Prensa de sementes de alto teor oleico...PPO

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
madeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: domingo ago 13, 2006 3:53 pm
Localização: Porto

Prensa de sementes de alto teor oleico...PPO

Mensagem por madeira »

olé pessoal!

acho que é aqui o sitio certo para puxar a sardinha sobre este topico.
recentemente tenho andado a investigar profundamente a questão de produção propria de oleo vegetal, estou perfeitamente cosnciente da contenda biofuels vs food e concordo com a critica de que é insustentavel ocupar extensas areas de solo aravel com culturas destenidas ao uso como biofuels... a minha perspectiva é local baseada num consumo particular...

estou a ponderar em medio prazo ( 2/3 anos) começar a semear girassois de alto teor oleico, sendo a extracção um processo simples estive a pesquisar por tecnologia nesta area... claro de todas as marcas e proveniencias desde poucos quilos por hora até toneladas por hora...pois bem os preços que vi ( para uma prensa de 20/30 kg por hora ) rondam de 1300 a 3000 euros...preços que vi em websites estrangeiros e gostaria de saber onde em portugal posso obter informação e porventura aquisição duma maquina destas e claro sem esquecer o sistema de filtragem até 1 micron...

saudações


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: Prensa de sementes de alto teor oleico...PPO

Mensagem por k__x »

é para consumo proprio no seu automovel? acha rentavel todo esse trabalho?

arranjo oleo usado gratis de vizinhos, e por vezes reflito sob o tempo que perco no tratamento do oleo...se realmente compensa

ele estava a 0,70€/l no lidle novo a umas semanas...

a fazer as contas da prensa + sistema de tratamento + tempo gasto na produçao + kit ov

mais vale esperar uns aninhos pelos ev

abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
madeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: domingo ago 13, 2006 3:53 pm
Localização: Porto

Re: Prensa de sementes de alto teor oleico...PPO

Mensagem por madeira »

k__x Escreveu:é para consumo proprio no seu automovel? acha rentavel todo esse trabalho?

arranjo oleo usado gratis de vizinhos, e por vezes reflito sob o tempo que perco no tratamento do oleo...se realmente compensa

ele estava a 0,70€/l no lidle novo a umas semanas...

a fazer as contas da prensa + sistema de tratamento + tempo gasto na produçao + kit ov

mais vale esperar uns aninhos pelos ev

abraço

olé!

sim o oleo sera usado para consumo do carro/carrinha (a definir qual ), não tenho ainda calculos precisos quanto á rentabilidade da produção do girassol mas por fontes americanas tenho a media de mais ou menos 680l de oleo por hectare. juntando as despesas kit ov, prensa, filtragem ficará em 4000 euros mas sem problema contando com isto com projecto ou sistema de longa duração...dinheiro que se esbate no tempo com variações de custos de produção...claro que o litro de oleo pronto pra ser usado não vai gratis, obvio que terá custos mas apontar talvez pra uma media de 50 centimos o litro não estará nada mau ( digo isto apenas como suposição)..o tempo dispendio em produção do girassol e trabalho de extracção não me incomoda nada

já agora o que quer dizer ev? sorry


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: Prensa de sementes de alto teor oleico...PPO

Mensagem por k__x »

ev quer dizer veiculo electrico (electric vehicle), por exemplo, uma conversao do meu automovel fica em 12000€ ja com instalaçao, chave na mao, tendo em atençao a "ausencia" de manutençao(ausencia de filtros, mudanças de oleo, que num veiculo ov directo tera que ser feita com periodos mais curtos), e consumindo 1€(+-) aos 100km, começa a parecer uma soluçao mais viavel...

agora depende dos km que ira fazer...claro

com 4000€, conseguia arranjar componentes electricos para instalar num automovel, bastava adicionar o trabalho de instalaçao e das papeladas de homolgaçao etc...

mas a longo prazo, nao iria de precisar de ter mais preocupaçoes e trabalho com o combustivel...
é uma questao de ver a longo prazo...

sou lhe sincero, se foce hoje, a contar com o trabalho que tenho na preparaçao do ov, nao me comprensava fazer a conversao...mais valia esperar pelos ev como disse , que ja estao ai a porta..

http://www.renault-ze.com/pt/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
madeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: domingo ago 13, 2006 3:53 pm
Localização: Porto

Re: Prensa de sementes de alto teor oleico...PPO

Mensagem por madeira »

ah ok veiculo electrico pessoalmente prefiro o motor electrico ao motor a combustão (ou explosão) efeciencia de quase 100% e com poluição zero, muito mais binario que não depende da rotação do motor mas é máximo desde o arranque...
espero que a tenologia dos motores magneticos fique á disposição do povo e ai sim adeus por completo ao diesel/gasolina/gpl... ou se desenvolva de forma ainda mais expectacular o poder de armazenagem de energia das baterias...

mas não estou para esperar pelos ev produzidos massivamente a preços decentes, isso pra chegar a esse ponto ainda há muito lobby pra acabar... e quê? o veiculo electrico já existe á muitos muitos anos e só agora é que se fala em comercialização...não é preciso dizer nada acerca da influencia de lobbys na nossa vida quotidiana...

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Prensa de sementes de alto teor oleico...PPO

Mensagem por sergio ferraz »

acho de louvar querer comprar equipamento para produzir o proprio oleo vegetal
eu tambem prefiro veiculos electricos,estamos todos á espera...
depois de produzido o oleo pode ser usado na alimentaçao,biofuel,sabao,alintentaçao de animais e tirar dai algum rendimento
tambem terá vantagem na rotaçao de culturas que irá fazer
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”