vamos intervir

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
francys
Membro
Membro
Registado: quinta set 10, 2009 10:03 am

vamos intervir

Mensagem por francys »

caros colegas do forum online,

esta ultima fase de inscrições na microgeração revelou se herculea e dificil, vemos empresas e projectos a ficarem sistematicamente a ficar para tras, e pessoas e contribuintes honestos a nao terem oportunidades, enquanto isso nada é falado em tempo de eleições... existe um silencio ensurdecedor na tv, revistas, relativamente ao assunto que realmente é a raíz de toda a crise... falamos das politicas no sector da energia e financeira. os politicos reunem se e falam na tv, ninguem comenta as politicas dos sectores que levam mais dinheiro na democracia, a energia e os financeiros. se tivessemos politicas justas havia mais dinheiro para a educação, saude, investidores, segurança, agricultura.

nao defendemos aqui cores politicas... ate porque como sabemos é indiferente... nao queremos troca de cadeiras, queremos verdade e que se aposte nas renovaveis.

segue um manifesto:

solar térmicos: o governo implementou a medida bancária solar térmico, esta medida tinha como bandeira um apoio de cerca de 1.500€ do governo para as famílias, na aquisição dum sistema solar térmico até 350lt. isto foi puro marketing, porque desse valor, 1/3 vai para as marcas que estão no protocolo, 1/3 vai para os bancos e apenas 1/3 vai para o consumidor final (valores aproximados). verificou se imediatamente a seguir um acréscimo no valor pvp dos sistemas. levando à falência muitas pmes que dum dia para o outro, só porque não trabalhavam determinadas marcas ou que não eram favorecidas pelas mesmas, simplesmente deixaram de vender sistemas.
grandes marcas e fábricas de renome internacional ficaram injustamente de fora deste acordo – ao contrário do que diz qualquer manual de economia sobre a livre concorrência.

conclusões: esta medida teve apenas positivo a massificação das energias renováveis, e como negativo, distorção da concorrência livre através do favorecimento directo de um grupo restrito de 2/3 marcas. o estado na medida inicialmente proposta irresponsavelmente adopta uma posição de anti-concorrencia que prejudica – todas as outras marcas (mesmo as que entraram depois), as pme’s que asseguram o acompanhamento do cliente, os contribuintes que andam a pagar estas decisões, enriquecendo assim os bancos e as marcas iniciais, ficando o contribuinte e as pme’s prejudicados.

microgeração: o governo implementou através do dec lei 363/2007 a iniciativa renováveis na hora, através dum sistema de registo de microprodução – srm, que está no site www.renovaveisnahora.pt. falamos do problema técnico que reside em inscrever as pessoas no dia de abertura, onde os servidores do srm lidam com cerca de 6.000 pessoas a tentar ocupar o lugar de 800 vagas. isto são valores que irão certamente subir em 2010, dado que obviamente muita gente não se consegue inscrever, e cada vez mais gente estará interessada na inscrição.

as empresas que foram criadas a pensar exclusivamente no mercado da microgeração só tem a falência como solução para o futuro.

conclusões: a medida da microgeração foi inicialmente uma ideia correcta, mas mais uma vez não vai favorecer quem devia, os contribuintes e as pme’s.

projectos inseridos no qren: falando de projectos do qren, há actualmente uma taxa de execução certamente inferior a 10%, havendo inclusive inúmeros casos de jovens que se iniciam em projectos onde trabalham para cumprir os prazos e vem que a resposta ou parecer publico se atrasa sistematicamente acumulando incumprimentos.

conclusão geral: as grandes empresas da banca e da energia vêem os seus lucros multiplicarem-se. os bancos aumentam de mês para mês os seus lucros, a edp investe no brazil o que ganha em portugal – e ainda quer ganhar mais!! apenas um restrito numero de empresas tem o know how e os contactos para avançar com projectos de centrais de produção de energia, ninguém sabe quando há concursos a não ser com 15 dias de antecendencia – um dossier duma central fotovoltaica demora pelo menos um ano a ser preparado… e custa valores avultados… como é possível uns saberem onde vai ser aberto concurso publico, e outros não!?!?

