Anemómetro Caseiro com Célula de Impressora
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta set 30, 2009 12:52 am
Anemómetro Caseiro com Célula de Impressora
olá a todos,
apesar de já existirem aqui vários tópicos sobre anemómetros, resolvi criar mais um para ilustrar a utilização de uma fotocélula de infravermelhos retirada de uma impressora. aqui vai:
materiais utilizados:
haste de suporte: tubo de alumínio
veio: mini varão de aço inóx (não me lembro de onde o retirei)
suporte do veio: fazia parte de um pequeno motor eléctrico, ao qual retirei o rotor e o estator.
tem umas chumaceiras em bronze onde o aço do veio desliza com muita facilidade.
campânulas: são em chapa metálica. provêm de umas tampas de saleiros que cortei para aproveitar apenas a parte semi-esférica.
centro das campânulas: uma peça em plástico que retirei de uma bugiganga qualquer de 1€ (bazar chinês, esse manancial inesgotável de tralha!).
eis o aspecto inicial:
apesar de já existirem aqui vários tópicos sobre anemómetros, resolvi criar mais um para ilustrar a utilização de uma fotocélula de infravermelhos retirada de uma impressora. aqui vai:
materiais utilizados:
haste de suporte: tubo de alumínio
veio: mini varão de aço inóx (não me lembro de onde o retirei)
suporte do veio: fazia parte de um pequeno motor eléctrico, ao qual retirei o rotor e o estator.
tem umas chumaceiras em bronze onde o aço do veio desliza com muita facilidade.
campânulas: são em chapa metálica. provêm de umas tampas de saleiros que cortei para aproveitar apenas a parte semi-esférica.
centro das campânulas: uma peça em plástico que retirei de uma bugiganga qualquer de 1€ (bazar chinês, esse manancial inesgotável de tralha!).
eis o aspecto inicial:
- Anexos
-
- Foto Inicial
- PIC1.jpg (31.1 KiB) Visto 10325 vezes
-
Autor do tópico - Membro
Colocação da Fotocélula
após ter todos os elementos colocados, verifiquei que o anemómetro rodava com muita facilidade. bastava um pequeno sopro para ficar a rodar durante alguns segundos.
foi então a altura de aplicar a fotocélula junto ao eixo.
a fotocélula foi retirada de uma impressora e é na realidade constituída por um led emissor de infravermelhos (de um lado do sensor) e um foto detector (localizado no lado oposto do sensor).
o funcionamento da fotocélula baseia-se no seguinte:
quando o espaço entre o led emissor e o foto detector está bloqueado por algum objecto o foto detector não receber radiação ir e apresenta uma resistência eléctrica muito elevada. quando o espaço entre ambos está livre, a radiação ir atinge o foto detector e este baixa a sua resistência eléctrica consideravelmente.
eis o aspecto da fotocélula aplicada no anemómetro:
foi então a altura de aplicar a fotocélula junto ao eixo.
a fotocélula foi retirada de uma impressora e é na realidade constituída por um led emissor de infravermelhos (de um lado do sensor) e um foto detector (localizado no lado oposto do sensor).
o funcionamento da fotocélula baseia-se no seguinte:
quando o espaço entre o led emissor e o foto detector está bloqueado por algum objecto o foto detector não receber radiação ir e apresenta uma resistência eléctrica muito elevada. quando o espaço entre ambos está livre, a radiação ir atinge o foto detector e este baixa a sua resistência eléctrica consideravelmente.
eis o aspecto da fotocélula aplicada no anemómetro:
- Anexos
-
- Aspecto do veio no suporte
- Pic2.jpg (60.57 KiB) Visto 10323 vezes
-
- A Fotocélula colada ao suporte
- Pic3.jpg (40 KiB) Visto 10323 vezes
-
- Pormenor da Fotocélula
- Pic4.jpg (109.87 KiB) Visto 10323 vezes
-
Autor do tópico - Membro
Colocação de um marcador de voltas
após ter colocado a fotocélula, foi a vez de fixar ao veio uma peça plástica com uma indentação de modo a que em cada volta do eixo o percurso óptico da fotocélula ficasse temporariamente desobstruído.
