Página 1 de 1

BloomEnergy cria eletricidade a partir de O2

Enviado: quarta mar 03, 2010 11:06 pm
por mauri
SNAG-0360.jpg
SNAG-0360.jpg (16.48 KiB) Visto 2845 vezes
coca cola, google, ebay e walmart estão entre os primeiros clientes de um produto que, surgido nos corredores da nasa, pretende revolucionar o mercado de eletricidade.

trata-se de uma célula de energia capaz de converter oxigênio e praticamente qualquer tipo de combustível, renovável ou não, em eletricidade.

a bloombox foi lançada hoje (25/2/2010) nos estados unidos pela empresa bloom energy, que criou suspense por semanas em torno de seu novo servidor.

chamado de bloom energy server, ele promete energia mais limpa, barata e independência da rede elétrica. cada servidor fornece 100 kilowatts (kw) de energia, ocupando mais ou menos o tamanho de uma vaga de estacionamento. isso seria o suficiente para abastecer cerca de 100 casas – embora, por enquanto, ele só esteja disponível para empresas.

sua arquitetura modular permite adição de mais servidores, lado a lado, sem a necessidade de grandes mudanças. a bloom energy garante que, com a economia alcançada, o retorno no investimento é de 3 a 5 anos.

a expectativa é que entre 5 e 10 anos os servidores também estejam disponíveis para o mercado residencial por menos de us$3000.

o segredo do funcionamento, que também atraiu o bank of america, fedex express, cox enterprises e staples, está na constituição das células combustíveis. construídas com materiais baratos, elas realizam um processo eletroquímico, e não combustão. sua placa cerâmica aliada à cobertura de tintas especiais converte oxigênio e combustível em energia elétrica, liberando no processo um pouco de co2, água e calor – estes últimos reutilizados no ciclo.

a empresa afirma que, mesmo se for utilizado combustível fóssil na bloombox, o sistema ainda é 67% mais limpo que uma usina de carvão.

a ideia do projeto surgiu quando o ceo e co-fundador da bloom energy, dr. kr sridhar, trabalhava na agência espacial americana. ele integrava a equipe do programa espacial de marte encarregada de desenvolver tecnologia para sustentar a vida no planeta vermelho. o objetivo era usar energia solar e água para produzir ar respirável e combustível. a equipe logo percebeu o potencial dos estudos a aplicações aqui na terra – o que resultou, em 2001, na criação da empresa.

a diretoria da bloomenergy também conta com outros nomes de peso, como colin powell, ex-secretário de estado americano, t.j. rodgers, da sunpower, e eddy zervigon, diretor do morgan stanley.
SNAG-0361.jpg
SNAG-0361.jpg (50.62 KiB) Visto 2845 vezes
fonte:http://uppecoworld.blogspot.com/2010/02 ... ir-de.html
http://www.bloomenergy.com/products/sol ... fuel-cell/

Re: BloomEnergy cria eletricidade a partir de O2

Enviado: quinta mar 04, 2010 8:08 am
por CrOhN
sim, sim! mete-lhe só o2, e vais ver a energia que produz!

Re: BloomEnergy cria eletricidade a partir de O2

Enviado: quinta mar 04, 2010 12:03 pm
por rocker_pt
falta ainda muita informação e números do que está envolvido no processo de transformação.
para já, é mais uma máquina de comer o2 como as centrais, carros, etc, etc.

Re: BloomEnergy cria eletricidade a partir de O2

Enviado: sexta mar 05, 2010 1:52 pm
por jmal
para mim é uma célula de combustivel, come o2 e também hidrogénio, no diagrama de funcionamento tá bem patente o hidrogénio. não esperem por noticias, estes evitam falar em hidrogénio porque parece que os financiamentos já foram sugados para o hidrogénio, resultados práticos devem haver muitos, mas no terreno não se vê nada.

isto tudo digo eu, estou a especular, também posso e devo......

Re: BloomEnergy cria eletricidade a partir de O2

Enviado: sexta mar 05, 2010 2:04 pm
por CrOhN
esta neste caso consome gaz natural ou biogás. no diagrama de funcionamente alem do oxigénio, está o metano (ch4).

Re: BloomEnergy cria eletricidade a partir de O2

Enviado: sexta mar 05, 2010 3:10 pm
por jmal
crohn Escreveu:esta neste caso consome gaz natural ou biogás. no diagrama de funcionamente alem do oxigénio, está o metano (ch4).
exacto, depois da reformulação do gás é lhe "sacado" o hidrogénio.

Re: BloomEnergy cria eletricidade a partir de O2

Enviado: domingo mar 14, 2010 11:28 am
por mauri
a expectativa é que entre 5 e 10 anos os servidores também estejam disponíveis para o mercado residencial por menos de us$3000.
se for assim não será também uma fonte de energia económica?
não será que a energia proveniente de o2, não será finita ou seja não terá um limite?
não será um atentado às leis da natureza?