não, não se refere á nora como mão da esposa/marido, mas sim á velhinha nora que fazia funcionar o moinho de água.
ontem á noite enquanto o zé pestana não vinha saltou-me uma ideia para a cabeça, tenho que admitir que é estranha e maluca mas também diziam isso dos ve's e é o que se vê.
a ideia consiste em transformar a canalização de um prédio (já explico porque pensei num prédio) em algo parecido com uma “barragem” e produzir energia renovável.
passo a explicar:
quem é que mora num prédio e nunca ouviu o vizinho de cima a puxar o autoclismo e depois a enxurrada de água a descer pelo cano?
acredito que muitas pessoas, correcto?
agora imaginem os sistemas que são usados nas hídricas?

e ai têm a “nora no esgoto”.
aproveita a força da água que vêm a escabulhar desde o 3º,4º ou mesmo do 10º andar para fazer girar a turbina.
sei que especialidade aqui no fórum é eléctrica e eólica, mas alguém aqui é canalizador e pode comentar esta “barbaridade"?
a imagem seguinte é uma representação gráfica da ideia. o gerador ficaria na base do prédio de modo a fazer um melhor aproveitamento do peso da água e dos dejectos para fazer girar as pás do gerador
sinceramente de canalizador sei o básico mas esta ideia acho que não é tão estapafúrdia quanto a maioria possa pensar.