pode-se utilizar mais do que uma indentação, mas depois há que ter em conta que haverá mais que um impulso por volta.
não tenho imagem a ilustrar, mas é obviamente necessário cobrir esta parte inferior do anemómetro com uma tampa opaca para que a luz do dia não interfira com as medições. irá também proteger da chuva.
pode-se utilizar mais do que uma indentação, mas depois há que ter em conta que haverá mais que um impulso por volta.
não tenho imagem a ilustrar, mas é obviamente necessário cobrir esta parte inferior do anemómetro com uma tampa opaca para que a luz do dia não interfira com as medições. irá também proteger da chuva.
- Anexos
-
- Aspecto da peça indentada (marcador de voltas)
- Pic5.jpg (46.79 KiB) Visto 10321 vezes
-
- Pormenor do Marcador de Voltas
- Pic6.jpg (127.78 KiB) Visto 10321 vezes
Última edição por Elias_NP em sábado out 24, 2009 1:43 am, editado 1 vez no total.
-
Autor do tópico - Membro
Ligação ao circuito
o passo seguinte foi criar um pequeno circuito que alimenta a fotocélula, mais propriamente o diodo emissor e simultaneamente amplifica o sinal gerado no fotodetector.
após algumas medições utilizei uma fonte de 5volt e alimentei o led com 10miliamperes. para a ampliação do sinal utilizei um transistor pnp banal respeitando as correntes máximas mencionados nas especificações do mesmo.
neste momento não tenho digitalizado o esquema do circuito que utilizei. oportunamente o postarei aqui.
o resultado deste pequeno circuito é uma onda quadrada com um pico de cada vez que o anemómetro dá uma volta (e que a indentação passa no percurso óptico da fotocélula). o mesmo é dizer que por cada volta é gerado um impulso eléctrico pelo circuito.
bastou pois ligar o multímetro na função rpm para poder obter uma leitura.
chamo a atenção para o facto das unidades estarem em kilo rotações por minuto, krpm.
após algumas medições utilizei uma fonte de 5volt e alimentei o led com 10miliamperes. para a ampliação do sinal utilizei um transistor pnp banal respeitando as correntes máximas mencionados nas especificações do mesmo.
neste momento não tenho digitalizado o esquema do circuito que utilizei. oportunamente o postarei aqui.
o resultado deste pequeno circuito é uma onda quadrada com um pico de cada vez que o anemómetro dá uma volta (e que a indentação passa no percurso óptico da fotocélula). o mesmo é dizer que por cada volta é gerado um impulso eléctrico pelo circuito.
bastou pois ligar o multímetro na função rpm para poder obter uma leitura.
chamo a atenção para o facto das unidades estarem em kilo rotações por minuto, krpm.
- Anexos
-
- Aspecto do circuito electrónico.
- Pic7.jpg (92.02 KiB) Visto 10321 vezes
-
- Pormenor do Multímetro a ler as RPMs .
- Pic8.jpg (59.32 KiB) Visto 10321 vezes
-
Autor do tópico - Membro
Registo das medições por RS232
o objectivo deste projecto é monitorizar a velocidade do vento, sendo que para isso é necessário registar periodicamente as medições obtidas.
neste caso essa tarefa é fácil pois o multímetro traz software de ligação ao pc, ligando através de rs232.
por sua vez o software também permite exportar os dados registados para folhas de cálculo onde podem ser trabalhados.
em baixo seguem imagens das medições obtidas após ter colocado o anemómetro no telhado do prédio (moro no último andar).
ps: espero que os vizinhos não notem, senão ainda vou ter problemas na próxima reunião de condomínio, hehehe.
neste caso essa tarefa é fácil pois o multímetro traz software de ligação ao pc, ligando através de rs232.
por sua vez o software também permite exportar os dados registados para folhas de cálculo onde podem ser trabalhados.
em baixo seguem imagens das medições obtidas após ter colocado o anemómetro no telhado do prédio (moro no último andar).
ps: espero que os vizinhos não notem, senão ainda vou ter problemas na próxima reunião de condomínio, hehehe.
