Anemómetro Caseiro com Célula de Impressora

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro
Registado: quarta set 30, 2009 12:52 am

Anemómetro Caseiro com Célula de Impressora

Mensagem por Elias_NP »

olá a todos,
apesar de já existirem aqui vários tópicos sobre anemómetros, resolvi criar mais um para ilustrar a utilização de uma fotocélula de infravermelhos retirada de uma impressora. aqui vai:

materiais utilizados:
haste de suporte: tubo de alumínio
veio: mini varão de aço inóx (não me lembro de onde o retirei)
suporte do veio: fazia parte de um pequeno motor eléctrico, ao qual retirei o rotor e o estator.
tem umas chumaceiras em bronze onde o aço do veio desliza com muita facilidade.
campânulas: são em chapa metálica. provêm de umas tampas de saleiros que cortei para aproveitar apenas a parte semi-esférica.
centro das campânulas: uma peça em plástico que retirei de uma bugiganga qualquer de 1€ (bazar chinês, esse manancial inesgotável de tralha!).

eis o aspecto inicial:
Anexos
Foto Inicial
Foto Inicial
PIC1.jpg (31.1 KiB) Visto 10325 vezes

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro

Colocação da Fotocélula

Mensagem por Elias_NP »

após ter todos os elementos colocados, verifiquei que o anemómetro rodava com muita facilidade. bastava um pequeno sopro para ficar a rodar durante alguns segundos.

foi então a altura de aplicar a fotocélula junto ao eixo.

a fotocélula foi retirada de uma impressora e é na realidade constituída por um led emissor de infravermelhos (de um lado do sensor) e um foto detector (localizado no lado oposto do sensor).

o funcionamento da fotocélula baseia-se no seguinte:
quando o espaço entre o led emissor e o foto detector está bloqueado por algum objecto o foto detector não receber radiação ir e apresenta uma resistência eléctrica muito elevada. quando o espaço entre ambos está livre, a radiação ir atinge o foto detector e este baixa a sua resistência eléctrica consideravelmente.

eis o aspecto da fotocélula aplicada no anemómetro:
Anexos
Aspecto do veio no suporte
Aspecto do veio no suporte
Pic2.jpg (60.57 KiB) Visto 10323 vezes
A Fotocélula colada ao suporte
A Fotocélula colada ao suporte
Pic3.jpg (40 KiB) Visto 10323 vezes
Pormenor da Fotocélula
Pormenor da Fotocélula
Pic4.jpg (109.87 KiB) Visto 10323 vezes

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro

Colocação de um marcador de voltas

Mensagem por Elias_NP »

após ter colocado a fotocélula, foi a vez de fixar ao veio uma peça plástica com uma indentação de modo a que em cada volta do eixo o percurso óptico da fotocélula ficasse temporariamente desobstruído.

pode-se utilizar mais do que uma indentação, mas depois há que ter em conta que haverá mais que um impulso por volta.

não tenho imagem a ilustrar, mas é obviamente necessário cobrir esta parte inferior do anemómetro com uma tampa opaca para que a luz do dia não interfira com as medições. irá também proteger da chuva.
Anexos
Aspecto da peça indentada (marcador de voltas)
Aspecto da peça indentada (marcador de voltas)
Pic5.jpg (46.79 KiB) Visto 10321 vezes
Pormenor do Marcador de Voltas
Pormenor do Marcador de Voltas
Pic6.jpg (127.78 KiB) Visto 10321 vezes
Última edição por Elias_NP em sábado out 24, 2009 1:43 am, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro

Ligação ao circuito

Mensagem por Elias_NP »

o passo seguinte foi criar um pequeno circuito que alimenta a fotocélula, mais propriamente o diodo emissor e simultaneamente amplifica o sinal gerado no fotodetector.

após algumas medições utilizei uma fonte de 5volt e alimentei o led com 10miliamperes. para a ampliação do sinal utilizei um transistor pnp banal respeitando as correntes máximas mencionados nas especificações do mesmo.