vamos acabar com esta palhaçada, estamos em eleicoes, vamos a radio, a televisao, a manifestacoes, o contribuinte e os empresarios portugueses querem a transparencia:

sistema de 4 medidas:
? abrir a microgeração a toda a gente sem limite, como nos solar-térmicos sendo dado um parecer de viabilidade através de critérios da qualidade da energia - faszer a medida durante um ano e apois isso fazer um debate sobre os pros e contras com o resultados (impacto ambiental, financeiro, mercados, técnico, qualidade da energia, viabilidade economico-financeira, tecnico-tecnologica e sobretudo ambiental e bem estar.
? todos os concursos a centrais de produção de energia serem do tipo autopropostos, e ser dado um ano para avaliação de contra propostas - como eram há uns anos.
? em vez das famílias apenas receberem os 500€ e os restantes 1.000€ que vem do bolso dos contribuintes irem para a banca e marcas, o estado injecta directamente no consumidor final 1.500€ por família.
? é urgente acabar com o monopólio da edp, liberalizar o mercado da electricidade na pratica.

estamos em tempos de crise, contudo os bancos aumentam lucros, os grandes das energia lucram, investindo la fora o que ganham em portugal (exemplo da edp no brazil).

vamos falar sobre o que interessa e aproveitamos as eleições para o fazer.

sugiro à administração a convocação de uma convençao/evento para falar disto e sensibilizar a opiniao publica, com a participação da tvi, sic e rtp1, bem como correio da manha, expresso, visão e radios, vamos nos orgulhar de portugal, somos portgueses queremos o melhor para todos.

obrigado colegas

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: vamos intervir

Mensagem por serges »

olá

depois de uma leitura atenta percebo as frustrações mas não está a ser demasiado radical...

mas concordo que devia dar a conhecer esta situação!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
francys
Membro
Membro
Registado: quinta set 10, 2009 10:03 am

Mensagem por francys »

serges Escreveu:olá

depois de uma leitura atenta percebo as frustrações mas não está a ser demasiado radical...

mas concordo que devia dar a conhecer esta situação!
ok embora tendo sido um pouco radical e até mesmo um desabafo, nao deixa de ter razao, contudo e resumindo:

nao faria mal nenhum sensibilizar a opiniao publica... em tempos de eleições é estranho o silencio sobre estas questoes... é importante contudo equilibrio nos argumentos e bom senso.

seria interessante que os politicos respondessem a estas questões:

-> porque a microgeração está tao limitada (quando a procura é 10x superior a possibilidade de inscrições, dando uma falsa sensação de mercado as empresas do sector)?
-> porque é que no solar termico nao se deu apoio apenas a quem mais precisa o consumidor final/contribuinte - e se passou uma mensagem que nao corresponde a verdade (as familias nao recebem 1.500€ relativamente ao que estava anteriormente em vigor)?
-> porque é que o sistema de licenciamento de projectos de centrais eolicas, fotovoltaicas, etc da cerca de 15 dias, para apresentar propostas em concursos à dge que levam pelo menos 1 ano a ser estudadas?
-> quais sao os criterios de ordenamento de territorio subjacentes a instalação de centrais de energias renovaveis? os estudos de impacte efectuados a nivel nacional que revestem os criterios sao feitos por quem e são idoneos?
-> porque é que os jovens agricultores no ambito do qren nao tem a resposta prometida pela entidade publica no prazo estipulado?
-> porque é que o mercado de electricidade nao esta na pratica liberalizado(apenas formal) e é um monopolio ao contrario do defendido por qualquer dos manuais economicos?

estamos num forum e realmente acho que temos estas perguntas que gostariamos de ver
respondidas

obrigado colegas

mcsc
Membro
Membro
Registado: sexta set 26, 2008 9:09 pm

Mensagem por mcsc »

caro colega francys

conte comigo

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

[quote="estamos num forum e realmente acho que temos estas perguntas que gostariamos de ver
respondidas

obrigado colegas[/quote]

também acho, e não vamos conseguir saber enquanto houver grandes "grupos económicos" a quem não interesse a evolução. por isso, quem ganha nas eleições há que colocar lá "gestores" desses partidos a defenderem esses interesses.
eu bem gostaria de me inscrever como micro-produtor, mas além da dificuldade de inscrição verifico também que não consigo no mercado o que pretendo para me auto-abastecer!
estou de acordo com tudo o que aqui se disse, mas vejam e façam a vossa crítica: no mercado procuro produtos, lâmpadas económicas e de leds e não existem (é o que me dizem); eu ponho dúvidas aqui no site que também não têm resposta...(só um desabafo!) e continuo a dizer, mesmo novato nestas coisas de energias e sem perceber nada estou querendo saber e fazer a minha própria micro produção...(até quando?).
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