- Anexos
-
- Software do Multímetro
- pic9.jpg (82.15 KiB) Visto 10320 vezes
-
- Tratamento dos dados em Folha de Cálculo
- Pic10.jpg (92.58 KiB) Visto 10320 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm
Re: Anemómetro Caseiro com Célula de Impressora
olá, elias_np.
acho que se essa máquina estiver calibrada irá fazer um jeitão a muita gente interessada no assunto.
é sembre bom encontrar na net quem faz algo interessante. parabéns!!!
acho que se essa máquina estiver calibrada irá fazer um jeitão a muita gente interessada no assunto.
é sembre bom encontrar na net quem faz algo interessante. parabéns!!!
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
parabéns pela ideia e pelo desenvolvimento, muito bom.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: Registo das medições por RS232
elias_np Escreveu:o objectivo deste projecto é monitorizar a velocidade do vento,
pergunta: e electricidade? não se podia adaptar? esta pergunta é de quem não percebe nada do assunto!
[quote
ps: espero que os vizinhos não notem, senão ainda vou ter problemas na próxima reunião de condomínio, hehehe. [/quote]
aqui não te safavas! nem ao telhado podias ir!
parabéns pelo trabalho realizado! sempre em frente!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
tb te dou os meus parabens, , pois é de uma utilidade enorme, só falta agora converter, as rpm por ex. para velocidade, por intermédio de uma escala, se estiveres interessado na velocidade do vento, e para isso é so te deslocares ao instituto de meteorologia da tua zona e pedires para te darem uma ajuda.
tá se bem.
tá se bem.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
parabens, gostei bastante da ideia da fotocélula...
uma coisa interessante era alguém desenvolver um esquema para podermos ligar o anemómetro ao pc para podermos registar os valores!!
uma coisa interessante era alguém desenvolver um esquema para podermos ligar o anemómetro ao pc para podermos registar os valores!!
-
Autor do tópico - Membro
estou a trabalhar neste momento na ligação ao pc. foi difícil arranjar uma maneira de medir os impulsos facilmente a partir do pc. eu queria utilizar o número mínimo de componentes e trabalhar mais em programação onde estou mais à vontade. assim decidi utilizar a velhinha porta de série. de forma muito resumida posso adiantar que o sistema funciona da seguinte forma:xpto Escreveu:parabens, gostei bastante da ideia da fotocélula...
1 - de cada vez que o anemómetro dá uma volta, o foto receptor baixa a sua resistência relativamente ao comum
2. - com isto polarizo um transistor pnp de modo a que ele passa a fazer o papel de um relé em electrónica de estado sólido. (fecha momentaneamente o circuito em cada volta do anemómetro).
3 - na porta de série ligo o pino de saída (tx) e o pino de chegada (rx) de modo a que o transistor fica no meio, e de cada vez que é polarizado os pinos tx e rx ficam ligados directamente (circuito fechado).
4 - software: estou a programar em visual basic. o truque consiste em estar constantemente a enviar uma mensagem (string) para a porta de série.
se o circuito está aberto a string não consegue passar para o pino de recepção. mas, quando o transístor por acção do anemómetro fecha o circuito, a string é recebida.
5- o programa mede os milissegundos que passam entre a chegada de duas strings e calcula as rpms.
parece fácil mas há muitos detalhes a resolver na programação.
hoje, após ter passado alguns dias a escrever o programa e ter montado um circuito provisório, já deu para fazer alguns testes e a coisa funciona muito bem.
agora resta-me passar o circuito a definitivo (pcb) e terminar o programa de modo a que apresente a medição instantânea no monitor e que crie um ficheiro com as medições efectuadas ao longo do tempo.
vou usar um pc portátil velhinho para o qual já não tenho outra utilidade mas que permite correr o programa perfeitamente.
quando terminar estes passos volto a informar e a carregar umas fotos.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
porque não usas a porta paralela, é bem mais simples, tens entradas e saídas digitais, e é simples de programar.elias_np Escreveu:estou a trabalhar neste momento na ligação ao pc. foi difícil arranjar uma maneira de medir os impulsos facilmente a partir do pc. eu queria utilizar o número mínimo de componentes e trabalhar mais em programação onde estou mais à vontade. assim decidi utilizar a velhinha porta de série. de forma muito resumida posso adiantar que o sistema funciona da seguinte forma:xpto Escreveu:parabens, gostei bastante da ideia da fotocélula...
