...depois o vento, em determinadas condiçoes, nao ajuda mesmo nada - perguntem aos incendiários!!! depois os bombeiros chegam sempre .... quando nao são mais precisos - tipico!!!
ah , e sim, penso que as gondolas deviam ter sistemas de segurança (extinção de incendio automatico) de prevenção...
dá impressão que o controle de inclinação das pás não funcionou em vento forte.
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: quinta out 01, 2009 6:14 pm
por Bluesky
eu chamo-lhe simplesmente de colapso estrutural.
agora.... e se tivermos um aerogerador com sistemas de segurança (travagem) e no entanto ele aparecer com um colapso estrutural grave, nao existir provas de colapso com passaros, morcegos, aviões, helicopteros, com testemunhas visuais a dizer sem margem para duvidas que foi um objecto voador nao identificado, "esferas luminosas", mas comummente designado por ovni, e agora? isso sim, é verdadeiramente fantástico...
nao, nao me estou a rir.... e sim, a terçeira pá desapareçeu, evaporou-se no ar fino...
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: quinta out 01, 2009 6:25 pm
por hmma
um prejuizo do catano, é o que é... não só pelo equipamento como pelo tempo que está parado sem produzir electrões.
já ouviram falar de incêndios em centrais térmicas, ou em centrais nucleares? não ouviram, pois não... pois, são tudo tecnologias muito mais seguras
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: quinta out 01, 2009 6:32 pm
por Bluesky
falso, se investisses uma fracçao do dinheiro que investes em segurança nas centrais nucleares em aerogeradores, então todos os aerogeradores eram seguríssimos. e nao deixam residuos nucleares, isso entra no calculo da dita "segurança"?
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: sexta out 02, 2009 7:26 am
por HLopes
só perguntei porque não vi aparecer em nenhum noticiário, não li em nenhum jornal, o que é estranho, pois no mesmo dia (ou dias depois, não tenho a certeza) arderam 4 pneus em braga que apareceram em tudo o que é jornal e noticiário...
bluesky, acho que o aerogerador do video é mesmo o aerogerador da notícia...
e as centrais nucleares não são para aqui chamadas, há uma secção do fórum para esses assuntos... e acreditem que deu trabalho convencer estes eólicómanos (sem ofensa, pessoal... também tenho as minhas... ) que o nuclear, no caso português ( e noutros tantos ), é efectivamente uma energia alternativa. que se existisse e mandasse um peido que fosse, eu gostaria de saber... mas se uma turbina arde e eu que sou um gajo que devora tudo o que é jornal/revista/frasco de champô/etc não encontro nada sobre o assunto.... dá que pensar.
só achei estranho não ter visto esta notícia em nenhum dos locais convencionais... em plena campanha eleitoral... acho que é óbvio quem é que ficava mal na fotografia... anfim, estranho, to say the least...
a mim parece-me acordo de "cavalheiros", o que não é bom numa sociedade que se quer informada... ou medo de represálias, idem... campanhas obscuras/foscas.... por aí.
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: sexta out 02, 2009 2:00 pm
por ondaverde
é normal haver sempre parcialidade e tendencialismo, os adeptos das energias renováveis tb são humanos.
no google aparece va´rios relatos.
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: sexta out 02, 2009 2:40 pm
por mauri
bluesky Escreveu:eu chamo-lhe simplesmente de colapso estrutural.
agora.... e se tivermos um aerogerador com sistemas de segurança (travagem) e no entanto ele aparecer com um colapso estrutural grave, nao existir provas de colapso com passaros, morcegos, aviões, helicopteros, com testemunhas visuais a dizer sem margem para duvidas que foi um objecto voador nao identificado, "esferas luminosas", mas comummente designado por ovni, e agora? isso sim, é verdadeiramente fantástico...
não falando dos mal intencionados e invejosos que tudo fazem para prejudicar e não estou a falar só no caso das eólicas mas sim dos painéis solares que são são um alvo fácil para os atiradores de pedras como se fazia aos postes de candeeiros ou de electricidade!
claro que os prejuízos são enormes.
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: sexta out 02, 2009 3:30 pm
por hmma
bluesky Escreveu:falso, se investisses uma fracçao do dinheiro que investes em segurança nas centrais nucleares em aerogeradores, então todos os aerogeradores eram seguríssimos. e nao deixam residuos nucleares, isso entra no calculo da dita "segurança"?
nota-se que não apreciaste a minha ironia...