neste momento não tenho digitalizado o esquema do circuito que utilizei. oportunamente o postarei aqui.

o resultado deste pequeno circuito é uma onda quadrada com um pico de cada vez que o anemómetro dá uma volta (e que a indentação passa no percurso óptico da fotocélula). o mesmo é dizer que por cada volta é gerado um impulso eléctrico pelo circuito.

bastou pois ligar o multímetro na função rpm para poder obter uma leitura.

chamo a atenção para o facto das unidades estarem em kilo rotações por minuto, krpm.
Anexos
Aspecto do circuito electrónico.
Aspecto do circuito electrónico.
Pic7.jpg (92.02 KiB) Visto 10321 vezes
Pormenor do Multímetro a ler as RPMs .
Pormenor do Multímetro a ler as RPMs .
Pic8.jpg (59.32 KiB) Visto 10321 vezes

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro

Registo das medições por RS232

Mensagem por Elias_NP »

o objectivo deste projecto é monitorizar a velocidade do vento, sendo que para isso é necessário registar periodicamente as medições obtidas.

neste caso essa tarefa é fácil pois o multímetro traz software de ligação ao pc, ligando através de rs232.

por sua vez o software também permite exportar os dados registados para folhas de cálculo onde podem ser trabalhados.

em baixo seguem imagens das medições obtidas após ter colocado o anemómetro no telhado do prédio (moro no último andar).

ps: espero que os vizinhos não notem, senão ainda vou ter problemas na próxima reunião de condomínio, hehehe.
Anexos
Software do Multímetro
Software do Multímetro
pic9.jpg (82.15 KiB) Visto 10320 vezes
Tratamento dos dados em Folha de Cálculo
Tratamento dos dados em Folha de Cálculo
Pic10.jpg (92.58 KiB) Visto 10320 vezes

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Anemómetro Caseiro com Célula de Impressora

Mensagem por Sun_rise_pt »

olá, elias_np.

acho que se essa máquina estiver calibrada irá fazer um jeitão a muita gente interessada no assunto.

é sembre bom encontrar na net quem faz algo interessante. parabéns!!!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

parabéns pela ideia e pelo desenvolvimento, muito bom.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Registo das medições por RS232

Mensagem por mauri »

elias_np Escreveu:o objectivo deste projecto é monitorizar a velocidade do vento,

pergunta: e electricidade? não se podia adaptar? esta pergunta é de quem não percebe nada do assunto!

[quote
ps: espero que os vizinhos não notem, senão ainda vou ter problemas na próxima reunião de condomínio, hehehe. [/quote]

aqui não te safavas! nem ao telhado podias ir!

parabéns pelo trabalho realizado! sempre em frente!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Mensagem por silva_fuinha »

tb te dou os meus parabens, , pois é de uma utilidade enorme, só falta agora converter, as rpm por ex. para velocidade, por intermédio de uma escala, se estiveres interessado na velocidade do vento, e para isso é so te deslocares ao instituto de meteorologia da tua zona e pedires para te darem uma ajuda.
tá se bem.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

xpto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm

Mensagem por xpto »

parabens, gostei bastante da ideia da fotocélula...
uma coisa interessante era alguém desenvolver um esquema para podermos ligar o anemómetro ao pc para podermos registar os valores!!

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro

Mensagem por Elias_NP »

xpto Escreveu:parabens, gostei bastante da ideia da fotocélula...
uma coisa interessante era alguém desenvolver um esquema para podermos ligar o anemómetro ao pc para podermos registar os valores!!
estou a trabalhar neste momento na ligação ao pc. foi difícil arranjar uma maneira de medir os impulsos facilmente a partir do pc. eu queria utilizar o número mínimo de componentes e trabalhar mais em programação onde estou mais à vontade. assim decidi utilizar a velhinha porta de série. de forma muito resumida posso adiantar que o sistema funciona da seguinte forma:

1 - de cada vez que o anemómetro dá uma volta, o foto receptor baixa a sua resistência relativamente ao comum
2. - com isto polarizo um transistor pnp de modo a que ele passa a fazer o papel de um relé em electrónica de estado sólido. (fecha momentaneamente o circuito em cada volta do anemómetro).
3 - na porta de série ligo o pino de saída (tx) e o pino de chegada (rx) de modo a que o transistor fica no meio, e de cada vez que é polarizado os pinos tx e rx ficam ligados directamente (circuito fechado).