1 - de cada vez que o anemómetro dá uma volta, o foto receptor baixa a sua resistência relativamente ao comum
2. - com isto polarizo um transistor pnp de modo a que ele passa a fazer o papel de um relé em electrónica de estado sólido. (fecha momentaneamente o circuito em cada volta do anemómetro).
3 - na porta de série ligo o pino de saída (tx) e o pino de chegada (rx) de modo a que o transistor fica no meio, e de cada vez que é polarizado os pinos tx e rx ficam ligados directamente (circuito fechado).
4 - software: estou a programar em visual basic. o truque consiste em estar constantemente a enviar uma mensagem (string) para a porta de série.
se o circuito está aberto a string não consegue passar para o pino de recepção. mas, quando o transístor por acção do anemómetro fecha o circuito, a string é recebida.
5- o programa mede os milissegundos que passam entre a chegada de duas strings e calcula as rpms.
parece fácil mas há muitos detalhes a resolver na programação.
hoje, após ter passado alguns dias a escrever o programa e ter montado um circuito provisório, já deu para fazer alguns testes e a coisa funciona muito bem.
agora resta-me passar o circuito a definitivo (pcb) e terminar o programa de modo a que apresente a medição instantânea no monitor e que crie um ficheiro com as medições efectuadas ao longo do tempo.
vou usar um pc portátil velhinho para o qual já não tenho outra utilidade mas que permite correr o programa perfeitamente.
quando terminar estes passos volto a informar e a carregar umas fotos.
Cumps Inovadores
-
Autor do tópico - Membro
em baixo deixo o esquema do circuito de ligação entre o anemómetro e o pc.
o circuito é alimentado por uma fonte externa a 5 volts e o funcionamento é muito simples.
basicamente quando a fotocélula tem o percurso óptico obstruído o transístor está em corte . caso contrário está em curto.
já está em funcionamento há 2 semanas e até agora tem funcionado bastante bem e de forma exacta.
o circuito é alimentado por uma fonte externa a 5 volts e o funcionamento é muito simples.
basicamente quando a fotocélula tem o percurso óptico obstruído o transístor está em corte . caso contrário está em curto.
já está em funcionamento há 2 semanas e até agora tem funcionado bastante bem e de forma exacta.
- Anexos
-
- Circuito de ligação do anemómetro ao PC
- Copy of Circuito anemómetro2.jpg (113.81 KiB) Visto 9942 vezes
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
há qualquer coisa de errado no teu circuito. não faz sentido estar a ligar o pino 2 da porta série à massa. de onde vêm os 5v que alimentam o sensor?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
Autor do tópico - Membro
njay Escreveu:há qualquer coisa de errado no teu circuito. não faz sentido estar a ligar o pino 2 da porta série à massa. de onde vêm os 5v que alimentam o sensor?
o circuito não está errado! se ler o texto que antecede o diagrama do circuito verá que refiro que o mesmo é alimentado por uma fonte de alimentação externa (transformador, pilha, etc.) para esta utilização não é possível retirar energia da própria porta. eu tentei várias hipóteses mas todas interferem com a leitura que se obtém.
deverá ainda haver a possibilidade de se retirar os 5volt de uma porta usb, mas não testei esta hipótese.
em relação à ligação de um dos pinos à massa: a polarização que utilizei para o transistor implica que ele ou está em condução ou em corte, logo está a funcionar como um relé. a função deste "relé" é fazer com que os pinos 2 e 3 fiquem em circuito fechado de cada vez que o anemómetro complete uma volta. para isso um dos pinos tem de ligar ao colector e outro ao emissor, simples. a resistência r4 serve apenas para garantir que não se ultrapasse a corrente máxima no trasistor (ice máx).
como disse, o circuito está actualmente em funcionamento e reproduz valores de rpm correctos, pois em paralelo estou a verificar resultados como a função do meu multímetro. está a funcionar initerruptamente há várias semanas sem problemas.
brevemente postarei o executável do programa de recepção e tratamento de dados.
