo arrefecimento a água como existe nos carros de hoje a combustão. só têm é que projectar os motores com esse sistema de arrefecimento, não me parece que seja assim tão difícil tecnologicamente.
[[]]
a solução mais correcta é adquirir um motor mais potente, , repara que os motores que realmente necessitam de arrefecimento já o tem incluindo, isto são pequenas soluções para aquilo que temos, ou seja, sobre-dimensionar aquilo que temos.
Re: Kitansos em VE's
Enviado: sexta jul 03, 2009 2:39 pm
por CrOhN
essa tampa do motor. não seria possível fazer uns sulcos? de maneira a aumentar a área de contacto com o ar, um pouco como o que acontece num cilindro arrefecido a ar
Re: Kitansos em VE's
Enviado: sexta jul 03, 2009 2:49 pm
por jmal
crohn Escreveu:essa tampa do motor. não seria possível fazer uns sulcos? de maneira a aumentar a área de contacto com o ar, um pouco como o que acontece num cilindro arrefecido a ar
penso que sim, mas não resolvia o problema, do arrefecimento interno, visto que estamos a sobre-dimensionar a coisa e o calor produzido pelas bobines não passa para a caixa do motor, não se esqueçam que o não existe contacto directo entre a caixa do motor e as bobines, isto porque as bobines estão paradas e a caixa é a roda em movimento.
Re: Kitansos em VE's
Enviado: sexta jul 03, 2009 8:21 pm
por Zerocool
nesse fórum de onde tiras-te as fotos, também esta lá uma bike de drag que vai ser arrefecida a ar comprido.
o arrefecimento a agua acho que vai ser o mais fiavel.
no futuro estou a pensar, usar o esquema da primeira foto...
Re: Kitansos em VE's
Enviado: sábado jul 04, 2009 9:38 pm
por Bluesky
pois impulsionava ar, água e todo o lixo que existe junto ao chão em pouco tempo estava o motor cheio de terra
como inicialmente disse seria melhor começar o projecto do hub de raiz, nao kita-lo. gostei daquela pá de turbina que mostras-te, mas podia ter outro desenho - basta ver pas de turbinas. a questão da agua e do lixo é relativa, já que o sistema esta sempre em funcionamento - significa que este é dinamico - logo tudo que entra sai logo a seguir, entretanto arrefeçeu. nada de dramas, portanto. a questão será em nao turbinar o ar directo sobre as bobinas (erro) mas criar um vortice no centro da hub (solução), de tal maneira que o ar quente é sugado das redondezas das bobinas. nada de fans de pc como fizeste jmal, isso sim, um aspirador de sujidades.. aguardo...roger and out.
Re: Kitansos em VE's
Enviado: segunda jul 06, 2009 12:56 am
por macgyvernunes
boa área de trabalho... lol
uma coisa, alguem pode mostrar os imanes do motor? como são eles?
é que se der pra trocar os imanes por uns de neodímio, também se ganha 'horses'. hehe
Re: Kitansos em VE's
Enviado: segunda jul 06, 2009 3:27 pm
por jmal
macgyvernunes Escreveu:boa área de trabalho... lol
uma coisa, alguem pode mostrar os imanes do motor? como são eles?
é que se der pra trocar os imanes por uns de neodímio, também se ganha 'horses'. hehe
não se ganha nada, consegues é ter mais potência num motor mais pequeno, no meu caso são de neodímio. os motores de rádio-modelismo são o exemplo disso, são pequenos e com grandes potências, deixo o exemplo do motor que tenho no meu modelo.
tem de pico cerca de 2400 watts, um pouco mais de 3 cv, dá 84.000 rpm com 16.8v, e pode trabalhar até 24v, ou seja o seu pico de rpm é de mais de 100.000 rpm. tem 7.2 cm de comprido por 3.58 cm de diâmetro com 295 gramas de peso.

Re: Kitansos em VE's
Enviado: segunda jul 06, 2009 4:41 pm
por edupatorod
pois,
imagine-se que baterias conseguem dar essa potencia a 24v...? ehehe só mesmo as a123.
eduardo
team bereco.pt