Sistema hidrico - "Nora no Esgoto"

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm

Sistema hidrico - "Nora no Esgoto"

Mensagem por ricardosa »

sistema hídrico - "nora no esgoto"
não, não se refere á nora como mão da esposa/marido, mas sim á velhinha nora que fazia funcionar o moinho de água.

ontem á noite enquanto o zé pestana não vinha saltou-me uma ideia para a cabeça, tenho que admitir que é estranha e maluca mas também diziam isso dos ve's e é o que se vê.

a ideia consiste em transformar a canalização de um prédio (já explico porque pensei num prédio) em algo parecido com uma “barragem” e produzir energia renovável.

passo a explicar:

quem é que mora num prédio e nunca ouviu o vizinho de cima a puxar o autoclismo e depois a enxurrada de água a descer pelo cano?

acredito que muitas pessoas, correcto?

agora imaginem os sistemas que são usados nas hídricas?
Imagem
e ai têm a “nora no esgoto”.

aproveita a força da água que vêm a escabulhar desde o 3º,4º ou mesmo do 10º andar para fazer girar a turbina.

sei que especialidade aqui no fórum é eléctrica e eólica, mas alguém aqui é canalizador e pode comentar esta “barbaridade"?

a imagem seguinte é uma representação gráfica da ideia.
Esboço rápido da ideia
Esboço rápido da ideia
nora no esgoto.JPG (35.88 KiB) Visto 3218 vezes
o gerador ficaria na base do prédio de modo a fazer um melhor aproveitamento do peso da água e dos dejectos para fazer girar as pás do gerador

sinceramente de canalizador sei o básico mas esta ideia acho que não é tão estapafúrdia quanto a maioria possa pensar.
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Sistema hidrico - "Nora no Esgoto"

Mensagem por serges »

ena grande ideia, agora será que funciona!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

se a malta tiver fezes rijas, acho que vai empancar as turbinas!

Bentos
Membro
Membro
Registado: sábado set 20, 2008 11:44 am

Mensagem por Bentos »

e qual dos inquilinos ia aproveitar a ideia ia haver guerras de certeza

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm

Mensagem por crazyscientist »

o desgraçado do rés-do-chão ia se ver mal se vários pisos usassem o wc ao mesmo tempo(de manhã por exemplo), a turbina provocava atraso no escoamento e saia tudo

fora de brincadeira, essa ideia é de aproveitar para por exemplo água limpas ou seja de banheiras, chuveiros, etc... ou mesmo em condutas de esgotos públicos com declive.
Imagem

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

já existe um tópico, que tem projectos para aproveitamento das águas sanitárias, poderia ser adaptado a este projecto

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... %c3%a1guas

as águas de lavagens poderiam ser utlizadas neste sistema, mas a separação das águas de lavagens deveriam ser separadas das águas negras da sanita.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

haverá de certeza entupimentos a prazo, não só pelas fezes rijas (e sem brincadeira), como pelo facto da sanita ser usada por muitos para deitar tudo lá para dentro, desde pensos higiénicos, papel, crianças a deitar brinquedos, até á simples ratazana que sobe esgotos e fica presa...
essa turbina teria que ter um acesso para limpezas periodicas.
também acho que seria muito útil essa idéia, mas por ex. na caleira da agua do telhado, ou seja a agua do telhado ser toda dirigida por caleiras para um tubo que desce.
no fim do tubo o tal aproveitamento.
uma rede para detritos estaria em cima do telhado, para os mesmos não descerem.
poderia também juntar a esse tubo da agua do telhado, uniões com a agua dos banhos e assim teria mais pressão ao descer.
è só idéias...
Dos Fracos Não Reza a História...

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm

Mensagem por ricardosa »

desde já obrigado pelos comentários, tendo alguns revelado bastante interesse para melhorar a ideia.

já tinha imagino nas "fezes rijas", penso e afins, e para resolver essas questões teria que ser analisada a melhor turbina com pás minimamente fortes, mas ao mesmo tempo teriam que ser leves.

a imagem da turbina que eu coloquei não representa da melhor maneira a ideia mas os problemas de entupimento seriam mínimos, pois seria simples pás que conforme o peso toca-se nelas, assim elas se movem para baixo, não oferecendo grande resistência à passagem dos líquidos.

amigo master, a ideia seria mesmo essa, tentar ter a maior pressão possível de modo a ter um melhor rendimento.

para essa situação pensei em usar precisamente o principio das barragens, acumula e depois despeja.
como?
usando uma válvula que quando fechada, iria acumular um determinado peso de água aumentando assim o rendimento da turbina e sim, teria que haver a atenção para os vizinhos do r/c não ficassem com água pelos joelhos com a simples criação de um "atalho" (não sei o nome correcto) que se a água passa-se um determinado nível iria passar ser encaminhada por uma tubagem paralela à turbina, evitando assim as inundações.

mas se quiserem algo mais correcto e que já existe para terem uma ideia de como poderia funcionar é o proprio contador da água.
á escala de uma casa não é nada mas experimentem ouvir a água a passar num tubo que alimente um prédio com 5 andares.

imaginem o contador dessa tubagem, ás 8h da noite onde todos estão a tomar banho etc., a velocidade com que não deve trabalhar.
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

Responder

Voltar para “Geral”