-
- Membro
- Registado: terça dez 15, 2009 8:43 pm
ola elias, parabens pela bela iniciativa, desejo colaborar com algumas sujestões: 1 - substituir a celula por um "red" (interruptor encapsulado em vidro acionado por imã). 2 - fazer a interface com o computador atravez de uma placa controladora usb (stargate 864). um abraço.
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm
bom dia.
atenção: o pino gnd das portas rs232 (db9) é o 5.
eu jamais aconselharia que deixasse um cabo de dados presunívelmente longo sem uma boa ligação à caixa do pc (terra) ficando sujeito a tudo quanto são preturbações eléctricas, que se chegarem a determinado nível lhe "matarão" a uart do pc!!!
de facto, também acho mais fácil usar uma das entradas da porta lpt do pc (hoje em dia até sem uso, na maior parte dos casos) e desenvolver um programa em vbasic que conte os pulsos recebidos em determinado tempo prédefinido no timer do vb. assim fica fácil de ajustar essse intervalo de tempo que tem a precisão de 1 milisegundo, ás características físicas do anemómetro.
a porta lpt é mais vocacionada a in/out no barramento, e a porta rs232 a strings a velocidades bem definidas. complicaria muito usar a última. o componente mscomm do vb estaria fora de questão.
então fica muito simples fazer um programinha em vb com instrumentos virtuais para indicação em tempo real, e até evoluir também para registo gráfico temporal pra impressão em papel.
uma outra vantagem da porta lpt(pré-definida como ecp/epp na bios do pc) onde entradas disponíveis não faltarão, seria a da indicação da direção do vento, o que em termos físicos é tão fácil de fazer quanto o anemómetro.
mãos à obra e bom trabalho!
atenção: o pino gnd das portas rs232 (db9) é o 5.
eu jamais aconselharia que deixasse um cabo de dados presunívelmente longo sem uma boa ligação à caixa do pc (terra) ficando sujeito a tudo quanto são preturbações eléctricas, que se chegarem a determinado nível lhe "matarão" a uart do pc!!!
de facto, também acho mais fácil usar uma das entradas da porta lpt do pc (hoje em dia até sem uso, na maior parte dos casos) e desenvolver um programa em vbasic que conte os pulsos recebidos em determinado tempo prédefinido no timer do vb. assim fica fácil de ajustar essse intervalo de tempo que tem a precisão de 1 milisegundo, ás características físicas do anemómetro.
a porta lpt é mais vocacionada a in/out no barramento, e a porta rs232 a strings a velocidades bem definidas. complicaria muito usar a última. o componente mscomm do vb estaria fora de questão.
então fica muito simples fazer um programinha em vb com instrumentos virtuais para indicação em tempo real, e até evoluir também para registo gráfico temporal pra impressão em papel.
uma outra vantagem da porta lpt(pré-definida como ecp/epp na bios do pc) onde entradas disponíveis não faltarão, seria a da indicação da direção do vento, o que em termos físicos é tão fácil de fazer quanto o anemómetro.
mãos à obra e bom trabalho!
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
estive a ver este projecto e eu não entendo mesmo onde se liga a dita energia de 5v eu não entendo mesmo, pois eu estou a pensar construir um anemómetro do género mas com peça de um rato dos mais antigos que tem praticamente tudo o que é necessário para a sua construção á excepção de um transístor bc558.
mas de facto gostaria de sabem onde se liga a fonte de alimentação
mas de facto gostaria de sabem onde se liga a fonte de alimentação