Página 1 de 8
Citroen Berlingo Electrique
Enviado: domingo jul 12, 2009 11:36 am
por RPL
agora do lado dos ev tb, finalmente adquiri uma viatura 100% eléctrica, venho começar uma saga de desafios novos, depois do ovud agra o electrique
se houver alguém que seja conhecedor destas viaturas berlingo, saxo, clio, 106 e partner do grupo psa agradecia.
a informação na net é muito vaga e pouco técnica, acerca das baterias alguém sabe como se faz o atesto com água desmineralizada?
e o modelo de gestão do carregador de baterias alguém tem ou sabe onde arranjar.
se alguém tiver interessado em ajudar agradecia, serges dá aí uma mãozita.
aquele abraço
um pouco oleoso e um pouco electrico lol
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: domingo jul 12, 2009 12:30 pm
por serges
boas
grande máquina!
mas conta mais sobre a dita!
epa o jmal sabe e conhece bem a dita!
obrigado!
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: domingo jul 12, 2009 3:28 pm
por jmal
oi rpl, eu posso ajudar sim, mas preciso de mais dados, faz ai uma descrição mais detalhada com fotos e tudo o que tiveres para chegarmos lá.
cumps
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: domingo jul 12, 2009 10:02 pm
por buri77
viva. tenho todas as informações e especificações técnicas sobre esse veículo. a berlingo usa o motor eléctrico sa18. as baterias de niquel-cádio da saft 100 ah tensão nominal 162v e uma massa de 345 kg, electrolito de potassa liquida deve ser reposto cada 10000 km
caixa electronica de comando:
fornecedor : sagem.
corrente de excitação : 200 a.
tensão nominal : 162v.
massa : 23 kg.
os parâmetros do calculador são reguláveis por telecodificação.
1.1. funções
o bloco electrónico situado no compartimento do motor assegura o controlo das funções electrónicas e eléctricas seguintes :
correntes eléctricas necessárias ao funcionamento, em tracção e em recuperação de energia
carga rápida (consoante o equipamento)
carga normal
carga da bateria auxiliar 12 v
seguranças de funcionamento
gestão de certos equipamentos do painel de bordo : a sonda de energia econoscópio indicadores e avisadores no painel de instrumentos
certos órgãos 12 volts
autodiagnóstico
1.2. composição
um calculador electrónico (55 vias) : um microprocessador de alta tensão um microprocessador de baixa tensão.
um carregador de baterias duma potência útil de 2850w.
um conversor de corrente 162/12 volts, 70 ampères sob 14,1 volts.
um discontactor (põe fora de circuito a bateria e o motor eléctrico em caso de defeito, parado ou em andamento).
um variador motor, ou limitador do tipo "igbt" (gestão da tracção, da travagem e da inversão de rotação do motor).
o que precisares de saber diz, pode ser que se arranje...
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: domingo jul 12, 2009 11:41 pm
por RPL
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda jul 13, 2009 5:52 pm
por Bluesky
rpl, por varias vezes já pensei no assunto e em vez de reparar o antigo motor, porque nao ter um pouco de trabalho e substituir o motor por algo como deve ser? um motor de imans permanentes e o seu controlador...e para os mais ambiciosos porque nao substituir as baterias por litio...
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda jul 13, 2009 6:16 pm
por Zerocool
bluesky Escreveu:rpl, por varias vezes já pensei no assunto e em vez de reparar o antigo motor, porque nao ter um pouco de trabalho e substituir o motor por algo como deve ser? um motor de imans permanentes e o seu controlador...e para os mais ambiciosos porque nao substituir as baterias por litio...
concordo, a troca por um motor brushless seria uma aposto no futuro.
com baterias de litio ficava uma carrinha do poder!
em relação a manutenção das baterias antigas, se ela teve parada, ex: 2 anos, e nunca levou nenhuma carga, as baterias podem já não estar nas melhores condições.
se quiseres tentar, e caso as baterias não sejam de gel/seladas, elas no topo devem ter uma tampa que sai com a ajuda de uma chave, depois de tirar a tampa podes adicionar agua destilada.
