Página 1 de 1

Maior parque eólico do Sul

Enviado: quinta out 29, 2009 5:54 pm
por serges
maior parque eólico do sul do país já abasteceu quase 34 mil habitantes
29.10.2009
lusa

o maior parque eólico do sul do país, a funcionar há mais de um ano no concelho de almodôvar (beja), já produziu 71 gigawatts/hora (gwh) de energia, o suficiente para abastecer quase 34 mil habitantes.

com uma potência total instalada de 26 megawatts (mw), o parque eólico de almodôvar é composto por 13 aerogeradores instalados numa área de 94 hectares que abrange as freguesias de almodôvar, são barnabé e santa clara-a-nova, na serra do mú.

o parque, que começou a funcionar parcialmente em junho de 2008, só com dois aerogeradores, produziu 36 gwh naquele ano e 35 gwh já este ano, precisou hoje lobo gonçalves, da empresa promotora do projecto, a enernova, do grupo edp.

apesar de funcionar em pleno, já com os 13 aerogeradores, desde dezembro de 2008, o parque “ainda não está a produzir à potência máxima”, o que deverá acontecer “em 2010”, quando as infra-estruturas de transporte da energia até à rede estiverem concluídas, disse lobo gonçalves.

projectado para produzir energia durante 25 anos, o parque terá uma produção anual estimada de 58 gwh, o suficiente para abastecer 28 mil habitantes e poupar 40 mil toneladas de emissões de gases com efeito de estufa.
o parque deverá permitir poupar 40 mil toneladas de emissões de gases com efeito de estufa

in publico