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: quarta out 07, 2009 1:33 am
por HLopes
em português inglesado:
estão a perder o ponto aqui...
o que acho relevante é que uma turbina éolica arde e não aparece nos jornais convencionais. não é a questão de serem ou deixarem de ser fiáveis, até porque à partida são tão fiáveis como o vento. já estava a par dos perigos das eólicas, desde que ouvi falar do incêndio na austrália que foi despoletado por uma e que despachou uns hectares.
como referi anteriormente, nessa semana alguém pôs a arder 4 pneus em braga que queimaram uma porta e vi em todos os jornais.. das 8, no primeira página, no da sic,tvi,tvi noticias, and so on. 200€ de estragos e é suficiente para aparecer em pelo -4 noticiários e 2 jornais de tiragem diária.
quanto á turbina, só o vi num jornal comunitário (2.0, vamos lá) e num blog. mais tarde apareceu no jn, uma cópia do jornal comunitário (cidadão repórter). 2 milhões de euros não são prejuízos relevantes em termos noticiosos? ou não convinha, em plena(s) campanha(s) eleitoral(ais), ao partido dominante?
creio que enquanto cidadão tenho direito a saber se 2 milhões de investimentos fortemente subsídiados pelo grande público (bons ou maus, not the point) foram pró galheiro.
é um bocado como os pelamis. mas esses ainda aparecem notícias volta e meia a explicar como a coisa está torta.
e perguntei aqui para saber se alguém viu alguma notícia em algum telejornal, jornal, frasco de champô ou assim, que eu não sou omnividente.
é isso que pergunto: alguém ouviu falar deste incêndio específico na tv / jornais / outro?
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: quarta out 07, 2009 8:56 am
por ondaverde
não, não tinha tomado conhecimento em nenhum dos órgãos/meios informativos do incêndio do aerogerador.
parece que os pelamis estão parados á quase um ano não é ??
– normal, querem pôr uma máquina parecida com um comboio sob a água…
- a próxima versão deve ser mais tvg. o formato de bóia parece ser mais resistente, mas não sou cientista.
- estes milhões mal gastos são para se juntar aos restantes trilhões…
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: quinta out 08, 2009 10:42 am
por hmma
realmente hlopes, parece que houve aqui algum "abafar" da coisa... bem visto! eu tb só tive conhecimento aqui pelo fórum...
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: quinta out 08, 2009 10:48 am
por jmal
se esse foi "abafado" até acredito que sim, mas já agora, alguma noticia sobre acidentes em centrais, sejam elas quais forem aparecem nos jornais, tal como outros assuntos de grande importância ???? não é um caso isolado...
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: quinta out 08, 2009 4:15 pm
por HLopes
jmal, se sabes de algum desses casos, feel free para o botares aqui....
só falei neste porque este apanhei-o, muito refundido, mas apanhei....
Re: Alguém ouviu falar?
Enviado: quinta out 08, 2009 4:27 pm
por jmal
sei do que ardeu aqui na zona e vi ao vivo e a cores, mas foi divulgado.
então o brasil já fez o pleno... todas as suas centrais nucleares tiveram problemas.
é claro que foram problemas enormes, dado que
em angra i:
"de acordo com o chefe da usina angra i, joão carlos bastos, o líquido vazado é radioativo, mas ficou contido nas instalações da usina e "não houve nenhum problema com os empregados, a população, ou o meio ambiente", afirmou bastos."
em angra ii:
"segundo a eletronuclear, o vazamento ocorreu no dia 15 dentro de uma câmara de descontaminação e ficou restrito à área controlada da usina. a reportagem é de cláudia schüffner e publicada pelo jornal valor, 27-5-2009.
o incidente provocou contaminação leve nas roupas, pantufas, mãos e rostos de quatro funcionários, segundo o relatório de atividades do serviço de inspeção da cnen em angra ao qual o valor teve acesso.
três funcionários foram levados para o centro de medicina das radiações ionisantes (crmi), onde passaram por um processo de descontaminação. a cnen informou, em nota, que os quatro trabalhadores “foram contaminados em níveis abaixo de 0,1% dos limites estabelecidos em norma para os trabalhadores”."
mas agradecia que se quiserem falar (bem ou mal) do nuclear, o façam no local apropriado.
este tópico é sobre acidentes com turbinas éolicas.