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda jul 13, 2009 6:35 pm
por jmal
zerocool Escreveu:bluesky Escreveu:rpl, por varias vezes já pensei no assunto e em vez de reparar o antigo motor, porque nao ter um pouco de trabalho e substituir o motor por algo como deve ser? um motor de imans permanentes e o seu controlador...e para os mais ambiciosos porque nao substituir as baterias por litio...
concordo, a troca por um motor brushless seria uma aposto no futuro.
com baterias de litio ficava uma carrinha do poder!
em relação a manutenção das baterias antigas, se ela teve parada, ex: 2 anos, e nunca levou nenhuma carga, as baterias podem já não estar nas melhores condições.
se quiseres tentar, e caso as baterias não sejam de gel/seladas, elas no topo devem ter uma tampa que sai com a ajuda de uma chave, depois de tirar a tampa podes adicionar agua destilada.
cuidado porque não são de chumbo.
buri77 Escreveu:viva. tenho todas as informações e especificações técnicas sobre esse veículo. a berlingo usa o motor eléctrico sa18. as baterias de niquel-cádio da saft 100 ah tensão nominal 162v e uma massa de 345 kg, electrolito de potassa liquida deve ser reposto cada 10000 km
caixa electronica de comando:
fornecedor : sagem.
corrente de excitação : 200 a.
tensão nominal : 162v.
massa : 23 kg.
os parâmetros do calculador são reguláveis por telecodificação.
1.1. funções
o bloco electrónico situado no compartimento do motor assegura o controlo das funções electrónicas e eléctricas seguintes :
correntes eléctricas necessárias ao funcionamento, em tracção e em recuperação de energia
carga rápida (consoante o equipamento)
carga normal
carga da bateria auxiliar 12 v
seguranças de funcionamento
gestão de certos equipamentos do painel de bordo : a sonda de energia econoscópio indicadores e avisadores no painel de instrumentos
certos órgãos 12 volts
autodiagnóstico
1.2. composição
um calculador electrónico (55 vias) : um microprocessador de alta tensão um microprocessador de baixa tensão.
um carregador de baterias duma potência útil de 2850w.
um conversor de corrente 162/12 volts, 70 ampères sob 14,1 volts.
um discontactor (põe fora de circuito a bateria e o motor eléctrico em caso de defeito, parado ou em andamento).
um variador motor, ou limitador do tipo "igbt" (gestão da tracção, da travagem e da inversão de rotação do motor).
o que precisares de saber diz, pode ser que se arranje...
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda jul 13, 2009 8:49 pm
por buri77
viva. para fazer a reposição do nível de electrólito eis o que a marca recomenda:
operações preliminares
apagar o avisador "falta de água na bateria" por meio da ferramenta de diagnóstico da marca.
menu : manutenção da bateria.
rúbrica : apagamento do avisador de água.
accionar a carga por meio da ferramenta de diagnóstico
menu : manutenção da bateria
rúbrica : carga de manutenção ou carga de inicialização
controlar o tipo de carga programada :
menu : medição carga/conversor
rúbrica : carga programada = manutenção ou inicialização
o avisador "falta de água bateria ni/cd" acende-se no fim da carga, e fica aceso durante 72 horas (o avisador de "carga em curso" continua a piscar). a reposição a nível de água desmineralizada da bateria deve-se efectuar logo que possível, senão a carga da bateria terá que voltar a ser feita. quando o avisador "falta de água bateria ni/cd" está aceso , desligar a tomada de carga e proceder à operação de reposição a nível (dilação 30 minutos). o veículo deve estar estacionado sobre um plano horizontal. nunca ligar o contacto antes e durante a operação de reposição a nível.
cuidado : utilizar água desmineralizada da rede (distribuído pelas peças soltas) ou uma água tendo as características seguintes
coeficiente de acidez (ph) 5 < ph < 7
resistividade (ohms.cm) > 30000
título hidrotimétrico < 0.2°f
título alcalimétrico simples 0 °f
título alcalimétrico completo < 0.2°f
título alcalimétrico residual 0 °f
cloreto < 2 mg/l
o enchimento é feito pelos 5 tubos cujas tampas estão na forra do limpa vidros no compartimento do motor
envia pm com o teu mail e eu envio o documento para leres.
