hmgp Escreveu:eu pessoalmente acho triste a diferença dos portugueses de 1ª e de 2ª, 3ª, etc. que este governo gosta tanto de usar para se mostrar amigo do ambiente e afins.
passo a explicar a minha opinião.
quando o estado ( e aqui quero referir o seguinte, o estado somos todos nós! não é o sr. sócrates, a bruxa do leite, ou lá quem quiserem, somos nós todos portugueses, que por acaso elegemos alguns de nós para lá estarem porque não é viável estarmos todos) pensa em dar um incentivo, deve ser o mais justo possível. ora quem não tiver a hipótese de investir nesta altura de grande crise (e serão certamente muitos portugueses que estão desempregados, etc.), mas que se não houvesse seria igual a crise apenas multiplica a injustiça, então como poderá beneficiar do apoio dos 5.000€?
é o mesmo caso do apoio aos painéis solares para geração de energia eléctrica. o investimento é grande mas até existem muita gente a poder e a querer (felizmente) fazer esse investimento, mas os nosso governantes logo puseram um limite de x kw de instalações por ano. ora também nos ve's será para os primeiros 5.000 veículos. quer dizer, e os outros que já por natureza terão dificuldades e que beneficiariam imenso com essa opção do ve ? "ha e tal, tivessem investido antes... agora arrota com os €'s por completo se quiseres...". se o estado (mais uma vez não é alguém distante, somos nós todos) vai dar um incentivo, que seja universal. que queiram limitar no tempo, para ajudar nesta altura de criação de massa critica, tudo bem, digam que é até 2012, 2015, agora limitar aos primeiros 5.000 compradores...
não concordo, era o mesmo que dizer, agora nesta crise, vamos aumentar as ajudas aos primeiros 5.000 desempregados.
só damos incentivo para abate de viaturas antigas, aos primeiros 5.000.
não concordo!
a solução, seria se aparecessem no mercado ve's (entenda-se, automóveis robustos e não velocipedes ou "papa-reformas") de repente! tem que se começar por algum lado, quando vais à pesca também só pescas alguns dos que estão perto do isco e não os peixes todos! eu vou-me esforçar para pertencer ao leque dos 5000 se não puder já fico muito contente por 5000 portugueses tenham essa possibilidade!
civic Escreveu:não percebo o porquê dos incentivos para os carros ev, e as motas ev? não serão melhor alternativa para o transito citadino? porque não têm incentivos à cabeça, pois os incentivos do irs já beneficiam quem ganha bem, basta ver que quem ganha o ordenado minimo por exemplo, não tem esse incentivo. não percebo essa politica dos carros electricos, esquecendo tudo o resto. nem essa politica do governo em relação à nissan, pois até parece que esses incentivos serão apenas para carros dessa marca.
além do principal objectivo do governo de reduzir a dependência do petroleo, é também actuar onde há mais concentração de carros e logo co2, sendo as cidades o alvo principal.
o facto do incentivo ir agora para a renault/nissan é pelo facto de ter sido essa a marca que se mostrou interessado em produzir esses carros e entrou em acordo para a instalação da rede de pontos de carga para ves; sendo o incentivo orientado para 3 objectivos do governo, a redução de petroleo, a criação de emprego e a exportação.
agora, não me parece que o incentivo monetário seja apenas para carros da renault/nissan, está explicito que é para a aquisição de carros eléctricos; agora se nos carros electricos estiver incluido as motos também, vai ser uma maravilha!