boas

caro francys

em parte concordo contigo, só que acho que estás a ser um pouco radical e tens bastantes incorreções, com isto não estou a dizer que concordo com este governo, nem pouco mais ou menos com as atitudes que está a tomar em relação as energias alternativas.
quanto ao qas os valores não são bem como dizes porque se comprares um painel da norquente (è o que comprei) o que paguei não chegou aos 600€.
as pequenas empresas não vão vender agora, mas daqui a 6 anos ou menos, vão ter muitos mais clientes para fazerem manutenção do que têm agora ou se não houvesse este incentivo, porque se perguntares aqui no forum dos que compraram, quantos é que comprariam um aqs por 3.000€ , eu não o compraria nem por 1.500€.
quanto a não estarem todas as marcas acho bem que se faça uma triagem para que haja um minimo de qualidade e garantia, para que não apareçam agora empresas a importar paineis e daqui a 6 meses essas empresas desaparecem e depois o cliente reclama a quem!? estão 35 marcas neste momento, as outras não entram porque não querem, ou não têm qualidade.
em relação aos bancos penso que tens razão, este projecto tem mais a haver com a possibilidade dos bancos fazerem emprestimos e ganharem mais uns cobres do que os bons olhos dos portugueses e a camada de ozono.
a microgeração se fores ver as estatisticas dos que se inscrevem mais de metade não instala os paineis, (há mais olhos do que barriga), o que se deveria fazer era pagar-se a inscrição antes de a fazer e mesmo assim há bastantes que agora pagam e deixam passar o prazo de instalação e não o fazem.
estão a prejudicar quem realmente está interessado.
penso que da maneira como está a ser gerido a inscrição é uma verdadeira mafiosise.(assinei a petição), a empresa a quem adjudiquei a microgeração conseguiu fazer a inscrição apesar de não me dar a certeza de o conseguir fazer e é uma pequena empresa.
deveriam aceitar as inscrições durante todo o ano e conforme se fosse esgotando os prazos de montagem iam entrando por ordem de inscrição até atingirem os mw disponiveis.
o qren não tenho bases para poder falar excepto aquilo que leio.
na edp a finalidade final como de qualquer pequena empresa é o lucro, agora se aplica os lucros no brasil (o que não é 100% certo) porque quem está a investir no brasil é a edp renovaveis e esta tem como um dos acionistas a edp aì perguntava o que temos nós a haver que um pequeno empresário que com os lucros da sua empresa compre um ferrari?!
tens casos aqui que instaladores estão a pedir 350€ para fazer uma estrutura no telhado para o suporte do pailnel de aqs, isto é que eu chamo um roubo.
quanto á liberalização do mercado electrico tambem estou de acordo, se for para melhoria do fornecimento e de preço.
já agora aproveiro para te informar e a quem ler este poste que há uma petição contra a forma como estão a correr os registos da microgeração, mas não o encontro, se o encontrar posto aqui.

mcsc
Membro
Membro
Registado: sexta set 26, 2008 9:09 pm

Mensagem por mcsc »

caro alexjp4

quantas pme's acha que vão conseguir aguentar-se durante 6 anos à espera das manutenções dos equipamentos que agora são instalados?

quanto às marcas não conseguirem entrar no projecto de incentivo do estado por não terem qualidade, tem a certeza que é essa a razão principal? se fosse esse o motivo...

cumps

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

mcsc Escreveu:caro alexjp4

quantas pme's acha que vão conseguir aguentar-se durante 6 anos à espera das manutenções dos equipamentos que agora são instalados?

quanto às marcas não conseguirem entrar no projecto de incentivo do estado por não terem qualidade, tem a certeza que é essa a razão principal? se fosse esse o motivo...

cumps
boas

não faço a minima ideia, agora qualquer pme tem a possibilidade de explorar outros ramos de negócio porque tambem não estou a ver uma pme viver só de instalações de paineis de aqs em portugal.
eu coloquei uma das hipoteses a qualidade, agora se é a principal não sei mas basta haver outra para eles não entrarem se vires já houve marcas que entraram e que depois sairam, porquê? não sei!.
mas se sabes posta aí!
que é para a gente saber, não é só dizer mal e ficamos todos na mesma.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”