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda jul 13, 2009 8:54 pm
por jmal
água ??????
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda jul 13, 2009 9:57 pm
por RPL
parece que sim, agua desmineralizada, mas eu na tenho consola??!! nem veio com a carrinha
a carrinha dá-me ideia que está arada à menos de um ano, em relação a trocar motor, baterias e controlador e por ai fora.... na me parece, julgo ser um pouco dispendioso, fico-me na ideia de ser mais barato comprar um veiculo novo do que estar a reparar este. mas a plataforma de trabalho julgo ser boa vou ver o que dá. com a vossa ajuda, que já vi que tem um bom now-how e de mais uns contactos por fora do forum espero ver este bichinho a andar um dia destes.
já agora buri77 o que queres dizer com electrolito de potassa liquida ??? dentro das baterias??
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda jul 13, 2009 10:30 pm
por Zerocool
jmal Escreveu:água ??????
sim, parece que estas tem o mesmo tratamento que umas de chumbo.
esse electrólito deve ser igual ao que se mete nas de chumbo. se for podes encontrar num supermercado ou numa casa que venda baterias, mas que o buri77 confirme primeiro.
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda jul 13, 2009 10:34 pm
por serges
que achas de se aproveitar este tópico e tornar se um diario de bordo!
pois é um veiculo raro e super interessante!
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda jul 13, 2009 10:40 pm
por RPL
sim claro
mais um diario de bordo sim porque o db do 205 ovud continua activo.
força ai
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: domingo ago 09, 2009 11:43 pm
por Barrocas
boas, era uma deste género que gostava de ter para as minhas voltinhas citadinas com cargas
houve alguma novidade/evolução entretanto?
parabéns pelo projecto de salvação desta pequena maravilha
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda ago 10, 2009 9:01 am
por tvcrabo
quando tiveres esse menino a rolar na estrada apita aí para dizer se achas os 15kw do motor suficiente. se estiveres a pensar em comprar motor novo igual manda pm que eu envio um contacto que tenho do representante em portugal desses motores.
fika bem
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda ago 10, 2009 9:35 am
por RPL
pais eu também tenho o contacto dos representantes/fabricantes deste motor o sr. jan p. michel da leroy o problema é que eles na podem vender peças deste motor nem o motor completo, este motor apenas foi fabricado na leroy somer, a patente deste motor pertence ao grupo psa. na psa um menino destes bate-se nos 6mil e alguns eurios. estou a contactar com uma empresa espanhola que talvez tenha condições para fazer a bobinagem nova do rotor. em relação as baterias estão impecáveis a pesar de serem saft de 10/2004 conseguem manter a carga e até a potencia pretendida fiz um teste com uma carga resistiva na vez do motor e portou-se lindamente, não consigo é arranjar cargas para atingir os 15kw. mas já fico satisfeito com 8kw e os auxiliares da carrinha tb ta tudo a funcionar, o controlador carrega a bateria auxiliar.
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda ago 10, 2009 10:02 am
por tvcrabo
eu conheço uma empresa em portugal que te faz isso.
devem existir mais. procura contacto da ieme. está localizada no concelho de valongo (em alfena) que é no distrito do porto. já me desenrascaram algumas vezes com motores industriais menos convencionais. se tens de dar a fazer a alguem evita enviar para espanha... esses mamoes...
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: segunda ago 10, 2009 1:53 pm
por RPL
ok
obrigado pelo contacto, por agora espanha é só para orçamento.
Re: Citroen Berlingo Electrique
Enviado: sexta ago 14, 2009 7:48 am
por José Luís Cabete
rpl, o que andas a fazer pela minha terra? bem não te metas em muitas (alhadas)