4 - software: estou a programar em visual basic. o truque consiste em estar constantemente a enviar uma mensagem (string) para a porta de série.
se o circuito está aberto a string não consegue passar para o pino de recepção. mas, quando o transístor por acção do anemómetro fecha o circuito, a string é recebida.
5- o programa mede os milissegundos que passam entre a chegada de duas strings e calcula as rpms.

parece fácil mas há muitos detalhes a resolver na programação.

hoje, após ter passado alguns dias a escrever o programa e ter montado um circuito provisório, já deu para fazer alguns testes e a coisa funciona muito bem.

agora resta-me passar o circuito a definitivo (pcb) e terminar o programa de modo a que apresente a medição instantânea no monitor e que crie um ficheiro com as medições efectuadas ao longo do tempo.
vou usar um pc portátil velhinho para o qual já não tenho outra utilidade mas que permite correr o programa perfeitamente.

quando terminar estes passos volto a informar e a carregar umas fotos.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

elias_np Escreveu:
xpto Escreveu:parabens, gostei bastante da ideia da fotocélula...
estou a trabalhar neste momento na ligação ao pc. foi difícil arranjar uma maneira de medir os impulsos facilmente a partir do pc. eu queria utilizar o número mínimo de componentes e trabalhar mais em programação onde estou mais à vontade. assim decidi utilizar a velhinha porta de série. de forma muito resumida posso adiantar que o sistema funciona da seguinte forma:

1 - de cada vez que o anemómetro dá uma volta, o foto receptor baixa a sua resistência relativamente ao comum
2. - com isto polarizo um transistor pnp de modo a que ele passa a fazer o papel de um relé em electrónica de estado sólido. (fecha momentaneamente o circuito em cada volta do anemómetro).
3 - na porta de série ligo o pino de saída (tx) e o pino de chegada (rx) de modo a que o transistor fica no meio, e de cada vez que é polarizado os pinos tx e rx ficam ligados directamente (circuito fechado).

4 - software: estou a programar em visual basic. o truque consiste em estar constantemente a enviar uma mensagem (string) para a porta de série.
se o circuito está aberto a string não consegue passar para o pino de recepção. mas, quando o transístor por acção do anemómetro fecha o circuito, a string é recebida.
5- o programa mede os milissegundos que passam entre a chegada de duas strings e calcula as rpms.

parece fácil mas há muitos detalhes a resolver na programação.

hoje, após ter passado alguns dias a escrever o programa e ter montado um circuito provisório, já deu para fazer alguns testes e a coisa funciona muito bem.

agora resta-me passar o circuito a definitivo (pcb) e terminar o programa de modo a que apresente a medição instantânea no monitor e que crie um ficheiro com as medições efectuadas ao longo do tempo.
vou usar um pc portátil velhinho para o qual já não tenho outra utilidade mas que permite correr o programa perfeitamente.

quando terminar estes passos volto a informar e a carregar umas fotos.
porque não usas a porta paralela, é bem mais simples, tens entradas e saídas digitais, e é simples de programar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro

Mensagem por Elias_NP »

em baixo deixo o esquema do circuito de ligação entre o anemómetro e o pc.

o circuito é alimentado por uma fonte externa a 5 volts e o funcionamento é muito simples.

basicamente quando a fotocélula tem o percurso óptico obstruído o transístor está em corte . caso contrário está em curto.

