=O meu novo projecto eólico
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
=O meu novo projecto eólico
estor a iniciar um novo gerador eolico vou usar dois pratos com 12 imans circulares com 3cm de diametro e 1,5 de grossura, vou usar um estator circular em fibra com 36 canais por isso aceito opinioes para efecturar o bobinamento quer o máximo de polos sem perder eficacia pos preciso de gerar a poucas rotaçoes, seguem fotos do trabalho já feito.
-
- Membro
- Registado: domingo out 25, 2009 2:25 pm
Re: =O meu novo projecto eólico
desculpe carioca só agora percebi que são as 3 fotos que estao acima . me confundi porque no post logo abaixo diz que nao estao disponiveis. mas mesmo assim gostaria que vc me enviasse as medidas pois quero contruir um verdadeiro clone desse gerador. isso se vc concordar, é claro.
nota: as mensagens intermediárias com ficheiros não válidos foram removidos para melhorar a visibilidade do tópico. por luciano kaefer
-
vou tirar as medidas amanhâ já tas mando ok,
-
edcicutti Escreveu:desculpe carioca só agora percebi que são as 3 fotos que estao acima . me confundi porque no post logo abaixo diz que nao estao disponiveis. mas mesmo assim gostaria que vc me enviasse as medidas pois quero contruir um verdadeiro clone desse gerador. isso se vc concordar, é claro.
os discos de ferro tem 21cm de diametro e 5mm de espessura, para começar
nota: as mensagens intermediárias com ficheiros não válidos foram removidos para melhorar a visibilidade do tópico. por luciano kaefer
-
bom dia forum gostaria de uma opinião acerca dos seguintes bobimamentos para o meu novo gerador.
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm
de algumas coisas que vi na net, a generalidade prefere os imanes rectangulares pois provoca uma varição máxima do campo magnetico em cada espira (passagem de "nao" iman para iman) pois com o iman circular a passagem é gradual.carioca Escreveu:bom dia forum gostaria de uma opinião acerca dos seguintes bobimamentos para o meu novo gerador.
isto provoca algumas perdas de eficiencia electromagnetica.
mas eu sou noob nisto.
gostaria de perguntar se voce vai fazer 3 rotores?
a figura dá ideia disso.
-
boa tarde lavathar vou usar 2 discos cada um com 12 imans, só estou a usar os imans circulares porque me vendidos a um bom preço.
-
boa noite pessoal como prometido cá vão as fotos do meu projecto já em fase final.
-
este gerador tem a opção de ligação das duas fases em paralelo ou em serie como eu já fiz alguns testes e verifiquei que tem um bom desmpenho em termos de voltagem a baixa rotação vou liga-lo em paralelo para poder ter mais corrente, com atinge os 12 v com 1 rotação por segundo, volto a ppostar fotos com ele já terminado.
-
boa noite malta aqui vai mais umas fotos do meu projecto.
este projecto 'e semelhante ao anterior só que este gera mais corrente com menores rotações. vou usar pás de pvc com 1metro de comprimento.
. este projecto 'e semelhante ao anterior só que este gera mais corrente com menores rotações. vou usar pás de pvc com 1metro de comprimento.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
boas carioca, será que me poderia facultar os esquemas dessas ligações das bobines, ou seja, (em serie e em paralelo).carioca Escreveu:
este gerador tem a opção de ligação das duas fases em paralelo ou em serie como eu já fiz alguns testes e verifiquei que tem um bom desmpenho em termos de voltagem a baixa rotação vou liga-lo em paralelo para poder ter mais corrente, com atinge os 12 v com 1 rotação por segundo, volto a ppostar fotos com ele já terminado.
obrigado.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
meus parabéns carioca ! isso está uma obra de arte !
-
boa noite silva o esquema de ligação das bobines é o seguinte tenho 12 bobines todas enrroladas para o mesmo lado tenho 2 fases com 6 bobines cada, e estão ambas ligadas em paralelo. ou em série conforme esquema abaixo que foi postado neste forum pelo josenir, mais uma vez parabéns para ele.
coloquei o sistema (esquema serie paralelo.docx): (mauri)
-
boa noite forum finalmente aqui posto as fotos finais do meu projecto eólico.
para que viu o meu projeto anterior este no seu aspecto visual é bastante semelhante só que termos de desempenho é bastante superior, começando o carregamento de baterias às 120 rpm, com cerca de 1 amp até ao momento ainda não tive ventos fortes para testar a sua performance.
para que viu o meu projeto anterior este no seu aspecto visual é bastante semelhante só que termos de desempenho é bastante superior, começando o carregamento de baterias às 120 rpm, com cerca de 1 amp até ao momento ainda não tive ventos fortes para testar a sua performance.
-
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
esse seu catavento ficou um show ! meus parabéns !
não deixe de fazer uns testes de bancada com ele para avaliar melhor a potência real do gerador. como ele possui 12 pólos, você deve ligar um motor elétrico para fazê-lo girar a 600 rpm, e ver quantas lâmpadas de 12v podem ser ligadas nele sem que a tensão caia abaixo de 12v. essa é uma ótima maneira de fazer a medição. neste caso a potência do gerador vai ser a potência das lâmpadas ligadas.
não deixe de fazer uns testes de bancada com ele para avaliar melhor a potência real do gerador. como ele possui 12 pólos, você deve ligar um motor elétrico para fazê-lo girar a 600 rpm, e ver quantas lâmpadas de 12v podem ser ligadas nele sem que a tensão caia abaixo de 12v. essa é uma ótima maneira de fazer a medição. neste caso a potência do gerador vai ser a potência das lâmpadas ligadas.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm
genial magnifico ;crioca
eu que sou um zero na materia; fico impressionado com a qualidade profissional
esse gerador ultrapassa em muito o abitual ambiente diy
parabens :
eu que sou um zero na materia; fico impressionado com a qualidade profissional
esse gerador ultrapassa em muito o abitual ambiente diy
parabens :
-
- Membro
- Registado: quarta mai 19, 2010 2:33 pm
carioca , gostei do seu projeto e peço para detalar mais sua turbina ,por favor tem com tirar fotos dmais detalhadas das pás ,e as dimensões das mesmas , com qual velocidade de vento ela começa a girar .
semionovas
semionovas
-
- Membro Silver
- Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm
carioca
pode qual foi o produto utilizado para revestir completamente os rotores que se ve nas fotos?
e qual o tipo de imãs utilizado?
ate sempre
pode qual foi o produto utilizado para revestir completamente os rotores que se ve nas fotos?
e qual o tipo de imãs utilizado?
ate sempre
-
os imans são de neodimio redondos com 30mm de diametro por 15 de altura, na quantidade de 12. o material usado nas pás é tubo e pvc de 150mm, com 1m de cumprimento, depois foram pintadas com spray,