Que baterias se devem usar nos painéis solares?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Que baterias se devem usar nos painéis solares?

Mensagem por mauri »

bem: para energia solar, as baterias solares! mas a que preço? 10 vezes mais que as de carro normal? e as baterias para carros electricos como são?
vou começar: comprei e estava a usar uma bateria solar de 12v7a que vinha num conjunto.
mas precisava de mais e verifiquei que os preços são exorbitantes: com a "desculpa" de demorarem menos a descarregarem, que as de carro são só para por o carro a trabalhar, então, passei por uma oficina e perguntei se tinham baterias para deitar fóra. que sim: duas. peguei numa (dada, para eles foi um favor) e eu como um burro trago-a para casa.
a bateria é de 74a, não sei se tinha carga se não, mas liguei-a ao painel e qual o meu espanto que, enquanto que a que tinha, as lâmpadas de 5w (duas) me duravam cerca de 6 horas, agora dá-me para ter a noite toda ligadas e não vai abaixo.
não estarão os fabricantes de baterias solares a enxerem os bolsos?
me digam o mal de tudo isto! (porque eu não sou técnico)
fica a minha pergunta inicial: que baterias se devem usar? de carro, solares ou as de carro eletrico?
a minha ficou de borla, tenho a outra nova desligada, e está a trabalhar perfeitamente!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Re: Que baterias se devem usar nos painéis solares?

Mensagem por mauri »

que me desculpe o moderador da minha insistência: venho pedir a quem puder e souber responder e comentar aos assuntos expostos, porque estou muito interessado em saber o que pensam de tudo quanto disse no tópico! (são vários assuntos que gostava que fossem comentados.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

não sou a melhor pessoa para responder às tuas duvidas, mas conheço uma pessoa que também utiliza baterias de carro usadas!
teoricamente as baterias solares serão as mais indicadas, mas isso vai depender da utilização que se faz delas. se a descarga da bateria não for muito profunda as baterias usadas de carro poderão servir, mas terão sempre um tempo útil de vida inferior às solares...
as baterias de ve's deverão ter um tempo de vida também superior às de automóvel pois aguentam maiores descargas!
a vantagem das baterias usadas de carro é, se for o caso, serem grátis e poderão compensar.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

só agora vi este tópico, vou tentar esclarecer naquilo que poder.

baterias auto não são as mais indicadas, mesmo as que conseguir usadas elas não vão armazenar grande quantidade de energia, isto porque já foram usadas e estão obviamente em final de vida. mesmo que use baterias novas, estas vão ter vida curta, porque não são indicadas para esse efeito, as baterias auto dão grandes impulsos de energia, mas não podem descarregar a menos de 80% do total de carga, ou seja, apenas se pode aproveitar 20 % da capacidade total dela, abaixo disso é danifica-las, e podem verificar isso na utilização normal num carro, elas duram vários anos, mas se alguma vez deixarem as luzes acesas ou o carro não pegar e levarem a carga mais abaixo, passado algum tempo estão a troca-la.

as baterias solares têm um custo superior por são baterias de ciclo profundo (deep cycle) , isto é podem ser completamente descarregadas (mesmo assim não convém ir abaixo dos 20 %) e estão desenhadas para as aplicações solares, ou seja, descargas e cargas longas. as baterias de ve também servem já que também são de ciclo profundo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

jmal Escreveu:só agora vi este tópico, vou tentar esclarecer naquilo que poder.

baterias auto não são as mais indicadas, mesmo as que conseguir usadas elas não vão armazenar grande quantidade de energia, isto porque já foram usadas e estão obviamente em final de vida. mesmo que use baterias novas, estas vão ter vida curta, porque não são indicadas para esse efeito, as baterias auto dão grandes impulsos de energia, mas não podem descarregar a menos de 80% do total de carga, ou seja, apenas se pode aproveitar 20 % da capacidade total dela, abaixo disso é danifica-las, e podem verificar isso na utilização normal num carro, elas duram vários anos, mas se alguma vez deixarem as luzes acesas ou o carro não pegar e levarem a carga mais abaixo, passado algum tempo estão a troca-la.

as baterias solares têm um custo superior por são baterias de ciclo profundo (deep cycle) , isto é podem ser completamente descarregadas (mesmo assim não convém ir abaixo dos 20 %) e estão desenhadas para as aplicações solares, ou seja, descargas e cargas longas. as baterias de ve também servem já que também são de ciclo profundo.

obrigado pela informação, e já constatei isso porque a que tinha ( dada e descarregada), não consegue carregar! as solares são caríssimas e os euros não chegam! então como podemos armazenar se não queremos pactuar com os grandes "maus da fita" tipo edp e quisermos só para utilização própria?
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

mauri Escreveu:
jmal Escreveu:só agora vi este tópico, vou tentar esclarecer naquilo que poder.

obrigado pela informação, e já constatei isso porque a que tinha ( dada e descarregada), não consegue carregar! as solares são caríssimas e os euros não chegam! então como podemos armazenar se não queremos pactuar com os grandes "maus da fita" tipo edp e quisermos só para utilização própria?
para já a única solução é ficar agarrado a eles e apostar na microgeração, assim rentabilizas o investimento e daqui a uns anos consegues ser auto-suficiente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm

