Página 1 de 1

Fuga em oleoduto causa “desastre ecológico”

Enviado: domingo ago 09, 2009 7:55 pm
por serges
fuga em oleoduto causa “desastre ecológico” no sul de frança
08.08.2009
afp

quatro mil metros cúbicos de petróleo foram derramados ontem de um oleoduto que liga a frança à alemanha. o ministério do ambiente francês fala em “verdadeiro desastre ecológico”. o acidente afectou dois hectares da reserva natural de coussouls de crau, no sul do país.

a secretária de estado da ecologia, chantal jouanno, esteve ontem na reserva e sublinhou a gravidade da situação, lembrando que ali vivem espécies raras.

o oleoduto, gerido pela sociedade do oleoduto sul-europeu (spse), foi construído em 1971. a reserva natural, hoje com 7400 hectares, só foi criada em 2001.

“há vários oleodutos que passam debaixo desta zona protegida. é um testemunho da nossa história. naquela época, isto não interessava a ninguém. hoje já não é assim e os oleodutos são controlados muito regularmente”, declarou jouanno aos jornalistas.

segundo a spse, ontem às 07h57 (06h57 em lisboa) foi registada uma queda de pressão devido a uma fuga. foram tomadas medidas imediatamente, nomeadamente instalar um perímetro de segurança em redor da zona, segundo o jornal "libération". ao final da manhã, o petróleo já não estava a ser derramado.

guillaume paulus, o guarda da reserva que descobriu a fuga às 07h30, disse ter visto um “géiser de três a quatro metros”.

“não existem riscos sanitários. hoje não há nenhum problema relativamente ao consumo de água”, garantiu a secretária de estado.

os riscos são a “destruição do ecossistema e um impacto em algumas espécies da reserva natural”, como o gafanhoto de crau ( prionotropis hystrix rhodanica) e o cortiçol-de-barriga-branca (pterocles alchata). a única população francesa desta ave resume-se à de la crau.

quanto à origem do acidente, jouanno adiantou que “será preciso esclarecer tudo e retirar daí conclusões”. a polícia já abriu um inquérito.
in publico