já está em funcionamento há 2 semanas e até agora tem funcionado bastante bem e de forma exacta.
Anexos
Circuito de ligação do anemómetro ao PC
Circuito de ligação do anemómetro ao PC
Copy of Circuito anemómetro2.jpg (113.81 KiB) Visto 9942 vezes

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

há qualquer coisa de errado no teu circuito. não faz sentido estar a ligar o pino 2 da porta série à massa. de onde vêm os 5v que alimentam o sensor?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro

Mensagem por Elias_NP »

njay Escreveu:há qualquer coisa de errado no teu circuito. não faz sentido estar a ligar o pino 2 da porta série à massa. de onde vêm os 5v que alimentam o sensor?

o circuito não está errado! se ler o texto que antecede o diagrama do circuito verá que refiro que o mesmo é alimentado por uma fonte de alimentação externa (transformador, pilha, etc.) para esta utilização não é possível retirar energia da própria porta. eu tentei várias hipóteses mas todas interferem com a leitura que se obtém.
deverá ainda haver a possibilidade de se retirar os 5volt de uma porta usb, mas não testei esta hipótese.

em relação à ligação de um dos pinos à massa: a polarização que utilizei para o transistor implica que ele ou está em condução ou em corte, logo está a funcionar como um relé. a função deste "relé" é fazer com que os pinos 2 e 3 fiquem em circuito fechado de cada vez que o anemómetro complete uma volta. para isso um dos pinos tem de ligar ao colector e outro ao emissor, simples. a resistência r4 serve apenas para garantir que não se ultrapasse a corrente máxima no trasistor (ice máx).

como disse, o circuito está actualmente em funcionamento e reproduz valores de rpm correctos, pois em paralelo estou a verificar resultados como a função do meu multímetro. está a funcionar initerruptamente há várias semanas sem problemas.

brevemente postarei o executável do programa de recepção e tratamento de dados.

Inventor
Membro
Membro
Registado: terça dez 15, 2009 8:43 pm

Mensagem por Inventor »

ola elias, parabens pela bela iniciativa, desejo colaborar com algumas sujestões: 1 - substituir a celula por um "red" (interruptor encapsulado em vidro acionado por imã). 2 - fazer a interface com o computador atravez de uma placa controladora usb (stargate 864). um abraço.

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

bom dia.

atenção: o pino gnd das portas rs232 (db9) é o 5.
eu jamais aconselharia que deixasse um cabo de dados presunívelmente longo sem uma boa ligação à caixa do pc (terra) ficando sujeito a tudo quanto são preturbações eléctricas, que se chegarem a determinado nível lhe "matarão" a uart do pc!!!

de facto, também acho mais fácil usar uma das entradas da porta lpt do pc (hoje em dia até sem uso, na maior parte dos casos) e desenvolver um programa em vbasic que conte os pulsos recebidos em determinado tempo prédefinido no timer do vb. assim fica fácil de ajustar essse intervalo de tempo que tem a precisão de 1 milisegundo, ás características físicas do anemómetro.
a porta lpt é mais vocacionada a in/out no barramento, e a porta rs232 a strings a velocidades bem definidas. complicaria muito usar a última. o componente mscomm do vb estaria fora de questão.
então fica muito simples fazer um programinha em vb com instrumentos virtuais para indicação em tempo real, e até evoluir também para registo gráfico temporal pra impressão em papel.
uma outra vantagem da porta lpt(pré-definida como ecp/epp na bios do pc) onde entradas disponíveis não faltarão, seria a da indicação da direção do vento, o que em termos físicos é tão fácil de fazer quanto o anemómetro.

mãos à obra e bom trabalho!

larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm

Mensagem por larapio »

estive a ver este projecto e eu não entendo mesmo onde se liga a dita energia de 5v eu não entendo mesmo, pois eu estou a pensar construir um anemómetro do género mas com peça de um rato dos mais antigos que tem praticamente tudo o que é necessário para a sua construção á excepção de um transístor bc558.
mas de facto gostaria de sabem onde se liga a fonte de alimentação

Responder

Voltar para “Energia Eólica”