Mensagem por marado »

caro "amigo "jmal, digo isto porque é das pessoas que mais me tem ensinado neste fórum..
se nao se importar dê uma olhada no tópico "regulador de 5a dá para bateria de 74a?" colocado pelo mauri, porque escrevi lá uma mensagem relacionada com isto...

como pode ver, eu estou no mesmo barco que ele.. comprei um painel solar do mesmo tipo e quero aproveitá-lo ao maximo... a bateria que ele trouxe é claramente limitada para qualquer uso mais exigente... mas o painel é "suficientemente potente"....

já ouvi vezes sem conta que as baterias de carro nao sao muito adequadas mas, a propósito do que escrevi no outro tópico.. por 30€ mesmo aproveitando só 20% da carga.. contra 100 € no mínimo para baterias solares...é uma hipótese a considerar para pequenas utilizações.. ou não?
acho tenho de comprar um burro...

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

a minha bateria de carro de 74a, gratuita, voltou a carregar depois das obras que tive no quintal (porque a deixara de carregar pelo motivo exposto): nunca mais foi abaixo.
no entanto, julgo que em vez de ampliar em painéis e baterias, penso comprar outro pack solar, completo, agora mais avançado e vou ter os dois a trabalhar: no caso de um falhar fica o outro a trabalhar e assim penso não ficar descalço!
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

boas.
realmente para solar é melhor as baterias de ciclo profundo! mas eu tenho uma ups kitada com uma bateria de carro de 45amp e até agora nada a relatar, embora não a uso para andar a carregar e descarregar. ela apenas entra em uso quando falha a energia electrica da rede!
eu li algures que as baterias de carros por serem de electrolito liquido têm o problema da estgnação do mesmo, coisa que não ocorre nos veiculos por causa dos solavancos e da dinamica que envolve a deslocação de um veiculo! mas eu também pergunto:
e se forem das seladas que agora se vêem muito? eu prefiro das abertas mas é mania minha!
offtopic:
à dias fui trabalhar de manhã e ao meio dia quando ia por o motor a trabalhar mal deu sinal e depois nada. lá pegou de empurrão... tirei a bateria que tinha na ups e montei-a no carro. curioso, (cuidado!, ácido sulfurico) desmontei a que estava avariada pois tinha lido que grande parte das avarias são devido a:
1-empeno das chapas internas que tocando-se ficam em curto circuito
2-as cargas e descargas causam a fractura e desagregação de pequenos pedaços de chumbo, estes depositam-se no fundo ou nos separadores e a acumulaçao causa curto circuitos
3-velhice ou falta de electrolito causa o enrijamento da camada activa de chumbo da bateria (fatal)
então constatei que a avaria se deu devido á fractura do espigão, que liga o travessão que une as varias chapas, ao borne da bateria. um parafuso resolveu o assunto! resta arranjar algo para impermeabilizar de novo os cortes que fiz e tenho a bateria de novo em funcionamento, embora para aplicações estáticas como está serve perfeitamente!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm

Mensagem por marado »

realmente para solar é melhor as baterias de ciclo profundo! mas eu tenho uma ups kitada com uma bateria de carro de 45amp e até agora nada a relatar, embora não a uso para andar a carregar e descarregar. ela apenas entra em uso quando falha a energia electrica da rede!
eu li algures que as baterias de carros por serem de electrolito liquido têm o problema da estgnação do mesmo, coisa que não ocorre nos veiculos por causa dos solavancos e da dinamica que envolve a deslocação de um veiculo! mas eu também pergunto:
e se forem das seladas que agora se vêem muito? eu prefiro das abertas mas é mania minha!
essa questao do electrólito nao me parece muito grave, porque trabalho numa fabrica de automóveis e as que lá sao montadassao seladas e nao deitam nada fora...

o problema para mim é saber se se aguentam ou nao...porque com os sistemas para carregar as de chumbo gel seladas a carga tem de ser muito lenta ora, carregando só uma pequena como tenho estou a sub aproveitar a energia que o painel me dá..

ou tento por outro controlador para carregar 2 ao mesmo tempo(lentamente) ou entao preciso de uma bateria que se deixe encher de carga ao longo do dia.. e nesse caso a de carro encaixava na perfeiçao..
acho tenho de comprar um burro...

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

a questão não é deitar para fora! é ficar parado! parece que faz mal! há uns carregadores que fazem um ciclo de modo a fazerem bolhinhas quando estão a carregar a bateria e deste modo provocarem o movimento do mesmo! mas como lhe disse a minha da ups não se tem queixado! mas se fosse eu e tivesse as baterias de borla nem pensava duas vezes para experimentar!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

mais uma questão: como as de carro são um pouco perigosas por causa de possiveis curto circuitos ou falta de água, pergunto: é perigoso te-las em casa? ou é preferivel te-las num abrigo ou mesmo em espaço aberto, tipo quintal?
cumprim.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Geral”